Estejam de olho… O Linux Fedora 8 sai amanha

34 Comentários

Pois é, tenho vindo a acompanhar o desenvolvimento do Fedora e nem me lembrava de vos dar a novidade. Acho que ainda vou a tempo 🙂



É já amanha que a nova versão de uma das distribuições Linux mais conhecidas estará disponível a todos nós. Werewolf é o nome da versão 8 do Fedora.

O Fedora é um sistema operativo baseado em Linux, que traz tecnologia de ponta em software livre e gratuito. O Fedora é sempre livre para que qualquer pessoa possa usar, modificar e distribuir.

Para quem quiser saber mais sobre as novas features da versão 8, pode consultar o seguinte o seguinte site: Fedora Project

Depois de testar, espero trazer aqui mais notícias !!! Para finalizar precisava da vossa ajuda para tirar uma dúvida. Respondam sff à seguinte pergunta:

Quem é que usa ou já usou o Fedora? (quem usou pode referir os pontos fortes e fracos do SO)

Portem-se !!!! E estejam atentos ao site do Projecto Fedora.

Homepage: Fedora Project

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de *K*
    *K*

    Boas people.
    Uso na faculdades pois os pcs têm fedora 7, mas em casa uso ubuntu.
    fortes e fracos por enquanto n sei dizer nada, uso a pouco tempo…

  2. Avatar de miguel
    miguel

    Utilizei o fedora 7 mas por duas horas dado que 1º a sua instalação que foi feita via cabo ethernet sem problemas mas o que me deixou mesmo triste foi na experimentação via wireless com adaptador Linksys nesse caso não tinha nenhuma ligação efectiva e que o windows bate pontos é de facto ser ou ter um sistema mais automático é claro se por hipótese de ter um adaptador wireless linux talvez funcionasse ainda por cima tão habituado aos automatismos do windows desde 1995…..
    É pena o sistema linux é open source.!!(mais barato).

  3. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Já agora, qual a Universidade?

    Pedro Pinto

  4. Avatar de Ricardo Cardoso
    Ricardo Cardoso

    Pontos fracos???!!!
    O Linux não tem dessas coisas.

  5. Avatar de Vítor I

    A saída do Fedora 8 é a notícia de amanhã. A notícia de hoje é a saída do Opera Mini 4 Final em português http://www.operamini.com/download/.

  6. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Pois é sabem daquele “bug”, que não é bug, do Ubuntu que gasta os discos dos portáteis muito rapidamente?? Achava interessante o pplware postar algo sobre isso para ajudar os users perdidos, como eu (apesar de já ter percedbido o problema e ter lido umas quantas maneiras de supostamente o minimizar)

    P.S.: Será que o mesmo problema está presente no Fedora?? Ao que parece está no Mandriva 2007…

  7. Avatar de LemoN
    LemoN

    Enquanto aguardava a chegada do ubuntu gutsy gibbon 7.10, instalei o fedora 7 e devo dizer que ao primeiro boot, pareceu-me mais giro que o ubuntu, mais giro no sentido de renderização de fontes melhor e isso… (porque o gnome é, obviamente igual)

    No entanto, já o desinstalei e cá estou no ubuntu. O fedora tem um mal, para mim… a nível de “suporte” entre users não tem nada a ver com ubuntu… uma pessoa vê-se literalmente grega para aprender alguma coisa que seja. Além disso, não instala codecs automaticamente nem nada, só a pagantes? Codecs free no fedora só adicionando repositórios e as vezes têm-se dificuldades para conseguir fazer isso…

    Pode ter sido pela minha inexperiência em fedora… mas para ser sincero, não gostei muito. Prefiro sem dúvida ubuntu.

  8. Avatar de Paulo Neves
    Paulo Neves

    Fedora = RedHat
    Ubuntu = Debian

    Já usei as 2.
    Academicamente uso o Fedora 7, em casa Ubuntu. Como já se disse aqui, o Ubuntu leva a melhor no que diz respeito a drivers (suporte melhorado a hardware), actualizações e maior facilidade face ao fedora.
    Um bom teste que fiz (entrino 1.6 dothan com intel 2200bg) foi pesquisar redes extacatmente no mesmo local, no windows apenas detectou 1 rede (rede eduroam) no Ubuntu 7.10 simplesmente reconheceu 3 redes….
    Agora tirem as vossas conclusões…

  9. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    UBUNTU AO PODER!!!!!!!!!

