FreeNas 8.01 – Um autêntico servidor de ficheiros..gratuito

29 Comentários

O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD, e que suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: NFS, CIFS, AFP, FTP e TFTP, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gestão via browser.

Depois de cinco meses da última versão, Josh Paetzel um dos responsáveis pelo projecto anunciou a ver 8.01.

freenas_000

Principais novidades
  • django foi actualizado para a versão 1.3.1
  • istgt foi actualizado para a versão 20110928
  • Algumas melhorias no serviço UPS
  • GUI com suporte de notificação de eventos e muitas outras melhorias
  • Backend de e-mail foi redesenhado
  • Suporte para exportação de ZFS  zvols (dispositivos virtuais)
  • Agendar tarefas/acções (cronjobs) via GUI
  • adicionada a funcionalidade de Rsync para cliente e servidor

Depois de instalado, o freeNas disponibiliza o endereço para a interface Web de gestão. Para aceder deverá colocar esse endereço num browser e no primeiro acesso ao FreeNas deverá inserir as seguintes credenciais:

Veja todas as novidades aqui

Depois de instalado, o freeNas disponibiliza o endereço para a interface Web de gestão. Para aceder deverá colocar esse endereço num browser e no primeiro acesso ao FreeNas deverá inserir as seguintes credenciais:

Username: admin

Password: freenas

freenas_00

Depois de entrar, é-nos apresentada a informação do nosso sistema e do lado esquerdo temos disponível o menu com as várias opções:

  • Account – Para informações sobre a nossa conta, criação de utilizadores e grupos
  • System – Informações do sistema
  • Network – Configuração de parâmetros da rede (incluindo link aggregations, static routes e Vlans)
  • Storage – Para criação, importação e visualização de volumes
  • Sharing – Para configurações de partilha
  • Services – Para controlo dos serviços de rede
  • Display System Processes – Visualização dos processos que estão a correr no sistema
  • Reboot
  • Shutdown

freenas_01

O FreeNAS disponibiliza excelente ferramentas de reporting, que permitem visualizar facilmente vários parametros associados ao servidor onde o FreeNAS está a correr.freenas_05

O FreeNAS pode ser instalado em qualquer máquina com requisitos mínimos ( Processador Pentium, 256 MB RAM, Disco Rígido, placa de rede, placa gráfica VGA), podendo assim dar uso ao seu antigo computador  que está encostado lá por casa. De referir que o computador com o FreeNAS não necessita de teclado nem de monitor pois tudo é controlado remotamente via browser.

O importante é mesmo ter discos rígidos com boa capacidade para criação de volumes. freenas_06

Veja o FreeNAS em vídeo

Vídeo introdutório

Tutorial iSCSI In-depth

Link Aggregation com lagg(4) e VLANs

O FreeNAS é uma excelente opção para quem pretender por exemplo montar e administrar um autêntico servidor de partilha de ficheiros. O interface é WebBased e bastante amigável. O FreeNAS permite ainda a produção de relatórios/gráficos de utilização, e a disponibilização de um conjunto de serviços (ex: SSH, SAMBA, FTP, etc).

Licença: BSD
Download: FreeNAS-i386-8.0.1 [101.64 MB] | FreeNAS-amd64-8.0.1[109.91 MB]
Homepage: FreeNAS | Manual de Instalação

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de nuno
    nuno

    hardware para instalar, alguem sabe? (pc nao)
    a ideia era comprar um NAS para instalar

    1. Avatar de Ze
      Ze

      queres comprar um nas e intalar la o free nas???
      Se comprares um nas ele ja vem com o seu proprio firmware instalado… a melhor opçao para um free nas e mesmo um computador….e nao precisa de ter grande processador nem muita RAM. o que importa mais e os discos e ter, por ex RAID e coisas desse genero.

    2. Avatar de Maneu
      Maneu

      A ideia é mesmo usar um pc para servir de NAS. Caso queiras comprar um NAS por natureza eles já têm tudo o que precisas.

      http://www.buffalotech.com/products/network-storage/home-and-small-office/

      1. Avatar de Joninhas
        Joninhas

        ha um contra.. se usarem um desktop para isso o consumo de energia vai ser muito mais alto do que um nas dedicado… e visto que é suposto estar ligado 24/7.. mais vale a pena comprar um nas mm

    3. Avatar de henrique almeida
      henrique almeida

      Procura por synology

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        boas…
        tirando o ds411 os outros não são muito vaiáveis para pequenas medias empresas/home users pois teem consumos elevados.Estes equipamentos são para estar ligados 24/24.

        cmps

    4. Avatar de Paulo Gerardo
      Paulo Gerardo

      Provavelmente o que queres é um PC com uma caixa de nas. Procura no ggole por barbone, small barbone, small case, nas case, etc.

      Comprares um verdadeiro NAS não compensa porque estás a pagar a caixa + software/firmware. Compra só a caixa.

      caixa + motherboard = barbone

      1. Avatar de CarlosA05
        CarlosA05

        tenho para venda
        visita este site inforcar.pt.vu

        Cump.

