Está disponível o GIMP 2.8, agora com interface unica

66 Comentários

Após cerca de 3 anos e meio de desenvolvimento, o Gimp 2.8 está finalmente disponível para download. Para quem não conhece, o GIMP (GNU Image Manipulation Program) é provavelmente a melhor ferramenta para edição de imagens  open source e considerados como muitos como uma alternativa credível as populares ferramentas comerciais (ex. Photoshop).

Vamos conhecer as novidades do GIMP 2.8 e aprender como instalar no Ubuntu.

gimp_00

O GIMP foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, no âmbito de um projecto para a Universidade, como sendo uma alternativa livre ao Adobe Photoshop. Actualmente o GIMP é mantido por um grupo de voluntários por todo mundo e é disponibilizado sob a  licença GPL.

gimp_01

Principais novidades do GIMP 2.8

Interface Única

Uma das características que vinha a afastar muitos utilizadores desta ferramenta era a forma como as ferramentas se espalham pelo ambiente de trabalho. A versão 2.8 permite finalmente ter o GIMP numa única interface (activar em Window—>Single Window Mode). De referir que o utilizador pode continuar a ter as janelas em separado.

gimp_02

Agrupamento de camadas

Para  trabalhos gráficos mais complexos, o Gimp disponibiliza agora uma pequena janela onde organiza todos os elementos (layers) do nosso trabalho.

gimp_03

Multi-coluna para docks de ferramentas

O Gimp 2.8 permite dispor pequenos grupos de ferramentas numa só interface. Para criar uma nova colica basta aceder a dock Windows e fazer drag and drop de um dialog dockable para um dos cantos verticais.

gimp_04

Suporte para matemática nas medidas

Agora com o Gimp 2.8 é possível fazer contas na interface que permite definir a altura/largura de um determinado objecto.

gimp_06

Outras novidades
  • Melhorias na edição de texto
  • Novos widgets
  • Mudança nos atalhos do teclado
  • Superação das funcionalidades “Salvar” e “Exportar”
  • Novo pack de pincéis e outras ferramentas
  • Nova funcionalidade “Lock Pixels”
  • Exportar valores das cores para CSS, PHP, Java, Phyton ou texto simples
  • Possibilidade de exportar para PDF

Como instalar o Gimp 2.8 no Ubuntu?

Para instalar a ultima versão do Gimp no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos

sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp
sudo apt-get update 
sudo apt-get install gimp

Para quem já possuir o Gimp, basta executar o comando

sudo apt-get dist-upgrade

O Gimp é sem duvida uma excelente ferramenta para que necessita de editar imagem.

Em tempo de crise, será o Gimp uma opção a adoptar por designers e empresas da área?

Partilhar:
Tags:

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Está se a tornar na minha opinião mais parecido com o photoshop, uma alternativa mais barata 🙂

  2. Avatar de hm
    hm

    Boa peça, acabei há pouco de ler sobre o assunto, finalmente a janela única… agora vamos queixar-nos que gostávamos mais em janelas separadas eheh (se calhar até dá para optar, ainda não experimentei o 2.8)
    Quanto à questão, crise ou não, o Gimp sempre me pareceu uma excelente alternativa e nunca percebi porque não é mais usado.

    1. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      Sim dá para escolher 😉

    2. Avatar de Hélio Félix
      Hélio Félix

      Não é mais utilizado porque os designers estão habituados ao Photoshop. Normalmente começaram com Photoshop… o GIMP não é assim tão identico e fácil como o Photoshop para os designers.

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Não é apenas uma questão de se estar habituado ao Photoshop. O modo como a Adobe concebeu a interacção entre teclas de atalho e botões de rato e mesmo o manuseamento das ferramentas está muito bom. Não digo que não seja possível fazer melhor mas é mesmo difícil.
        Por exemplo, eu comecei com o antigo Corel PhotoPaint – penso que era este o nome – e comecei a utilizar o Photoshop e o Gimp quase em simultâneo. Verdade seja dita, tenho de dar os meus parabéns a quem produz o Gimp, está muito bom, mas efectivamente o Photoshop tem lá tudo, quase sempre à mão e quase sempre fácil de utilizar.

