Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa (5)

36 Comentários

Se é utilizador do Windows e sempre teve a curiosidade de experimentar um Linux, então este é o momento… até porque, em breve, vai ter de pagar pelo Windows 10. Para tal, o Pplware vai disponibilizar um conjunto de guias que o ajudarão a descobrir o melhor do Linux e, desta vez, usando apenas a parte gráfica.

Para a elaboração destes guias vamos usar o recente Linux Mint 18 “Sarah”, desta vez com interface Mate.

mint_windows_thumb-2_thumb_thumb


Tal como o Windows 10, o Linux Mint 18 tem também um “Painel de Controlo” que no Mint se chama “Centro de Controlo”, onde estão disponíveis várias funcionalidades que permitem personalizar o sistema e não só.

O acesso ao Centro de Controlo pode ser feito via Menu Iniciar.

mint_01

Tal como referimos, dentro do Centro de Controlo existem várias funcionalidades que estão organizadas por Grupos:

  • Administração
  • Equipamento
  • Internet e Rede
  • Aparência e comportamento
  • Pessoais
  • Outros

mint_02

Por exemplo se pretenderem alterar a Janela de início de Sessão podem fazê-lo acedendo à opção “Janela de Início  de Sessão” e depois escolher um novo tema, fundo/cor. Podem inclusive personalizar a Mensagem de boas Vindas.

mint_03

Mas há muitas outras funcionalidades importantes! Por exemplo se quiserem alterar a resolução do monitor basta ir a Monitor e depois escolher a resolução pretendida, entre outros parâmetros associados.

mint_04

Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Com MATE dá gosto trabalhar em Linux. Uma interface à moda antiga, dos “bens velhos tempos” do Linux.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sim, e é bem mais fluida

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sim, e é bem mais fluida

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Jboas Pedro,

        Sugestão para artigo, Upgrade do 17.3 para 18. Está no blog do mint como fazer

        1. Avatar de Paulo g.
          Paulo g.

          Folgo em saber que já está disponível. Isso é algo que o ruim ainda tem de aprender…

    3. Avatar de Oxy
      Oxy

      É realmente fantástico 🙂

  2. Avatar de HR
    HR

    Utilizando as apps do google for work ou até o office online tira a necessidade de ter um sistema windows para as tarefas diárias.
    Eu utilizo o Mint no meu MS Surface Pro 3 diariamente e revela-se muito útil.

  3. Avatar de carlos duarte
    carlos duarte

    a conversa é sempre a mesma, de dois em dois meses lá vem o artigo do “se está farto do windows experimente o linux”. mas porque raio há-de alguem de se fartar do windows. o windows tem tudo o que o linux tem.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      É mais ao contrario: para quem usa o PC sem programas específicos que apenas correm em ambiente windows, o linux tem tudo o que o Windows dispõe, por norma é mais seguro, mais rápido e sem necessidade de contornar a lei

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Se o Linux fosse tão bom como dizem ,a Microsoft e a apple já tinham ido á falência .
        Acredito que seja opção para algumas pessoas ,mas para a grande maioria o Windows é o melhor ,

      2. Avatar de João Machado
        João Machado

        Uma coisa que nunca mencionam é que sempre que se faz certo tipo de actualizações em Linux lá vão as configurações todas. Dou o exemplo do GRUB, quem tiver o PC com dual boot e configurações específicas para o GRUB, sempre que há uma actualização é feito um reset às configs, obrigando a que se tenha que reconfigurar tudo de novo.
        Outra coisa que nunca mencionam é que Linux obriga a despender mais tempo em configurações (usando o terminal para editar os mais variados ficheiros espalhados pelo sistema de ficheiros), e manutenção, coisa que o Windows não obriga. Depois para instalar aplicações há os casos em que é preciso andar a compilar código à mão, coisa que, mais uma vez, no Windows não é preciso. A vantagem da segurança é um mito, já todos vimos casos como o hartbleed ou o privilege escalation bug, já para não falar que o Android é Linux e é tão ou mais inseguro que o Windows. Não quero passar a ideia que o Linux não presta, acho que tem o seu espaço, quem quiser fazer um servidor, seja de que tipo for, geralmente consegue bons resultados com Linux. Simplesmente não me parece que seja uma boa escolha para uso pessoal. Quando uso um computador pessoal quero perder o menos tempo possível com gestão do SO.
        Não sou contra esta “guerra” Windows/Linux mas já estava na hora de começarem a usar outros argumentos e não argumentos do tempo do Windows 95/Millenium. Já todos os SOs evoluíram desde essa altura.

