Efeito Windows 10? Linux está a crescer como nunca na Europa

71 Comentários

A comunidade de utilizadores Linux sempre se destacou pela sua fidelidade. Apesar de ser uma alternativa viável às soluções da Microsoft, o sistema operativo raramente registava um crescimento expressivo. Tal panorama parece estar a mudar, com o Linux a registar um crescimento sem precedentes na Europa. A principal razão parece estar relacionada com o futuro incerto do Windows 10, mas há outros fatores em jogo.

Linux Europa Windows 10 Microsoft


Linux cresce de forma histórica na Europa

Nos últimos doze meses, o Linux conheceu uma expansão notável no mercado europeu. O sistema operativo de código aberto conquistou uma fatia cada vez mais relevante, refletindo uma mudança significativa no comportamento dos utilizadores. Os dados mais recentes apontam para um declínio do Windows, sugerindo que 2025 poderá ser um ponto de viragem para o Linux.

Segundo a Statcounter, a quota de mercado do Linux passou de 2,84% em abril de 2024 para 5,21% em julho de 2025 — um aumento de 83,45% num período pouco superior a um ano. Trata-se de um crescimento inédito para este sistema, cujos valores permaneceram, durante anos, abaixo dos 3%, com oscilações mínimas mesmo durante a pandemia.

Este crescimento poderá dever-se a uma conjugação de fatores técnicos e culturais. Uma das causas principais é o fim do suporte ao Windows 10. A Microsoft confirmou que deixará de disponibilizar atualizações de segurança para o seu sistema operativo mais utilizado, tornando obsoletos milhões de dispositivos em todo o mundo.

Linux Europa Windows 10 Microsoft

Culpa parece ser da Microsoft e do Windows 10

A comunidade do software livre tem aproveitado esta oportunidade para promover a adoção do Linux, incentivando os utilizadores a manterem os seus equipamentos através de sistemas operativos alternativos. Distribuições como o Zorin OS foram criadas especificamente para facilitar esta transição. Simultaneamente, aplicações como o LibreOffice oferecem ferramentas e tutoriais para ajudar os antigos utilizadores do Microsoft Office a adaptarem-se ao novo ambiente.

Este fenómeno não é inédito no universo Linux. Já em 2021 se registou um aumento semelhante, após o fim do suporte ao Windows 7, levando muitos a optar por sistemas abertos.

Outro fator determinante tem sido a mudança estratégica em várias administrações públicas europeias. Governos como os da Dinamarca e da Alemanha anunciaram a transição para soluções de código aberto, abandonando progressivamente o Windows, o Office e o Azure. A cidade francesa de Lyon seguiu o mesmo caminho, optando por substituir software proprietário por alternativas abertas e comunitárias.

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Consequência da falta de testostetona das novas gerações

    1. Avatar de saposomapuhc
      saposomapuhc

      O linux é pra impotentes? hahaha eles tentam de tudo para ver se o pessoal não adere ao linux. Parecem a igreja católica LOL

      1. Avatar de Anung
        Anung

        É para nerds sebodos e obesos com tiques de stalker. Malta com baixa testosterona.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          sim porque os opostos se partirem uma unha, recorrem á IA para saber como fazer para não fazer doi doi….

        2. Avatar de PSPSDOIS
          PSPSDOIS

          haha entendi a referencia, por acaso muito bom o canal Hat Rat

        3. Avatar de QQ gajo
          QQ gajo

          Para estares a dizer isto é porque te sentes inseguro em relação a algo. Tamanhos do talvez?

          O linux aproveita melhor os recursos do PC, funciona melhor e gasta menos.
          Os Mac se uma app crasha é tipo sandbox e não há bluescreen.
          O widows ẃ pra noobs, multimedia talvez – mas isso é artes e não ciências..

    2. Avatar de Alfie
      Alfie

      Consequência do aumento de literacia digital. Consequência, também, da recusa de aturar os cebosos dos chupistas das aplicações fechadas que não têm “bolinhas” para ter transparência no que fazem. Consequência de se estar a mandar dar uma curva aos “anung’s” pseudo técnicos.