        Quanto aos menus a flutuar pelo ecrã é simples. São complicados quando se trabalha com um monitor mas são excelentes quando se tem a hipótese de trabalhar com dois ou três monitores. O ideal mesmo é o utilizador ter a possibilidade de escolher, o que pelo que percebi é o que vem nesta nova versão.

    3. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Nunca vi utilidade em ter menus a flutuar pela janela. A não ser, talvez, se o ecrã por grande o suficiente. Mas pronto, é sempre bom ter a opção.
      O Gimp não é uma boa alternativa porque o Photoshop, neste mundo, dita as regras. Uso o photoshop há 10 anos e mudar de um para o outro é quase começar do zero. Os menus contêm coisas diferentes; os menus de contexto (clique direito) são muito diferentes; as funcionalidades têm resultados diferentes e o conjunto delas é também diferente.
      Enquanto conseguir usar o produto da Adobe para fins não comerciais, mesmo que ilegalmente, não me apetece aprender tudo de novo.
      Mas não quer dizer que um novato não se safe bem. Quem me dera ter conhecido o Gimp muito mais cedo.

      Mas parabens Gimp, estás a ir no bom caminho, melhorando a usabilidade 🙂

      1. Avatar de José Antonio Meira da Rocha

        A utilidade de menus flutuantes é enorme quando se utilizam dois ou mais monitores. Trabalha-se com os menus numa tela e com a imagem full screen noutra.

    4. Avatar de carlosf
      carlosf

      Eu pessoalmente prefiro mesmo as janelas separadas, e o modo de funcionar do gimp vs photoshop (por isto digo, a organizacao dos menus e assim, gosto de manter as coisas simples). Se as pessoas que realmente usam Gimp a sério, fizessem doações generosas, teriamos um editor de imagens mais forte, e que desse menos trabalho ao utilizador, no gimp tudo se faz também, é um pouco mais trabalhoso. E já existia anteriormente modo de ficar com janela unica, mas não integrada com o Gimp por defeito.

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        E tu já doaste alguma coisa para os desenvolvedores do Gimp? Aposto que não 😉

  3. Avatar de Iago Melo
    Iago Melo

    Finalmente!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, agora já se parece com uma “aplicação” 🙂

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ola Pedro, bom dia. Escreveste (ex. Photophop)

        1. Avatar de Miguel Goyanes
          Miguel Goyanes

          Ja não era sem tempo.

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    Apesar de me parecer muito bom, penso que dificilmente (e infelizmente) chegará perto do photoshop. Tal como o inkscape com o illustrator, e o OpenOffice com o MS-Office. Claro que monetariamente também não se compara, mas pelo menos na usabilidade a diferença entre gimp e photoshop e inkscape e illustrator é abismal.

    Não me entendam mal porque sou completamente a favor destas aplicações, mas na minha opinião acho que ainda têm um longo caminho a percorrer.

    1. Avatar de Wykzl
      Wykzl

      Só para dizer que, em principio, concordo.
      No entanto, se olharmos para a relação preço/qualidade (e excluindo os piratas), as aplicações que indicaste são imbativeis.
      Claro que há um “preço” a pagar… mas cerca de 1K Euros para ser mais fácil de usar…
      Até hoje ainda não vi ninguém disposto a pagar do seu bolso uma aplicação premium – é piratear ou usar o dinheiro “dos outros” (leia-se, o dinheiro dos impostos).

      1. Avatar de Designer
        Designer

        🙂 Assino por baixo, Wykzl 🙂

    2. Avatar de A. Lopes
      A. Lopes

      Olha que o Libre Office já se aproxima bastante do Ms Office

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        concerteza que é uma proposta valida e só quem a usa e explora percebe a capacidade dessa ferramenta.

        cmps

  5. Avatar de Pedro Miguel
    Pedro Miguel

    Só uma coisa? Como podemos fazer para guardar imagens em CMIK no GIMP? é que já estou farto de procurar e não encontro nada e para fazer paginações para serem empresas numa gráfica, as imagens tem de ser CMIK, e não RGB. O GIMP é bastante bom e fácil de usar, mas tem essa falha, o CMIK, que estraga tudo não é?