        1. Avatar de Luís
          Luís

          Precisamente por essas actualizações é que sou “alérgico” a dualboots…
          No meu sistema está o Win10 com o Ubuntu numa Virtualbox
          podes abrir os ficheiros com o comando no Terminal e editá-los no gedit por exemplo… eu pessoalmente faço assim, nunca m ajeitei la muito bem com os editores de terminal

        2. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Amigo João Machado, estás tão desactualizado 😉

          1. Avatar de João Machado
            João Machado

            Por acaso não, uso Windows 10 🙂

          2. Avatar de Amilcar Alho
            Amilcar Alho

            Mas em Linux estás. Ficaste no tempo, lá bem atrás.

        3. Avatar de João Machado
          João Machado

          Uma pequena actualização ao comentário que fiz. Os maluquinhos do terminal de Linux podem ficar felizes porque já o podem usar em Windows. 🙂

        4. Avatar de naoliveira
          naoliveira

          O que achei engraçado no teu comentário foi o teres usado argumentos do tempo do Windows 95 e acabares o comentário a pedir para não usarem argumentos do tempo do Windows 95.

          1. Avatar de João Machado
            João Machado

            Alterações às configurações do grub é algo que nunca me deixou de acontecer. Além disso há cerca de um ano tive um servidor de BD em Postgres que deixou de funcionar por causa de uma actualização. Qual dos argumentos consideras que é do tempo do Windows 95?

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Andas desactualizado, é de oito em oito dias 😉

  4. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    Uma pergunta estúpida…. Onde é que ficam instalados os programas no linux? Podemos escolher as pastas onde instalar?
    Já instalei e usei (por diversão) vários “linuxs” e sempre me senti desconfortável por pouco amigável que ele.
    Linhas de comando, repositórios, falta de drivers etc etc

    1. Avatar de João Machado
      João Machado

      A resposta à segunda pergunta é não.
      Para responder à primeira pergunta é preciso uma explicação mais extensa, que não é fácil de dar por aqui, mas vou tentar dar uma explicação muito rápida.
      No Linux quando instalas uma aplicação ela fica instalada por várias “pastas” (directorias), em vez de ficar numa única pasta como no Windows, daí ser um pouco confuso para quem muda de Windows para Linux.
      A estrutra de pastas pode variar ligeiramente consoante a distribuição, nos links a seguir tem uma descrição geral sobre a forma como são organizadas estas pastas.
      http://www.tecmint.com/wp-content/uploads/2013/09/Linux-Directory-Structure.jpeg
      http://www.improgrammer.net/wp-content/uploads/2015/01/linux-file-system.jpg
      http://www.thegeekstuff.com/2010/09/linux-file-system-structure/?utm_medium=referral&utm_source=pulsenews

    2. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      falta de drivers onde? de quê?

      Os programas ficam “instalados” em vários sitios…. mas normalmente fica tudo dentro do /usr, embora um utilizador “comum” não precise de saber nada disso. E não, não escolhes as pastas. Só nalguns programas muito especificos.

    3. Avatar de Paulo g.
      Paulo g.

      Acho que a última linha estavas a falar do ruimwindows, certo?