  10. Avatar de Hugo Rabaça
    Hugo Rabaça

    ola,
    falasse em fedora, ubuntu e o windows xp ou ate msm o vista será que podia fazer um ranking entre estes sistemas operativos todos!?
    qual o melhor?qual aquele com mais futuro!?qual o mais compatível com o resto da tecnologia que nos rodeia!?daram todos para jogos!? e já agora pq não falar na apple serão estes q terão o melhor sistema operativo!?um verdadeiro comparativo iria esclarecer a mim como tb a mt gente!!
    aqui fica uma sugestao para um post ou para quem me quiser esclarecer!!?

    saudaçoes e continuaçao de um excelente trabalho!!

  11. Avatar de Nuno Peralta
    Nuno Peralta

    PEDRO
    Pois é sabem daquele “bug”, que não é bug, do Ubuntu que gasta os discos dos portáteis muito rapidamente?? Achava interessante o pplware postar algo sobre isso para ajudar os users perdidos, como eu (apesar de já ter percedbido o problema e ter lido umas quantas maneiras de supostamente o minimizar)
    P.S.: Será que o mesmo problema está presente no Fedora?? Ao que parece está no Mandriva 2007…

    LemoN
    O fedora tem um mal, para mim… a nível de “suporte” entre users não tem nada a ver com ubuntu… uma pessoa vê-se literalmente grega para aprender alguma coisa que seja. Além disso, não instala codecs automaticamente nem nada, só a pagantes? Codecs free no fedora só adicionando repositórios e as vezes têm-se dificuldades para conseguir fazer isso…

    Atendendo a estas duas experiencias….
    Cito também esta:

    Ricardo Cardoso
    Pontos fracos???!!!
    O Linux não tem dessas coisas.

    Pelos vistos tem… =)
    Odeio estes comentários ANTI-MICROSOFT…. =(
    As pessoas nunca ligam aos pontos bons da Microsoft. Só sabem criticar…!

  12. Avatar de LemoN
    LemoN

    Nuno Peralta: Claro que linux também tem pontos fracos. Nenhum sistema é perfeito… antes fosse.

    Eu pessoalmente estou super contente com este último ubuntu. Rara é a vez que entro no portátil para o XP. Desde que saiu esta ultima versão que só uso ubuntu.

    Conforme disse, com fedora tive esta má experiência e no passado com o fedora core 4 (salvo erro) também tive má experiência no que toca à instalação de um modem USB. Mas isso é como tudo, sem drivers nada feito… no windows é a mesma treta. Digo eu…

    Eu não sou anti-microsoft, nem anti-nada. Acho que cada um usa o O.S. que quer e que mais gosta. Eu actualmente fico-me pelo ubuntu, instaladinho por mim e com um look completamente parecido (senão igual) ao Mac OSX Tiger.

    De resto e deixando o XP e a microsoft de fora da conversa que não são para aqui chamados, fedora é bom? Deve ser… eu pessoalmente é que prefiro o ubuntu…

  13. Avatar de Zummer
    Zummer

    Falando um pouco da minha experiencia destas duas distros de Gnu/Linux, não posso deixar de focar um ponto que pouco se tem falado, tem havido um grande esforço da RedHat & Debian (talvez outras também), para tornar Gnu/Linux mais user frendly.
    Com isto cada vez mais os utilizadores finais, daqueles que dizem “Não entendo nada de PC, nada de nada, só quero que funcione” (90% ou mais dos utilizadores de PC), podem com meia duzia de passos (simples … muito mesmo) instalar Ubuntu ou Fedora, ou simplesmente usar um LiveCd, trocando por miudos para quem não sabe, usar um Sistema Operativo sem instalar, sim não é brincadeira . . . gostava de ver isso em Vista.

