Fedora 11 Disponível

35 Comentários

Foi lançada a versão final da release 11 do Fedora. Esta distribuição caracterizada por incorporar em cada versão as mais recentes inovações no mundo do software livre. Mas antes aconselhamo-lhe a ver a nossa pequena análise aqui. Já a seguir saiba o porquê da popularidade do Fedora 11, através dos seus links de dowload.

image_f11_lancado_01

O Fedora 11 ganha um novo ânimo tendo as suas versões de desenvolvimento sido amplamente aclamadas pela crítica. Faço-lhe notar que a natureza “experimental” de algumas funcionalidades desta versão são apenas aconselháveis para uso diário por parte de utilizadores intermédios / avançados em Linux.

image_f11_lancado_02_small

No entanto, se for daqueles utilizadores que apenas gostam de testar uma nova distribuição de uma forma desportiva, ao fazê-lo adicionará ao seu curriculum e cultura geral uma das top 3 distribuições de Linux.

Será certamente uma distribuição com que poderá aprender muito sobre Linux. Não posso deixar de gracejar com a mascote usada para esta versão. O nome de código Leonidas (Leão) poderá eventualmente atrair adeptos de um clube lisboeta de futebol, para o mundo do software livre. 😉

Bem, uma vez traçado o perfil do Fedora 11, já leu a nossa “review” no link anterior? Então seguem os links de download como prometido.

Licença: GNU
Sistemas Operativos: Linux
Download: Fedora 11 GNOME (i686) [688MB]
Download: Fedora 11 GNOME (x86_64) [691MB]
Download: Fedora 11 KDE (i686) [686MB]
Download: Fedora 11 KDE (x86_64) [693MB]
Homepage: Fedora Project

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de curioso
    curioso

    Já testei e tenho a dizer que as primeiras impressões são bastante boas, é bom ver o resultado final.

    De ter também em atenção que traz algum software que ainda não se encontra na sua versão final, para uso diário pode ser aceitável, mas apenas para quem percebe os riscos.

    Os meus parabéns para toda a equipa por de trás deste projecto.

    Dito isto, não troco o meu sistema Arch por nenhum outro, mas sei apreciar bons projectos como o Fedora.

  2. Avatar de francisco
    francisco

    simple the best

  3. Avatar de Simões

    Queria muito experimentar esta versão, mas penso que está como as anteriores.
    Não é possível ter dual boot com Windows no mesmo disco.

    Se for possível ter dual boot, vou já sacar.
    Alguém que tenha testado?

    1. Avatar de Nuno José

      Claro que é possível dual boot sempre foi

      1. Avatar de Simões

        Dual boot com Windows no mesmo disco rigido?

        1. Avatar de Aptenodytes Tuxus
          Aptenodytes Tuxus

          Sim claro, sempre foi possível.

  4. Avatar de Win
    Win

    Eu gosto é de Windows! Com bugas e tudo!

  5. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    Sempre embirrei com esta distro.. não se porquê mas não consigo gostar.

    1. Avatar de Olly
      Olly

      Uma pergunta:
      O Fedora não costumava ocupar um DVD?
      O que se passou? Encolheu?
      Removeram algumas coisas?

      1. Avatar de KaiserSoze
        KaiserSoze

        pelo que vejo passou a haver ISOs diferentes para as versoes KDE e Gnome. O DVD continha ambos.

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Os links apresentados no artigo são para os Live CD’s.

      3. Avatar de jmtdstoc

        Agora também já têm um LiveCD, como o Ubuntu.

    2. Avatar de jmtdstoc

      Comigo passa-se o oposto: sempre adorei estra distribuição e só não a uso por pequenas “coisas” que faltam. Neste Fedora 11 é o som que não funciona devidamente (ou não dá nada ou dá com falhas)… e lá volto para o Ubuntu.

      O Fedora tem algo que o Ubuntu não tem: actualização constante das versões das aplicações para as mais recentes. As aplicações em Ubuntu nunca são actualizadas até sair a versão seguinte do Ubuntu (excepto em actualizações de segurança).

      1. Avatar de Ana Narciso

        O Ubuntu também tem. Para isso basta activar o repositório “backports”. O repositório que vem activo por omissão no Ubuntu apenas instala novas versões de aplicações caso estas corrijam falhas de segurança ou bugs graves, caso contrário não actualiza, para manter o sistema o mais estável possível.

        O repositório backports é seguro e deve-se activar caso o utilizador pretenda que as versões que serão apenas incluídas no próximo Ubuntu, sejam logo instaladas no seu sistema.

        Mais informação em:
        https://help.ubuntu.com/community/UbuntuBackports

        Espero ter sido útil.

        1. Avatar de jmtdstoc

          Eu activo sempre o repositório “backports” mas mesmo assim são poucas as aplicações que são actualizadas para as mais recentes.
          Por exemplo o Rhythmbox ou o Transmission, em Ubuntu, não foram actualizados. Se não fosse o site Getdeb não tinha as versões mais recentes.