  2. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Se não se metem a pau vão perder ainda mais, agora aos pouco está a ssr possivel jogar em linux seja com steamOS ou com outra distribuição graças ao proton, e pode se ter até melhor desempemho.
    Pelo que twnho visto a steamOS anda a virar tudo do avesso por causa disso.
    Acreditem se não fosse o office da microsoft que eu gosto mais do que as outras suites open source windows já era.

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Usas o potencial do office a 100% ?

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Ninguém usa o potencial do office a 100%, da mesma maneira que vais ao supermercado e compras o que precisas, não compras uma coisa de tudo que eles lá tem. O grande problema é que se lidares profissionalmente com outras pessoas que usam o Office, és quase obrigado a usar também para não ter problemas com compatibilidades e exportações que nem sempre ficam perfeitas.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O problema, dos jogos Steam, é que cada update são de 60gb a 5 terabytes. Mesmo com SSD de 330 Teras (420000 euros), a nível de tráfego online, é sempre acima de 10 terabytes mensais. O que vai dar que precisam de contas profissionais, com 600 teras, de tráfego incluído, que são 430 euros, mensais, nas versões mais baratas.

    3. Avatar de saposomapuhc
      saposomapuhc

      linux + wine tens o office quase a 100%. Aliás, eu numa máquina já metei o Office 2013, 2017, 2021, todos eles lolol

      Tenta fazer isso no windows? Dá logo erro 😡

      1. Avatar de GM
        GM

        Será que aplicações CAD desenvolvidas para WINDOWS, funcionam sem problema em LINUX (com a emulação do WINE)?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Lógico que não, tudo o que tenha aceleração gráfica já foste

        2. Avatar de Sail
          Sail

          Lógico que sim. Se dá para jogar AruaROSE também vai dar para usar CAD

      2. Avatar de Anderson
        Anderson

        Vc conseguiu ativar eles? Se sim, como vc fez? Quais as bibliotecas que vc precisou instalar pelo winetricks pra funcionar bem mesmo?

    4. Avatar de Vitor
      Vitor

      Ultimamente descobri o onlyoffice, o processador de texto é bom e grava em docx sem desformatar .
      A folha de cálculo com milhares de linhas é lenta e tem menos funções avançadas. Acho que o Excel e mais difícil de substituir.

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Então experimenta o Freeoffice que também é gratuito para uso pessoal e profissional! 🙂
        https://www.freeoffice.com/pt/

  3. Avatar de Ok
    Ok

    O maior problema para as grandes empresas é a gestão centralizada dos Windows através dos Domain controllers da Microsoft.
    De momento a alternativa para Linux não é robusta o suficiente.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Já lá vão 25 anos, ainda tentaram com concorrer com Novell mas foi um tiro ao lado.
      Aqui na empresa todos os servidores Linux são domain joined e a gestão de acessos e permissões aos servidores Linux é feita através da AD. Também usamos XDR em todos os servidores Linux. Máquinas Windows e Linux são geridas da mesma forma em termos de segurança de controlo de acessos.

      1. Avatar de Mike
        Mike

        É possível usar o Ubuntu como controlador AD, sem necessidade de usar um servidor Windows: https://documentation.ubuntu.com/server/how-to/samba/provision-samba-ad-controller/
        Na Alemanha, a cidade de Schleswig-Holstein, vai substituir o Windows pelo Linux, o MS Office por LibreOffice, o MS Exchange por Open-Xchange, o MS Outlook por Thunderbird, o MS SharePoint por NextCloud, o MS Teams pelo NextCloud Talk/Jitsi/OpenTalk, Telefone pelo Asterisk… vamos ver no que dá… se funcionar, de certeza que vai haver mais cidades a migrar para soluções open source…