    Ubuntu, tem um grande suporte para drives e um vasto conjunto de utilizadores com vontade de partilhar experiencias e informação.
    Fedora sinto que aposta na imagem, não noto um suporte tão grande para drives como ubuntu, apesar de não ter experimentado o fedora7.

    Ambas as distros, têm trabalhado na imagem, ou enviando CD (vejam no site do ubuntu) ou criando aspectos bonitos todos XPTOs como o fedora, espero e desejo que este esforço mostre aos utilizadores, que é possivel ter Sistemas Operativos, muito mais eficazes que Vista ou XPs, e com programas de Livres onde se paga 0 e de boa qualidade:
    OpenOffice, Gimp, Firefox, Thundebird, Xmms, Mplayer, Amsn . . .

    Testem comparem Preço/Qualidade em Windons/Gnu-Linux, eu já sei qual é o vencedor: Linux!

  14. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Anda para desabafar há já alguns dias, mas só agora achei oportuno. Tanto ouvi falar do ubuntu que descarreguei a última versão e fiz a instação no VirtualBox. Em princípio, perfeito. Trabalhou bem com o Cd, fiz a instalação. Também foi normal. O pior foi depois. Fiz a instalação no disco normal SATA 250 gb, e não é que encravou/bloqueou por duas vezes durante a instalação? Além disso alterou um monte de ficheiros do windows. Depois cá para mim tem mais coisas negativas por exemplo: desinstalar o FF e ficar com o Opera não deixa! A versão do FF no Ubuntu é diferente da do windows. Para experimentar o OpenOffice, num documento de seis páginas não reconheceu dezenas de palavras.

  15. Avatar de João Rocha

    O Fedora foi a minha primeira distro de sempre, e já se sabe que a primeira é sempre especial. Na altura era o Fedora Core 1, do qual passei directamente para o 5, 6, e 7.

    Agora estou á espera de um mirror português para instalar o 8, que aguardo á meses.

    @Pedro Pinto
    Uma das características que eu acho mais interessante no Fedora, e que se não me engano, não foi implementada em nenhuma outra distro, é a possibilidade de criares, com as ferramentas que são disponibilizadas para isso mesmo, as tuas próprias versões do Sistema Operativo. Chamam-se Remixes, ou Re-Spins. Seleccionas os pacotes que queres incluir, escolhes se queres fazer um instalador simples ou um live CD, se queres criar uma imagem para gravar numa pen-drive, num CD ou num DVD, e voilá, tens um Fedora personalizado.
    Li algures que eles até estavam a trabalhar para facilitar a mudança dos pacotes com os logotipos, wallpapers, etc, que vinham com o original, para poderes personalizar também o aspecto do Spin.
    Até já existem 3 remixes oficiais, um dedicado a Jogos, outro a Desenvolvimento (de software), e outro a Electrónica. Isto para não falar da quantidade deles que começam a aparecer por aí.

    http://fedoraproject.org/wiki/Releases/8/ReleaseSummary#head-3f1abfe016afa0cc91e226c17365a98a01fc7a22

    http://fedoraproject.org/wiki/Infrastructure/CustomSpins?highlight=%28spins%29

    http://fedoraunity.org/re-spins

    Esta é só para picar, mas desculpem lá pessoal do Ubuntu, o Fedora é a distro mais bonita que há para aí… 😉

  16. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @Nuno Peralta
    Depois de alguém me ter chamado à atenção sobre o que referiste: “Pois é sabem daquele “bug”, que não é bug, do Ubuntu que gasta os discos dos portáteis muito rapidamente” …. gostaria de saber onde encontras-te esta info.

    Obrigado
    Pedro Pinto

  17. Avatar de rafa
    rafa

    …épá…é só palavras muito técnicas e “caras”…! Mas para um leigo dos hard’s e soft’s ware é muito bom ter online um belo sítio onde se possa aprender mais e muita coisa…muito bem! continuação de bom trabalho Pedro…força!

