Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa (8)

53 Comentários

Se é utilizador do Windows e sempre teve a curiosidade de experimentar Linux, então este é o momento… até porque, em breve, vai ter de pagar pelo Windows 10. Para tal, o Pplware vai disponibilizar um conjunto de guias que o ajudarão a descobrir o melhor do Linux e, desta vez, usando apenas a parte gráfica.

Para a elaboração destes guias vamos usar o recente Linux Mint 18 “Sarah”.

mint_windows_thumb-2_thumb_thumb

A grande maioria dos sistemas operativos multi-utilizador permitem criar utilizadores. No caso do Linux esse processo é frequentemente realizado através da Linha de Comandos mas, tal como o Windows 10, o Mint também tem uma ferramenta gráfica para o efeito. Para tal basta ir ao Menu iniciar > Administração > Utilizadores e Grupos.

mint_006

Como criar um utilizador?

Para criar um utilizador é tão simples como carregar em Adicionar e depois indicar o Nome do novo utilizador e um nickname.

mint_007

Por fim é só definir uma password. Uma funcionalidade interessante é o facto de permitir gerar passwords aleatórias. Há também a possibilidade de criar um utilizador sem password.

win10_011

Seleccionando o utilizador e acedendo a Definições Avançadas, podemos também definir de imediato alguns privilégios do Utilizador, como podem ver pela imagem seguinte.

mint_05

Além dos utilizadores, é também possível criar e gerir grupos de utilizadores. Se o seu PC é utilizado por mais do que uma pessoa (ex. irmão(ã), mãe, pai, …), nada melhor que criar um utilizador para cada um e, assim, cada um deles ter a sua área de trabalho e ficheiros  pessoais separados.

Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de osxm
    osxm

    da para jogar gta v?

    1. Avatar de Altair
      Altair

      Não, não da, mas isso pq a Rockstar não lançou a versão do game pra linux so isso, assim como tbm não laçou o game pra MAC, somente isso mesmo, nada que diminua esse incrível SO que é o Linux.

      1. Avatar de Tiago Matos
        Tiago Matos

        Usando WINE pode ser rodado porem com menos performance mas nada q afete a experiência do jogo

  2. Avatar de morteaospoliticoshahaha
    morteaospoliticoshahaha

    Fala do linux, mas do mais importante não fala (a instalação e os seus procedimentos, para acabar com a intrusão da microsoft na nossa vida, da nossa casa e no nosso portátil, tablet, pc e outros mais), falar é fácil, ensinar é mais difícil, passem bem.

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      O (8) no final do titulo significa que já é o oitavo artigo sobre este mesmo tema, os 7 anteriores ensinam tudo o que precisas

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Arrancar por uma pen ou cd e seguir os passos é dificil à brava… o proprio setup dá as instruções todas, mesmo se fizermos dualboot

      1. Avatar de Luís
        Luís

        além disso convém pesquisar antes de falar… tutorial de instalação aqui
        https://pplware.sitedev.pt/linux/aprenda-instalar-novo-linux-mint-18-sarah-7-passos/

    3. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Não é por falta de tutoriais aqui no Pplware. Dica: A instalação do Ubuntu é igual à do Linux Mint.

      1. Avatar de Paulo Jaime
        Paulo Jaime

        Linux Mint é baseado em Ubuntu…..não podia ser muito diferente…

  3. Avatar de JP99
    JP99

    Acho que o único grande problema do linux em geral é que não se preocupam muito com o design geral do sistema continua muito do mesmo. Acho o KDE muito lindo a nível de design, mas peca pela performance versatilidade. Apenas a minha opinião de quem utiliza.

    1. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Tens muitos ambientes e temas por onde escolher e instalar.

      1. Avatar de Caçador de Ganbuzinos
        Caçador de Ganbuzinos

        sim verdade mas os sistemas não vem pré configurados a nível de temas muito básicos difícil para o utilizador comum mudar até porque a interface do windows está muito bonita e funcional a todos os níveis

        1. Avatar de Techguy
          Techguy

          Não concordo. O Linux Mint (Cinnamon Edition) tem temas bastante bons e inclusive pode-se fazer download de mais temas. E no geral traz mais recursos out-of-box que o Windows.

