Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa (6)

32 Comentários

Se é utilizador do Windows e sempre teve a curiosidade de experimentar Linux, então este é o momento… até porque, em breve, vai ter de pagar pelo Windows 10. Para tal, o Pplware vai disponibilizar um conjunto de guias que o ajudarão a descobrir o melhor do Linux e, desta vez, usando apenas a parte gráfica.

Para a elaboração destes guias vamos usar o recente Linux Mint 18 “Sarah”.

mint_windows_thumb-2_thumb_thumb


Um dos atalhos mais usados no Windows é, provavelmente, o CTRL + ALT + DEL para aceder ao Gestor de Tarefas e assim “matar” alguns processos que insistem em não encerrar ou, simplesmente, fazem com que o sistema bloqueie por alguns períodos.

No Linux, o comando Kill é um verdadeiro “el matador” de processos mas há também uma ferramenta gráfica no sistema para tal, o Monitor do Sistema.

mint_001

Com um aspecto semelhante à ferramenta do Windows, através do Monitor do Sistema, no separador Processos, podemos facilmente finalizar processos. É ainda possível alterar a prioridade, ver mapas de memória e saber quais os ficheiros abertos associados.

mint_003

Mas, dentro do Monitor do Sistema, é também possível ver o histórico/uso do CPU, da memória RAM e da placa de rede.

mint_004

No separador Sistema podemos saber informações sobre o sistema operativo e também sobre o hardware da máquina.

mint_005

Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mudem para linux, mudem
    mudem para linux, mudem

    Tantos artigos sobre a migração de Windows para Linux. O Linux só tem uma vantagem sobre o windows: é parcialmente gratuito. Fora isso é um sistema operativo totalmente amador e desprovido de qualidade quando comparado com o Windows 10.
    Como eu costumo dizer, é um SO para quem quer parecer um intelectual informático, ou, como se diz na minha terra: tem muita parra e pouca uva.

    1. Avatar de danny
      danny

      pois é, até concordo contigo……se calhar só viste uns vídeos e ficaste todo conhecedor do sistema.
      Concordo contigo devido aos artigos, pois migrar de Windows para Linux deve ser divulgado e dar a conhecer da melhor forma possível como este sistema é bom.
      Depois disso começas-te logo a errar na tua opiniao e falta de conhecimento quando começaste pela vantagem do “parcialmente gratuito”.
      O sistema é GRATUITO. Tem algumas versões pagas, é certo. no entanto sao versões mais avançadas ou técnicas.

      Se o sistema é amador e desprovido de qualidade, porque é que muitas empresas usam o sistema nos seus servidores?
      Quanto ao ser um sistema operativo para quem quer parecer um intelectual….puff… entao é no windows que mostras que és intelectual informático?
      Muitos usam o basico dos básicos no Windows que se mexerem no Linux, as diferenças seriam bem poucas.

    2. Avatar de João
      João

      O linux é sem dúvida diferente do Windows, mas algumas distros em termos de qualidade não ficam de maneira nenhuma atrás do windows.
      Todo o eco sistema que está por trás do desenvolvimento, por exemplo, do debian ou do kernel linux, a forma como a comunidade e os developers, os maintainers, etc, funcionam, é deveras impressionante.
      E o fato de muitos pessoas estarem envolvidas sem ganharem nada, de maneira nenhuma faz com que o desenvolvimento destes sistemas seja amador, estas pessoas geralmente são profissionais do mais alto nível. E mais não digo pois o teu comentário foi desprovido de qualquer fundamento, com o único objetivo de criar uma flame war.

