Fedora 14 Laughlin disponível para download

54 Comentários

O Fedora é um dos nomes mais conhecidos quando se fala em distribuições eficientes de Linux.

O projecto Fedora, disponibilizou no dia de ontem (2 de Novembro) o Fedora 14 também designado por “Laughlin”.  Esta versão, como outras antecessoras, são sempre bastante motivo de grande expectativa, já que a cada versão são incluídas grandes novidades.

fedora_14_00

O Fedora é uma das minhas distribuições preferidas de Linux e antes de existir o Ubuntu era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci esta distribuição…já lá vai uns anitos.

O Fedora 14 traz um conjunto de novidades para utilizadores, colocando à disposição dos utilizadores um conjunto de recursos dos quais se destacam:

  • libjpeg-turbo, para carregar e guardar imagens no formato Jpeg de forma mais rápida do que em versões anteriores
  • Disponibilização do protocolo SPICE (Simple Protocol for Independent Computing Environments), que melhora a utilização de acesso a máquinas remotas
  • Novas funcionalidades de debugging para programadores
  • inclusão de versão Helios do Eclipse
  • Suporte para aceleração de hardware 2D
  • Suporte à linguagem D
  • Outras novidades: Linux kernel 2.6.35, GNOME 2.32, KDE 4.5, X.Org Server 1.9, Python 2.7 e Sugar 0.90

Como desafio de hoje, gostaríamos de saber quantos adeptos do Fedora temos por aqui no site. Pode deixar em comentário. Eu sou um deles!!!!

altDownload: [32 bits – Desktop] Fedora-14-i386-CD [675 MB]
altDownload: [64 bits – Desktop] Fedora-14-x86_64-DVD [687 MB]
altDownload: Outras versões
altHomepage: Fedora Project

Partilhar:
Tags:

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Gaspar

    nah, ubuntu here…. mas nao deixo de elogiar o fedora, como tu proprio dizes.. era a distro de eleição antes do ubuntu….
    Talvez um dia meta uma maquina virtual para experimentar o estado actual do fedora, ja nao uso desde o Fedora 3.. xD

    1. Avatar de diogoj95
      diogoj95

      eu aqui tenho o VMware com o Ubuntu e com o Fedora 13, vou agora fazer o upgrade 😛

  2. Avatar de Treco
    Treco

    Continuo preferindo openSUSE!

  3. Avatar de Querias

    Na continuo no Ubunto Gnome

  4. Avatar de inoxllor
    inoxllor

    Linux Mint. A versão 10 está excelente!

  5. Avatar de Whitehat
    Whitehat

    CentOS 🙂

  6. Avatar de Pedro Pinto

    Aqui: Ubuntu, CentOS, Fedora, Android, Windows 7 e ainda Windos XP 🙂

  7. Avatar de kernel
    kernel

    win7 para jogos e algumas aplicações.
    iATKOS S3 Snow Leopard 10.6.3.
    ubuntu 10.10 e o sabayon com kde 4.5.3.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu sou um deles!!!!

  9. Avatar de David Meira
    David Meira

    Fedora desde a versão 3 😀

  10. Avatar de Carlos Godinho
    Carlos Godinho

    Utilizo fedora há bastante tempo e estou bastante satisfeito.

  11. Avatar de Ricardo Figueiredo
    Ricardo Figueiredo

    Epa.. confesso que já há algum tempo não uso linux. Mas o que é feito do ppl do debian e do gentoo? Esses é que são os puristas…

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Continuam cá. Alguns evoluíram e mudaram para ArchLinux. 😛

      1. Avatar de Cenas
        Cenas

        Gentoo há mto tempo, kde 4.5.2 etc, etc 🙂

    2. Avatar de Alexandre Alves
      Alexandre Alves

      Gentoo sim era uma boa distribuição mas deixou de o ser quando retiraram o stage 1 installation mode.