  4. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    A subida deveu-se a outra coisa: a desactivação do Firefox.
    Para aí 40%, desses dados, são de VPN, que passaram a usar a ID de linux, para 100% das ligações, portadas. Quando soube disso, bem aqui disse que Linux ia chegar aos 30%- 60% da Europa, em poucos meses. Aí está a primeira parte. Podem já colocar mais, pois, segundo dados de Junho, já vai nos 8,36% e já toca, nos 21%, na França. Ao mesmo tempo, os pagamentos, para usarem VPN dispararam 20000 milhões de euros, mensalmente, só na Europa. Mais engraçado, há pessoas a pagar 60 euros mensais, pela VPN, quando podiam usar um serviço de DNS free, que faz o mesmo que fazem, com a VPN.

  5. Avatar de A Engenhocas
    A Engenhocas

    Até eu , gostaria de experimentar o Linux, mas esbarra no meu Inglês. Uma distribuição Linux no nosso Português, este que é o problema!

    1. Avatar de Sail
      Sail

      Todas as distros têm onde escolher a lingua mesmo após instalação.
      No Ubuntu 24 está no menu que se encontra quando clicas no simbolo, de seguida clicas em Language Support após um pequenino carregamento (2 segundos) clicas em Install/Remove Languages e selecionas Português. A maioria das distros permite instalar Português (Portugal) logo de inicio.

      1. Avatar de A Engenhocas
        A Engenhocas

        Obrigada pela resposta!

    2. Avatar de Alfie
      Alfie

      Pode-se proceder à instalação de Linux com todo o processo em português pt ou br. A escolha é feita logo no inicio. Além do Ubuntu há o Mintlinux e outros mais .

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Sou utilizador de Linux a anos em Português de Portugal. Minha esposa também utiliza. Windows aqui em casa só para jogar Mass Effect. Entrar em bancos no Windows nem pensar

    4. Avatar de Andrey
      Andrey

      Big Linux, tem em Português.

  6. Avatar de PGomes
    PGomes

    Windows tem se tornado muito mau, com tantos bugs, spyware, bloatware e tanto lixo, que alternativas como Linux, ChromeOS e MacOS, são altertivas a considerar com atenção.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Porque Linux, ChromeOS e MacOS não tem bugs… Por isso é que há atualizações amigo

      1. Avatar de PGomes
        PGomes

        Todo o software tem bugs.
        Mas em Windows e um exagero.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      E quando o Windows actualiza a BIOS da maquina com o ficheiro que não é indicado para o modelo especifico!! Isso é que é engraçado, só eu já meti 2 ao lixo assim, a sorte é que não eram meus!

    3. Avatar de Miguel+A.
      Miguel+A.

      ChromeOS não é alternativa, muito limitado, só fica melhor quando se ativa o moço desenvolvimento para instalar aplicações Linux.

    4. Avatar de Night Side
      Night Side

      Então pq eu uso Windows sem antivírus, sem firewall, entro até na dark web, vivo em sites de jogos piratas, e n pego nada?
      O problema está em vc!

  7. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    “Os números mais recentes sugerem que o Windows está em declínio e que 2025 pode tornar-se o ano do Linux.” Que falácia !! Só por ter aumentado a quota percentual agora o Linux vai ser “o salvador da pátria”. Por favor, poupem as pessoas.

    1. Avatar de Vítor M.

      Ser o ano não quer dizer que vá ser o mais usado. Pode ser sim o ano com melhor desempenho. É nessa base.

    2. Avatar de Historiador
      Historiador

      Não é o salvador da pátria mas é uma alternativa viável (e gratuita) para muita gente.

  8. Avatar de Malembe
    Malembe

    Atrevo-me a acrescentar o efeito Trump à lista das causas

  9. Avatar de ManuelCoimbra
    ManuelCoimbra

    Linux é melhor que Windows. Mais rápido, mais leve, mais seguro, mais personalizado. Use Linux!

