Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa (2)

67 Comentários

Se é utilizador do Windows e sempre teve a curiosidade de experimentar um Linux, então este é o momento… até porque, em breve, vai ter de pagar pelo Windows 10. Para tal, o Pplware vai disponibilizar um conjunto de guias (já leu o primeiro?) que o ajudarão a descobrir o melhor do Linux e, desta vez, usando apenas a parte gráfica.

Para a elaboração destes guias vamos usar o recente Linux Mint 18 “Sarah”.

mint_windows


No nosso primeiro artigo desta rubrica, que consideramos já um sucesso tendo em conta o número de comentários gerados, falamos sobre a forma de controlar as Aplicações de Arranque. Hoje vamos falar sobre ArtWork.

Uma das primeiras coisas que normalmente fazemos quando instalamos um sistema, é personalizá-lo. Mudamos o wallpaper, o tema, ajustamos os ícones, criamos atalhos, etc.

Por norma, as distribuições Linux trazem excelentes wallpapers e também temas fantásticos. As alterações são fáceis de realizar, o difícil mesmo é saber qual escolher.

Como mudar o wallpaper?

Tal como no Windows, basta clicar no botão do lado direito do rato sobre o ambiente de trabalho e escolhermos Alterar fundo da área de trabalho.

mint18_00

Aí dentro existem vários e fantásticos wallpapers prontos a aplicar. Em Definições podemos indicar que queremos reproduzir várias imagens em ordem aleatória, definir o aspecto da imagem, etc.

É claro que também podemos usar as nossas próprias imagens.

min18_02

Como mudar o tema?

Relativamente aos temas podemos aceder via Menu (procurando por temas).

mint18_01

Depois, o utilizador pode personalizar tudo e mais alguma coisa: Contorno das janelas, ícones, controlos, ponteiro do rato, ambiente de trabalho, etc.

mint18_02

Ao clicar em cada um dos tópicos, aparecerá um conjunto de alternativas. Por exemplo, carregando em Ícones, aprecem várias opções do novo modelo a aplicar ao sistema.

temas_02

Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso estejam atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários.

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ruivix
    Ruivix

    Quase que estava tentado em estoirar 200€ num desses HP Stream 11 só para testar o Mint num mini portátil por ser uma maquina mais actual mas 32GB de disco é muito fraquito para mim…

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      compra um cartão SD or uma pen USB 3.0 com 120 GB

    2. Avatar de Insider
      Insider

      Compra o HP Stream de 13″. O de 11″ é pequeno.

    3. Avatar de Pablo
      Pablo

      compra mas é um pc em segunda mão nessas lojas informáticas que vem como deve de ser (algumas) e ainda tem garantia

    4. Avatar de Pablo
      Pablo

      compra mas é um pc em segunda mão nessas lojas informáticas que vem como deve de ser (algumas) e ainda tem garantia

  2. Avatar de João Assis
    João Assis

    Como fazer partição do disco para ter o Mint e o W10 ?

    1. Avatar de Bovidino
      Bovidino

      Você pode usar o próprio Gerencidor de Disco do Windows. Digite WIN+X e escolha Gerenciador de Disco. Também pode usar o EASEUS Partition Master, programa que pode baixar no Baixaki, ou qualquer outro programa do gênero. Cuidado, você precisa saber o que está fazendo para não deletar o seu próprio Windows ou seu documentos.

    2. Avatar de Antónioi
      Antónioi

      EaseUS Partition Master.

    3. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Pelo próprio Live DVD do Mint, usas o GParted.

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    A sério que estás a “ensinar” a mudar wallpaper e tema? Ao que isto chegou…

    1. Avatar de J
      J

      Também achei que há temas mais pertinentes a abordar em linux, mesmo para iniciantes, do que mudar um tema e wallpaper. Nomeadamente, situações que apareçam e que não estejam na documentação das distribuições. É certo que ninguém lê a documentação que acompanha as distros, da mesma forma que ninguém lê as instruções quando compra um aparelho novo. Agora mudar um tema ou até mesmo como pergunta o João Assis, particionar o disco, é algo que está em qualquer documentação de qualquer distro. Bastava ler 5 min para perceber que logo na instalação pode, com o recurso ao Gparted(senão me engano), estruturar o disco de forma a instalar os dois sistemas sem comprometer o que já está instalado.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Calma, vamos passo a passo. Quem já sabe que ajude não venha criticar. Afinal são muitos que acham que o Linux é só aquela janela preta.