  6. Avatar de Aptenodytes Tuxus
    Aptenodytes Tuxus

    Sempre achei o Fedora uma distribuição bastante robusta e sólida, mas para mim prefiro outro tipo de distribuição.

  7. Avatar de João
    João

    Gnome or KDE, the best is?

  8. Avatar de rsl
    rsl

    Boas,
    Precisava de uma pequena ajuda. Instalei o Linux Mint através da ferramenta Wubi mas quando arranco não aparece a opção para seleccionar o sistema operativo. Arranca logo no windows. Tenho o windows 7 instalado.
    Obrigado.

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Caro, coloca a tua pergunta no nosso forum 😉 => forum.pplware.com

  9. Avatar de Organismo Terra

    Já tinha experimentado o F11, parece-me estável robusto, mas não gostei do explorador de ficheiros.

  10. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    MANDRIVA AO PODER!!!!!!

  11. Avatar de Cygnus5
    Cygnus5

    Experimentem o novo Caixa Mágica 14 e vão ver o que é bom. Baseado no Mandriva, mas melhor do que este, já que instala pacotes RPM por urpmi e DEB através do Synaptic. Não é necessário instalar programas adicionais como codecs e Java. É instalar e usar. Sólido,rápido e sem bugs. Eu usava Debian 5 e Mint e substituí o Mint por CM14.

  12. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tenho o Fedora 10 e por agora não vou fazer upgrade
    está a funcionar muito bem na minha maquina e já é raro
    usar o windows que tenho instalado noutro disco

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Para mim o Fedora é de longe a melhor distribuição de linux
    é um projecto a serio e acredito que a medio prazo irá acabar com
    o monopolio da micro$oft
    Claro que não é uma distro para novatos mas isso ainda o torna
    mas apetecido
    Detesto a ideia de computadores serem como electrodomesticos feitos á medida de todo o ti-mané e ti-maria que anda para ai

  14. Avatar de claudio
    claudio

    lançam distribuiçoes, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, lançam, e o gnome… nao sai da cepa torta…. haha
    windows, com bugs, sei la o que voces pensam, mas o vista não… nem nunca apanhei virus… linux so serve para dar dores de cabeça!

      1. Avatar de claudio
        claudio

        que é isto? :S xD

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Enganaste-te homem. Era windows. Esse é que não sai da cepa torta!

    2. Avatar de msanto
      msanto

      Se souberes escolher a versão certa não tens problemas de maior quanto a virus desculpa mas, ainda acreditas no pai natal de certeza, não há ninguém quando ligado à net que não apanhe virus passados poucos minutos.

  15. Avatar de NT
    NT

    Bem EXELENTE distro…

    Quanto ao ppl do clube lisboeta depois da missão espacial APAULO12 o fedora também deveria ser o 12… hehehe :p

    De resto recomendo esta distro que é bem potente!

    Tuxem prái!

  16. Avatar de 3biz
    3biz

    Fedora sempre esteve no centro de grandes inovacoes. plymouth é um exemplo disso mesmo que a canonical tenciona aproveitar.

    Arranque em 20 segundos (ou perto disso) é outro trunfo desta versao que, para quem nao sabe, quando se mete ubuntu 9.04 e fedora 11 lado a lado arrancar o fedora dá simplesmente uma ratada.

    Eu pessoalmente gosto mais de fedora. Lamento apenas n ter uma vastidao de packages tao grande quanto o ubuntu.

  17. Avatar de francisco
    francisco

    e é pena nao dar para dual boot com o windows, ahahahahah

  18. Avatar de Nuno Machado

    Para mim sem duvida a melhor distribuição do linux, é estável, com um ambiente gráfico bonito, facil de utilizar entre outras coisas…

    Já utilizo o linux à 1 ano, e digo-vos ja que ja deixei o windows por por completo.

    No linux tenho tudo o que preciso.

    Em relação ao F11, não instalo, porque ainda não existem drives para a ATI, mas para a nvidia já há.

    Windows é so para quem gosta de pagar licensas, no linux é tudo à “borlix”, como eu gosto de ser livre uso linux…

    Cumpz

  19. Avatar de msanto
    msanto

    O problema para mim com as distribuições de Linux são sempre os codecs de video, até agora o único que eu encontrei e que mais facilmente resolve isso foi o Mint.
    Cumpz

  20. Avatar de Filipe Silva
    Filipe Silva

    Bem, adorei esta nova versão.
    Tou a testa-la num simples pc intel e2180, e graficos intergrados na board.
    Funciona tudo que é hardware e efeitos do desktop.
    Instalou-se em tempo record, nunca vi uma distro instalar-se tão rapido ou entao ando desactualizado.
    Só peca em nao vir o firefox por defeito pois o konqueror browser não é lá muito bom a p.ex: apresentar a pagina mail.sapo.pt.

    ps: adorei este efeito alt+tab: http://www.postimage.org/image.php?v=aVVAueS