elementary OS Luna – Uma distro Linux ao estilo do MacOS

54 Comentários

Disponível Luna Beta 1

As experiências e conteúdos partilhados na comunidade Pplware têm servido para reforçar a nossa aposta forte no segmento Linux, trazendo aos nossos leitores o melhor do mundo Linux, tanto ao nível das aplicações como ao nível das distribuições. No pplware costumamos  dar destaque às distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch e recentemente o fantástico Xubuntu) mas também gostamos de dar a conhecer algumas das distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições mais populares.

Hoje a nossa sugestão vai para a distribuição Linux, elementary OS.

el_10

O elementary OS, é uma distribuição baseada no Ubuntu, direcionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna), esta distribuição garante um bom desempenho , é estável e oferece uma interface muito bonita e apelativa.

el_02

Segundo os utilizadores, quando se experimenta o elementary OS fica-se fã da distribuição isto porque é o rosto de um projecto muito bonito e todas as funcionalidades são pensadas ao pormenor.

Em anuncio divulgado no dia de ontem, os responsável pelo projecto apresentaram a versão Luna Beta 1 do elementary OS.

Pantheon – ambiente gráfico

Esta versão traz o novo  ambiente gráfico Pantheon e shell que oferecem muitas funcionalidades nativas como por exemplo uma doca, gestor de janelas, uma aplicação para configurações, temas, etc. Segundo a equipa, o desenvolvimento do Pantheon teve sempre como objectivo criar uma interface limpa, bonita, única  e que consuma pouco recursos de hardware.

el_01

Pantheon Greeter

O Pantheon Greeter, o gestor de logins é agora baseado no popular LightDM. Este gestor apresenta gráficos suaves, disponibiliza a  data e hora recorrendo a uma tipografia bonita e tem também suporte para acessibilidade.

WingPanel é o painel no Luna. É mais leve que o painel disponibilizado na versão Júpiter e possui um aspecto mais simples mas mais refinado.

Slingshot é o novo app launcher que exibe um grade de 3×5 , paginada, de ícones de aplicações, tendo sido esta funcionalidade o resultado de design iterativo e testes com utilizadores.

el_00

A doca é agora baseada no Plank e foi totalmente reescrita em Vala, suportando agora a integração com o LibUnity. Isto permite à doca apresentar um conjunto muito interessante de informação sobre as aplicações (ex. barras de progresso, número de mensagens não lidas, etc)

el_03

Gala substitui o Compiz para gestor de janelas

Aplicações

A nível das aplicações, o Luna traz o melhor do mundo open source.

O Midori é o browser por omissão, que nesta versão traz muitas melhorias das quais se destacam o suporte para CSS3 e HTML5, uma nova versão e mais rápida do WebKit, Popovers (uma interface para bookmarking) e uma experiência única na utilização de separadores.

el_04

Geary é o novo cliente de e-mail. Este cliente tem uma interface limpa e bem organizada.

el_05

Maya é também uma nova aplicação no Luna que permite ter um “calendário simples de mesa”.

el_06

Noise é o novo player de áudio que combina uma interface simples com um potente backend. Além disso este player integra com várias funcionalidades do desktop.

el_07

Scratch um editor de texto “always-saved”, ideal para programação ou simples edição de ficheiros.

el_09

Além das aplicações podemos ainda contar com o Empathy como IM, Shotwell uma super ferramenta para printscreens, uma visualizador de documentos, entre outros. O Pantheon  é sem duvida um interface gráfico muito elegante e funcional que dá a distribuição um look and feel extraordinário. Para quem nunca testou esta distribuição, aqui está uma boa oportunidade. Esperamos o vosso feedback.