      Neste preciso momento a fazer upgrade para F14. Pena isto não ter a funcionalidade do Solaris de live upgrade 🙁

  12. Avatar de lmx
    lmx

    aqui:Ubuntu, symbian,win xp. 🙂
    usei so para test o fcore1 e a cerca de uns 5 anos voltei a experimentar, mas foi so para experimentar.
    Pareceu-me uma distro relativamente performante comparativamente com outras, mas parecia faltar-lhe algo na altura, agora não sei

    cmps

  13. Avatar de zéé
    zéé

    tenho trabalhado em redes com o fedora 13. qe me dizes deste Pedro Pinto? estável? vale a pena um upgrade?
    cumps 😀

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ja ta instalado 🙂
    A minha distro de eleicao

  15. Avatar de user
    user

    Aqui ArchLInux 😉

    1. Avatar de Semog
      Semog

      Arch here too, e já não mudo 😛

  16. Avatar de GRB
    GRB

    O que é feito do ppl que adorava o slackware? isso sim era linux.

    1. Avatar de Guilherme A
      Guilherme A

      Mais slackware ainda exisye

      1. Avatar de Guilherme A
        Guilherme A

        mas slackware,ainda existe,e tem versão estavel

  17. Avatar de Fedora Power
    Fedora Power

    Respeito todos os user’s de outras distribuições linux. Mas eu adoro FEDORA XD.

    FEDORA POWER !!!

  18. Avatar de jmartins
    jmartins

    Linux Mint

  19. Avatar de Daniel
    Daniel

    Fiquei curioso relativamente às melhorias no debugging…Isto aplica-se a c++? Nomeadamente aos STL?

    É que ter de recorrer a prints para fazer debug de vectores/listas/mapas em c++ é um bocado primitivo…

    1. Avatar de Lumitoro
      Lumitoro

      O eclipse usa o gdb e outros com uma interface gráfica muito prática. podes usar tb o kdevelop, o netbeans e se não gostas de ambientes de desenvolvimento integrado podes usar o ddd que é um debugger com interface gráfico. Abraço

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Pois..o problema é que o gdb nao gere bem os stl.

        Por exemplo, tentar fazer debug de um mapa em gdb comigo nao funciona…

  20. Avatar de HEC
    HEC

    A minha distro preferida era sem duvida nenhuma o Kurumin, não sei se alguns a utilizaram, mas infelizmente terminou.

    Actualmente utilizo o Mint 10 – partilho a opinião do inoxllor.

    Mas continuo a utilizar o Fedora (deste a versaõ 4) e o Ubuntu através do VMware.

  21. Avatar de Serva
    Serva

    comecei a usar linux com o Suse , fiz algumas experiencias na altura com fedora penso que ainda na versão 8 e faltavam muitas coisas e confesso que numca mais experimentei , já fiz o download e vou testar , só para que conste agora uso Ubuntu e Suse 11,3 que está fantastica

    fiquem bem , depois comento se gostei desta versão do Fedora

  22. Avatar de Safekali

    2000 – Mandrake
    2001 – Slackware
    2005 – Gentoo
    2008 até hoje – ArchLinux

    ______________________________

    Como servidor em casa:
    2002: Slackware
    2005: FreeBSD até hoje

  23. Avatar de Grifo74
    Grifo74

    Pclinuxos forever
    Mais uma vez acho que deviam testar e fazer um post desta distro.

    1. Avatar de carlos reis
      carlos reis

      Concordo perfeitamente pclinuxos é muito boa distro e muito completa ,pena não darem mais “publicidade” … De certeza que ganharia mais adeptos.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Alguem quer fazer uma review do PCLinuxOS? Enviem-me um e-mail sff para ppinto (@) pplware.com

  24. Avatar de Manito
    Manito

    amigaOS4
    Não é linux, mas adoro.

  25. Avatar de Zé

    Por aqui Linux Mint 9 e não penso mudar. Só se for para o 10 🙂

  26. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Por aqui também é o Fedora 🙂 Só tenho o Windows por causa dos joguitos. 😐

  27. Avatar de aspas
    aspas

    boas tentei instalar o fedora e nao consigo…
    alguem me pode ajudar??

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Tenho a certeza que não faltam pessoas que te possam ajudar. O pessoal do pplware é “fixolas”. Só que tens de dar um pouco de informação: o que tentaste fazer, qual o problema, etc.

