Empathy substitui Pidgin no Karmic Koala

48 Comentários

Para quem anda atento aos bastidores da comunidade de software livre, sabe que tem havido desde há algum tempo um certo sentimento de amor / ódio entre os utilizadores e programadores do projecto Pidgin. Alguns utilizadores chegam mesmo a acusar os programadores do Pidgin de arrogância e falta de sensibilidade em relação às funcionalidades que a comunidade realmente necessita deste programa.

image_empathy_01

Talvez devido a razões de falta de flexibilidade e falta de transparência no desenvolvimento do Pidgin, levou a que o Empathy seja o novo programa de mensagens instantâneas no Ubuntu Karmic Koala.

Este sub-projecto sobre a alçada do projecto Gnome, irá na próxima versão do Ubuntu substituir simultâneamente o Pidgin e Ekiga (que quase ninguém usa) como aplicação por defeito para respectivamente desempenhar a tarefa de cliente de mensagens instantâneas e VOIP.

Pessoalmente acho que esta decisão ocorre também (mas não só) numa tentativa de libertar o espaço de duas aplicações e alguma das suas dependências e concentrar as suas funcionalidades apenas numa aplicação. Isto porque pensando bem neste aspecto chega-se à conclusão os 700 MB já começam a ser uma barreira para colocar todas as inovações que o Ubuntu pretende.

Obtivémos esta garantia de um elemento da equipa comunitária do Ubuntu que esteve no encontro de programadores Ubuntu Development Summit (UDS) que assisitiu à discussão que houve sobre esta decisão. Acerca do Empathy propriamente dito para um projecto bastante jovem conta já com algumas funcionalidades interessantes:



  • Multi-protocolo: Jabber, Gtalk, MSN, IRC, Salut
  • Auto away e extended away
  • Reestabelecimento de ligação usando o Network Manager
  • Chat privado e em grupo (com suporte de corrector ortográfico)
  • Suporte poderoso de temas (incluído suporte de temas Adium)
  • Registo de conversas tal como visualização e manipulação dos mesmos
  • Suporte de voz e vídeo através do uso do protocolo SIP e XMPP (incluindo suporte de chamadas Google Talk)
  • Transferência de ficheiros no protocolo XMPP
  • Geolocalização de contactos em mapa

image_empathy_02

Mas que funcionalidades relevantes faltam neste promissor programa de mensagens instantâneas, para se tornar numa alternativa mais atractiva?

  • Suporte para transferência de ficheiros entre o protocolo MSN
  • Suporte de modo invisível do protocolo MSN
  • Suporte de mensagens offline do Protocolo MSN

Contudo, os programadores do Empathy que marcaram presença no UDS, garantiram que caso o Empathy fosse incluído no Ubuntu, com o apoio da comunidade iriam conseguir implementar não só as funcionalidades em falta como outras funcionalidades a tempo do lançamento do Ubuntu Karmic Koala.

image_empathy_03

O repto foi aceite e foi deliberado nesse encontro que como o Pidgin vai ser substituído pelo Empathy, a equipa desta nova aplicação de mensagens terá de cumprir a sua pare. Bem não será bem assim, os programadores do Empathy e o Ubuntu precisam de um terceiro elemento para tornar o processo mais fácil, você!

A melhor forma para que possa contribuir para um desenvolvimento rápido é testar a versão actual do Ubuntu e submeter qualquer problema que possa encontrar no Launchpad do Ubuntu .

Ora e como instalar o Empathy? Para já aconselho que dê uma olhada nos screencast da Ana Narciso , Gestor de pacotes Synaptic, e Synaptic – Fontes de Aplicações , eu poderia explicar mas um vídeo vale mais que mil palavras (ou seria uma imagem? 😀 ).

Já reviu os screencasts? Então tudo o que precisa é de primeiro adicionar a chave de autenticação do servidor apt que irá adicionar, por isso copie para a consola do Ubuntu a seguinte linha:

sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com FA3A1271

De seguida abra o Gestor de Pacotes Synaptic e adicione a seguinte linha APT assumindo que está a usar a versão 9.04 do Ubuntu (Jaunty Jackalope).

deb http://ppa.launchpad.net/telepathy/ppa/ubuntu jaunty main

Depois de adicionar e recarregar a nova lista de pacotes no Synaptic, procure pelos seguintes pacotes:

  • empathy
  • libwebkit-dev (opcional: apenas necessário caso queira suporte para temas Adium)

E é apenas o que tem de fazer para ter acesso à ultima versão do Empathy, mas o que está à espera? Comece já hoje a contribuir para o novo programa de troca de mensagens pessoais no Ubuntu, sendo que estará a ajudar a melhorar a experiência com o utilizador da próxima versão do Ubuntu. Wiki Ubuntu

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bit&Byte
    Bit&Byte

    Ora bem, por coincidência o Pidgin começou ontem a fazer-me crashar o servidor X do kubuntu, portanto oportunidade ideal para experimentar este! Eu até gostei muito do Pidgin, até ontem coff.. coff..