Download: elementaryOS 32 bits | 64 bits
Homepage: elementaryOS

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Glink
    Glink

    dizer que elementary não é popular porque tem duas versões não é muito correcto, se disserem que é jovem, ai estou calado, mas elementary é bastante popular, é a única coisa que tenho a apontar, de resto, bom artigo como de costume 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não é tão popular comparando com um Ubuntu, Fedora, CentOS…é nesse sentido (não é porque tem apenas duas versões)

      1. Avatar de Pedro S.
        Pedro S.

        Não se pode na minha opinião comparar do mesmo modo que se compara ao Ubuntu, Fedora, CentOS ou Suse pois este OS é baseado no Ubuntu.

        Na verdade ele tem todas as funcionalidades (se o utilizador quiser) disponíveis para Ubuntu.

        Contudo o UI é muito interessante e felizmente não tem a pior coisa que inventaram para o Ubuntu (Unity).

      2. Avatar de Glink
        Glink

        por ai até tinha lógica mas mais uma vez é por ser novo o projecto Luna tem apenas ano e meio, mas tem bastantes seguidores basta ver pela homepage do portal deles, é um projecto bastante popular para a idade que tem, ja para não falar do hype.

        não se pode comparar isso a projectos com anos de desenvolvimento…

  2. Avatar de David Toffee
    David Toffee

    Há muito tempo que sigo esta distro. Espero ansiosamente que saia a versão final do luna, mas isto de não ter prazos não me inspira confiança.. Apesar desta forma nós sabermos que a versão só saiu depois de todos os bugs estarem resolvidos, o que acontece quando estivermos a utiliza-la como main distro e acabe o período de upgrade?
    foi o que aconteceu com a versão anterior. A versão (ubuntu 11.04, acho eu) acabou e o pessoal teve de mudar de distro..

    1. Avatar de Glink
      Glink

      O Jupiter era baseado no ubuntu 10.10, o que já na altura foi mal pensado, pois já tinha saído(ou estava prestes a sair) o 11.04 que pelo menos tinha mais tempo de manutenção por parte da canonical, já para não falar que tinha repositórios mais recentes…

      eu estou ansioso que saia definitivamente o Luna, mas espero que eles tenham aprendido a lição, mas pelo menos o Luna é baseado no 12.04 LTS…

      1. Avatar de David Toffee
        David Toffee

        Pois, não tinha a certeza se era 10.10 ou 11.04.Mas de qualquer das maneiras os utilizadores tiveram de mudar de distro..
        Mas espero que isso tenha acontecido por causa da mudança gnome2 para gnome3 e não volte a acontecer, porque espera-se sempre que o responsável pela distro dê continuidade até a próxima release. No caso deste tipo de distro (que está dependente de outra), espera-se que consigam acompanhar, pelo menos as releases LTS.

        Mas de resto gostei muito do jupiter e espero ansioso pelo luna 🙂

  3. Avatar de JP (djlinux)

    Bom Review, começo a ficar apaixonado com este ambiente gráfico Pantheon.

    Só um aparte, esse tradutor esta te a pregar rasteiras… (LOl)

  4. Avatar de Letron
    Letron

    Realmente tem um aspecto bem desenhado, o meu dislike vai é para os botões das janelas, faz-me confusão estar um do lado e outro do outro, prefiro ter todos do mesmo lado, mas posso ser apenas eu lol

    1. Avatar de David Toffee
      David Toffee

      concordo, também não gostei disso. Preferia que ficassem todos juntos independentemente do lado escolhido.

  5. Avatar de Mão
    Mão

    tem umas semelhanças com esta distro http://pearlinux.fr/

    1. Avatar de Glink
      Glink

      o pear tenta imitar o mac os, o Luna é muito inspirado no Mac os por isso é normal que tenha semelhanças…

      e a titulo de curiosidade o pear usa tecnologia criada pela elementary team, neste caso falo do slingshot, eles usam uma versão antiga no pear, que por acaso eu gosto mais do que a mais recente, faz-me lembrar mais a dash do ubuntu, ou memso a app que o mac os tem que faz o mesmo que isso mas eu ja não sei o nome(que por acaso foi apresentada mais ou menos ao mesmo tempo que o slingshot 😛 )…

      embora o pear tenha más reviews volta e meia vou ao site ver como se estão a sair… eu acho que eles(e o linux em geral) podiam importar alguma tecnologia desenvolvida no Moon OS que faz a instalação das aplicações como no Mac OS as app são apenas um ficheiro que é arrastado para onde quisermos, sendo aconselhado a pasta aplicações 😛

    2. Avatar de David Toffee
      David Toffee

      concordo, também não gostei disso. Preferia que ficassem todos juntos independentemente do lado escolhido..

