FreeBSD 8.1 – O Poder de um sistema Operativo

21 Comentários

O FreeBSD é considerado para muitos como sendo o melhor sistema operativo até à data. O Projecto FreeBSD é um dos mais antigos e bem sucedidos projectos a nível de sistemas operativos,certamente para confiabilidade, robustez e desempenho do sistema operativo.

A versão final encontra-se actualmente já disponível, no entanto ainda não foi anunciada oficialmente.

imagem_freebsd02

O FreeBSD é um sistema operativo livre, do tipo Unix, descendente do BSD desenvolvido pela Universidade de Berkeley. Tal como o Linux, Windows ou MacOS, é multi-utilizador e multi-tarefas, permitindo a execução das mais variadas aplicações.

26-11-2009 20-33-29

O seu elevado desempenho e estabilidade fez com que tenha sido escolhido por algumas das mais prestigiadas companhias que fornecem serviços na Internet.

Está disponível para as plataformas as plataformas Intel x86, DEC Alpha, Sparc, PowerPC e PC-98 assim como para as arquitecturas baseadas em processadores de 64bits IA-64 e AMD64.

Verifique aqui as novidades.

Licença: GNU
Download: FreeBSD 8.1 Final [x86]
Download: FreeBSD 8.1 Final [x64]
Homepage: FreeBSD

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Elias
    Ricardo Elias

    Um excelente sistema operativo para servidor, mesmo que tambem deia cartas para uso pessoal (mesmo que nao seja o mais facil para iniciados).

    Esta versao ja’ foi anunciada oficialmente.

    “Verifique aqui as novidades.” o link esta’ a apontar para o 8.0.

    Fiquem Bem!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas..
      a muito que conheço este SO de nome e de pesquisas que fiz quando percebi que SO não é sinónimo de Microsoft, e pelo que ouvi falar desde essa data para cá.
      Penso que nunca experimentei alguma versão e se o fiz deve ter sido numa VM.
      Até a Microsoft se rendeu a este sistema Operativo quando copiou a gestão de memoria etc, para construir o XP, mas claro como são tão bons nem sequer copiar conseguiram fazer e o xp teve que levar uns Spacks até ficar minimamente estável.
      No entanto tenho a ideia que é muito minimalista, quer graficamente quer a nível de usabilidade.
      Para mim talvez apenas para servidores, até existir uma versao que seja adapatada aos desktops da actualidade.
      Em servidores acredito que seja uma “granda maquina”.

      cmps

      1. Avatar de lmx
        lmx

        salvo erro a Aple também através do projecto Darwin.

        cmps

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas,
            tem por base varias distros, e icorporadas no Nextstep.
            http://en.wikipedia.org/wiki/Mac_OS_X

            cmps

      2. Avatar de Ricardo Elias
        Ricardo Elias

        Memoria? Essa nunca ouvi falar.

        A Microsoft usou codigo do BSD Sockets (4.3BSD,FreeBSD) na sua versao Winsock, nas versoes anteriroes ao XP. Dizem que retiraram parte do codigo do BSD no Vista.

        A maioria dos *nix e outros SO “copiaram” codigo ou o funcionamento dos BSD Sockets. A Microsoft nao foi a unica.

        A Microsoft tem uma melhor relacao com o FreeBSD do que outros *nix. Quando querem alguma compatibilidade com *nix, normalmente usam codigo dos *BSD ou replicam o seu funcionamento. Talvez tambem por terem tido algum trabalho e ganho experiencia quando converteram os servidores do Hotmail de FreeBSD para o seu sistema operativo (e tiverem bastante trabalho, rofl ;-).

        Nunca tive problemas em instalar o FreeBSD/PC-BSD no Windows Virtual-PC. Ate’ foi mais faceis do que instalar o Ubuntu/Linuxs. Mas sempre tive problemas noutros VM, tanto em Windows com no Ubuntu: rede nao funcionar e nao suportar a resolucao 1024×768.

        Para Desktop, experimenta o PC-BSD, que tem esse objectivo.