    1. Avatar de Night Side
      Night Side

      Melhor em que? Se vc n tiver uma ótima máquina, vai perder performance em jogos (ainda mais com essa modinha do Wayland), precisa de mais cpu e memória para rodar Wine (fora as gambiarras q vc tem q fazer para rodar um único jogo), eu n uso antivírus nem firewall há anos e n pego nada no Windows, e sobre ser personalizado, sim, é a única coisa q ganha do Windows, porém, nem todas interfaces gráficas são boas (Gnome vive de extensões, Xfce é feio demais, Cinnamon ainda n tem compatibilidade total com Wayland etc.).

    2. Avatar de Night Side
      Night Side

      Sim, copie vários ficheiros de um HD para o outro e veja a máquina travar no Linux (coisa que não acontece no Windows). Não é mais rápido, seguro e muito menos personalizado, já que para personalizar, o cara tem q entender programação, enquanto Windows já vem prontinho pra uso, n é igual ao Arch Linux que tem q montar até uma tela de boot pra ele.

  10. Avatar de João Freitas
    João Freitas

    Independentemente do teor e da relevancia dos assuntos tratados, é indesculpável a maneira como é tratada a lingua portuguesa da parte de quem era suposto ser profissional da escrita.

    1. Avatar de Vítor M.

      Estás a falar de quê? Onde está essa “indesculpável a maneira como é tratada a lingua portuguesa…” que tanto te incomodou (atenta, escreve-se língua)?

      Se tiver algum erro, diz, corrige-se, não vi nenhum.

  11. Avatar de Mário
    Mário

    A equipa do Linux Mint está de parabéns, meu OS preferidos no dia a dia.

    1. Avatar de Night Side
      Night Side

      Sim, eles estão fazendo igual a Microsoft, eles ORDENAM o que vc pode ou n usar no seu PC, vindo com pacotes snap desabilitados e flatpaks somente verificados…
      Ainda bem que Linux é conhecido por ser livre, pena que seus usuários n sabe o que significa “liberdade” de fato!

  12. Avatar de Ze
    Ze

    A culpa é do w11, pois se o w10 mantivesse os patchs de seguranca o pessoal n mudava. O w11 é so um spyware nada mais.

  13. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Choro pelo Linux. O pessoal fica todo contente mas o Linux é tão mau tão mau que só cresce porque o W10 está a deixar de ter atualizações. O Linux cresce não por mérito, por ser melhor mas porque o w10 está no final. Fiquem babados Linux….mesmo assim preferia o W10….mas o pessoas são ansiosas….

    1. Avatar de Haha
      Haha

      Má é a tua mãe pá:) haja paciência par vos aturar. Linux é TOP.

      1. Avatar de Night Side
        Night Side

        Muleque, vc nem sabe o que é sistema operacional e fica xingando a mãe dos outros?
        Nem todos nasceram de baile funk ou de tráfego de drogas como vc sabia?

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      O linux não tem é suporte dos fabricantes por ainda não ter muitos utilizadores mas isso já está a mudar, quando tiver obviamente vai dar 30 a zero ao Windows. Não porque o Windows fosse um mau sistema operativo, o XP, 7 e 10 são bons mas a M$ consegue fazer sempre m**** quando tenta copiar os outros, foi assim com o Zune, o Windows Phone ou o iOS com o W11. Podemos dizer que é a empresa mais valiosa mais mal gerida do mundo.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Meu caro, nao é por nao ter muitos users…. mas sim se tiver suporte dos fabricantes de hardware e software a fazerem tambem para Linux, o que acontece ao Windows?? morre no dia seguinte!!!

  14. Avatar de KingSOL
    KingSOL

    O Win11 é uma nódoa.

  15. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Miúdos com pcs com 10 anos que não querem comprar um pc novo

    1. Avatar de Sail
      Sail

      Deves achar que toda a gente tem dinheiro com fartura. Para se comprar um PC novo tem que se tirar de algum lado quando se tem os euros todos contados. Portanto seu ignóbil e ignorante pensa antes de por esses comentários de Fã do SO Buracos da Microsoft.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não sou fã de nada, uso tudo o que tiver de usar, não tens de te queixar à Microsoft por querer avanços na segurança com requisitos de hardware, tens de te queixar aos fabricantes de hardware que lançavam PCs para o mercado sem esses componentes, por aqui já desde 2010 que não sei o que é um pc sem TPM nem um sem UEFI com secure boot, desde essa altura todas as empresas onde trabalhei já usavam full disk encryption e por isso CPU’s com AES-NI eram a escolha para não ficares com um pc seguro mas inutilizável de lento.