    Cumprimentos!

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Para KDE aconcelho o KMess versão 2.0 ainda é beta mas já está integrado com o KDE 4, ao contrário da versão estável, e nota que o KMess apesar de ser beta está muito estável, já o uso há uns meses só me crashou uma ou duas vez no início depois sairam alguns updates e há muito tempo mesmo que não tenho problemas…

  2. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    O Pidgin no Fedora crasha-me tantas vezes :X Uma ou duas vezes por sessão – eu não uso muito o Linux.

  3. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Para mim o Galaxium Messenger é o melhor de todos:

    http://code.google.com/p/galaxium/

    Available Features (0.7.4.1):

    * Full contact list management
    * Fully customizable interface
    * Multi-protocol client allowing third party addins
    * Personalized content (display pictures, personal messages, custom emoticons)
    * Conversation history tracking
    * Adium theme support
    * GStreamer audio support
    * Communicate with Yahoo contacts (MSN)
    * Communicate over HTTP protocol (MSN)
    * Communicate through SOCKS5 or HTTP(S) proxies
    * Indirect file transfers (MSN)
    * Group chat (MSN)
    * Offline messaging (MSN)
    * Roaming profiles (MSN)

    In-Progress Features (0.8.0-svn):

    * IRC protocol support
    * XMPP protocol support
    * MSNP18 protocol support update
    * Direct file transfers with universal plug and play (MSN, XMPP, IRC)
    * Integration with music players like Banshee, Rhythmbox, etc. (MSN, XMPP)
    * Conversation logging and viewer
    * All sessions contact list view
    * Updates to tango icon theme

    Planned Features (0.9.0):

    * Audio/Video conversations (MSN)
    * Integration with the GNOME desktop, nautilus, etc.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Mas não é aplicação para substituir nenhum destes… Por acaso tenho usado a versão 0.8 do Galaxium. Infelizmente, o repositório é actualizado com muito pouca frequência e não há paciência para usar aquilo a partir do SVN.

    2. Avatar de kimus
      kimus

      já desinstalei todas as aplicações feitas em mono logo o Galaxium Messenger não é uma alternativa para mim.

  4. Avatar de Paulo Ribeiro

    o pidgin tanto em windows como no ubuntu de vez em quando da-lhe na cabeça e quando alguem me adiciona da erros lixados de sincronizaçao de contactos e ja uma vez me desapareceram dois amigos das listas. ja actualizei e deu chatisse novamente.
    vou procurar uma alternativa melhor

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    “(com suporte de correcvtor ortográfico) ”

    mesmo a calhar! 😀 😀

    1. Avatar de Gooden
      Gooden

      Aqui é que era necessário um corrector xD

    2. Avatar de Rui Oliveira

      Corrigido, é o que o sono faz 🙂

  6. Avatar de luis
    luis

    Realmente o Pidgin anda a perder qualidades, está na altura de alguma coisa ser feita.

  7. Avatar de Mr. Ubuntu
    Mr. Ubuntu

    Nunca fui muito adepto do Pidgin.

    Para multi-protocolo prefiro o kopete embora seja para ambientes KDE e eu prefira o Gnome.

    Neste momento utilizo o emesene e recomendo.

    Cumprimentos.

  8. Avatar de Shogun
    Shogun

    Mas o pidgin n passou a ser o gaim ou foi o contrario? Este Empathy vale msm a pena? a cena de n suportar troca de ficheiros e um bocadinho chata.

  9. Avatar de Gooden
    Gooden

    BOm não uso muito linux, mas parece que este projecto vai ter sucesso na minha opinião =)

  10. Avatar de Mr. Ubuntu
    Mr. Ubuntu

    Nunca fui muito adepto do Pidgin.
    Em alternativa há o kopete, embora seja para ambiente KDE e prefira Gnome.
    Para MSN utilizo o emesene e recomendo.
    Cumprimentos.