    1. Avatar de KaYs3r
      KaYs3r

      Pois, para mim é a principal “falha” do GIMP, é não trabalhar com CMYK. Penso que nesta versão continua igual….

    2. Avatar de Vitor Hugo

      Julgo que há plugins para isso.

    3. Avatar de José Antonio Meira da Rocha

      Para trabalhos gráficos, é mais adequado colocar a imagem no Scribus e gerar PDF/X-3.

  6. Avatar de Luís Cachulo
    Luís Cachulo

    Como gosto de fazer pouco esforço a habituar-me a novas aplicações e como tenho a sorte de ter licenças disponíveis de photoshop, o Gimp nunca foi alternativa precisamente pq não me habituei em tempo “útil” à utilização das várias janelas separadas para utilização da aplicação.

    Mas sim, concordo que para aplicação open source, é uma excelente alternativa ao Photoshop! Penso que para a utilização comum que se dá ao photoshop, é uma aplicação bastante completa.

  7. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Ainda não existe a instalação para windows 🙁

    1. Avatar de Pedro Pinto

      No site oficial ainda só tem a versão 2.6

      1. Avatar de BigLord
        BigLord

        Falso. Estou a sacar a versão 2.8 enquanto escrevo isto.

        Por outro lado, se calhar as coisas mudaram em 3 hroas, lol.

  8. Avatar de Ricardo Sousa
    Ricardo Sousa

    Dá para instalar no Ubuntu 10.10 ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, usa os comandos que estão no artigo.

      1. Avatar de Ricardo Sousa
        Ricardo Sousa

        hmm pois, tenho que ir ver então o que se passa porque está a dar erro

        “W: Failed to fetch http://ppa.launchpad.net/otto-kesselgulasch/gimp/ubuntu/dists/maverick/main/source/Sources.gz 404 Not Found

        W: Failed to fetch http://ppa.launchpad.net/otto-kesselgulasch/gimp/ubuntu/dists/maverick/main/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found”

        1. Avatar de Pepe
          Pepe

          me pasa lo mismo

  9. Avatar de fmlm
    fmlm

    Alguem me poderia indicar um bom tutorial do GIMP?

    Obrigado

    1. Avatar de Manuel Coutinho
      Manuel Coutinho

      Bom dia , está aqui um belo artigo de alguma das coisas que podem fazer no Gimp.

      http://www.unixmen.com/30-great-tutorials-for-gimp/

      Cumprimentos , Manuel Coutinho

  10. Avatar de Charly

    Bem eu trabalho numa empresa de design, e não se vê a hipotese de usar o gimp, pois todos temos os softwares da adobe actualizados, mas aposto que será uma boa hipotese para empresas com pouco capital e estão a começar agora.

  11. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Esta versão não dá para Windows?

    Bem hajam!

  12. Avatar de Serva
    Serva

    Eu gosto e uso , já fiz o download da última versão enquanto estou a escrever , e a resposta é sim pode perfeitamente substituir o Photoshop , eventualmente para um uso profissional muito especifico provavelmente nem o Photoshop será suficiente , é o mesmo em relação ao Libre office estamos neste momento na versão 3.5.2 e está cada vez melhor .

    Cumprimentos

    Serva

  13. Avatar de dido
    dido

    Grande surpresa ao ver uma nova versão deste editor de imagem. Sempre fui fiel ao gimp e ja trabalho com ele a alguns anos. Agora vem a adaptaçao a esta nova versão com um visual muito mais apelativo.

  14. Avatar de tfae
    tfae

    Finalmente a interface única!
    Nunca gostei muito do GIMP precisamente devido às suas várias janelas, que só complicam.
    E gostei das outras novidades desta versão.

    Bom artigo 🙂

  15. Avatar de Rui Gomes
    Rui Gomes

    Eu tenho a versão 2.6 instalada e não consigo atualizar para a 2.8 com o comando fornecido na publicação: sudo apt-get dist-upgrade

    O que posso fazer ?
    Cumprimentos 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Rui, faz assim:

      sudo apt-get dist-upgrade

      1. Avatar de Rui Gomes
        Rui Gomes

        Foi o que fiz Pedro, usei esse comando mas o upgrade não é feito…

    2. Avatar de Serva
      Serva

      Rui de qualquer das formas tens de colocar na consola a primeira linha de comando que representa o repositório e se já tiveres o Gimp instalado então podes saltar para o comando sudo apt-get dist-upgrade .