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    Linux e Para geeks windows Para normais e mac Para ricos e fashion

    1. Avatar de Alex
      Alex

      OK. Só uma questão que telemóvel tens? Se for android lembra-te que é linux xD

    2. Avatar de Paulo g.
      Paulo g.

      Andas desatualizado. Ainda ontem vi o ubuntu de 2008 a arrancar de cd e pareceu-me bem mais moderno que o ruim 7…

  6. Avatar de onz
    onz

    ao menos trocavam o wallpaper. mostrar linux mint 17.2 e falar do 18. xddd

  7. Avatar de manuel
    manuel

    Windows é lixo

    1. Avatar de JVC
      JVC

      Nao é lixo, é rei! Sad but true. Ja experimentei linux e regressei ao Windows.

  8. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    No dia em que os jogos consiguam correr com melhor performance no linux do que nos windows, quando for possível não estar dependente de qualquer linha de comandos do terminal para fazer o quer que seja, quando no linux for possível fazer tudo o que quiser e não ter que andar preocupado com as ferramentas de texto porque as alternativas ao office ainda de momento não me satisfazerem, quando deixar de haver a limitação da qualidade de programas que há entre windows e linux, quando deixar de haver as dores de cabeça de drivers e problemas de compatibilidades no linux, quando houver uma interface e uma facilidade de interpretação do próprio sistema operativo mais user friendly como é no windows onde tudo é fácil de compreender e de se fazer, nesse dia sim mudo para linux. Até lá continuarei com o windows.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      E experimentar de vez em quando para verificar isso?

      Há sempre evolução nos sistemas…

  9. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    Actualmente tenho dual boot com W10/Mint.

    As observações que fiz anteriormente a meu ver são a principal causa do porquê que o Mint(ou outras distros) ainda não conseguiram ganhar mais quota de mercado ao ponto de serem considerados competição em relação ao Windows.

    O facto do Mint ou outras distros serem de borla é fantástico porém ainda assim não satisfaz a grande maioria que continua a usar windows. (já para não falar da x% de utilizadores que usam o Windows registado através de “ilegalidades”).

    De notar que a maior parte das gerações vem de “mundo” onde só praticamente o Windows era conhecido e o Linux só as pessoas com mais experiência conheciam em comparação com o utilizador casual. Também temos o efeito cópia, se aquele e quase todos usam X vou optar por usar X também.

    A meu ver Linux no geral tem vindo a dar largos passos na sua evolução, quem sabe mais tarde as pessoas não comecem a mudar, mas até lá o linux nos desktops terá de fazer muitas alterações se está a espera de ganhar maior quota de mercado.

    Não sou a favor ou contra seja Microsoft ou Linux, uso o que considero prático e que satisfaz-me consoante as minhas necessidades, expectativas e que tire o melhor partido do hardware também.

    No caso dos telemóveis é verdade que Android é baseado em Linux, e já viram o quanto prático é fazer o quer que seja lá? 2 ou 3 taps e já está, acessível a todo o tipo de pessoas até aos que estão a mexer em android pela primeira vez, claro que para o user mais experiente se calhar já gostaria de ter acesso a outro tipo de opções para alterar pequenas coisas no telemóvel (seja root/overclocks/customização ou outras).

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Linux ainda tem de evoluir bastante para poder combater com o Windows.
    Os argumentos aqui utilizados servem para quem basicamente só navegação na net e faz um uso básico de computadores.
    Como já foi referido, muitas das coisas que em ambiente Windows ou OS X estão à distância de um click, em Linux demora muito mais tempo. O argumento Android é simplesmente estúpido….. E o OSX?

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      conta lá o que não está à distancia de um click sff….

    2. Avatar de N'uno
      N’uno

      Linux não tem que evoluir nada para combater o Windows. Bate-o aos pontos como sistema operativo…
      Acho piada ao argumento do OSX. Este sistema sofre do mal da pseudo-simplificação, onde parte das configurações das funcionalidades, e até das próprias funcionalidades, está simplesmente escondida e sem possibilidade de acesso… Isso naturalmente dá origem a situações caricatas, em que o simples se revela ultra-complexo, pois com o tal “click de distância” não chegamos lá e as coisas não funcionam!

  11. Avatar de luciano
    luciano

    Baixei o iso várias vezes e de servidores diferente não entendi o porquê todas elas me pediam senha ao dar boot para entrar na instalação não consegui instalar …