        2. Avatar de Paulo Jaime
          Paulo Jaime

          Eu no meu Linux tenho a interface 99,999% do Windows 10. O problema é que as pessoas não querem pesquisar nem tentar conhecer o S.O. como sempre fizemos aliás com as diversas versões do Windows. Tivemos que conhecer o sistema . Aqui é igual . Está tudo ao dispor . Eu só uso em Dual Boot em conjunto com Windows 10 porque a MEO GO Tv não está construída para a plataforma Linux , senão só usava Linux . Não queira comparar a segurança , fiabilidade e estabilidade do Linux com o Windows . Tudo é controlado por Linux sabia ? Projectos Espaciais, Bancos , grandes Multinacionais , empresas de e-commerce como a Amazon e E-Bay , comboios , semáforos , bases lançamento mísseis nucleares , submarinos , grandes Bancos e por aí afora . A realidade é que uma grande parte , especialmente jovens ( por causa dos jogos ) e muitos funcionários de empresas e também domésticos não têm tempo nem paciência para conhecerem e inovarem …aprendem de uma determinada forma e qualquer ponto ou vírgula que se mude já é uma tremenda confusão . Concerteza que usa Smartphones , excluindo o Windows Mobile e o Iphone , todos os outros usam Android ….que é Linux !!! Qual é o seu problema ? Tenho 60 anos e não sou expert nem profissional de informáctica !!!!

          1. Avatar de Alvega
            Alvega

            Boas Sr Paulo, eu que faz 10 anos fiz uma incursão pelo Linux (nao me lembro qual a Versao) mas nao achei nada pratico na altura ao dual boot que me dava problemas, mas agora ando com ideias de voltar a fazer umas incursões por esse mundo.
            A minha pergunta (pedido) é : qual a versao linux que utiliza, especialmente por ser segundo diz muito similar ao windows 10 graficamente?
            Um dos problemas que vejo no raio do linux é tantas versoes, (codigo aberto dá nisso) cada um faz uma versao a seu gosto, e para quem quer experimentar sao tantas as versoes e variaveis que desmotivam.
            Eu até me mecho muito bem com windows, pois tenho Computadores desde os anos 80 e muitissimas horas de trabalho e diversao com eles, mas já nao tenho paciencia para começar a utilizar algo que me parece tao basico (provavelmente estarei enganado) como o linux, pois ter ferramentas desenvolvidas e potentes é uma coisa, ter essas mesmas ferramentas há mao de semear e com bom aspecto grafico é outra coisa.
            Nem todos podemos ser programadores, e utilizar com destreza a linha de comandos, eu quero algo mais user – friendly , pois se a aparência nao fosse importante, as mulheres (especialmente mas nao só) andavam vestidas com uma sarpilheira e nao ligavam nada a modas, todos sabemos que isso nao corresponda ´há realidade.
            Eu por defeito NUNCA volto a um tópico, mas como lhe faço uma pergunta, vou voltar caso decida fazer o obséquio.

          2. Avatar de Paulo Jaime
            Paulo Jaime

            Em resposta ao comentário de ALVEGA , uso o Linux Mint 18 que é o que está em análise no artigo. É só ir às ferramentas do sistema e procurar por mais temas na internet e aparecerão imensos , entre os quais o W10 …claro que depois é preciso configurar / escolher os botões , as janelas e restantes parâmetros para ficar com a interface Windows 10 , mas para quem está familiarizado com uso de pcs é tarefa simples .

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            Eu corro o Meogo no Linux mint Sarah. Encontrei por ai algures (sem “pescar um boi” de Linux) uma forma de correr o silverlight 5 no mozilla.

    2. Avatar de fanfarrao
      fanfarrao

      O windows 10 também tem um lindo design, mas é tao pesado quanto o KDE.
      No linux, podes escolher um ambiente mais leve.

    3. Avatar de XJarreta
      XJarreta

      É relativo.

      Tenho o Manjaro KDE em dual boot com o Windows 10 em um Samsung I7. Esta configuração corre fluído (exceto quando faz uma atualização de kernel e da DE, que precisam ser reinicializados) e executo vídeo, KDEnlive e Mixx (alternativa ao Virtual DJ) e até um CS:GO via STEAM. Nesse caso concordo que é exigido um hardware menos modesto. Prefiro KDE por ser um ambiente de design elegante e sóbrio, além de fácil configuração – quem mexe com Windows não terá grandes obstáculos para personalizar.

      Por outro lado, tenho um DualCore com 3GB de RAM, que apesar de não desligar corretamente (problema na motherboard e por isso inviável seu reparo), corre um Manjaro JWM. Apesar da interface minimalista, atende os requisitos para atividades triviais – office, navegar na internet e executar alguns softwares específicos como o code:blocks ou Packet Tracer; tudo isso ao mesmo tempo sem maiores gargalos de processamento. Este DE é um tanto maçante de início nas configurações, mas depois de feito você não precisa realizar nenhuma alteração adicional.

