Está disponível o Wine 1.6 com 10.000 actualizações

61 Comentários

Novidade: Mac Driver, Suporte total para efeito de transparência do Windows e adicionada um novo pacote no Mono que permite suporte para aplicações .NET

Certamente que já lhe aconteceu estar no Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação mas essa não se encontra disponível para sistemas Linux. Wine é a solução! Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar em ambiente Linux, software especificamente concebido para o Microsoft Windows. Vamos conhecer as novidades do Wine 1.6.

Untitled-1

Depois de 16 meses de desenvolvimento, a equipa responsável pelo Wine lançou mais uma versão estável, que se fez acompanhar de algumas novidades e que conta com cerca de .10.000 actualizações.

O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que disponibiliza uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico.

wine_02

Principais novidades desta versão
  • Mac Driver, para melhor integração com o ambiente Mac. Agora é possível ter funcionalidades como OpenGL, Clipboard, Drag & Drop, system tray, etc.
  • X11 driver
  • Suporte total para efeito de transparência do Windows
  • Novo pacote no Mono que permite suporte para aplicações .NET
  • Melhorias no Direct3D

Conheça todas as novidades aqui

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Linux
Download: Escolha aqui a sua distribuição Linux
Homepage: Wine

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FXX
    FXX

    Se precisamos de correr aplicações windows usamos o windows. Não percebo o objetivo disto.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      É precisamente não correr o Windows

    2. Avatar de MrT
      MrT

      O Wine é simplesmente genial…
      Isto serve por exemplo para quem gosta e utiliza só Linux, e quer correr uma outra aplicação que não exista para linux, ou que não tem um semlhante igualmente bom (por exemplo o office ou assim…)

    3. Avatar de Monkeyz
      Monkeyz

      eu tambem não entendo porque as pessoas preferem windows..
      as pessoas que querem performance e precisam de definições avançadas preferem linux… digo eu

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        As pessoas não preferem, são “obrigadas” a usar, pois já vem no computador… E algumas (a maioria) acomodam-se…

        1. Avatar de Monkeyz
          Monkeyz

          obrigadas? por quem? tenho linux (linux mint debian with cinnamon) no pc. e ele de raiz veio com windows vista.

          1. Avatar de R
            R

            isso n é bem assim!
            eu percebo o que dizes, mas nem toda a gente tem conhecimento suficiente para instalar outro sistema operativo ou formatar o pc.
            Muitos dos utilizadores comuns que acho que sao a maioria, n devem saber se quer o que fazer se aparecer um virus por exemplo.

          2. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Quando disse “são obrigadas” é no sentido que “já lá vem”, daí ter reforçado que “a maioria acomoda-se”.
            O que lamento é, no teu caso e no meu, “termos” de pagar a licença do Windows, para depois não o usar.
            Só porque (quase) não há liberdade de escolha do SO quando se compra um PC.

          3. Avatar de A. Pereira
            A. Pereira

            Explica isso à minha patroa e vai dar formação aos funcionários da casa.

      2. Avatar de Djizus
        Djizus

        Conta lá o que consegues fazer no linux que não consegues no windows…

        1. Avatar de Bruno Jesus
          Bruno Jesus

          Ter um pc seguro sem antivirus… e isto é so uma das muitas coisas que fazer melhor com o Linux

          1. Avatar de Djizus
            Djizus

            Nos últimos 15 anos que uso windows nunca usei anti vírus e nunca apanhei um vírus ou malware…
            Não vejo vantagem …

          2. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            Djzus, experienta instalar o antimalware bytes e um bom anti-virus, faz uma procura de virus e/pu malware/adware e surpreende-te!

        2. Avatar de lmx
          lmx

          Um Zilião de coisas..

          cmps

        3. Avatar de R
          R

          o que consegues fazer num consegues fazer no outro! isso por si so ja é uma vantagem. pk?
          porque um é pago, o outro nao.
          se compras um pc ja vem com windows (mas n é oferecido, ja pagas kk pelo SO). se puderes escolher entre um ou outro podes vir a pagar menos.
          Para mim, para alem de muitas outras vantagens essa é a chave!
          mt gente diz que é um SO mt complexo e dificil. n é apenas nao esamos habituados, pk toda a vida, os computadores que mechemos teem windows!

          ja que se pode fazer tudo num e noutro, porque é que as escolas nao usam linux para os estudantes? interesse $$$ mais nada!

