Fedora 15 Beta disponível para Download

29 Comentários

O Fedora é um dos nomes mais conhecidos quando se fala em distribuições eficientes de Linux.

O projecto Fedora, disponibilizou no dia de ontem (19 de Abril) o Fedora 15 beta, também conhecido como “Lovelock”.  Esta versão, como outras antecessoras, são sempre  motivo de grande expectativa, já que a cada versão são incluídas grandes novidades.

fedora_15

O Fedora é uma das minhas distribuições preferidas de Linux e antes de existir o Ubuntu era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci esta distribuição…já lá vai uns anitos.

As principais novidades da versão 15 do Fedora são:

  • GNOME 3;
  • Systemd (Gestor de sessões do Linux);
  • BoxGrinder;
  • Firewall dinâmico;
  • Maven 3;
  • Python 3.2;
  • Sugar .92;
  • Suporte ecryptfs no authconfig;
  • Suite de robótica.

Pode consultar todas as novidades aqui.

Artigos relacionados

altDownload: [32 bits] Fedora-15-i386-CD [3,43 GB]
altDownload: [64 bits] Fedora-15-x86_64-DVD [3,41 GB]
altDownload: Outras versões
altHomepage: Fedora Project

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Davide
    Davide

    Da para instalar e fazer dual-bol com o seven?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      sim, a maioria das distros linux instalam automaticamente um programa para fazer a gestão de boot.

      cmps

    2. Avatar de eu
      eu

      da sim. mas convém fazeres o particionamento do disco

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Sim Davide. Como é a versão betas podes sempre testar via virtualbox

    4. Avatar de Diogo Vila Viçosa
      Diogo Vila Viçosa

      A mim parece-me que o GNOME 3 está todo pipi. Quem não sabe muito de informática e quer a coisa facilmente utilizável e atraente parece-me perfeito! Para quem percebe um pouco mais, facilmente percebe os problemas do GNOME e usa outro WM se achar conveniente.

  2. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Gnome 3?? Noooooooooooooooooooo…!

    1. Avatar de Bruno G.
      Bruno G.

      Melhor que Unity mesmo assim é bastante mau não gosto nada da maneira como os desktops evoluíram no linux…

    2. Avatar de NT
      NT

      Pois… Gnome 3…
      Acho que vai ser uma boa coisa… mas o ppl está habituado ao desktop “tradicional”, a ver vamos o que vai sair e qual vai ser a aceitação, por acaso já estive a experimentar o Alpha(fedora 15) e não gostei, mas só o tempo o dirá.

      Quanto ao fedora, é o meu S.O./Distro de linux de eleição como sempre digo só tem falta de jogos o que me faz ainda ter a partição do windows…

    3. Avatar de Diogo Vila Viçosa
      Diogo Vila Viçosa

      A mim parece-me que o GNOME 3 está todo pipi. Quem não sabe muito de informática e quer a coisa facilmente utilizável e atraente parece-me perfeito! Para quem percebe um pouco mais, facilmente percebe os problemas do GNOME e usa outro WM se achar conveniente.

      (podem retirar a minha resposta ao ponto anterior porque respondi lá por engano)

  3. Avatar de Rui Gomes
    Rui Gomes

    Acabei de instalar mas não tem o look do screenshot. O wallpaper é igual, mas os menus são outros (Applications, Places e System) e não Activities

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      Rui tens que ter os efeitos 3D ativos, isto é, a tua placa gráfica tem que ter os drivers instalados para correr o Gnome 3.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Exacto. Se não tens 3D activo ele usa o gnome “tradiconal”

        1. Avatar de Pedro Monteiro
          Pedro Monteiro

          Pois, mas eu tenho o 3D activo mais VirtualBox Addictions e mesmo assim tenho o velho Gnome! 🙁 Talvez não tenha hardware suficiente!

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Como instaste o VirtualBox Addictions?

          2. Avatar de Pedro Monteiro
            Pedro Monteiro

            @Pedro Pinto
            Por aquela imagem de cd que vem com o VirtualBox. De qualquer maneira esqueci-me de dizer que fiz isso no openSUSE e Ubuntu 11.04(como explicaram aqui no pplware) e não dá, portanto este Fedora também não deve dar! Embora ache o meu hardware razoável. enfim…

  4. Avatar de Serva
    Serva

    Boas ,

    Também já instalei , apesar da gnome shell ter outra integração que não tinha quando instalavamos apartir do Ubuntu , mas continuo na minha são muitos oassos para trás , já estou como Bruno a evolução dos desktops em linux não tem sido a melhor o Unity para mim também está fora de causa , acho horrivel aquela barra lateral e inestetica e pouco funcional , por exemplo quando minimizamos uma aplicação não sabemos aonde fica , são maus as evoluções ao nível dos desktops das principais distribuições .