      Saudações

  4. Avatar de Serato
    Serato

    Farto de ter MacOS/OSX?
    O Linux Mint é uma boa alternativa para quem quiser mudar..
    Melhor que Windows? Só mesmo em sonhos e 90% das aplicações nem existem, e as alternativas deixam muito a desejar.
    Façam um tutorial a mostrar como fazer iLok e Pace a funcionar e mudo hoje….

    1. Avatar de Altair
      Altair

      ” Só mesmo em sonhos e 90% das aplicações nem existem” 90% das aplicações baseadas em que, em 100% de todas as aplicações existentes no mundo? Android tbm é Linux em olha la na google play e conta la.
      Mesmo se existirem um milhão de aplicações pra windows e 10 mil pra linux, ninguem instala tudo isso em um sistema ou seja a porcentagem não quer dizer nada, quanto a aplicativos como photoshop, corel e esses “famosos” por ai so não rodam no linux por um motivo, essas empresas não criaram a versão dos mesmos pra linux, culpa das empresas e não do SO, existem também softwares que so rodam no linux e não em outros SO’s tbm, o que não significa nada, linux é um excelente SO, independente de ter ou não essas aplicações “famosas” que são empurradas goela abaixo nas pessoas, como se só existissem essas no mundo.

    2. Avatar de AMS
      AMS

      +1
      Concordo plenamente..
      Quando mudar, mudo para melhor… Pars mim para ja nao ha nada melhor que o Windows.

  5. Avatar de Kabuki
    Kabuki

    Na minha opinião o Linux, tem dois problemas.
    1ª Muitas versões, lançamentos, confusão total.
    2º Para instalar programas é uma carga de trabalhos, ou não dá, ou precisa-se quase fazer programação.
    Para quem quer começar ou mudar, não sabe para onde se virar, depois a instalação de programas, estão sempre condicionadas.

    1. Avatar de jAugusto
      jAugusto

      1º Rolling distros, instalas uma vez e pronto actualizas e não te chateias com as versões: tipo windows 7 para winsows 10.

      2º Os instaladores é só clicar e escolher o básico: país, user name password etc etc…

    2. Avatar de XJarreta
      XJarreta

      Entendo o seu ponto vista.

      1. Por outro lado você escolher um Linux que atenda seus requisitos (design de área de trabalho, hardware mínimo, nível de aprendizado para configurar, aplicativos que necessita usar, etc.). E se não gostar, podes migrar a uma outra distro, diferente do Windows e Mac. Não me dei bem com o Mint, que apesar de trivial, inexplicavelmente tinha momentos que consumia toda a CPU, também usei o Debian que foi por muito tempo meu fiel no dia a dia, até adotar de vez o Manjaro KDE.

      Sou da época do Mandrake (circa 2000/1), e, em comparação com os dias atuais existem versões bem fáceis de usar e configurar.

      2. As distros mais recentes possuem uma “Central de Programas” em que você pode escolher o software que necessita e com poucos cliques a instalar (apenas lembrando de conceder permissões)…

      Tenho amigos que usam o Mageia e Sabayon e são só elogios. Tente um desses.

      Saudações

    3. Avatar de P
      P

      Podes usar versões LTS em que só sai uma versão nova do SO, tipo Win 7 para 10, a cada 5 anos.
      E atualmente, todas as distros tem algo do género loja de aplicações

      1. Avatar de dedro
        dedro

        P, permite-me a correção, versões novas é de dois em dois anos o suporte é que é de cinco anos.
        https://wiki.ubuntu.com/LTS

  6. Avatar de irlm
    irlm

    quais são oas diferenças entre os tipos de grupos de utilizador no linux? (whell,users…)
    exemplo https://wiki.archlinux.org/index.php/users_and_groups

    1. Avatar de irlm
      irlm

      fazer um tutorial deste assunto,sff

  7. Avatar de Goncalo Pereira
    Goncalo Pereira

    o facto de um simples scroll de rato não dar para configurar num menu de definições é algo não se entende porque não foi nunca implementado no linux

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Oi??!!

  8. Avatar de Emperador
    Emperador

    De cavalo para burro, não obrigado, linux é sistema de nerds.

    1. Avatar de Altair
      Altair

      Todo Artigo que fala de Linux é a mesma historia de falar que é sistema pra Nerds, vcs combinam isso em grupos antes de falar ne, so pode.