        1. Avatar de Helder Ganhão
          Helder Ganhão

          Concordo. Sou iniciante neste mundo do linux e estas pequenas “pérolas” de ajuda, apesar de “banais”, são uma mais-valia. Um grande bem haja a todos os que não se importam de partilhar conhecimento.

        2. Avatar de Y
          Y

          Pedro. Não é uma critica destrutiva. Até porque por muito mau que possa achar qualquer artigo aqui publicado nunca farei um critica destrutiva. Porque antes de o fazer há duas coisas que penso. Primeiro que o que se quer transmitir e a forma como se transmite às vezes não nos sai ou não tem o impacto que pensamos que vá ter e depois há o trabalho que está implícito em todo e qualquer artigo. E este é um trabalho, um acesso à informação, que chega a nós gratuito e só temos de aproveitar, absorver e agradecer.
          Vamos então passo a passo e descomplicar essa janela preta. Continuação de bons artigos com que nos brindam diariamente.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Bora lá, já agora deixo o desafio para participarem.

        3. Avatar de José Pinto
          José Pinto

          Instalei o Mini 18 num Toshiba Nb100 e tenho-me aventurado um pouco neste sistema operativo. O que me custa mais compreender é a instalação pela consola. Mas hei-de lá ir! Sempre que posso leio algo sobre o Linux.

          1. Avatar de joaquim
            joaquim

            não precisas… usas o software manager que está no menu

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Sim Daniel! Se ainda não percebeste (devias ter percebido), o objectivo é fazer vários tutoriais a ensinar e mostrar como é fácil usar o Linux. Mas já que parece que dominas, deixo-te o desafio de apresentares um artigo sobre o tema. Vamos nessa?

      1. Avatar de Tico
        Tico

        Penso que seria mais interessante mostrar isso no ubuntu mate, que no meu entender é bem mais parecido com o windows do que esse… é só preciso apagar a painel (entenda-se barra) que inicialmente aparece no canto inferior, e mudar a do canto superior para o inferior e depois para concluir mudar as três opções separadas (de acesso aos menus de administração…), para um que é tudo junto e se chama “Menu Principal”.

      2. Avatar de Vítor Rodrigues
        Vítor Rodrigues

        Parabéns pelo tutorial sobre o Mint, já uso á alguns anos todos os dias e é com ele que estou a enviar este comentário. Só começando ensinar mesmo pelo mais básico é que atraímos mais pessoas para o Linux. Parabéns

        1. Avatar de Ismael Guimarães AJ
          Ismael Guimarães AJ

          O meu problema com o Linux sempre foram os drivers e a parte de ter que utilizar uma linha de comandos para fazer imensas das coisas que no Windows é tão mais intuitivo.

          Eu tenho um Asus Eee PC 1001P e adoraria colocá-lo a rodar Linux pois o Windows 7 que tem deixa-o lento. Só tem 1 GB de RAM.

          Alguém me diz qual é a versão Linux mais parecida com Windows e que seja leve para fazer isso?

          1. Avatar de Mário Alberto
          2. Avatar de Amilcar Alho
            Amilcar Alho

            Zorin OS.

          3. Avatar de Amilcar Alho
            Amilcar Alho

            Zorin OS ou Q4OS.
            https://pplware.sitedev.pt/linux/q4os-distro-linux-ressuscitar-windows-xp/
            Este ultimo andei a testar numa VM e parece interessante e bastante leve.

  4. Avatar de Nilson Carvalho
    Nilson Carvalho

    Qual versão é mais leve Cinnamon ou Mate para pc mais antigos?

    1. Avatar de XJarreta
      XJarreta

      Boa noite;

      Dependendo das specs do seu hardware, nenhum dos dois e sim o XFCE, que sabendo personalizar (você encontra uns tutoriais bacanas) não deixa nada a dever em estilo e personalização.

  5. Avatar de J.Frazão
    J.Frazão

    As distros de hoje, pelo menos as mais utilizadas, já são bastante intuitivas e, em algumas coisas, não sao assim tão diferentes do windows. Utilizo o manjaro já à um bom tempo e, raramente tenho de recorrer ao terminal.
    Abraço

    1. Avatar de Rui
      Rui

      concordo, só não aconselho Manjaro aos novos usuários por ser uma roling release. E como é baseado em Arc pode assustar…(já experimentaste Antergos)?

