É o fim do FreeNAS! iXsystems vai unificar solução com o TrueNAS

30 Comentários

O FreeNAS é uma excelente opção para quem pretende ter um autêntico servidor de partilha de ficheiros “low cost”. Com uma interface web bastante intuitiva, o FreeNAS permite a produção de relatórios/gráficos de utilização e disponibiliza ainda um conjunto de serviços (ex: SSH, SAMBA, FTP, etc).

A iXsystems, empresa responsável pelo FreeNAS informou recentemente que vai “acabar” com o FreeNAS mantendo-se o projeto com o nome TrueNAS. Saiba o que muda!


O FreeNAS é um sistema operativo de código aberto e gratuito direcionado para dispositivos NAS (Network-Attached Storage). Durante grande parte da década passada, o projeto foi liderado pela iXsystems, que também desenvolveu uma versão empresarial  à qual deu o nome de TrueNAS.

Agora a iXsystems anunciou que vai juntar as duas soluções! Em breve haverá um único sistema operativo com o nome TrueNAS, em vez de dois sistemas operativos “diferentes”. Segundo a empresa, as versões mais recentes, o FreeNAS 11.3 e TrueNAS 11.3 têm já cerca de 95% do mesmo código fonte.

Com o fim do FreeNAS… TrueNAS 12 terá duas versões

A primeira versão da solução será o TrueNAS 12. De acordo com as informações, mesmo assim a empresa irá disponibilizar duas versões:

  • TrueNAS CORE – versão gratuita e Open Source
  • TrueNAS Enterprise – Versão empresarial com suporte da empresa

CORE, que  significa Community Supported, Open Source, Rapid Development e Early Availability, será uma versão baseada no FreeBSD. A iXsystems referiu que oferecer um sistema operativo “grátis” no nome não seria bom para os clientes corporativos, e é por isso que a empresa decidiu manter o nome TrueNAS em vez de FreeNas.

Segundo as indicações, o TrueNAS 12.0 será disponibilizado já a 11 de março. Podem acompanhar todas as informações sobre este assunto no fórum do projeto aqui.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jeton
    jeton

    NAS4FREE serve

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Tem versão para RPi ?

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Sim se a tua RPI tiver estes requesitos minimos 😀

      Recommended Minimum Hardware:
      Multicore 64-bit processor (Intel® strongly recommended)
      Operating System Drive (16 GB or more recommended, SSD recommended)
      16 GB RAM (ECC recommended) or more

  3. Avatar de Carlos Oliveira
    Carlos Oliveira

    Uso o openmediavault há pouco tempo e, até agora, estou positivamente surpreendido. RPI2/3.
    Uso como NAS doméstica (filmes, música e ficheiros), transmission, servidor de impressão e FTP. Para mim, chega.

  4. Avatar de P Vieira
    P Vieira

    Eu tenho igualmente o Openmediavault num Raspberry Pi 3, e faz o que preciso, simples de configurar faço backup de toda a informação dos dispositivos de cá de casa, com uma APP de sincronização ( SYNCME) para Android e o syncback(free) para PC.
    É discreto, pequeno, eficiente do ponto de vista energético.
    Apenas deixa um pouco a desejar na velocidade de transmissão de dados na rede. mas estou super satisfeito.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      https://www.hardkernel.com/shop/odroid-hc1-home-cloud-one/

      Tenho a versão de discos 3.5″(HC2) e funciona com gigabit. ~100MB/s de leitura e ~70MB/s de escrita com um disco de 2TB.

  5. Avatar de EvoX
    EvoX

    “Low cost”???? O freenas é gratuito mas precisa de requisitos mínimos que não é nada low cost. Há outros que correm em rpi e isso é low cost

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Requisitos mínimos que nao sao low cost? Eu tenho numa VM…numa maquinazita.

    2. Avatar de Fábio
      Fábio

      Requisitos que podem ser baratíssimos como um processador a 64 bits (arranjas isso por menos dev200 euros), 8gb de ram (30 euros), disco 7200rpm de 2TB por 140 euros. E o restante por mais 100 euros. Tens uma NAS por 500 euros (nem tanto).

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Acho que esticaste aí nos preços 🙂
        https://www.freenas.org/hardware-requirements/

        Independentemente disso, tens o software gratuito. O hardware ou ja tens ou deves fazer um bom negócio. É verdade que não é uma solução chave na mão mas…

  6. Avatar de E.NEVES
    E.NEVES

    Já houve esta discussão aqui em um outro tópico onde vários utilizadores deram boas e validas razões para não considerarem um PC com FREENAS low-cost, porque de facto não é. Mas este pessoal da PPLWARE teima em dizer disparates. LOW-COST = OPENMEDIAVAULT, FREENAS = NÃO!
    Aprendam uma vez por todas.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Espera, não estou a perceber. Um software que tem custo zero e dizes-me que não podemos ter uma solução low cost? Falas em Hardware? Mas até nisso podes ter custo zero…com uma máquina virtual.