      1. Avatar de giloan
        giloan

        Nerd toto allert

  9. Avatar de iFernando
    iFernando

    Os Ubuntus/Mints não evoluíram nada, como é grátis poucos engenheiros desenvolvem o sistema. Nem o rato funciona bem…..para esquecer

    1. Avatar de P
      P

      Andas mesmo a par do desenvolvimento do Ubuntu estou a ver

  10. Avatar de David Crocket di Karn
    David Crocket di Karn

    Mas quem é que pode estar farto do Windows? Aqui mesmo, no pplware, foi dito que o Windows era o melhor e o mais moderno sistema operativo do mundo!!! Isso mesmo, leu bem: o melhor e o mais moderno sistema operativo do mundo!!! Pela parte que me toca, eu não estou farto|

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida, mas isso não quer dizer que não haja alguém farto dele… e aqui estão boas alternativas.

      1. Avatar de Macgyver
        Macgyver

        Vitor M. off topic… Era bom que o PPlware fizesse um artigo sobre a instalação das novas gráficas da Nvidia gtx 1060 e seguintes em Linux pois segundo experiência pessoal é um bocadinho complicado mas não deixa de ser divertido as “dores de cabeça” que o processo dá.

  11. Avatar de giloan
    giloan

    Linux e para nerds Windows e para normais e mac para os fashion

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      e isso foste tu que decidiste?

    2. Avatar de Fernando Nerd
      Fernando Nerd

      Existe código Linux no Android, no iOS/OSX (BSD Darwin) e agora no novo Windows10 (20% de Libs e drivers.) o próprio Bill Gates disse que o Linux é um patrimônio mundial. No futuro, todos seremos nerds.

  12. Avatar de Vasco
    Vasco

    Estou a usar linux mint desde que a ultima atualização do widows 10 deixou de dar no meu pc toshiba. Mas o linux mint suga bateria que é uma loucura!! bateria com 54% de carga e tempo estimavado 54 minutos?1 Credo!!! Mudei pro ubuntu. O ubuntu também tem mais suporte no ask ubuntu e outros foruns. Não encontrei nada para o linux mint mais recente.

    1. Avatar de Odin
      Odin

      que desktop usavas?
      CINANNOM?

  13. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Do que mais sinto falta nesta distribuição é durante o processo de instalação não vir com o wizard de criação do filesystem como o Debian. Gosto de ter o /root separado do /home do /var do /usr , etc. Fora isso, não tenho mais criticas. Tudo funciona impecavelmente e foi instalado logo à primeira. Estou a passar tudo do Ubunto para Mint. Não estou a usar o Debian, porque algum software não está disponível por defeito e tem que ser instalado manualmente.

    1. Avatar de eu
      eu

      de certeza? qdo aparece a parte da escolha do disco escolhe a última opção, mais uma coisa, acho que é assim o nome

  14. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Para mim subida de utilizadores GNU/Linux trouce desvantagens para o ambiente de trabalho nos sistemas UNIX , que não se lembra do GNOME 2 , ambiente de trabalho muito funcional e tinha características e pormenores que nem existia no ambiente de trabalho e nem existe ainda no windows , mas depois chegou o Ubuntu com os tipos com seus apple portáteis , e vá toca de influenciar para tornar o ambiente de trabalho Gonome de agrado dos fan boys do windows e da apple , e GNOME foi perdendo funcionalidades , hoje e dia temos variantes do GNOME 2 , chamado GNOME 3 e o Unty , mas na pártica hoje em dia tem que se utilizar mais atalhos de teclado que no antigo GNOME 2 para aceder a mesma função , e algumas das funções prederam funcionalidades , e muitas vezes o que era antes simples hoje em dia tem que se utilizar a linha comandos para ter a mesma função que havia no GNOME 2 .

    1. Avatar de A.Vidal
      A.Vidal

      É bem verdade. Utilizo linux desde 2009 e verifico, que algumas coisas, em versões mais comerciais (ubuntu -canonical) tem vindo a perder funcionalidades, e a tornar-se cada vez mais pesados. A mudança de Gnome2 para Unity é disso um exemplo. Tenho um centrino duo dual core de 2006, e com linux mint mate, ou outra versão semelhante, continua a ‘bombar’ como um avião. O que nos ‘safa’ é a diversidade de versões linux que existem. O linux primeiro estranha-se, depois entranha-se. Sete anos após ter começado, com ubuntu 8, acho que já não vou voltar atrás. Todos os dias utilizo windows 7, porque no serviço que desempenho não me dão alternativa. A nivel pessoal, Mint 17.

    2. Avatar de AlexAlex
      AlexAlex

      Podes usar o Mate desktop: http://mate-desktop.org

  15. Avatar de irlm
    irlm

    Nem uma noticia sobre os 25 anos de Linux 25/8/2016

  16. Avatar de Vitor Hugo
    Vitor Hugo

    Olá Pedro.

    Para quando mais artigos para continuação destes fantásticos 8?

    Obrigado e um bem haja a malta toda do pplware.

    Cumprimentos