eXtern OS: A distribuição Linux que é baseada no Nodejs

14 Comentários

Procura uma distribuição Linux que o faça mesmo mudar para o Linux? Hoje temos uma sugestão interessante, apesar de ainda não ser uma versão estável para uma máquina.

O Node.js é um interpretador de código JavaScript que funciona do lado do servidor. Esta plataforma permite aos programadores o desenvolvimento de aplicações em rede, em tempo real e de alta escalabilidade, de uma forma simples e rápida. O Node.js é baseado no interpretador V8 da Google.

E uma distribuição Linux baseada no Nodejs? Vamos conhecer o eXtern OS.

eXtern OS: A distribuição Linux que é baseada no Nodejs


Chama-se eXtern OS e é uma nova e fantástica distribuição Linux. Foi criada por um jovem Engenheiro informático com o nome Anesu Chiodze. Sendo baseada em Nodejs, esta distribuição cria uma interação completamente nova entre a máquina e o utilizador. A interface gráfica é moderna e muito intuitiva e garante a melhor experiência de utilização. Como se pode ver pelas imagens, esta distribuição tem uma interface muito elegante e robusta.

eXtern OS: A distribuição Linux que é baseada no Nodejs

eXtern OS: Requisitos mínimos

  • Intel Celeron 64-bit 1.2 GHz ou superior;
  • 4 GB de RAM.
  • Gráfica VGA (resolução 1366×768)
  • Ligação à internet (apenas para a versão beta 2).

O projeto ainda está na fase inicial, mas parece bastante promissor. O facto de usar tecnologias atuais permite que se destaque de outros projetos. O autor alerta para o facto da última versão ainda não funcionar muito bem em ambientes virtualizados. No entanto, o utilizador pode sempre criar uma pen de arranque com o sistema. Para experimentar a versão beta 2 pode usar, por exemplo, uma das seguintes ferramentas: Etcher ou Unetbootin.

Se procuram outras distribuições Linux, vejam um dos nossos TOPs (das mais populares). Todas elas são bastante elegantes e garantem o melhor desempenho e suporte.

eXtern OS

Leia também…

Criar uma app CRUD com Node.js + MongoDB (Parte 1)

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sakura
    sakura

    Sem o surce code……. mas é uma novidade muito muito muito, intersente.
    ao estildo do novo windowsLinux Sphere OS.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Azure_Sphere

  2. Avatar de Gwyra Bebe Pimentel
    Gwyra Bebe Pimentel

    Seja Livre,Gnu/Linux!

  3. Avatar de Icewall
    Icewall

    Nas palavras do Pplware é fantástica.
    Mas porquê? Porque tem um ambiente gráfico diferente.
    No Pplware ninguém usa Linux.

      1. Avatar de Gekko
        Gekko

        Como máquina principal no desktop/laptop (host system)?

        E não como uma VM ou máquina remota a que acedem via SSH, VNC ou outra maneira?

      2. Avatar de Gekko
        Gekko

        Mas pequenas provocações à parte 😉

        Lendo apenas o vosso artigo, e não procurando informações sobre esta distro em mais lado nenhum, eu tenho dificuldades em percerber:

        1 – Qual o beneficio de a distro ser em Nodejs?
        – Facilita uma pessoa desenvolver para aquela plataforma?
        – É mais rápido?
        – Outros? Quais?

        2 – Qual é a ” interação completamente nova entre a máquina e o utilizador.”???
        Pelas imagens o Desktop parece seguir a metafora de desktop: botão de iniciar, barra de fundo com icones, etc..

        3 – “O facto de usar tecnologias atuais permite que se destaque de outros projetos.”
        Em que sentido? Performance, rapidez de desenvolvimento? Outro? Qual?

        1. Avatar de AJ
          AJ

          Um artigo demasiado vago… deviam desenvolver mais…

  4. Avatar de JCFB
    JCFB

    Distro de treta é so um fork do KDE neon com uma interface escrita em js a correr em cima do kde.
    Nem sequer arranca no vmware e a iso tem um tamanho enorme para o que tem

  5. Avatar de Maxluan Cruz
    Maxluan Cruz

    Achei muito legal, e linda a interface.

  6. Avatar de Valter Pinho
    Valter Pinho

    Critiquem à vontade mas o design é lindo…pah, outros desenvolvedores de sistemas operativos deviam pôr os olhos nisto…isto sim…mete qualquer um a usar o Linux…design muito bonito! ainda assim, prefiro o Deepin Linux…eles estão a fazer um excelente trabalho…e a versão 20 (que vai saír em Março, acho eu) promete grandes melhorias!

  7. Avatar de marinaldo
    marinaldo

    o melhor linox que testei e gostei com cara Mac os PuXFinderDroid-Oct2019-PSoft48 lindo bem feito https://www.youtube.com/watch?v=0Cfsrw04SZI

    1. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      Bom dia a todos.
      Para isso, e sim aqui está a cara do MacOS, mas em linux – Pear OS.
      Tens versão NiceCore e versões anteriores como o Monterey ou o Catalina.
      https://archive.org/details/pearos

  8. Avatar de nelson mota
    nelson mota

    não vejo grande vantagem em usar node.js a não ser na domotica e na ito