Elinks 0.12

11 Comentários

Para aqueles que acham que já viram todos os navegadores (browsers) que existem e que não podem ser surpreendidos com nada, preparem-se, pois e se eu vós disser que existe um Browser que corre a partir da Consola do Linux? Pois bem, o Elinks é exactamente isso, um Navegador que corre a partir de uma linha de comandos.


A imagem acima é do Elinks a correr na consola com o Pplware aberto, que tal? Hã? Pois… as imagens… bem, essas ficam para quando usarem o Firefox ou o Opera…

Para instalar este pequeno programa, têm muitas opções dependendo da distribuição que usam, muito provavelmente está disponível nos repositórios da mesma, por exemplo:

Para quem usa Mandriva basta ir a Konsola e escrever:

su

[escrever a palavra-passe do root]

urpmi elinks

Para quem usa Fedora:

su

[palvra passe do root]

yum install elinks

Para quem usa Debian:

sudo apt-get install elinks.

Ora depois de instalado, escusam de procurar nos menus por ele, pois não o irão encontrar, para o abrirem vão a Consola, Terminal ou lá como se chama na vossa distribuição e escrevam:

elinks

Só isto, mais nada, depois aparece uma “mensagem” que vos pede para inserirem o endereço, e a partir daí já têm obrigação de se irem desenrascando.

Nota: Para aceder a um Painel, do género: Ficheiro Editar Ver… basta carregarem na tecla “Esc”.

Pode parecer um programa inútil, mas vamos supor que o Linux ou Unix que estão a usar tem qualquer coisa mal configurada nos ficheiros do X (ambiente gráfico), e que não têm nenhum outro sistema operativo e que precisam de ajuda online, neste caso o Elinks resolve o problema, permitindo que vão até ao Google procurar tópicos de ajudam sobre o vosso problema.

Antes que me esqueça suporta FTP, coisa que alguns Browser não fazem (Internet Explorer 6) e permite fazer Downloads, por isso não sei do que estão a espera…

Avaliação: 5/5

NOTA2: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro para o Pplware.

Licença: GNU/GPL
Sistemas Operativos: Linux
Download: Elinks 0.12 [2.62MB]
Homepage: Elinks

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Nabais
    Luís Nabais

    Prefiro 1000x o lynx. Instala-se da mesma forma.

  2. Avatar de Rikas

    E o lynx? E o links? Isto não é novo 🙂 (antes pelo contrário)

  3. Avatar de kardos

    E o IE6 suporta FTP 🙂

  4. Avatar de AV

    Ora ora… elinks no pplware!

    Este software é muito bom para quem tenha linuxservers (profissionais ou não), sem monitor ou com monitores daqueles com uns aninhos!

    Muitas vezes não há necessidade de ter um ambiente X se o que vais fazer é simples, rápido ou apenas um download!

    Isto até tem background downloads com notificação.. Para estar em browsing contínuo enquanto o download se vai processando…. (i know it does… I did it 😉

    abraços,
    a valente

  5. Avatar de Paulo Ribeiro

    FANTASTICO PRA LER RSS!!!

  6. Avatar de SATO
    SATO

    #Paulo Ribeiro

    Por acaso é, para ler RSS deve ser muito rapido.

  7. Avatar de Paulo Ribeiro

    basta ires ao sapo, aparecem la umas especies de tags, clicas em euro 2008 e tau, pagina e meia com rss em fracção de segundo.
    não me referia a rapidez mas sim na nitidez com que se lê as noticias. sem imagens bonitas etc.
    eu tou a virar-me pro retro de certa forma. ja uso mirc novamente para comunicar com algumas pessoas e ha de facto vantagens assombrosas, por exemplo, alguem xateia, bloqueias, nao queres adicionar uma pessoa, apenas falar com ela uma ou duas vezes, nao tens que a adicionar. nao é lento a abrir etc.
    adorei o programa, venham mais

  8. Avatar de Hawk
    Hawk

    Existe algum navagador em modo texto para Windows? Sem que eu precise instalar o cygwin e emular. Odeio o cygwin. :/

  9. Avatar de Paulo Ribeiro

    @Hawk
    site pra sacares:
    http://www.vordweb.co.uk/standards/download_lynx.htm

    link directo:
    http://www.vordweb.co.uk/standards/lynx_v283.zip

    testei, e comparado com a versao de linux nao vale um estouro

  10. Avatar de Bruno Bernardino

    lynx é bastante melhor e vem instalado por defeito em todas as distros.

    Bom post na mesma, o que se quer é diversidade e linux 😀

    Abraço

  11. Avatar de AR
    AR

    Dá bastante jeito no Solaris. Especialmente quando tenho de aceder a páginas web em computadores remotos por SSH e o port forwarding está bloqueado.

    É um pincel instalar versões do lynx no solaris, porque precisa de imensas bibliotecas extra.