  18. Avatar de c0nflict
    c0nflict

    Boas

    Neste momento estou com debian nos meus pc’s, ja usei mt tempo ubuntu, muito bom mesmo… fedora usei o 6 e o 7 gostei, so tenho apontar o facto de fazer actulizacoes diarias… irritante…

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Essa cena do Ubunto lixar os discos é uma grande tanga! Simplesmente estao a utilizar as recomendacoes dos proprios fabricantes nas configuracoes, se agora estão mal… isso é problema grave dos proprios fabricantes! podem dar uma vista de olhos aki:

    http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/

    Mas no fundo no fundo… i love my windows! 😀

  20. Avatar de fedora600
    fedora600

    ppl não se tentaram usar o fedora, o ubuntu e não gostaram de nenhuma distro do linux, não tem problema usem outros.

    Usem o que faz render mais o vosso work

  21. Avatar de Bruno Bernardino

    Sou utilizador dos dois (uso o ubunto 7.10 e fedora 7) e posso dizer que são os dois fantásticos mas para utilidades diferentes:

    * Ubuntu
    – Fantástico para utilizar num portátil/computador pessoal, é muito fácil de utilizar, o suporte, comunidade e artigos do mesmo são muito bons, basta pesquisar um pouco e resolvemos qualquer problema que tenhamos.

    * Fedora
    – Fantástico para utilizar como servidor. Ganha exactamente por vir do RedHat (qualquer software que seja feito, sai sempre primeiramente em .rpm, só depois aparecem os .deb) a nível de updates de segurança, é super estável (também o Ubuntu…), basicamente é muito melhor para usar como servidor.

    * Sem dados
    – Nunca usei o Ubuntu Server, por isso não consigo dizer se é ou não melhor que o Fedora no aspecto em que acho que ganha o mesmo…

    Quanto ao problema dos disco do Ubuntu… parece-me largamente uma mentira… eu uso o Ubuntu desde o início (4.10 – Warty Warthdog), em vários pc’s e nunca tive problema nenhum de discos…

  22. Avatar de Bruno Bernardino

    Ah, o Fedora já me chegou a dar problemas com a minha (problemática) ATI Radeon Xpress 200M, e não os consegui resolver a 100%, o que já não acontece com o Ubuntu, que faz milagres com vga’s “foleiras” :D…

  23. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    ja usei o fedore 6 por um curto periodo, mas eh muito bom
    pensa só o que naum vai se o 8

  24. Avatar de Malamen

    O Fedora 8 já anda à solta pelos torrents desde ontem à noite.

  25. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Acho que nestas coisas não devemos ser extremistas. Sou completamente fã do open source e, portanto, de SO’s como o Fedora, Ubuntu, SuSe, etc… Mas o Windows tem as suas vantagens, e o MAC OS é espectacular. Tenho o Ubuntu instalado no portátil em VM Ware (o SO principal é o XP), e tenho o SME server numa máquina a fazer de servidor de ficheiros e mail. No outro PC só tenho o XP. E só uso XP por dois motivos: primeiro, por uma questão de compatibilidade. Quase toda a gente usa XP e, por conveniência, uso-o também. O segundo motivo é, simplesmente, o hábito. O XP é um sistema ideal para preguiçosos (onde me incluo =) ), e tem as funções mais básicas à distância de um “click”. Já os sistemas baseados em Unix têm a vantagem da consola (o Windows tem o DOS, mas o Unix é mais versátil) e de permitir uma maior interacção entre utilizador/sistema operativo/PC. O trabalho é mais “manual”, se assim o podemos dizer. Livre dos automatismos excessivos patentes nos sistemas Microsoft, os que derivam do Linux permitem essa maior amplitude, o que será uma vantagem para os utilizadores mais experientes.

    Resumindo, todos terão as suas vantagens. Não há melhores ou piores, há apenas os mais adequados a certos tipos de funções e/ou pessoas.