        4. Avatar de Eduardo Jr
          Eduardo Jr

          Não se incomodar com vírus e/ou malware nem em desfragmentar o disco e não ter que formatar o computador de tempo em tempos.

          O que digo é em questão de software os dois se equivalem, mas com Linux não há perca de desempenho com o passar do tempo.

    4. Avatar de Bruno Jesus
      Bruno Jesus

      Se calhar não te custa a pagar a licença…

    5. Avatar de Nosferatu Arucard
      Nosferatu Arucard

      O Wine permite correr aplicaçoes do Windows em Linux, especialmente nao nao existem alternativas. E simplesmente uma camada de compatibilidade que existe em sistemas operativos complexos, e nao difere do suporte a programas OS/2 no Windows NT, ou de programas Linux no FreeBSD.

    6. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Há jogos que correm mais rapido no wine que no windows

      1. Avatar de Monkeyz
        Monkeyz

        só jogos? o linux em performance é melhor que windows!! pouca gente sabe disso

    7. Avatar de Fábio
      Fábio

      Santa ignorância…

  2. Avatar de FXX
    FXX

    E 10000 updates para se manter na versão 1 lol

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Sim nos modelos de desenvolvimento não é o numero que conta…

      Não é porque os numeros sejam a nivel de valor absoluto maior, que o software é melhor…existem modelos de desenvolvimento em que as correcções são contablizadas de outras formas, adicionando unidades decimais, e dependendo do tipo de correcção, vais incrementando mais a esquerda ou mais a direita…

      Se calhar todos pensam que o Chrome, por exemplo, é melhor porque vai na versão 159 mil 278 ????

      Não é isso que dita, o que é mais avançado ou não…isso apenas poderá ser um teste a vossa inteligencia…e quem não conseguir atingir, será certamente tentado a ficar um software em detrimento de outro ….por isso eles usam este esquema de enganar os mais fracos…

      No software livre não existe vontade de enganar ninguém…não é o capitalismo selvagem Americano a falar mais alto, mas sim os valores, etc…no fundo o que se procura é a perfeição…

      Por isso mesmo um Wine na versão 1.6 pode equivaler a um chrome na versão 500 mil 999…não tem nada a ver…

      As numerações basicas servem para mascarar a falta de desenvolvimento que um producto tem, mais nada!!

      cmps

      1. Avatar de SexOnaSal
        SexOnaSal

        tal como o chrome e o FF, que saudades do FF 3.5…

        1. Avatar de Monkeyz
          Monkeyz

          tiveram pressa de “crescer” em numeros que contam nada..

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            x2… Esta politica do FF é enganadora…

  3. Avatar de Morbidos
    Morbidos

    Deve ser para aqueles que nao querem pagar uma licença windows para poder usar 1 ou outro programa que nao existe para linux… acho que nao é muito dificil perceber.

    1. Avatar de Headbanger
      Headbanger

      Dissestes tudo!!!!

    2. Avatar de Retarded Finder
      Retarded Finder

      From nothing to full retarded

      1. Avatar de Morbidos
        Morbidos

        Se nao sabes ler portugues, nao comentes para parecer mais inteligente, pois acabas por falhar no objetivo.

    3. Avatar de Djizus
      Djizus

      deves pagar muitas licenças do windows deves 🙂

      1. Avatar de Paulo P.
        Paulo P.

        nem todos usam windows pirateados, mas pelo teu comentário tu usas…

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Eu tenho um Windows completamente legal sem pagar um tostão!! Windows 8 Media Center… Chave legal a borla cedida publicamente pela Microsoft 😉

          Como vês não é preciso pagar licença. Anyway, prefiro o meu portátil com linux! LOL

      2. Avatar de pixar
        pixar

        As empresas estão mais sujeitas a inspecções, pelo que a pirataria é um grande risco. Os PC não são usados só em casa.

  4. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    O Wine corre o UltraSurf?

  5. Avatar de Jacinto Leite Capelo R
    Jacinto Leite Capelo R

    Espero que corra bem o iTunes, se assim for sou um homem feliz.

    1. Avatar de TuxPT

      Para que queres correr o iTunes em Linux?
      O Amarok, Banshee, aTunes, GtkPod não te servem? O:)

    2. Avatar de arrebenta
      arrebenta

      o iTones nem no OSX funciona em condições, quanto mais no Windows ou Wine lol

      1. Avatar de Dogzilla
        Dogzilla

        Sempre que precisei de usar ele sempre funcionou correctamente.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    maior problema do Wine é o Directx.
    existe o Cedega ou Crossover mas é pago

    1. Avatar de alguem
      alguem

      O mais comico é q usa o wine….