        1. Avatar de Rui Freitas
          Rui Freitas

          querem segurança é so mudar para linux
          provalvelmente todos os paizes na parte da segurança usa linux
          basta fazer uma pesquiza
          eu prefiro o zorin depois seria o mint, ubunto
          lebrar que tem montes que nao testei

          1. Avatar de Night Side
            Night Side

            Sobre segurança, pq eu n preciso usar antivírus nem firewall e n pego nada no Windows?
            E já to assim já faz uns 4 anos, e olha q vivo com pirataria aqui e ali.
            Acho q o problema, ou é o usuário, ou vai ver q andam guardando alguma coisa em seu pc q pode compromete-lo criminalmente, já q vcs linuxistas vivem falando em segurança kkkkkkkkkkkkk

    2. Avatar de Night Side
      Night Side

      Dinheiro cai do céu né? Nem todo mundo faz live e tem otários pra sustentá-lo!

  16. Avatar de Vitorianos
    Vitorianos

    Eu uso o Linux Ubuntu e estou muito satisfeito.

  17. Avatar de Odeeiowin
    Odeeiowin

    Morte ao Windows

    1. Avatar de Night Side
      Night Side

      Prefiro isso para comunistas e socialistas, já q Windows roda em 90% de desktops do mundo.
      Hah, e nem vem com essa de que é mais usado em servers blz, pq eu sei como é…

  18. Avatar de PJA
    PJA

    Força Linux.

  19. Avatar de AnosdeLuz
    AnosdeLuz

    Como sempre, já vão tarde. Até a Microsoft utiliza Linux. Só não vê quem não quer. https://github.com/microsoft/AzureLinux

    1. Avatar de Night Side
      Night Side

      Verdade, a Microsoft é a empresa q mais injeta dinheiro no Kernel Linux e vcs ficam ai guspindo no prato que comem…
      E a Microsoft NÃO utiliza Linux, n seja idiota, ela utiliza Azure, e isso já está provado e claro.

  20. Avatar de Jack Miagger
    Jack Miagger

    Cresceu tanto que é quase imperceptível…

    1. Avatar de Night Side
      Night Side

      Se vc olhar o canal Data Is Beautiful, vc vai ver q Linux no máximo, chegou a ter 5% de usuários… E esse resultado é desde quando o Kernel foi criado, mas “o ano do Linux” um dia vai chegar, talvez no dia do são nunca kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  21. Avatar de Mike
    Mike

    O problema para não haver maior aceitação do Linux é a segmentação: com centenas de distribuições Linux existentes, o ambiente grafico e configuração muda de umas para as outras, não sendo uniforme como no Windows ou MacOS… Deviam focar-se numa distribuição Linux e desenvolve-la para poder competir na vertente Desktop com o Windows em ambiente empresarial, em vez de dispersarem esforços por tantas distribuições Linux… depois acontece que temos muita escolha e pouca “qualidade/funcionalidade” para ambiente empresarial no que toca ao utilizador final e administração dos sistemas…

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Nao ha problema nenhum com o linux. O que ha e falta de investimento necessario para que o linux chegue a todo o hardware e software.

    2. Avatar de Rui Freitas
      Rui Freitas

      o que nao entendo é portugal, vai ser dos ultimos a mudar para linux, parece que somos ricos
      se as escolas aderirem a linus acabava o problema do office

  22. Avatar de Night Side
    Night Side

    Correção da matéria, Windows 7 cresce no mercado em desktops e vai para 10%, o DOBRO de Linux em desktops. Chore pinguins kkkkkkkkkkkkkkk