      1. Avatar de mudem para linux, mudem
        mudem para linux, mudem

        Pois é. Falei sem me fundamentar. Se tiveres tempo lê as minhas outras duas respostas. Está lá a fundamentação.
        O que se passa é o seguinte: estou um pouco cansado de ouvir dizer que o Linux e o OSx são melhores que o Windows.
        O Windows 10 é extraorinariamente estável e poderoso, com a melhor GUI do mercado. Nem o OSX se aproxima deste.
        Todos estes comentários a falarem mal de um SO em detrimento de outro só têm uma finalidade: a chamada “publicidade enganosa”. É assim que as pessoas hoje em dia compram produtos e utilizam serviços: baseiam-se nas opiniões de especialistas que por sua vez ouviram outros especialistas. No inicio da cadeia deve estar um único gajo a mandar “bitaites” com as restantes à espera para “fabricarem” opiniões. Mas o que é bom fala por si. Vejam os números com as quotas de mercado. Esta é a realidade e se o Windows fosse realmente mau como parecem crer que seja, já teria sido extinto.
        Mas a concorrência é positiva, só assim há melhoria nos produtos finais.

        Cumprimentos

        1. Avatar de pedro
          pedro

          se fosses realmente inteligente como dizes, estarias calado, sabes porque é que o windows tem mais utilizadores??? porque a grande maioria é S.O pirata, não pagaram a licença, se tivessem que a pagar o windows estaria bem atrás (dito pelo presidente da microsoft) , passei a utilizar MINT pois o teu windows 10 só me trouxe problemas a nível da placa de rede (está sempre a cair ligação) e com o mint não acontece…por isso antes de falar cala-te e não digas asneiras.

          1. Avatar de Nuno Santos
            Nuno Santos

            Com essa matas-te xd. 70 porcento de utilizadores win sao piratas.
            O pequeno universo de 30 porcento tem dinheiro para dar por uma licenca.
            Eu sou usuario dos dois SO’s e nao trocava o linux por win nem a lei da bala.
            Esse user deve ser ou umWinFan ou AppleFan

          2. Avatar de mudem para linux, mudem
            mudem para linux, mudem

            o linux é o melhor SO…

        2. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          É uma questão de gosto pessoal. Eu adoro o macOS e a sua forma de funcionamento. Não o troco por nada.

    3. Avatar de Altair
      Altair

      Sinto em dizer amigo, mas vc não entende do assunto, provavelmente nunca utilizou linux, primeiro que não são todas as distros que são gratuítas, algumas como a Red Hat são bem caras, outra coisa dizer que Linux é um sistema operacional totalmente amador, tendo em vista que é o SO utilizado nos servidores das maiores empresas do mundo, se a internet hoje em dia funciona como ela é, é graças aos servidores Linux que permitem isso, você ainda diz que linux é desprovido de qualidade quando comparado ao Windows, porém o Linux é mais seguro, estável, gratúito(algumas distros), personalizável, essas são só algumas das muitas qualidades que vc não vê, talvez por nunca ter utilizado o sistema, amigo hoje em dia linux está e todos os lugares, desde Smartphones, tv’s, carros inteligentes, etc, o linux está mais presente em nossas vidas hoje em dia que os sistemas da microsoft.

      1. Avatar de mudem para linux, mudem
        mudem para linux, mudem

        Altair a resposta que dei ao João, na sua parte final, serve também para ti.
        Como disse nessa resposta, tenho o RED HAT no portátil e tenho pena de mim mesmo por isso. Só o desejaria aos meus inimigos (que não tenho).

        Cumprimentos.

        1. Avatar de Nuno Santos
          Nuno Santos

          Ja agora que kernel usa o windows sabes?!?!
          Sera linux, sera proprietario?!?!?!?

          1. Avatar de mudem para linux, mudem
            mudem para linux, mudem

            proprietario de quem?

      2. Avatar de Christian Nogueira de Faria
        Christian Nogueira de Faria

        sei

    4. Avatar de lmx
      lmx

      O teu windows, é que é um sistema amador!!

      E mais não digo..

    5. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Ja ha anos que uso computadores e tenho experimentado muitas distribuicoes de Linux uma vez que sou curioso e alem disso gosto de saber minimamente do que falo, e a conclusao a que chego é a mesma que a tua. Embora o Linux tenha evoluído muito com o tempo, a qualidade e a velocidade da sua evolução deixam muito a desejar e só se torna justificável na utilização em tarefas simples e repetitivas, ou para servidores (pela simplicidade do SO e baixos recursos), assim como para aproveitamento de hardware antigo.
      Atenção, não estou a dizer que o Linux não presta ou não tem valor, é um trabalho excecional de uma grande comunidade de “amadores”, mas um SO é algo que tem de ser muito mais que aquilo que o Linux é e acredito que muito dificilmente um dia chegará perto do patamar em que se encontra o Windows 10, pois neste momento está muito muito longe de estar perto sequer.