        Fiquem Bem!

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          Ricardo.
          estas feito numa enciclopédia BSD ;).
          o teu comentário foi muito esclarecedor, para mim e penso que para os demais, pois já não me lembrava de pormenores que falas-te e outros não conhecia, obrigado pela dica 🙂 .

          cmps

  2. Avatar de DCA
    DCA

    O melhor sim mas para um público específico, não para massas. Mas se querem segurança e uptime, aí está A verdadeira solução.

    Há muitos anos que não lido com esta distro mas se ainda mantiver a sua essência realmente existem tarefas simples (comparativamente a outras distros) que se tornam morosas…

    1. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      Realmente e’ apenas para um publico especifico: “especialistas”. Isso e’ patente em o instalador continuar a ser texto, mesmo que haja talvez uma pequena mudanca de mentalidades sobre esse assunto[1].

      Para simplificar algumas das tarefas “morosas” no FreeBSD, podem usar o PC-BSD que tem esse objectivo.

      [1] – http://www.freebsd.org/news/status/report-2010-04-2010-06.html#New-System-Installer-%E2%80%94-pc-sysinstall

      Fiquem Bem!

  3. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Pode ser interessante, mas parece bem complicado para o utilizador comum.

    EXTREMELY OFF-TOPIC: adoro receber spam, topem-me este:

    Prezado Cliente: k B 5
    Por favor, perdoe-nos a perturbar o seu time.We preciosas s?o company. A C This Tai Pingyang é um company.one electrónica dos maiores atacadistas do comércio internacional, principalmente em China.We vender produtos elétricos, tais como laptop, TV LCD, camera, celular, Mp4, GPS, e assim por diante. J 0 9
    Nós podemos oferecer a alta qualidade e pre?o competitivo, e todos os produtos vêm com garantia internacional. Se você tiver tempo, visite o nosso website: http://www.myshop2010.com

  4. Avatar de Vitor
    Vitor

    Gostaria de saber se existe um tutorial para instalar o FreeBSD, seja ele com Gnome ou KDE.

    1. Avatar de aver
      aver

      Não percebo nada disto mas o FreeBSD não é uma distro Linux. É um sistema operativo distinto, como é o Windows e o Linux.

      Penso é que poderá correr numa máquina virtual.

    2. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      A melhor forma de aprender como usar o FreeBSD e’ usando o Handbook.

      “Instalar o FreeBSD”
      http://www.freebsd.org/doc/handbook/install.html

      “Traducao pt-BR”
      http://pt.wikibooks.org/wiki/FreeBSD_Handbook/Iniciando/Instalando_o_FreeBSD

      Se queres algo simples para poderes experimentar, o PC-BSD e’ o ideal. O processo de instalacao e’ semelhante ‘a maioria das distribuicoes de Linux (Grafico, Passo a Passo, pre-configuracoes, …).

      http://wiki.pcbsd.org/index.php/PC-BSD_Users_Handbook#Installing_PC-BSD

      Fiquem Bem!

    3. Avatar de Vitor
      Vitor

      Obrigado pela ajuda, vou testar 😀

  5. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Já instalo linux desde 2004, das mais variadas distribuições. BSD nunca consegui e estou a tentar neste momento no PC de testes utilizando o disco inteiro, e nem assim. Não custava nada tornarem as coisas mais fáceis.

    1. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      O que e’ facil para uns, nao e’ para outros.

      Se queres usar o FreeBSD para usar como Desktop, o melhor e’ experimentares o PC-BSD. Para servidor, se queres ajuda e’ so’ dizer. Tentarei ajudar no que puder.

      Fiquem Bem!

  6. Avatar de cool-man

    A licença é BSD e não GNU.

    1. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      Pois! Nem tinha reparado. Nao e’ a primeira vez que colocam GNU (que nao e’ propriamente uma licensa) quando se referem ao FreeBSD. Alterem isso para este e para o FreeBSD 8.0, se faz favor.

      Fiquem Bem!

    2. Avatar de A.S.