      1. Avatar de David Toffee
        David Toffee

        ups, este comentário não era para aqui. Sorry

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Não será Shotwell?

    “Shotell uma super ferramenta para printscreens”

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Na verdade nem um nem outro…

      Shutter é para printscreens …. Shotwell é um gestor de fotos.

  7. Avatar de Y-lhaK
    Y-lhaK

    quanto à distro, é mais uma belíssima alternativa das muitas que aqui têm dado a conhecer.
    mais importante que a distro, na minha opinião, é a tua/vossa disponibilidade, que é de louvar, para nos apresentar soluções alternativas, “… tanto ao nível das aplicações como ao nível das distribuições”,… nem toda a gente apresenta semelhante disponibilidade e boa vontade para com o próximo.
    não fosse este teu/vosso “trabalho” de divulgação e quase concerteza não estaria a utilizar um mint, com o qual estou bastante satisfeito.
    vai daí que não posso deixar de te/vos agradecer pelo excelentíssimo serviço prestado.

    Um grandíssimo bem-haja para vocês (PP/peopleware/comunidadeLinux), que disponibilizam o vosso tempo (precioso recurso) para nos apresentarem estas soluções.

    🙂

    1. Avatar de Glink
      Glink

      com isso concordo e também agradeço, volta e meia é preciso tirar uma duvida e a primeira paragem é o pplware e só depois o google 😉

  8. Avatar de PSN
    PSN

    Boas! Gostei bastante desta distro mas quando a instalei ela nao liga… falha no boot com a seguinte mensagem:

    “Stopping System V runlevel compatibility”

    O que já tentei:

    Ctrl+Alt+F1
    e ao entrar com a minha conta fazer
    “sudo startx”

    O que resulta numa janela ao centro a dizer “Failed to load session “Gnome””

    Serei o unico “felizardo” a quem isto acontece?

    Gostei bastante desta distro como ja disse, e entre esta e PearLinux (que ja tinha corrido o liveCD antes)prefiro esta, mas na falta de melhor..

    Cumps, aguardo resposta

    1. Avatar de Stefano
      Stefano

      Aconteceu comigo tbm, mas solucionei o problema.
      Instale o OS de novo, mas não cloque para atualizar e não instala aqueles extras(apps de terceiros).
      Boa diversão.

      1. Avatar de PSN
        PSN

        Funcionou! Muito obrigado, já estou a usar “fora da pen”! Quase perfeito para o meu modesto Asus 1215N 😛 só falta mesmo é um bom suporte da optimus e bye bye Windows! Este pc não dá para jogar e não! De resto o que se faz em Windows também se faz aqui… so far!

        1. Avatar de lmx
          lmx

          experimenta o projecto bumblebee… que é para isso que ele foi criado 😉

          cmps

          1. Avatar de PSN
            PSN

            a minha questao com a “optimus” da nvidia para o linux nao se trata de correr programas pela grafica da nvidia, mas sim conseguir desligar a mesma para ter mais tempo de bateria no pc… tenho em media 5horas em windows e 3 (no melhor dos casos) no linux…

        2. Avatar de Thanks!
          Thanks!

          Thanks for posting about your problem! Although I do not speak Spanish, I was able to use Google Translate to read the solution — I had the same problem, and this was the only place I could find where there was an answer.

          Luna looks very nice!