    6. Avatar de Nome
      Nome

      A principal vantagem de uma distribuição GNU/Linux é ser free and open-source software, ou seja, é livre (e gratuita). Enquanto que o Window$ não é livre nem gratuito, porque é software proprietário, ou seja, espia e não respeita quem paga para utilizá-lo.

    7. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      O Linux é um sistema operativo excelente. Todos podemos contribuir, quer sejam principiantes, amadores ou profissionais experientes. Há quem contribua como hobby, ou como investigador para o ambiente Linux. Há milhares de aplicações de todos os tipos. Programas e aplicações para praticamente todas as áreas. Por exemplo, os GPS da Tomtom, correm o kernel Linux, não o Windows da Microsoft. O Linux é escolhido para correr em grandes servidores de topo.

  2. Avatar de fla
    fla

    Depois de umas dezenas de distribuições, o Mint é definitivamente o meu favorito e que aconselho.

    Sabem se o problema que existia de suporte a duas placas gráficas (processador + dedicada) já foi resolvido? Originalmente foi isso que me obrigou a abandonar o Linux, mas não me importava nada de voltar.

    1. Avatar de João
      João

      Eu tenho o mint num portatil com uma nvidia e funciona bem, nunca tive qualquer problema. Mas sempre podes testar num live cd.

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Se estiveres a falar do nVidia Optimus penso que há uma aplicação no arranque que te permite trocar de placa conforme a necessidade, via system tray.

  3. Avatar de JOSINALDO JUSTINO DA SILVA
    JOSINALDO JUSTINO DA SILVA

    Das distribuições do Linux que já testei o Mint foi o melhor. Entretanto, tive uma decepção terrível na questão de drivers para reconhecimento de monitores. Utilizo o notebook apenas como cpu. Uso um teclado e monitor externos. O Mint não reconheceu o meu monitor e não é possível configurar com a resolução adequada para o tamanho da tela (20″). Estava muito empolgado com o Mint, mas faltar um driver tão comum para o monitor de desestimulou. Voltei para o Windows. Espero que futuramente lancem um Linux realmente eficiente!

  4. Avatar de Osvaldo
    Osvaldo

    Linux é até melhor que Windows (e sim uso windows, não venham com essas tretas do fanboy) só não o uso por uma razão e a razão pela quais muitas pessoas negam a mudar-se para esses sistemas operativos, são os jogos.

    Exactamente os jogos, e la vém o típico “tech boys” aconselharem-me o Wine ou PlayOnLinux nada disso ajuda ou serve, até pode correr.. mas a maioria dos jogos apresentam erros gráficos, ou bugs que não são solucionáveis.

    Nem sempre os jogos que queriamos jogar são compatíveis ex: Warface, Sudden Attack 2, Dirty Bomb, Overwatch, Battlefield, CS GO, Diablo, Dofus, FIFA, Dirt 2

    Por ai fora, todos esses jogos não funcionam ou deixam de funcionar em algumas partes do jogo.
    Esse é o unico problema do linux, se o linux num futuro próximo (que parece praticamente impossível) permitir todos os jogos que funcionam no Windows funcionassem também no Linux.

    Ai sim o Linux cresceria imenso, muitas pessoas não mudam por causa dos jogos.. eu sou um deles, até pode ter aqueles jogos gratuitos na Store, mas não é o que queremos.. queremos poder jogar todos os jogos e os actuais.

    Do Wine,PlayOnLinux e da Store já conheço eu.. alias é básico.. não há nada de “tech” aqui.
    É por isso que continuo a usar Windows, se não já tinha emigrado para Linux sem dúvida alguma.