  11. Avatar de terrible
    terrible

    Desde ontem que não consigo usar o Twitter no Pidgin Portable (através do plugin TwitGin). Os tweets antigos são recarregados constantemente. Dá para bloquear isto? O programa pára constantemente. Para mudar de separador entre 4 contactos leva uma eternidade.
    Estou a considerar mudar para o Digsby Portable.
    Ajudem-me, por favor.
    Obrigado

  12. Avatar de CFERNANDES
    CFERNANDES

    até agora só piding e emessene bons falta é o suporte de camara

    1. Avatar de zipatei

      o Emesene já tem suporte para webcam… 😀

  13. Avatar de DoContra
    DoContra

    Para Gnome há ainda o aMSN. Esse sim é muitíssimo parecido com o da Microsoft. Para além de compatibilidade com vários protocolos, tem suporte audio/video.

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      o senão é que é pesadíssimo no sistema (consumo de RAM absurdo).

      1. Avatar de ArtD
        ArtD

        Não acho tanto, agora está a me ocupar 26.500k (em windows com 160 contactos), e tenho imensa memoria livre por isso não é o windows a cortar memoria nos processos em background. 🙂

    2. Avatar de ArtD
      ArtD

      Uso o aMSN em windows e linux, muito mais leve que o msn messenger no windows e no linux funciona também 100%.

      logo nada melhor que usar bem o mesmo programa em ambos os sistemas. 😉 recomendo

  14. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Não sei porque é que ninguém fala no amsn, também tem as suas manhas mas suporta webcam, chamadas de voz, transferência directa de ficheiros, voice clips, log das conversas.
    Que me lembre já testei emesene, pidgin e mercury acabo por voltar sempre para o amsn.

  15. Avatar de UKN
    UKN

    No ubuntu nunca usei destas coisas, mas a unica experiencia que tive com o Pigdin no windows não correu nada bem … de modo que usei o MirandaIM e fiquei utilizador.

  16. Avatar de patCRUZ
    patCRUZ

    Este suporta mensagens secundarias no nick tal como o msn? Fiquei sem perceber se suportava…

  17. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Eu sempre usei Pidgin. Já experimentei aMSN e emesene e acabei por voltar para o Pidgin. Penso que tem a vantagem de ser bastante mais leve que os concorrentes (dos que eu experimentei) no consumo de ram e até o acho bastante completo. Não conheço o Empathy, quando sair o karmic koala irei experimentá-lo.

    PS: “Já reveu os screencasts?” está errado, é: “Já reviu os screencasts?”

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Obrigado pelo reparo, está corrigido! Esse erro o corrector ortográfico que uso não apanhou 😉

  18. Avatar de Paulo Santiago
    Paulo Santiago

    Nenhum deles sequer cogita suporte ao Skype? Se é que isso é possível, claro.

  19. Avatar de delaorden9.com

    Olha aqui galera, encontrei este site http://www.unixmen.com/linux-tutorials para iniciantes e nem tanto. Tem muita coisa legal para implementar sua distro, seja ela qual for. try it ! 😛

    carlos rajas

  20. Avatar de Vasco

    vasco@sala:~$ sudo apt-key adv –recv-keys –keyserver keyserver.ubuntu.com FA3A1271
    Executing: gpg –ignore-time-conflict –no-options –no-default-keyring –secret-keyring /etc/apt/secring.gpg –trustdb-name /etc/apt/trustdb.gpg –keyring /etc/apt/trusted.gpg –recv-keys –keyserver keyserver.ubuntu.com FA3A1271
    uso: gpg [opções] [nome_do_ficheiro]

    Será só comigo?

    1. Avatar de F
      F

      Não, a mim tb me acontece isso…

      A ver vamos como se porta este novo messenger.

      1. Avatar de Rui Oliveira

        Caros o problema de não vos dar reside no duplo hífen, que o wordpress teima em não gostar.

        Esqueci-me de colocar o codigo correcto para o wordpress mastigar o --

        O post está actualizado, podem tentar. AS minhas desculpas pelo problema técnico

  21. Avatar de Bruno Bernardino

    Eu sou um adepto do Pidgin deste o aparecimento deste, mas a verdade é que a certa altura a organização do mesmo ficou “dividida” em duas secções que não cooperaram, uma que priorizava a implementação de livrarias comuns a outras aplicações (para se tornar uma aplicação mais leve e rápida) e outra que achava mais importante implementar funcionalidades que as pessoas queriam na sua maioria associadas ao MSN.

