Explorador de Ficheiros do Windows 10 já consegue navegar no Linux presente

32 Comentários

A poucos dias da (provável) chegada da nova grande atualização do Windows 10, a Microsoft parece continuar a apostar na criação de novidades e de melhorias que vão ser usadas por todos os utilizadores em várias áreas.

Com o Linux a ser já uma certeza neste sistema, importa agora melhorá-lo e à sua integração. A maior novidade da Build 19603 lançada agora para os Windows Insiders foca-se aí mesmo e na possibilidade do Explorador de Ficheiros do Windows 10 já navegar no Linux.

Windows 10 Linux Microsoft Explorador Ficheiros

Muitas novidades da Microsoft

Mesmo para os que não usam e até nem gostam, o Linux e a sua integração são já uma realidade no Windows 10. Presente para quem o quiser usar, permite ter um sistema quase completo para que possa ser explorado e usado de forma completa.

A Microsoft tem tentado melhorar a integração destes sistemas e permitiu recentemente a edição dos ficheiros do Linux no Windows 10. Esta funcionalidade foi um passo importante, uma vez que abriu as portas para uma união total e sem barreiras entre os sistemas.

Windows 10 Linux Microsoft Explorador Ficheiros

Explorador de ficheiros navega no Linux

Pois com a Build 19603 lançada agora para os Windows Insiders mais uma importante barreira foi quebrada. Agora, e de forma transparente, o Explorador de Ficheiros já pode navegar nos sistema de ficheiros do Linux. Basta encontrar o novo ícone e navegar de forma live.

Outra novidade importante que esta Build traz foca-se na limpeza do próprio sistema operativo e dos ficheiros presentes. Na área de armazenamento das definições do Windows 10 passa a existir também uma área de recomendação de limpeza.

Windows 10 Linux Microsoft Explorador Ficheiros

Mais novidades na limpeza do Windows 10

Aqui encontram listas de ficheiros que podem eventualmente ser apagados, por não serem usados, por serem ficheiros temporários ou por serem de apps não usadas. Cabe ao utilizador decidir se as quer manter ou simplesmente eliminar do Windows.

Estas novidades vão agora ser testadas e melhoradas pela Microsoft. Provavelmente não chegam com a próxima atualização, que deverá estar já terminada e pronta a ser distribuída. Ainda assim, é uma excelente notícia para quem usa a integração entre o Windows 1o e o Linux, que está presente.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MalicX
    MalicX

    Acabei de limpar esse lixo do w10. Tinha o Ubuntu 16 QQ coisa, mas passados dois meses conclui que apenas serve para ocupar espaço. Não tem qualquer utilidade no w10. Sempre que por algum motivo preciso, para testar algum web site, acedo ao Amazon Linux e já está.
    Fora com essa bosta.

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Qualquer dia o Windows é uma distribuição Linux…

    1. Avatar de Batman&Robin
      Batman&Robin

      realmente, vc foi bem realista neste teu comentário!

  3. Avatar de Luís
    Luís

    Bom, bom era que o VBox nao desse bronca com o Hyper-V (e vice-versa)… tinha 1 problema resolvido

    1. Avatar de Zulu
      Zulu

      A versao 6.0 ja suportava o backed de HyperV como fallback so que tem impacto na performance das VM’s.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Tenho o VBox 6.1 instalado e fui para testar o Sandbox do W10… mas as VMs de Virtualbox davam erro com a dita instalada. porquê? a Sandbox usa Hyper-V

  4. Avatar de Rodrigo Graça
    Rodrigo Graça

    Finalmente! Já era sem tempo!
    Tenho de voltar a instalar esse virus chamado Windows só para testar isto 🙂

    Já nem para jogos é preciso Windows, sinceramente não tenho nenhuma necessidade de Windows.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Que informação dramática

    2. Avatar de MalicX
      MalicX

      Sr não precisas disso para nada para quê instalar de novo?
      Vai lá compilar o kernel rápido.

      1. Avatar de Rodrigo Graça
        Rodrigo Graça

        Compilar o kernel?

        Nunca o fiz nem nada parecido.

