Finalmente…..chegou o Mandriva Desktop 2011

52 Comentários

“One goal – one application” – A nova filosofia do Mandriva Desktop 2011

No meu tempo de estudante, se havia uma distribuição Linux elegante e user-friendly era o Mandriva (resultado da fusão da MandrakeSoft e Conectiva). O Mandriva foi uma das primeiras distribuições a incluir um instalador gráfico e várias ferramentas que permitiam ao utilizador uma configuração fácil do sistema. No entanto, passados alguns ano,s o Ubuntu começou a ganhar força e acabei por substitui o Mandriva pelo Ubuntu. Esta semana a equipa responsável pelo Mandriva disponibilizou o Mandriva 2011, “Hydrogen”. Vamos conhecer as novidades.

mandriva_01

O Mandriva Desktop 2011 usa a nova política de ciclos de lançamento, com a disponibilização de uma nova versão a cada ano, e um ano e meio de suporte. A versão LTS (Long Time Support) deverá ser lançada apenas no final de 2011, com 3 anos de suporte. Segundo informações disponibilizadas na página do projecto, o Mandriva 2011 apenas software para o ambiente gráfico KDE, não tendo sido incluídos quaisquer pacotes para o Gnome ou Xfce.

Principais aplicações

KDM

O KDM (KDE Display Manager) foi redesenhado e está agora mais simple, “limpo” e com um melhor look.

kdm_00

Dolphin

O Dolphin é o gestor de ficheiros do Mandriva Desktop 2011 e inclui também algumas novidades a nível de aspecto e funcionalidades.

dolphin

SimpleWelcome

Uma das novidades é o SimpleWelcome que vem agora substituir o Kickoff. O SimpleWelcome é mais simples, tem uma melhor interface e várias funcionalidades que podem ser vistas aqui

rosa_00

TimeFrame

O timeFrame além de disponibilizar uma “linha do tempo”, permite encontrar mais facilmente ficheiros no sistema.

time_00

Mandriva Package Manager

O novo gestor de pacotes que ainda não está totalmente finalizado, mas que pode ser instalado a partir do repositório.

mandriva_00

Além das aplicações referidas, o Mandriva Desktop 2011 inclui também o:

  • Mozilla Firefox 5.0.1
  • Mozilla Thunderbird
  • LibreOffice
  • Shotwell
  • PiTiVi video editor
  • Clementine (substitui o  Amarok)
  • MandrivaSync (serviço na cloud semelhante ao Ubuntu One)
  • Choqok, cliente do KDE para micro-blogging
  • Novos temas e ícones
  • kernel 2.6.38.7
  • Systemd substituiu o tradicional SysVinit
  • KDE 4.6.5

O Mandriva disponibilizou um Tour sobre esta nova versão que pode ser visto aqui

Sistemas Operativos: Linux
Download: Mandriva.2011.i586.1.iso (1,647MB, MD5)
Download: Mandriva.2011.x86_64.1.iso(1,692MB, MD5).
Homepage: Mandriva

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao l
    joao l

    bem porreiro por acaso ando à procura de um player de musica para kde e ia testar este mesmo referido, porque nao gosto muito do amarok

  2. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Gostei da mini-review, mas estou empolgado em ver o novo ubuntu 11.10 e o seu gnome 3 a funcionar.

    A beta 1 sai dia 1 de setembro

  3. Avatar de Cenas
    Cenas

    Não existe uma versão Gnome? Parece uma distro muito interessante!

  4. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    A meu ver esta muito feinho.. acho que tiveram pouco cuidado no seu look&feel.

    cumps!

    1. Avatar de Não concordo
      Não concordo

      A mim até me parece bonito!

    2. Avatar de cartoon
      cartoon

      Tb acho…

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Utilizadores Linux a falarem em Look & Feel ????? Algo vai de errado por aqui 😉

      1. Avatar de Ryan
        Ryan

        Opa isto e outra loica rapaziada. Look and feel e mais para os lados de Cupertino. Com o Linux o pessoal quer e a maquina a bombar a seria. Eu nem tenho tempo para o look and feel.

      2. Avatar de Miguel Quintal

        Linux é simplicidade, quem gosta de linux, gosta pela liberdade e flexibilidade que o sistema tem e não pelo Look. Haja um terminal…
        cumps

      3. Avatar de aver
        aver

        Acho que Linus Torvalds não concorda.
        Usa o Xfce (no Mandriva), que diz que é pior que o Gnome 2 mas bastante melhor que o Gnome 3. Chama-se andar de cavalo para burro.

