Ficou sem espaço na máquina Linux? Apague os ficheiros “grandes”

22 Comentários

No que diz respeito aos sistemas de armazenamento, se repararem nas máquinas que são vendidas, o espaço (de armazenamento) é cada vez menor. Tal acontece porque as marcas equipam as suas máquinas com drives SSD, apostando assim na performance.

Se receber um alerta a referir que está sem espaço na máquina, saiba o que pode fazer no Linux.

Ficou sem espaço na máquina Linux? Apague os ficheiros "grandes"


Os sistemas GNU/Linux têm disponíveis os mais diversos tipos de ferramentas.  Além disso, não esquecer que as distribuições Linux têm também a poderosa shell. No que diz respeito ao armazenamento, para quem necessita de libertar algum espaço em disco, deixamos aqui algumas dicas. As dicas que apresentamos têm como base os comandos du e find.

Como descobrir grandes ficheiros e diretórios no Linux?

Vamos considerar que pretendem saber quais os maiores ficheiros e subdiretórios do diretório /home. Para isso basta que usem o seguinte comando:

du -a /home | sort -n -r | head -n 5

Ficou sem espaço na máquina Linux? Apague os ficheiros "grandes"

Para saber apenas quais os diretórios com mais informação, a partir do diretório atual, basta que usem o comando

 du -a | sort -n -r | head -n 5

O formato da apresentação do resultado também pode ser adaptado. Para ver o output com o respetivo tamanho em KB, MB, GB basta que usem o comando:

du -hs * | sort -rh | head -5

Ficou sem espaço na máquina Linux? Apague os ficheiros "grandes"

Por fim, se quiserem um comando para ver apenas os ficheiros com maior tamanho basta que usem o comando:

find -type f -exec du -Sh {} + | sort -rh | head -n 5

E são estas as nossas dicas para hoje. Obviamente que existem ferramentas gráficas que fazem este trabalho. Iremos apresentar algumas dessas ferramentas num próximo artigo. Se tiverem sugestões deixem por favor nos comentários.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco
    Francisco

    Posso apagar o /home/”user”/.config?
    Aquilo ocupa-me uns quantos gigas e ainda não consegui esclarecer por aí se posso mandar as urtigas ou não

    1. Avatar de miguelito
      miguelito

      Poder podes depende se queres configurar tudo de novo

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Obrigado Miguelito.
        Estou a ver que preciso de disco novo e mover o home.

    2. Avatar de Carlos Mogas da Silva
      Carlos Mogas da Silva

      Vai na volta é o profile do browser 😉 (o resto deve ser relativamente pequeno)

  2. Avatar de Sonecas
    Sonecas

    Pedro Pinto, e um sistema operativo em que o paradigma do valor atómico não sejam ficheiros? Conheces? Já pensaste em investigar e escrever sobre isso?
    Já são usados, e até na tua área. Não é um conceito novo, mas é muito interessante sobre algumas perspectivas.

    1. Avatar de Sonecas
      Sonecas

      Então Pedro Pinto? Nada?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Não conheço. Tens mais info?

        1. Avatar de sonecas
          sonecas

          Por exemplo isto https://www.includeos.org/
          Mas existem mais, sendo que as maiores plataformas do mercado, como AWS e Google Cloud entre outros, suportam este tipo de tecnologia, ou seja, ter um serviço a correr nestas plataformas, mas consumindo migalhas, ultra rápido e seguro.

        2. Avatar de Sonecas
          Sonecas

          Já agora, não tinhas ficado responsável pela equipa responsável pelos testes do router da meo que já está em testes em França?
          Porque não propor a implementação de um unikernel na próxima geração de routers?
          Logo á partida garantiam simplicidade, segurança e velocidade máxima possível do hardware quase sem perdas por erros de software. Se precisares de ideias ou ajuda na compreensão do modelo no geral, diz aqui que eu envio-te email pessoal.
          Seria um projecto muito interessante e a MEO finalmente fazia algo espetacular em relação aos routers que mete na casa dos clientes.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Envia- Ppinto AT pplware.com

  3. Avatar de Joao Cordeiro
    Joao Cordeiro

    Podias ter explicado o que os comandos do pipeline fazem.

  4. Avatar de irlm mag
    irlm mag

    No Ubuntu 20.04 com a partição ZFS cria snapshots “zsys”, quando instala, remove pacotes, ou atualiza o sistema, ficando com pouco espaço no próprio disco, a vantagem é que o ZFS limpa automaticamente os snapshots antigos pelo menos uma vez por mês.

  5. Avatar de miguelito
    miguelito

    ncdu /

    1. Avatar de José Devezas
      José Devezas

      Nada melhor do que isto.

    2. Avatar de Ricardo Ribeiro
      Ricardo Ribeiro

      Vinha cá comentar precisamente sobre isso.

    3. Avatar de Sonecas
      Sonecas

      Se alguém for utilizador de Emacs, o disck-usage.el é similar ao ncdu em termos de funcionalidade.
      Com a vantagem de permitir usar mesmo que peça acesso como root, e o melhor, ser possível ser utilizar remotamente, ou seja, em máquinas que estejam atrás de firewalls.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    não publicaram o meu comentário irlm mag

  7. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Como é que se fica sem espaço no Linux!? Eu tenho um disco de 500Gb e ainda tenho cerca de 444Gb livres 😛 Acho que é quase impossível ficar sem espaço!!

    1. Avatar de Sonecas
      Sonecas

      Não é nada, basta encher de vídeos “duvidosos” em alta definição 😀

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Só um viciado(a) o faria e mesmo assim teria de estar vários dia a sacar.

        1. Avatar de Ricardo Ribeiro
          Ricardo Ribeiro

          “vários dias” ou algumas horas dependendo da velocidade da internet.

          E sem contar com downloads eu por exemplo com algumas máquina virtuais tenho o meu disco de 500GB praticamente cheio.