  7. Avatar de Palavra do senhor
    Palavra do senhor

    Sinceramente acho que a vossa discussão é ridícula.
    No meu caso uso Windows porque no meu trabalho sou obrigado a usar, dado que as ferramentas que desenvolvo só existem para ambientes Windows (sim, só windows).

    Sinceramente acho os fanatismos ridículos, tanto dos que dizem que só usam Linux como os que só usam Windows.

    Já agora, a questão dos vírus é simples: o Windows tem mais utilizadores que o Linux. Se um dia o Linux se massificar, os vírus vão aparecer!! Ou acham que uma plataforma open-source não é mais apetecível para criação de vírus que o Windows?

    Usei Linux durante os tempos de faculdade e digo-vos que não vi nenhuma vantagem! A questão da segurança não está apenas no sistema: está muito mais associada aos comportamentos que se tem do que propriamente o sistema!

    Sou utilizador de Windows há mais de 20 anos e nunca tive problemas relacionados com vírus nem com intrusões! Vale o que vale esta minha opinião mas, no meu ver, eu escolho o SO que me poupe tempo nas minhas tarefas, seja mais simples de usar e manter! O resto é bullshit! Quem tem tempo para andar a compilar o Kernel e afins está numa de explorar…mas quando começarem a trabalhar e a chegar a casa as 20h/21h…acreditem que vão escolher aquilo que para voces seja mais simples…quer seja Windows, Linux, MacOs, etc!

    Espero ter apresentado uma outra perspectiva sobre esta temática!!

    Esta é…a palavra do Senhor!!

    1. Avatar de SexOnaSal
    2. Avatar de M
      M

      Até que enfim um comentário de jeito.
      concordo completamente .

    3. Avatar de Monkeyz
      Monkeyz

      “Esta é…a palavra do Senhor!!”

      Graças a deus.

    4. Avatar de djx
      djx

      Txii compilar o kernel, só termos técnicos por aqui…
      Se te disser que Linux corre em mais máquinas tanto em quantidade como em heterogeneidade vais-me chamar de maluco não é?
      Eu também tenho ali um nokia 3330 na gaveta e lá por ter usado aquilo há quase 10 anos não me vou por a dizer que os telemóveis são todos uma porcaria por teres ecrãs a preto e branco. Onde quero chegar é que o GNU+Linux já não é o que era antigamente.

      1. Avatar de alguem
        alguem

        Ambas as vossas opiniões são válidas, embora já não é necessário compilar kernel, a não ser que queiras ter algo especifico.
        Já há boas distribuições outofbox.
        Mas relembro que as grandes empresas usam unix/linux para servidores. por exemplo redhat.

        agora uma nota comica para quem não sabe a M$ usa servidores linux nos seus sites.

        http://www.zdnet.com/microsoft-hides-behind-linux-for-protection-3039115920/

    5. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Muito religioso.. agora eu que as sextas até chego por volta das 2h da matina do trabalho, até uso windows todo o santo dia, chego a casa e apetece-me ir para o portátil.. usar linux…

      A tua foi a palavra do senhor, a minha é a do demo….

      Ave Satanás.. lol

    6. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Concordo plenamente!!! 😉
      E uso Windows, Linux e Mac OSX.

  8. Avatar de ww55
    ww55

    nada contra! O windows é excelente para aqueles que podem pagar licenças para aquilo que usam e também podem comprar máquinas atualizadas para não perceber a baixa performance devido ao uso de antivírus, ou não se importem com a lentidão e estragos ocasionados por vírus.
    Como eu sou duro, uso um micro antigo (AMD 64Bits 4200 e 4Gb de RAM), prefiro o Linux, estou com o chakra linux e ainda não pretendo trocar de máquina.

  9. Avatar de camsarria
    camsarria

    Sou proprietario de uma licença paga do windows 8; e uso ubuntu, porque?