        O Ubuntu também não gosta do Gnome 3, criou o Utility de que também muita gente não gosta.

        Enfim, look and feel para quê ?! Não se preocupam com isso … não vendem.

          1. Avatar de aver
            aver

            … a ideia.

      4. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        Porque não?

        Penso que quem usa distribuições como Mandrivas e Ubuntus procura um pouco disso também, no entanto não é de todo algo que me preocupa..

        Para que não fiquem duvidas deixo screen;)

        http://img847.imageshack.us/img847/2015/201108302057182704×1050.png

        No canto inferior esquerdo a imagem aparece atrofiada porque tenho o meu setup com dois monitores. O da esquerda como tem resolução inferior acontece isso quando tiro uma screen.

        cumps

        1. Avatar de joao l
          joao l

          @guilherme de Sousa

          usas que panel no teu arch.

          1. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            É o do AwesomeWM;)

            cumps!

      5. Avatar de Luis Filipe
        Luis Filipe

        Look & Feel, ok
        no meu caso ainda sou do tempo que havia o Mandrake, que foi basicamente por onde começei. Neste momento passeo do Ubuntu para o caixa mágica (sempre Gnome), mas estou a ponderar por algo mais leve que o Gnome ou Kde. Vejam por voces mesmo, Look & Feel with symplicity http://bodhilinux.com/

      6. Avatar de Kadu20es

        Desculpe, mas usuário de Linux também tem bom gosto.
        Look’n’Feel é essencial para muita gente, independente do sistema. =D

        O meu Ubuntu 11.04 tá lindo demais. 🙂

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Óptimo 🙂 Bonito, rápido e essencialmente seguro 🙂

  5. Avatar de Alucard

    Nunca usei Mandriva mas estou tentado a experimentar esta versão 2011, que é como um novo começo para a distribuição.
    Pessoalmente gosto do que fizeram com o KDE, foram bastante criativos, é uma espécie de casamento entre alguns aspectos do KDE com outros do Gnome.

    Respondendo ao Cenas, havia Gnome, já não há. A partir de agora, a Mandriva vai focar-se apenas no desenvolvimento da interface KDE. Pelo que sei, é possível ainda instalar ambientes gráficos alternativos como o Gnome pelos repositórios, mas o foco da distribuição é claramente o KDE.

  6. Avatar de Fampa
    Fampa

    Que dia é hoje??

    30 CARAL***!!!!!!!!

  7. Avatar de CarlosA05
    CarlosA05

    Fantástico já estava à espera algum tempo

    http://www.inforcar.pt.vu

  8. Avatar de ElectroescadaS

    Recomendariam este pacote a quem se quer iniciar no Linux?

    1. Avatar de Pedro Pinto
    2. Avatar de Leandro Pereira
      Leandro Pereira

      Totalmente

  9. Avatar de L. Mata
    L. Mata

    É minha impressão ou ha ali alguma inspiração na maça no UI das janelas?

  10. Avatar de Vitor
    Vitor

    Tem como utilizar esse timeframe em outras distros?
    Ao que me parece ale faz parte desse SimpleWelcome…

  11. Avatar de Maximusss2008
    Maximusss2008

    É possivel instalar este sisteme operativo num pc com Raid 0???

    1. Avatar de Xico Bandito
  12. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Finalmente alguém meteu o browser (Dolphin) mais apresentável e como gestor oficial. Espero que isso aconteça ao ubuntu, é que o visual pré-histórico do browser no ubuntu já cansa.

    1. Avatar de joao l
      joao l

      sempre podes instalar outros, em linux nao se resume so a um file browser ou ate mesmo ubuntu e um ambiente grafico, há sempre opções.

      thunar – xfce
      nautilus – gnome
      dolphin – kde
      pcmanfm lxde
      rox

      deve haver mais mas conheço estes cumps

  13. Avatar de Mario Mendes
    Mario Mendes

    É possivel instalar esta TimeFrame no ubuntu ?
    Tem muito bom aspecto

  14. Avatar de Raul Fernandes
    Raul Fernandes

    Comecei a usar linux com o Mandrake 7 isto no verao de 2001…
    Tavez instale so para ver o que mudou.

  15. Avatar de Carlos Eduardo
    Carlos Eduardo

    Não tem mais live cd do mandriva ?
    ou é um live dvd ?