    Tenho pena de ver este projecto “sair” da lista dos “queridos” do Ubuntu, mas talvez os faça “acordar” e se reorganizem.

    Ainda não experimentei o Empathy mas parece-me que tem “mariquices” a mais, o que é bom para alguns, mas para mim não :\

  22. Avatar de lipex
    lipex

    Ainda bem q o Pidgin vai ser removido. Usei, detestei, tentei remover, insucesso.. tive q remover à força bruta pois tinha demasiados bugs no seu funcionamento. Nunca consegui que funcionasse correctamente em nenhuma das versões do ubuntu..
    Finalmente algo de inovador nesse campo.

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      tiveste insucesso a remover?? porquê?
      Tão simples como abrir o Synaptic, procurar pelo pacote e fazer remoção completa.

      Screencast: Como utilizar o Synaptic
      http://www.pplware.com/2009/05/05/screencast-ubuntu-synaptic-fontes-de-aplicacoes/

  23. Avatar de iGama

    Isto vai dar muito que falar lol

    Bem eu só uso o Pidgin para Jabber/XMPP, para MSN uso o Emesene. Gosto de ter as coisas separadas 🙂

    Vamos lá ver como se porta o Empathy

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Agora vais ter o bónus de poderes fazer chamadas por XMPP, nomeadamente Google Talk.

      Eu testei e funciona bastante bem 🙂

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Ó rui eu ja uso o Empathy a alguns meses mas ainda nao consegui o por a fazer chamadas nem video. Quais são os pacotes que instalaste? O que é preciso instalar? Instalaste directamente dos repositorios do Ubuntu?

  24. Avatar de Toni Delmar

    “Enrola Messa” e ninguém dará por falta do Pidgin.

    Toni Delmar, músicos que nasceram para fazer de si, um ser humano mais feliz.

    http://www.myspace.com/tonidelmar

    Abraço ao Pplware.

  25. Avatar de NT
    NT

    Boas…
    Já agora o centerim… Perfeito para enganar o BOSS… lol é o messenger, icq e afins para linha de comando… Não tem nada de bom aspecto mas funciona e não dá chatice…

    Bem haja

  26. Avatar de NT
    NT

    Esqueci-me…

    BOSS tenho o trabalho feito, não te zangues 😛

  27. Avatar de Psychok7
    Psychok7

    segui este tutorial e tenho o empathy 2.27, mas nao consigo connectar ao msn.. so o Xmpp funciona.. parece k e um problema com o pymsn no entanto suponho k ja devia haver um fix por esta altura.. usava o empathy 2.26 e nao tinha problemas.. alguem sabe como por o msn a correr a parva no 2.27?

  28. Avatar de Psychok7
    Psychok7

    ja agora axo k o empathy ainda é um pouco “menino” para substituir o pidgin.. apesar dos problemas do pidgin axo k o empathy devia ter um produto “final” para mostrar,isso de promessas nao confio mt, depois sao bugs estupidos k aparecem. O projecto e de facto mt bom mas so o tempo é que pode fazer um programa ser bom e estavel

  29. Avatar de Aurélio Pita

    acabei agora mesmo de testar a versão do unbutu 9.10 alfa 2 e ainda vem com o Pidgin.. só Ekiga é que desapareceu.

  30. Avatar de Fontão
    Fontão

    Boas, ta interessante, mais penso que falta algumas coisinhas que agradam o pessoal do MSN.
    Ou não tem ou não encontrei
    Como mudar o tipo de letra e a cor, ligação directa para o Email, como fazem os outros, poucos emotions e sem suporte para winks(criquiçes eu sei, mais muita gente gosta).
    Abraço a todos,

  31. Avatar de rev. Beraldo

    O Pidgin é um IM muito bom, mas não temos visto mudanças significativas nas últimas versões. A falta de suporte a áudio e vídeo é ruim; muitos de amigos meus que saíram do Windows e vieram para o Linux reclamaram da falta de um bom programa de IM.

    Dar apoio pro Empathy é uma ótima ideia, por outro lado. É um projeto interessante e que vem crescendo. O que mais sinto falta, comparando Pidgin a Empathy, são os plugins, mas acho que isso logo será suprido.

  32. Avatar de PotHix

    Æ!!

    Eu particularmente gosto do Pidgin, mas se esse novo promete mesmo tudo e mais um pouco, por que não mudar? 😉

    Há braços

  33. Avatar de Fred Maranhão

    acho que com ‘aplicação por defeito’ você quis dizer ‘aplicação padrão’, né?