    2. Avatar de Alex
      Alex

      A mim também me aparece.. Põe para entrar em modo de recuperação e já inicia bem..

      Mas também gostava de poder resolver o problema..

      Estou a gostar bastante desta distribuição.

  9. Avatar de Heisenbergpt
    Heisenbergpt

    Estou a tentar instalar mas no boot, fica com uma janela toda preta e fundo azul! Consigo mexer no rato, por isso não bloqueou! Está complicado isto xD Alguém sabe algo sobre este problema?

  10. Avatar de indiorlei

    distro fantástica, estou testando o beta dela!

  11. Avatar de Glink
    Glink

    se encontrarem bugs ou problemas reportem para que sejam corrigidos até à próxima BETA…

  12. Avatar de Bridges
    Bridges

    Será que esta é melhor do que a Macbuntu?

    1. Avatar de Glink
      Glink

      tendo em conta que o macbuntu como distro está em pause, nunca mais ouve desenvolvimentos sim é melhor mas não esquecer que o macbuntu era mais um tema para ubuntu do que outra coisa…

  13. Avatar de André Pereira
    André Pereira

    boas pessoal, qual a distro que aconselham para instalar num netbook toshiba nb300,
    pois já experimentei o xubuntu, ubuntu e agora o mint e o computador está lento e o arranque é muito mas mesmo muito lento.

    1. Avatar de PauloJCP
      PauloJCP

      Boas, tenho um asus 1215p (Atom N570 (1.66GHz) 2GB Ram Grafica Intel 3150 GMA) Creio que são as mesmas specs que o teu. E de todas a distros que testei o Xubuntu foi a que achei mais rápida.

      O Único “senão” é a me… opss a porcaria da gráfica que por incrível que pareça porta-se melhor no windows do que linux.

    2. Avatar de Darktux
      Darktux

      Xubuntu (ambiente gráfico XFCE) ou Lubuntu (ambiente gráfico LXDE).
      Se te quiseres manter no Mint vai para as versões XFCE ou Mate.
      Os netbooks são fraquinhos para a versão principal do Mint (com Cinamon)

  14. Avatar de heisenbergpt
    heisenbergpt

    Boas pessoal! Alguém que tenha instalado esta distro já com Windows 7 instalado? Podem-me dizer se aparece boot para escolher Windows e esta distro? Cump.

    1. Avatar de Alex
  15. Avatar de João
    João

    Boas, estive a ler este artigo do Elementary OS e gostava de puder experimenta-lo. Já fiz o download, só que não consigo instalar. se alguém poder ajudar-me. 🙂
    cumps

    1. Avatar de Paulo Moniz

      Se estás em Windows, instala o unetbootin [http://unetbootin.sourceforge.net/] e escolhe o .iso que já descarregaste e instala num disco USB. Depois é só reiniciar o e escolher o arranque pelo disco USB.

  16. Avatar de João
    João

    Obrigado Paulo Moniz. 🙂 vou experimentar isso.

  17. Avatar de Osvander Franco
    Osvander Franco

    Eu já testei esta distro no cd e mesmo no cd foi rápido. Esto querendo isntalar no HD e tirar o ubuntu 12.10 que tá me irritando de tantos bugs, ele não atualiza mais pois, da erro pedindo o cd live.
    Voces acham que é confiável tendo somente o elementaryOS Luna, mesmo sendo beta?

    1. Avatar de indiorlei

      sim, pode confiar.. já usei ela.

    2. Avatar de Osvander Franco
      Osvander Franco

      Obrigado por responder irei sim instalar. Mas uma dúvida o meu pc não é tão novo assim tem HD de 120 GB, menória ram de 3 GB e p-laca de video vesa 6330. Como deve fazer a partição em termos de divisão exata para o /home, swap e a raiz /.
      Obrigado

      1. Avatar de indiorlei

        cara, eu fiz a instalação padrão do sistema, automática.

