Em breve, poderá aceder aos ficheiros do Linux no Explorador de ficheiros do Windows

17 Comentários

A integração do Linux no Windows 10 foi uma das maiores surpresas da Microsoft para o seu novo sistema operativo. Algo que era esperado há anos chegou finalmente e está acessível a todos.

Mas, segundo as queixas dos utilizadores, havia algo em falta. Falamos do acesso aos ficheiros do Linux. Agora essa opção está a chegar e mudará a forma como o Linux está dentro do Windows 10.

Windows 10 Linux ficheiros aceder

As melhorias que vão chegar ao Linux do Windows 10

Apesar de estar integrado no Windows 10, até agora, o WSL (Windows Subsystem for Linux) impedia o acesso direto a todos os seus ficheiros. A justificação era simples e pretendia apenas proteger este Linux e a sua integridade.

Claro que isso causava constrangimentos a quem usava este sub-sistema, uma vez que bloqueava os que aí eram criados. Mas a Microsoft ouviu os utilizadores e as suas queixas e em breve terá a solução para este problema.

Windows 10 Linux ficheiros aceder

Uma integração total com os ficheiros destes sistemas

A mais recente build do Windows 10 traz como novidade o acesso aos ficheiros da bash do Windows no Explorador de ficheiros. Vão surgir como uma drive de rede e será possível navegar na sua estrutura de ficheiros.

Da mesma forma, executando o comando star.exe, será possível lançar um explorador diretamente de qualquer localização e assim gerir os ficheiros presentes. Este passo vem aumentar de forma exponencial a integração entre o Windows 10 e as diferentes versões do Linux presentes.

Windows 10 Linux ficheiros aceder

Quando vai poder testar esta novidade do Linux do Windows

Por agora esta novidade está a ser testada nas mais recentes builds do programa Insiders. Deverá chegar para todos em abril deste ano, na próxima grande atualização do Windows 10, indo ainda receber bastantes melhorias.

Este é mais um passo dado pela Microsoft para melhorar o Windows 10. Vem tornar mais simples a utilização do Linux e do Windows. O acesso aos ficheiros é essencial e os utilizadores vinham a pedi-lo com insistência há já muito tempo.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Hummm… Eu já acedia antes, não era um path fácil mas os ficheiros estavam acessíveis pelo explorar.
    Assim fica mais fácil. Ainda bem.

  2. Avatar de gekko
    gekko

    Ou seja para manter devs e administradores contentes, facilitaram. O que cada vez mais faz parte do seu negocio, ex: Azure com suporte a linux, fazerem parte da linux foundation, comprarem o github.
    O WSL, é apenas quererem manter os devs e admins a usarem windows e atraí-los. Ou seja negócio.

    E já dá para poder aceder a ficheiros de um sistema linux instalado em dual boot? Isso sim seria um serviço conveniente para vários utilizadores. (mas não é negócio).

    1. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      É possível em Windows ver uma partição LINUX mas com app de terceiros.

      1. Avatar de Gekko
        Gekko

        Com apps de terceiros até o MacOS suporta outros sistemas de ficheiros. Mas tal como com a microsoft, apps de terceiros não são da iniciativa dessas empresas

  3. Avatar de Al Cid
    Al Cid

    “Falamos do acesso aos ficheiros do Linus.” …ou do Manuel, do Henrique e da Fátima…
    deve ser LinuX

    O acesso aos ficheiros Linux aparentemente será só dentro do WSL, não qualquer sistema EXT4 ou outros filessytems do Linux
    https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Windows-10-WSL-1903-Build

  4. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Será que a MS está a pensar fazer ao kernel do Windows o que fez ao Edge com o chromium… substituí-lo pelo linux e só investir na camada gráfica ?!

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Uma coisa é GNU/Linux a outra poderá ser windows/Linux , Linux é só um kernell .

  5. Avatar de Denison Carneiro
    Denison Carneiro

    Linus rs

  6. Avatar de António Martins
    António Martins

    Ainda bem eu necessitava do Linux

  7. Avatar de António Martins
    António Martins

    Ainda bem boa atitude da Empresa pois eu gostava do Sistema Linux

  8. Avatar de headbrother
    headbrother

    Isso é bom agora difícil e vc colocar o WSL se vc não tiver a Build certa pressa principalmente se for o WS2016.

  9. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    E reconhecer o grub? É para quando?

  10. Avatar de informado
    informado

    Windows tem trojans , virus , worms , rootkits 🙂

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      linux tbm, deixa eu te passar uns .deb e uns repositorio ai tu instala ai ? :v

  11. Avatar de kero- nel
    kero- nel

    brevemente iremos usar o linux dentro do windows sem instalarmos o windows