    Prefiro a app store do ubuntu (deus sabe a confusao que é a store do windows 8) prefiro instalar software a custo 0 legal do que instalar versoes windows trial sempre a impingir a barra ask e software parasita. Gosto do facto do ubuntu vir ja com quaze tudo instalado, gosto de abrir a consola escrever sensors e ter a temperatura do cpu mb e gpu, etc (tinha que instalar o cpuid no windows)… e a consola realmente simplifica muita coisa

    Existe a questão embora temporaria dos virus e spam que de momento o linux não sofre e ressalvo de momento.

    O wine? bem com o wine jogo o meu jogo favorito – o world of warcraft , e uso o steam para outro gaming (dota2 rules) de resto uso open office e chrome para browsing.

    Não tenho nada contra users windows, mas sinceramente não sejam fanaticos e conhecam tudo o que anda por ai, só assim podem criticar.

    P.S. uma gira – no outro dia li num outro forum um comentario de um Sr que dizia que o linux era só para gente pobre, deu para rir 😉 lol

    1. Avatar de Rosmaninho
      Rosmaninho

      Só para te dizer que o DotA2 já está disponível para Linux na versão Linux do Steam. 🙂
      http://www.webupd8.org/2013/07/dota-2-officially-released-for-linux.html

      1. Avatar de camsarria
        camsarria

        Eu sei… é lindo

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Boas a a única coisa que me prende ao windows e mesmo o World of Warcraft a ultima vez que tentei não consegui correr com directX ou seja tive de correr com OpenGL ou que torna o jogo mais pesado do que no windows e com menos qualidade, gostava de saber se esse problema já tinha sido resolvido, se sim qual o processo que usa sff
      Aguardo resposta obrigado

  10. Avatar de Hugo Faria
    Hugo Faria

    Bom bom era o PPLWARE fazer um manual de Como trabalhar com o WINE (Instalar/desinstalar/usar aplicações Windows) ou disponibilizar algo de apoio :D. Era uma ajuda e peras 😀

    1. Avatar de camsarria
      camsarria

      http://www.playonlinux.com/en/

      Usas este aplicativo; o aplicativo tem uma lista de scripts para diversos jogos e aplicativos windows e por ai a instalação é feita automaticamente.

      Se o aplicativo que queres correr não estiver na lista fazes instalaçao manual e seleccionas o installer

      Podes escolher a versao do wine que quizeres, sugiro a ultima 64 bits se tiveres um linux 64

      Ah… certificate que usas drivers proprietarios amd ati ou nvidia, se nao os sabes instalar usa o software sources drivers – use proprietary driver

      Cumps

  11. Avatar de Diogo
    Diogo

    Penso que a malta não está a separar as aguas, para muitos o linux é o melhor para outros o windows é o melhor no fundo são os dois bons para determinadas tarefas…Eu neste momento tenho no gabinete 5 máquinas e é impensável ter as licenças da Microsoft para Win. e Office, todas as maquinas tem ubuntu e libreOffice excepto uma em que tem o windows 7 e alguns produtos da adobe, por isso penso que cada um é que usa o melhor para si ou para a sua empresa. Outra barbaridade que li aqui é que o linux não tem vírus é claro que tem vírus mas existe uma questão simples, o Linux tem definições claras sobre permissões de arquivos, utilizadores, grupos, nele, um vírus pode afectar apenas o utilizador que executou o programa, ao contrário de plataformas como o Windows onde o que estiver a ser executado tem controle total da máquina, Isso faz com que seja na melhor das hipóteses, difícil o desenvolvimento de vírus para Linux mas no entanto existe depois os utilizadores de linux geralmente tem mais experiência em sistemas operativos o que influencia a se livrar de vírus, pois nós sabemos quando algo tem uma probabilidade maior de ser vírus ou não. Não existe sistemas operativos perfeitos meus amigos, tanto que android é linux e tem montes de virus… Agora em questões do tema desta notícia, o wine para mim é uma ferramenta muito poderosa e útil para linux para mim uma das ferramentas obrigatórias a quem usa este S.O. porque por vezes é preciso correr um executável ou testar uma aplicação e não temos necessidade de comprar uma licença para o fazer 🙂 Tenham um óptimo fim de semana e aproveitem estes dias de sol para relaxarem e deixarem os vossos computadores em paz 😀

  12. Avatar de Seth
    Seth

    Darling: projeto similar ao Wine visa rodar apps do OS X no Linux!

    http://darling.dolezel.info/en/Darling

  13. Avatar de Luiz augusto
    Luiz augusto

    Não instala Photoshop,da vários erros, é uma pena porque eu só uso windows, para rodar o Photoshop