  2. Avatar de Ze
    Ze

    Sem duvida uma boa opçao…eu proprio ja configurei varios.
    Tem montes de opçoes e configuraçoes possiveis e o melhor de tudo…. e livre 😀

  3. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Uma correção este sistema não um sistema linux , mas sim um sistema unix/FreeBSD

    1. Avatar de Maneu
      Maneu

      Onde é que diz sistema Linux?

  4. Avatar de Whoknows
    Whoknows

    Tenho um a funcionar numa máquina antiga há vários anos…. Sem dar um único problema, excepto que uma pessoa até se esquece que existe…

  5. Avatar de Helder
    Helder

    Usado, aprovado e recomendado…
    Uso à 5 anos na minha empresa como servidor de ficheiros para cerca de 50 utilizadores, em 5 anos a única manutenção são os updates, de resto é sempre a bombar!
    É mesmo excelente!

  6. Avatar de Nuno Pereira

    Sem duvida uma excelente opção… no entanto e para uma utilização mais “home edition” destinada mais para conteúdos multimédia, recomendo muito mais um unRaid Server da Limetech.

    O sistema de raid é muito mais vantajoso e sobretudo fléxivel para o utilizador individual… e mesmo não sendo “freeware”

  7. Avatar de noosphere
    noosphere

    Eu realmente gostei muito de testar o FreeNas, no entanto faz-me falta o emule e com isso não tenho grande alternativas 🙁

    1. Avatar de Paulo Gerardo
      Paulo Gerardo

      emule? isso ainda existe? 😀 se procurares vais ver que alguém já pôs isso a funcionar. é só seguires o tut e o emule vai bombar no freenas. Não esquecer que “under the hood” está um SO completo (freeBSD) por isso podes fazer/instalar praticamente tudo. Em tempos, e seguindo um tut, claro, pu-lo a fazer streaming de mp3, com várias playlists a tocar ao mesmo tempo e tudo.

  8. Avatar de João
    João

    Tenho uma duvida, li algures por ai que não é possível a quem tem versões anteriores realizar updates para esta versão. Alguém confirma isto.

    1. Avatar de PC
      PC

      Já uso o Freenas à muito tempo, e sim, está correcto, updates para esta versão não é possível.

      Podes no entanto instalar a nova versão de raiz e depois adicionar os discos existentes na antiga (sem perda de dados), foi assim que eu fiz.

    2. Avatar de Oli
      Oli

      A unica coisa que tens que fazer é guardar a ultima configuração antes de procederes a instalação de raiz do freenas 8.01.. Depois de feita a instalação só terás que repor as configurações que fizeste backup antes da instalação e fica tudo a bombar de novo..

      Não sei se foi dito no artigo, pois não li o todo, mas para esta versão nova é preciso uma PEN no mínimo de 2GB e esta versão não verifica o tamanho da PEN.

      Retirado do site do FreeNAS:
      “The installer doesn’t check the size of the install media before attempting an install. A 2 GB device is required, but the install will appear to complete successfully on smaller devices, only to fail at boot.”

  9. Avatar de Francisco Carvalho
    Francisco Carvalho

    Parece-me um bom sistema. Alguém me pode dar uma opinião? acham que serve para instalar num servidor para fazer a gestão de uma escola?

  10. Avatar de jose
    jose

    para que serve o ?
    “VMware Guest Tools”

  11. Avatar de Manuel Mimoso
    Manuel Mimoso

    Olá Pedro, Parabéns por mais um artigo muito interessante.
    Uma questão, quando em RAID 1 ou 5 um dos discos avariar qual é o comportamento no rebuild?
    Em soluções comerciais aconselho, se me é permitida a publicidade, a Synology.

  12. Avatar de Carlos Vitorino
    Carlos Vitorino

    Boas,
    Uso o freeNas 7 à alguns anos e assim como a maioria também acho 5*.

    Acontece que com a alteração da Motherboard no meu servidor, este fim de semana vou ter que reinstalar tudo. Dado que saiu a versão 8, tencionava migrar para esta nova versão, mas reparei que retiraram grande parte do software que usava regularmente na versão 7. Podem ver um comparativo entre as duas versões em: http://www.freenas.org/category/version-comparison … sinceramente, parece-me que vou continuar com a versão 7.

    Cumps.
    Carlos V.

  13. Avatar de Redin
    Redin

    Eu tenho alguma experiência sobre esta questão e aconselho sempre que utilizem a estratégia caseira. A utilização de um desktop assegura que em caso de avaria no hardware exista sempre no mercado a constante de substituição.
    Numa perspectiva de equipamentos proprietários existe o lado oposto. Qualquer avaria leva a que tenha de ser apenas corrigida com um sistema igual ou o recurso à propria marca.

  14. Avatar de Paulo Teixeira
    Paulo Teixeira

    Boas
    Parabéns pelo artigo.
    Ha uma coisa que nao percebi e preciso ter o disco formatado?? Se sim em que tipo de sistema de ficheiros??

    Abraço

  15. Avatar de gteles
    gteles

    Boa pergunta, tenho 4 discos de 500gb e nao queria ter de formatar… estao em ntfs…

  16. Avatar de Fábio
    Fábio

    Se porta muito bem em rede gigabit, é mais rápido que no slackware, Só está dando uns lags em dias muito quente no HD 1TB barracuda, 52ºC. Esquenta pois tem muitas máquinas acessando ele.