    Linux não é mau! É muito melhor que Windows

    Menos consumo de RAM.
    Menos vírus (não disse que não existe vírus, eu disse MENOS)
    Mais Segurança (la esta, não existe tanto vírus como existem para Windows)
    Firewall
    Terminal muito amigável
    Leve e consume muito menos recursos que Windows
    Rápido, robusto e com muita personalização e distros por onde escolher.
    Ideal para criação de servidores web, e gestão de networking

    Ponto negativo enorme
    Vários jogos incompatíveis ou que não funcionam.

    O Windows é melhor em termos de compatibilidades e jogos, mas não é melhor que Linux digam o que quiserem.. eu sei admitir quando é necessário.

    Linux pela Segurança,Rápido e imensas distros e personalização e criação de web servers, configuração de firewalls e muito mais

    Windows pela simplicidade do sistema, pelos jogos e pela facilidade de aprendizagem.

    De resto, Linux é superior.. venha quem vier.. ou vão dizer que o Zorin OS é dificil de usar e não se equivale ao Windows pela sua personalização?
    Se

    1. Avatar de mudem para linux, mudem
      mudem para linux, mudem

      Já utilizei o Zorin OS. Este só é parecido com uma versão mais antiga do Windows, no GUI. Utilizei-o até ao dia em que fiz duas copias de muitos ficheiro em simualtâneo e a meio decidi interromper o processo de cópia. Bloqueou e após restartar o PC, desapareceram dezenas de ficheiros. O passo seguinte foi fazer desaparecer o Zorin OS do pc.

      Cumprimentos

      1. Avatar de osvander
        osvander

        Cara, fui usuário do windows por vários anos até me transformei num técnico de Rwindows. Bom custei saber que o linux é e sempre será o sistema O. melhor e mais seguro. Uso o PCLINUXOS por mais de 5 anos sem um problema se quer, nada nadinha sempre a funcionar perfeitamente, mesmo sendo um Notbook de placa SIS. Fimes, jogos, nunca deu pau ou tele azul. Mudei e nunca mais voltarei para o RWINDOWS.
        VIVA LINUX !!!

        1. Avatar de Christian Nogueira de Faria
          Christian Nogueira de Faria

          Aré porque o BSOD é um problema do Windows.

    2. Avatar de Altair
      Altair

      +1

      Concordo plenamente com você, acredito que os games são o motivo de muitos usuários não sairem do windows para o linux, linux é muito superior em tudo, exceto por não rodar os games AAA que so existem no windows hj em dia, mais isso não é culpa do Linux e sim das desenvolvedoras dos Games, se parar pra pensar por o Windows ser mais usado logo as desenvolvedoras preferem fazer games pra esse sistema, hoje em dia graças a Steam ja existem bastantes games pra Linux, mas poucos AAA ainda, estou colocando fé na API Vulkan pra mudar esse cenário no qual eu gostaria que todos os games em um futuro não muito distante possa rodar em qualquer sistema Operacional, se vai dar certo eu não sei, so o futuro dirá, mas que eu quero muito que o Vulkan tenha sucesso e com isso todos os SO’s sairiam ganhando, fora esse detalhe dos games, não importa se o windowstem mais de 90% do mercado de Desktops, etc… o Linux é superior digo pois uso dos dois sistemas em dual boot, é inquestionável o quanto o Linux é melhor em estabilidade, segurança, liberdade.

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    Windows é lixo

  6. Avatar de Chico
    Chico

    Vão discutindo e ignorem os factos tais como…..Comprei uma motherboard com uefi e não consigo instalar linux…Têm aqui um mote válido para discussão

    1. Avatar de José Maria Oliveira simões
      José Maria Oliveira simões

      Eu instalei o Linux num Sony VGN-P11Z-R que tem UEFI. Ficou bastante mais rápido que com o windows 7. Estava com medo por causa da placa gráfica, mas correu tudo às mil maravilhas. Zero problemas. Recomendo vivamente o Linux em vez do Windows. Tem processador de texto, folha de calculo, leitor de PDF, etc. Ligação à net por cabo de rede ou wi-fi é feito sem qualquer problema. Tenho instalado o firefox, o chrome … vejo videos … Resumindo, estou satisfeito.