    Tenho experimentado o KDE e tem-me surpreendido pela postiva, ainda necessito de um pouco mais de tempo para explorar este hambiente de trabalho , mas se não quizermos migrar para o XFCE ou outro que tem meno carga grafica mas que são hambientes de trabalho destinados a maquinas mais velhas , resta-nos de facto o KDE que me lembra um pouco a Microsoft , mas ficamos pela aparencia porque quando o começamos a explorar e bem poderoso .

    Cumprimentos

    Serva

  5. Avatar de Serva
    Serva

    desculpem deveia ter escrito ” são muitos anos para trás ”

    As minhas desculpas

  6. Avatar de Pedro Gaspar
    Pedro Gaspar

    Discordo que a evolução dos desktops seja má… é sempre um problema ate o pessoal se habituar a fazer uma coisa que nao esta habituado… mas eu acho estes novos ambientes inovadores e versateis… com o tempo acho que a aceitação ira ser boa, como um anuncio qualquer dizia.. primeiro estranha-se, depois entranha-se…
    Acho o unity um pouco incompleto ainda, pouco personalizavel, mas sem duvida uma tentativa de evolução positiva, so o tempo ira dizer se ira ser aceite pela comunidade senão..
    quanto ao KDE4 testei na altura em que saiu e achei muito atractivo…. o gnome3 aidna nao consegui experimentar no meu ubuntu, mas pelo que vi no youtube parece-me muito porreiro, estou ancioso por o adoptar, tenho muita vontade de o experimentar, deixou-me mais empolgado que o unity

  7. Avatar de eu
    eu

    qualquer dia passo de vez a usar arch sem ambientes graficos parece que cada vez que mexem fica pior umas das razoes de mudar para linux em especial para o gnome foi pela organizacao e simplicidade que continha agora tudo parece ficar esquesito

  8. Avatar de Filipe Gonçalves
    Filipe Gonçalves

    Eu estou a testar o gnome 3 no ubuntu beta 2 e estou a adorar :).

    A verdade é que é um pouco diferente do normal, pois não tem ícones nem outro tipo de coisas que costumamos usar nos nossos desktops. Mas, torna muito mais rápido o acesso a aplicações, principalmente usando as varias áreas e a tecla do windows. A visão é fantástica!!

    Espero que no futuro seja mais personalizavel.

  9. Avatar de Fabio Costa
    Fabio Costa

    Uma pergunta um pouco parva de quem quer iniciar neste mundo de linux..
    Qual a melhor versão e qual aconselham?

    Abraço,

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de Fabio Costa
        Fabio Costa

        Sim, sim Pedro tenho seguido a imenso tempo o teu blog, e agora quando vi que tinha separador de linux e muito mais post’s referentes ao mesmo fiquei tentado em…
        So’ nao sabia escolher qual de todos que existem..

        Muito obrigado

  10. Avatar de irlm

    será que esta versão fedora 15, detecta placas wireless “Broadcom b4315?

    e já agora como se instala estes drivers?

    visto que no ubuntu ele já traz por defeito drivers adicionais, e o Fedora não traz.

  11. Avatar de Drived
    Drived

    Há um pequeno erro no link para a edição de 32 bits. Falta um “h” no início do link. O link correcto é:
    http://ftp.byfly.by/pub/fedoraproject.org/linux/releases/test/15-Beta/Fedora/i386/iso/Fedora-15-Beta-i386-DVD.iso

  12. Avatar de Anderson Henrique
    Anderson Henrique

    Queria eu poder usar o Gnome 3 no meu dia a dia, me parece que sua versão final está realmente agradável, mas tenho um hardware meia boca, então só me resta usar o Unity 2D, que aliás, está na minha opinião magnífico.

  13. Avatar de sLiD
    sLiD

    Boas!

    Ao longo dos últimos 3 anos, tenho utilizado dual-boot Ubuntu-Windows XP. No entanto, daqui a pouco tempo irei comprar um novo computador e, obviamente, vem carregado com apenas com o windows. Fui introduzido ao mundo Linux através do Ubuntu, mas a distribuição Fedora sempre me deixou interessado.

    Esta versão ainda não é estável certo? Que tipo de limitações ou problemas poderei encontrar? A comunidade do Fedora, para resolução de problemas e outros tópicos, tem grande dimensão?

    Desde já obrigado!

    1. Avatar de sLiD
      sLiD

      Hmmm… Alguém?