      1. Avatar de J.Frazão
        J.Frazão

        Ola Rui,

        Ja andei a investigar mas nunca experimentei o Antergos. Mas ja ouvi falar muitissimo bem dela. Tenho que analisar.

        1. Avatar de XJarreta
          XJarreta

          JF;

          Tenho um notebook Samsung I7, NVIDIA 2Gb e memória de 8Gb em dual boot com Windows 10 e Manjaro KDE, enquanto um outro antigo com um configuração bem mais modesta rodando outro Manjaro JWM, este bem leve que atende nas tarefas básicas (Office, navegar na Web e assistir vídeos), contudo sua configuração não é das mais intuitivas para usuários que estão acostumados com o padrão NNF (next, next e finish) do Windows.

  6. Avatar de KingDi
    KingDi

    E para quem está farto de Linux ou OSX ou…??? Alguma “dica”???
    Vá lá, vamos ser coerentes, sérios, e por aí adiante…

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      *BSD.

      1. Avatar de XJarreta
        XJarreta

        +1
        Ports não é para amadores!

  7. Avatar de onz
    onz

    vá ajudem a malta também a retirar os icons no ambiente trabalho. xd

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estás a complicar ! 😉

    2. Avatar de Mário Alberto
      Mário Alberto

      1-Definições do sistema.
      2-Ambiente de Trabalho
      Esquema de trabalho (sem icons na área de trabalho)

  8. Avatar de Mendes
    Mendes

    Como já referi no post anterior, façam um tutorial a explicar como se mete software de audio com dongles a trabalhar e mudo já, até lá, o mint ou qualquer outra distribuição Linux serve para navegar na net…..

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Explica lá bem o que queres 😀

    2. Avatar de J.Frazão
      J.Frazão

      Opa esta malta não tem ideia nenhuma do que está a dizer. Impressionante.

  9. Avatar de Mário Alberto
    Mário Alberto

    Pedro Pinto poderias fazer um video ?
    Ou podias usar este video do Dio ele faz videos ele é professor de informatica.
    https://www.youtube.com/watch?v=_lAM5yRG3nA

  10. Avatar de manuel
    manuel

    Toca a evangelizar o pessoal pplware ; como o Linux é um projecto comunitário e não um produto não há publicidade… Cabe à comunidade a sua divulgação e assistência ; obrigado pplware

  11. Avatar de coiso
    coiso

    O Sr. Pedro Pinto deve usar muitas vezes o Linux Mint. Deve, deve….

  12. Avatar de pena33
    pena33

    Um tutorial como instalar uma dock (exemplo a cairo) e configurá-la.
    Eu no meu instalei e gostei do conceito.
    Como instalar o pipelight, ainda não consegui. (Já devo ter instalado coisas a mais).

  13. Avatar de Bruno Costa
    Bruno Costa

    Boa tarde,

    Sou usuário do Windows mas tenho curiosidade em trabalhar com o Linux. Tenho um portátil antigo e gostaria de instalar o Linux de raiz sem Windows. Podem me dizer como fazê-lo? que programa usar?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      vai ao youtube, tens lá vários tutoriais, vais ver que é fácil.
      normalmente a instalação e feita através de uma pen (8gb aconselhável), testa primeiro a ver se gostas antes de fazeres a instalação (as vezes há problemas com as placas wifi nos portáteis mais antigos). Esta distro Mint é das que costumo aconselhar a novos usuários, mas se o teu portátil for mesmo muito velhinho experimenta o linux lite ou o ZorinOs que requerem poucos recursos da maquina para funcionarem bem.

      1. Avatar de Bruno Costa
        Bruno Costa

        Muito obrigado pela resposta.

  14. Avatar de Vitorpt
    Vitorpt

    Bom dia, dará para instalar num asus eepc 1000he?

  15. Avatar de Osvander
    Osvander

    Eu uso o pclinuxos br a mais de 7 anos, sem um problema sequer. Ele é parecido com o windows na instalação e atualização, é fácil e não preciso ir ao terminal, é só usar a synaptic, que faz tudo automaticamente. A configuração a seu gosto na área de trabalho é fácil, como se estivesse no windows.