        Mas teens um ponto muito valido. Se me lembro bem só ia instalar para poder jogar LoL porque eles acho que não tem cliente para Linux ‍♂️

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Rodrigo, penso que dá para instalar LoL usando Lutris
          https://www.maketecheasier.com/install-league-of-legends-linux/

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Compilar o kernel? Já não sei o que é isso vai para 15 anos ou mais 🙂

  5. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    E uma linha de comandos em condições?

    1. Avatar de MalicX
      MalicX

      Power shell!?

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Pretendia um terminal com comandos linux

  6. Avatar de Adoflo
    Adoflo

    Não há nenhum linux no windows! Só se pode correr um SO de cada vez num sistema! O que há é uma implementação de linha de comandos e aplicações linux que correm no windows! A alternativa é usarem emuladores ou virtualizações!

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Já eu; adoraria abandonar o windows e migrar para o linux. E como eu, imensa gente.
    O problema é que o linux é só para quem percebe de informática. E o windows é simplificado.
    No dia que existir uma distribuição linux, que não precise da linha de comandos, e nem de wine e nem nada do género, para instalar qualquer programa windows, qualquer, migrarei para ele, na hora.
    Até isso acontecer, continuarei a achar que o linux é uma tremenda dor de cabeça, para não que entende nada de informática, com o é o meu caso.
    Já fiz imensas pesquisas sobre a instalação de programas windows no linux, e o resultado foi que é uma confusão enorme.
    Vou ficar à espera que apareça, e mais cedo ou mais tarde vai aparecer um linux, que permita a instalação de qualquer programa windows, apenas clicando no instalador, não precisando, por tanto, para nada de linha de comandos(que no linux, é apenas para quem percebe de informática), e nem de wine e nem nada do género!

    1. Avatar de MalicX
      MalicX

      Isso caro Jorge, chama-se Windows. Linux é para geeks mesmo

    2. Avatar de Rodrigo Graça
      Rodrigo Graça

      Estás muito enganado em relação ao Linux.

      No Mint (e Ubuntu?) é ainda mais fácil vais à “store” pesquisas e instalas.

    3. Avatar de pobox
      pobox

      Existem muitas distribuições debian que para a maioria dos utilizadores do windows, fariam o mesmo serviço. Repito, para a maioria dos serviços utilizados por grande parte dos utilizadores de PC’s.
      Do mesmo ponto de vista, gostaria de saber qual a percentagem de utilizadores do windows, utilizam hoje a linha de comandos no W10, W8 ou mesmo W7.

    4. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      Se o objectivo é jogar, recomendo que continues com o Windows. Caso contrário, terás tudo o que precisas no repositório da distro que usares.

  8. Avatar de Joselito
    Joselito

    A Microsoft engoliu o Linux, muito bom! Morte as distribuições Linux!

  9. Avatar de Célio Silva
    Célio Silva

    O windows vai ler partiçoes ext3/ext4? No PC dual boot eu vou poder ler e gravar na particão em que esta instalado o linux (falo de instalação linux mesmo, não esta embutida no windows)

  10. Avatar de Joao Cordeiro
    Joao Cordeiro

    Tanta conversa para nada…
    Este título era bom para o dia em que os sistemas operativos da MS suportem nativamente LVM ou ext3/4…
    Ja dava para navegar no subsistema da MS bastava abrir um samba la dentro.
    Dava problema com permissões mas garantidamente que este tambem vai dar.

  11. Avatar de A.
    A.

    A minha duvida é a mesma mas afinal o windows vair ler ext3/4 nativamente para dual boot com linux ou VM´s ? ou ambas ?

  12. Avatar de informado
    informado

    Viva o Linux Fedora 🙂 Continuem a usar o Windows que eu continuo com o meu Fedora 🙂

    1. Avatar de Malic X
      Malic X

      Então se não usas porque estas a comentar numa notícia sobre windows ?

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Então porque é que o windows vai ter um Windows Terminal? (cópia do terminal do linux caso não saibas….) e fora o resto…

  13. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    só fala mesmo ele$ copiarem um explorador de ficheiros como os do linux… e claro estão a colocar tudo o de bom que o linux tem no seu SO para continuarem a tentar matar os outros… este é mais exemplo:
    https://www.theverge.com/2020/5/28/21272964/microsoft-winget-windows-package-manager-appget-copied