  26. Avatar de Edufer
    Edufer

    Sinceramente……Windows XP e o resto é conversa (digo eu) apesar de ter o xp pirateado nâo tenho crashes posso por os jogos sem ter de carregar mt mais programas lá pra dentro é por isso e axo q o Xp inda vai dar muita luta e os outros vâo ter muito a pedalar pra conseguirem lá chegar (penso eu)
    Mas já agora gostava de saber se dá pra por os dois sistemas operativos pra ir testando o Fedora 8 pq se der eu até gostava de testar.
    Abraços
    Edufer

  27. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Edufer: podes instalar um “boot loader”, que te permite escolher com que sistema operativo queres arrancar. As várias distribuições de Linux costumam trazer isso (Grub, etc..).

    Em relação ao XP e aos jogos, parece que a tendência começou a mudar: o novo Unreal Tournament tem (ou irá ter) uma versão para Linux. Se a moda pegar…

  28. Avatar de Malamen

    Se a moda pegar, e se funcionar bem, é mais um ponto a favor do crescimento de users do Linux.

  29. Avatar de AIR
    AIR

    Já utilizei o fedora (não me recordo a versão) durante muito pouco tempo. Foi engraçado.

    Depois disso, experimentei vários live cd’s… ubunto, caixa mágica, slax, etc.
    Foram mesmo experiências curtas, mas devo dizer que o único que funcionou bem foi o nosso caixa mágica. Consegui ligação á Internet sem qualquer dificuldade, nem precisei de configurar o modem (se bem me lembro ele detectou automaticamente).

    Continuo a usar o xp por questões profissionais mas ando com vontade de explorar mais uma distro linux.

  30. Avatar de Paulo
    Paulo

    Nuno Peralta

    Dizer que o Linux não tem pontos fracos é atacar a Microsoft???

    E se eu disser que o meu carro é bom estou a dizer que o teu é um chaço velho?

    Se de cada vez que alguém diz que o Linux é óptimo tu achas que é um ataque à Microsoft, fica a ideia que achas realmente que a Microsft tem grandes problemas no sofwtare que disponibiliza.

  31. Avatar de MMV
    MMV

    @Paulo, que me dizes da falha de segurança do Xorg por exemplo? E de um developer da Fedora andar a meter backdoors à socapa no kernel? Não te interessa pois não? Para além de não falar do 0day que ataca o iptables que anda aí. E agora? Falas-me em problemas da Microsoft? O software livre já disponibilizou ferramentas superiores por exemplo ao MS Office (a trampa do OpenOffice não conta, que sim, comparado com o da MS é uma trampa).
    Ou então as dezenas/centenas de suid-perm files nas distro de linux prontos a serem exploitados.

    Mandar bitaites é muito bonito, mas olha que a casa de GNU/Linux não está mais arrumada que o da Microsoft.

    E sim, uso Windows, uso GNU/Linux, uso *BSD, Mac OS e Solaris. Cada SO tem as suas caracteristicas, virtudes e defeitos. Agora virem-me bananas a mandar areia aos olhos do pessoal e dizer que GNU/Linux é o maior quando nem de perto nem de longe é superior ao Windows, quando mais a BSD ou a Solaris, revela pura ignorancia.

  32. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas,
    alguém me poderia esclarecer relativamente à compatibilidade do fedora com o Microsoft office2007?
    Agradecido.

  33. Avatar de Paulo
    Paulo

    Caro MMV:

    Continuas a não responder à minha pergunta: achar que o linux é óptimo é atacar a Microsoft? Continuo na dúvida 😉

    Realmente o teu palavreado técnico impressionou-me imenso. Tiveste foi o azar de eu ser trabalhar especificamente com linux e saber que um terço do que disseste é estúpido e nunca fez sentido, um outro são boatos e o último pode-se dizer que se aproveita.

    Segundo tu, não posso achar que o linux é um óptimo sistema operativo, porque sou um banana. Repara que mesmo achando que é um jovem caramelo que gosta de polémica, te dou o direito de achar que o openoffice é um trampa.

    E o palavreado do “eu gosto de tudo, eu uso tudo, todos são bons e maus” é lindíssimo, mas não acrescenta grande coisa. Eu digo: acho o linux óptimo, não percebo porque isso implica que seja anti-microsoft e não percebo porque não ficaste calado em vez de dizeres asneiras. Fica bem.