  16. Avatar de Vítor Rodrigues
    Vítor Rodrigues

    Gostava de conseguir instalar o wine no mint e instalar software que por vezes só há para Windows mas nunca consegui que funcionasse.Wine funciona com Internet explorem que já vem instalado, mas nunca funcionarão nada que eu instala-se

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Experimenta o PlayOnLinux

  17. Avatar de Rui
    Rui

    sim isso mesmo só para os horríveis os/as bonitinhos só usam Mac (também não usam windows que isso é coisa de classe média).
    Aposto que usas e dominas e pagas as versões todas dos programas que escreveste aí…

    1. Avatar de coiso
      coiso

      Que bela maneira de escapar da questão de fundo…

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Não à que escapar a questão de fundo… quem usa ferramentas como “adobe acrobat, lightroom ou premiere ou photoshop” e precisa delas use windows ou mac, existem nalguns casos ferramentas alternativas mas não são a mesma coisa… mas tenhamos em atenção que a maior parte dos utilizadores não usam essas ferramentas nem têm sequer maquinas com fluidez para as usar. Atenção que uso e adoro o w10 também.

  18. Avatar de J.Frazão
    J.Frazão

    Esta história que o linux é complicado é um minto. Tenho um amigo, na casa dos 70 anitos que sempre usou o pc com Windows. Aqui à uns 3 anos estava com problemas de ativaçoes de office e windows e, em vez de lhe colocar la o KMS a trabalhar, instalei-lhe o Mint. Até hoje esta satisfeitissimo com aquilo. É certo que não é um utilizador profissional, de qualquer das formas, serve para perceber que, qualquer pessoa, pode usar Linux.
    Essa historiia do Linux ser uma coisa dependente dum terminal até para montar uma pen está mais que ultrapassada.
    Ainda assim, entendo que, para alguns utilizadores o WIndows seja indispensavel. Sou utilizador do VisualStudio e reconheço, sem qualquer problema, que o MonoDevelop não está nem proximo do VS2015.
    Mas pronto. Toda a gente precisa de utilizar VisualStudio?? Toda a gente precisa de utilizar Dreamweaver?

    Abraço a todos

  19. Avatar de paulo
    paulo

    Boas, tenho o MINT 17 CINAMON a funcionar na perfeição no MAGALHAES e é impecavel. Entretanto tentei instala-lo “n” vezes num COMPAQ PRESARIO CQ60 e a dada altura fiquei com o ecran sempre a “piscar” que deduzo ser problema de drivers NVIDIA; problema esse que não consegui resolver… E na verdade, neste “charolo” só a distro KUBUNTU e a que tenho actualmente (MANJARO 16.06.1 XFCE) é funcionam na perfeição. E experimentei UBUNTU, ELEMENTARY OS, …

  20. Avatar de VaGNaroK
    VaGNaroK

    Quem sabe um tutorial de como formatar um pen-drive ou disco usando o “formatador de dispositivo de memória” do mint ou usando o gnome “disks”. e também de como encriptar um disco ou pendrive usando o famoso LUKS no gnome Disks. são ótimas dicas.

  21. Avatar de sakura
    sakura

    o pb. do linux é que….. como se instala o java?ou
    “”Silverlight extension for Chromium is called Novell-Moonlight “” pq usam SLight??????
    e os codcs???
    mp3???
    como uso arch isso é tudo instalado a mao mas semper se pode uzar –>
    bluestarlinux (que não conheço).

    fonte:
    http://bluestarlinux.sourceforge.net/index.php?action=articles;sa=view;article=39

  22. Avatar de João Assis
    João Assis

    Acabei de fazer uma partição no disco e de momento tenho instalados no pc o W10 e o Linux Mint 18. O meu problema é que o Wi-fi no Linux não está a funcionar, assim que ponho aquilo no “On” aquilo vai para “Off” automaticamente. Já instalei as drivers necessárias e aquilo continua a não funcionar. É muito estranho porque a opção “sem fios” aparece mas ao tentar ativá-la aquilo desativa imediatamente.

    De notar que já aconteceu o mesmo problema no meu pc quando instalei o Ubuntu (tentei até várias versões desta distribuição).

    Alguém consegue ajudar ?

  23. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    No Linux se as drives ou algo não funciona correctamente, por vezes é porque está em falta algum pacote……. Synaptic – permite instalar, actualizar e remover pacotes de software.