  16. Avatar de Nuno Oliveira
    Nuno Oliveira

    Não troco o meu ubuntu por este SO. Até agora o único SO que me fazia mudar era sem dúvida o Fedora, e só não mudo porque o ubunto é muito mais elegante (na minha opinião, claro). 😀

  17. Avatar de PedroSGS
    PedroSGS

    Boa Noite!

    Estou com intenção de instalar este SO mas gostaria de o fazer através de PEN Drive alguém me pode ajudar.

    Obrigado.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Saca o unetbootin;)

      cumps

      1. Avatar de PedroSGS
        PedroSGS

        Obrigado pela dica mas ao usar esse quando chega a altura da escolha da versão não sei por qual optar visto que a de 2011 nao aparece por la.

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          É possível que ainda não tenham actualizado o programa. Faz download do ISO do Mandriva 2011, e com o unetbootin tens lá a hipótese de escolher uma ISO a teu gosto. Fazes browse e escolhes e ele cria-te a pendrive;)

          cumps

          1. Avatar de PedroSGS
            PedroSGS

            ja criei o pen boot mas quando vou instalar diz que kernel nao e compativel :S

  18. Avatar de Santos
    Santos

    Para instalação no meu netbook, entendem que esta é a versão ideal??
    o windows 7 pendura e precisava de mais rapidez e simplicidade… queria instalar uma distribuiçao mais não sei bem…

    1. Avatar de joao l
      joao l

      se ja és familiar com linux arch é uma das distros apropriadas , se ainda nao conheceres talvez um ubuntu

  19. Avatar de CFD
    CFD

    Como faço para instalar esse editor de texto no Mandriva (Sou novo em Linux)? https://pplware.sitedev.pt/linux/scribes-um-fantstico-editor-de-texto-para-linux/

    Obrigado

  20. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ola tenho um toshiba nb200 no qual gostaria de ver instalado o mandriva mas ja fiz download dos dois disponiveis para download e um da erro no kernel e ou aparece um fundo branco a dizer mandriva com uma especie de elipse a rodar e acaba por dar um erro qualquer se alguem poder dar uma ajuda.

    1. Avatar de Bruno Jesus
      Bruno Jesus

      Isso também acontece com outras distribuições como o Ubuntu?

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        so mesmo com este.

  21. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Maior parte dos artigos no pplware são referentes ao Ubuntu que é uma distribuição baseada em Debian, já o Mandriva é Baseado em Red-Hat (como o Fedora), a diferença esta “basicamente” no tipo de pacotes (RPM ou DEB).
    Para instalares o Scribes aconselho que procures por ele no Gestor de Pacotes que deve estar incluído no Mandriva, podes tambem fazer download do pacote RPM (http://pkgs.org/mandriva-cooker/mandriva-contrib-release-x86_64/scribes-0.3.3.3-6-mdv2011.0.x86_64.rpm.html)

    Espero ter ajudado.

    1. Avatar de CFD
      CFD

      Fiz isso aih Bruno. só que deu uma mensagem dizendo que a arquitetura nao era compativel :S

  22. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Alguem me pode dar uma ajuda por favor?

    1. Avatar de Vítor M.

      Viva Ricardo. Envia um mail para geral[arroba]pplware.com com o que precisas e alguém da nossa equipa ajuda-te.

  23. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Ou então que passe no forum que é para isso que ele serve!

    cumps!

  24. Avatar de Willian
    Willian

    O que fizeram com o Mandriva?

    Fui só eu que a perceber que essa versão está extremamente similar ao Windows 7?

    Eu sempre ouvi falarem bem do Mandriva Linux, até do Mandrake…

    Eu estava esperando alguma inovação para versão 2011… Mas isso?! Transformar o Mandriva em “WinDriva”?

    O que vai ser para a versão 2012, vai trazer a “nova” interface “OpenMetro”?

    Para os usuários de linux que procuravam algo mais, isso foi um passo para trás.

    Já pra quem saiu do Windows à procura de novas experiências… Bom… uma decepção total.

    Os desenvolvedores poderiam fazer de tudo para melhorar o mandriva, tudo, menos isso.

    Eu já usei a versão 2010.2 e ele era maravilhoso, estável, rápido, em fim, excelente em todos os aspectos…

    Agora tenho uma teoria para responder por quê criaram o Mageia Linux.