      Pessoalmente, nunca usei o Fedora, mas tenho curiosidade de experimentar a distribuição na vanguarda do Linux. Só tenho medo que me farte do trabalho que me poderá dar a instalar/configurar tudo o que faz falta. Nesse aspecto o Ubuntu e o Mint, já vem “prontos a consumir”.

      1. Avatar de aspas
        aspas

        fiz o download e graveio para um cd.
        faz boot direitinho, diz pa esperar 10 segundos e depois nao faz mais nada… :s

        1. Avatar de Alucard
          Alucard

          O CD pode ter sido gravado incorrectamente. Verificas-te a assinatura hash? Gravaste a uma velocidade baixa?

    2. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      Tens uma boa solução:

      “Lili USB Creator”

      È um programinha em Windows grátis que te permite num modo super fácil criares uma pen de arranque em Linux… Com essa pen podes instalar qualquer distro tipo “live cd” num computador sem teres de instalar no computador… Se depois quiseres instalar fica a tua consideração…

      Experimenta! É Super fácil!! 😀

      http://old.linuxliveusb.com/

      Qualquer dúvida, já sabes! 😉

  28. Avatar de Pedro Sousa
    Pedro Sousa

    Cent OS para servidor de casa. Fedora 13, Open Xange para desktop e portáteis. Windows para jogos. 😀
    Android no telefone.

  29. Avatar de PSG
    PSG

    Linux Mint 9.

    Há espera da versão estável do LM10.

    Também ponderei a Linux Mint Debian Edition (LMDE) para não ter que andar sempre a fazer upgrades, mas acho que sou muito “noob”….

  30. Avatar de Noémio Dória
    Noémio Dória

    Lamento lançar um offtopic. Mas tenho curiosidade..

    Quais destas distros todas que foram referidas pode trabalhar sem problemas em domínios onde o Windows é mais utilizado? E claro está onde os domain controllers estão em Windows 2003 Server.

  31. Avatar de Nuno
    Nuno

    FEDORA !

    uso ainda o 10 mas vou “saltar” agora para o 14

  32. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    Fã do Ubuntu cerca de 2 anos 🙂

  33. Avatar de Raul
    Raul

    Uso Ubuntu, mas gosto bastante do Fedora e estou sempre acompanhando seu desenvolvimento.

  34. Avatar de Miguel Ferreira
    Miguel Ferreira

    Por aqui Ubuntu 10.04 LTS x64 (melhor dizendo: Super OS 10.04, já experimentei o 10.10 e fartou-se de me dar problemas) para uso diário, e Windows 7 Home Edition x64 para jogar o Fallout 3 + New Vegas e usar o Office 2011…

    Não mudei para o Mint porque não gosto do aspecto do menu principal, e no Ubuntu mais especificamente através do Super OS, posso personalizar tudo de raiz…

    O Fedora é uma boa distro, mas o Ubuntu tem muitos os ppa’s e uma enorme variedade de repositórios disponiveis, facilidade de configuração (ailurus + Ubuntu Tweak + Ubuntu Perfeito), o que o tornam especialmente atractivo… Também habituei-me à linha de comandos à moda do Debian, o que no Fedora me complica mais a coisas quando tenho de recorrer à linha de comandos…

    Na próxima edição do Ubuntu, vem com o Unity que não me agrada, o que se calhar me vai obrigar a mudar para o Mint ou para o Fedora…

  35. Avatar de Marcus Vinícius
    Marcus Vinícius

    … Debian!

  36. Avatar de Duarte
    Duarte

    Alguém conhece algum tutorial online para actualizar de fedora 13 para 14 ?
    Aguardo respostas..

  37. Avatar de Filipe
    Filipe

    Boas! Inicialmente instalei o PC linux OS 2010.12 e experimentei conflitos graves a nivel da actualização, o que me fez começar do zero e mudar para o Fedora. Claro que deu trabalho para configurar tudo, mas quando acabei valeu a pena. Agora tenho uma distribuição perfeita e funcional atendendo as minhas necessidades. Thumbs up!!