        1. Avatar de Osvander Franco
          Osvander Franco

          Beleza cara, eu fiz como vc diz no automático ficou beleza. Deu uma tela preta na hora de reiniciar, mas tudo bem, eu dei reset e resolveu. Obrigado abraço

        2. Avatar de Osvander Franco
          Osvander Franco

          Obrigado pela dica deu certo tudo bem. Após uma tela preta eu resetei e deu certo rssrs. Falou, obrigado.

  18. Avatar de Vinnicius
    Vinnicius

    Eu tenho um computador pré-histórico que trava até com o Windows XP. 1GB de RAM DDR2 e um processador Intel Celeron 420. Minha tia estava prestes a comprar outro, porém ela só usa o navegador e o Skype então decidi dar uma chance ao PC velho. Instalei o Elementary OS Luna e está funcionando ótimo, bem bonito, estável e intuitivo. Ela está gostando muito, pois antes era quase inutilizável! Recomendo a distribuição, está em beta 1 ainda porém mais estável do que muitas por aí. Imagino a versão final.

  19. Avatar de Osvander Franco
    Osvander Franco

    Meu elementary OS luna estava legal e rápido agora ao carregar emite o aviso:
    STARDING ANAC (H) ROMISTIC CROM
    CHECKING BATTERY STATE
    STOPPING SYSTEM V RUNLEVEL COMPATIBILITY
    Tenho que desligar e voltar a ligar para entrar no login, ai entra!!
    O que esta acontecendo?

  20. Avatar de Osvander Franco
    Osvander Franco

    Amigos;
    Já notei que o ubuntu e o elementary são exigente sem matéria de placa de video não aceitando instalação em qualquer computador. A minha placa de video acho que é SIS. Não da para rodar a distro que mais gostei Elementary Luna. Então qual distribuição linux é melhor para meu notbook,pois saliento que o que mais preciso é fazer pagamentos pelo pc (banco), o FEMIX, BIG LINUX, DIZINHA, dream linux, ekaaty ou outra distro??
    Obrigado. |Meu email é osvanderfranco@gmail.com

  21. Avatar de Charles Siqueira
    Charles Siqueira

    O sistema realmente me surpreendeu, testei ele em uma maquina modesta e rodou liso, agora fico imaginando ele no meu pc, com 4gb de ram, uma placa de video decente e um processador que ajuda bastante… vai fica show de bola.
    Unico problema é que meu Linux Mint com Gnome Shell ta muito lindo e fico com uma pena de desistalar ele. kkk

  22. Avatar de Murilo Augusto
    Murilo Augusto

    Tou a testar o Live CD do Luna,eu estou gostando,mas falta os efeitos do Desktop

  23. Avatar de Laedson Fernandes
    Laedson Fernandes

    Cara instalei o Elementary Luna, e é fantástico, muito boa, uso linux há alguns anos precisamente, desde 2009, e esta distribuição é uma das melhores que já usei, recomendo sem medo de errar, e qualquer dúvida é só entrar em contato.

  24. Avatar de Charles Siqueira
    Charles Siqueira

    na DistroWatch está disponivel o download da versão 0.2 Beta 2

  25. Avatar de Helder
    Helder

    Ola,

    Dúvida cruel. ElementaryOS ou PearOS ?

    O Pear é versão final e o Elemantary esta em beta, certo ?

    O Pear baseado em ubuntu 12.10 e o elementary em ubuntu 12.04 ?

    Grato,
    Helder

    1. Avatar de Headbanger
      Headbanger

      Já usei o Pear Linux, na época do Pear 4. Gostei bastante. Não sei como está na versão atual.

  26. Avatar de Headbanger
    Headbanger

    Amigos, eu instalei o ElementaryOS Luna Beta 0.2 num Athlon de 1.3 Ghz e com 1Gb de ram e ficou MUITO lento.

    Alguém sabe o que pode ser? Existe algum problema conhecido?

    Pelas especificações, o computador está dentro do hardware recomendado.