      Cumprimentos

      Serva

    3. Avatar de Rui Gomes
      Rui Gomes

      Resolvido, desinstalei a versao actual (2.6) e segui os passos desde inicio 😉

      cumprimentos

  16. Avatar de Pedro H
    Pedro H

    Bolas… finalmente a janela única…
    Agora só falta um release para o mac… xD

  17. Avatar de moedinha
    moedinha

    Alguém teve uma mensagem ao adicionar o repositorio a dizer que esta versão não era estavel para ubuntu 12.04 ?

  18. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Alguém sabe como instalar em Fuduntu?

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Boa tarde ,

      Tens aqui um link que te deve ajudar

      http://espacoliberdade.blog.br/blog/dicas/instalando-gimp-2-7-3-no-fedora-15/

      Cumprimentos

      Serva

  19. Avatar de psantos
    psantos

    Oficialemnte.. para windows só existe como estável a gimp-2.6.12-i686

    Existe é uma versão gimp-2.8.0-rc1-setup.exe na secção GIMP + GTK+ (development rel.)

    Cump.

  20. Avatar de Serva
    Serva

    E para Linux também na RC1

    Cumprimentos

    Serva

  21. Avatar de Serva
    Serva

    desculpa queria esta também na RC1

    Serva

  22. Avatar de dido
    dido

    E em relação a skins/temas, alguém sabe onde posso arranjar para esta nova versão?

  23. Avatar de Afterburner
    Afterburner

    Paint.net

  24. Avatar de Texugoelectrico
    Texugoelectrico

    Do que eu já mexi (confesso que não foi muito extensivo) fiquei com a impressão que fica uns furos atrás do Photoshop, mas apenas em termos de acessibilidade (facilidade de utilização), no Photoshop há acções que podemos fazer de uma só vez e que neste temos que contornar de outras formas. No entanto parece-me que não há muito que o Photoshop faça que este não faça, talvez um utilizador bastante intensivo possa encontrar limites, eu não encontrei…

    No entanto ainda não experimentei esta nova versão… Vou ver…

  25. Avatar de Flávio Nóbrega
    Flávio Nóbrega

    Sempre utilizei gimp porque comecei com ela na escola e fui aprendendo e tal e hoje é o meu programa essencial, e sempre utilizei-o em Inglês, mas já não era sem tempo haver uma versão em PT???? -_-

    1. Avatar de dido
      dido

      Já havia em PT-BR, mas acredita que em PT pelo menos para mim depois de trabalhar muito em inglês e a maioria dos tutoriais serem em inglês já não consigo trabalhar em PT.

  26. Avatar de MMesquita
    MMesquita

    Programa muito Bom.

  27. Avatar de monux
    monux

    – Me impressiona a evolução do Gimp a cada nova versão.
    – É essêncial em meus trabalhos.
    – Abrçs

  28. Avatar de JME
    JME

    Aplicação excelente. Grato pelo link para o Gimp for windows.

  29. Avatar de Ricardo Pereira

    Em termos profissionais o Gimp já é uma opção mas tem que ser muito melhorado a nível de performance, quando se usa com imagens de grande qualidade ele demora muito mais tempo a executar filtros por exemplo que o photoshop e isso pode ser impeditivo, estmos a falar de 4X mais tempo…
    Mas sim uma grande aplicação que eu aconselho a toda a gente principalmente a webdesigners pois normalmente trabalham com resoloções baixas, quem faz montagens de arquitectura é preciso ter cuidado com o tempo que vão perder a executar filtros.. como o blure ou o noise.

  30. Avatar de FernandoB
    FernandoB

    Olá a todos! Será que alguém me pode ajudar a remover esta instalação através da linha de comandos. O que se passa é que tentei instalar Gimp e parece que não ficou lá muito bem, então o meu receio é isto ficar a ocupar espaço que necessito.