      1. Avatar de Evox
        Evox

        Então arranja-me um VM “low cost” pra correr o freenas. E tu dizes podes fazer no teu PC e criar uma VM mas isso não tem cabimento e não é próprio para o freenas e pra mais já tiveste que comprar um bom PC que não ficou barato. Aprende de uma vez que low cost é pra máquinas tipo rpi e afins, o sistema do freenas é gratuito mas não corre em máquinas low cost, nunca correu e nunca correrá

        1. Avatar de Vítor M.

          Ó, tanto querias dizer que não disseste nada de jeito. Então não podes usar uma MV com o Free NAS sem gastar qualquer dinheiro? Claro que podes. Mesmo tendo uma máquina e o Pedro referiu que usa numa máquina barata, tu nem precisas de gastar qualquer valor. Imagina é tão low cost que basta uma MV gratuita com esta solução gratuita. Mesmo que partilhes hardware já existente não tens de fazer qualquer investimento, podes mesmo partilhar hardware o que te permite EFETIVAMENTE ter uma solução low cost.

          1. Avatar de Evox
            Evox

            Tu também não tens cabimento nenhum, claro que podes criar uma VM ou MV como tu quiseres sem gastar mais dinheiro nenhum mas não quer dizer que seja low cost, e correr o freenas num PC em VM não defende o propósito de NAS. Podes fazer isso pra experimentar mas não para o propósito de correr o freenas no dia a dia e sempre houve antes algum investimento por parte do hardware pra poderes criar a VM. O hardware não tá assim tão barato como queres fazer crer

          2. Avatar de Vítor M.

            Outra vez na mesma tecla? Então se tu não tiveres uma NAS e precisares de uma, usares uma máquina que tenhas (sem grandes specs como já te disseram que usam) não podes agarrar numa MV e no Free NAS e fazer um conjunto low cost? Óbvio que sim. Quanto dinheiro terás de investir para teres o que não tinhas? 😀 é que não tem ciência nenhuma.

          3. Avatar de Victor
            Victor

            Falamos em Low Cost e correr numa VM onde vamos estar a gastar recursos/ energia para a máquina fisica e suportar a VM não me parece fazer qualquer sentido…
            Mas parabéns pelo artigo!!!

  7. Avatar de Evox
    Evox

    Aqui realmente não se aprende nada com estes que se intitulam jornalistas, fica na tua que eu fico na minha.

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha, amuou! Não se pode ter uma opinião que te contrarie? Quer dizer, não se pode ter contraditório? Quando te falo não é com a experiência de jornalista, são mais de 20 anos de experiência empresarial, técnica. Vá, abraço.

    2. Avatar de Reality Check
      Reality Check

      Com 70€ compras um servidor ou pc completo… e instalas o freeNAS..
      Se não achas isso low cost e achas um RPi de 50€ low cost.. nao sei o que te diga..

      Até com um pc mais antigo (com 7 ou 8 anos) se faz isso…

  8. Avatar de Evox
    Evox

    Não amouei, apenas tenho que trabalhar e gerir o meu Freenas “low cost”. Coitados daqueles que te pedem ajuda técnica empresarial. Boa sorte ó low cost

    1. Avatar de Vítor M.

      És muito jovem para poderes opinar nessa área. Amuas com facilidade e perdes o foco, a troca de argumentos. Não amues, argumenta, explica o teu ponto de vista. Gente crescida troca argumentos válidos.

      É sempre importante percebermos outras ideias e cenários.

  9. Avatar de Evox
    Evox

    Vai chamar jovem a outro, tenho bem mais experiência do que pensas e trabalho também já a muito no ramo empresarial. Gosto pouco de trocar argumentos com mensagens, é sempre melhor sentar a mesa e discutir sobre o assunto.

  10. Avatar de Vaimama
    Vaimama

    Miúdos….
    Uso Freenas em servidores com mais de 5 anos que já saíram de produção, em vez de os encostar, reaproveito a custo 0.
    Em casa faço mesmo com maquinas velhas e HDD’s encostados.

  11. Avatar de Eu Mesmo
    Eu Mesmo

    Evox e Vitor M.,
    Vá lá miúdos, cresçam e tratem de coisas realmente importantes…
    Isto aqui parece cada vez mais uma creche … bahhh com amuos e respostas de meninos… Anos de experiência??!?! Deixem-se disso escrevam coisas realmente válidas e que contribuam para o interesse de todos!
    Precisava-mos aqui era de um… FreeCOMENTÁRIOS_FOLEIROS
    BAHHH

  12. Avatar de Evox
    Evox

    Eu penso que o hardware low cost seja tipo rpi e afins, cheap quer dizer o que se compra barato e até pode ser mais barato do que comprar uma board low cost, existe diferença entre low cost hardware e cheap hardware. É a minha ideia

    1. Avatar de NNeto
      NNeto

      Comprei no ebay UK servidores HP DL360e G8 a um preço acessivel com alguma RAM, 2x CPU 8 cores, 2 PSU, controladora RAID P420, etc. Um até trazia 2x300SAS. Com portes ficou nos 150 euros e o consumo a correr algumas VM’s são 140W. Não é preciso máquinas novas para Home Lab.

      1. Avatar de Rui Machado
        Rui Machado

        Eu tambem tenho uma coisa dessas, achei muito engraçado e relacao preco qualidade imbativel, já esse consumo de 140W deve falhar aí alguma conta pois acho que o meu consome bem mais, verdade que está com as baias de disco cheias 🙂 uma boa dose de ram uma grafica dedica (so porque sou maluco 🙂 e claro a fonte de alimentação redundante. Mas com esta tralha toda la ligada gasta bem mais…..

    2. Avatar de gperpetuo
      gperpetuo

      eu tenho um rpi4 com OpenMediaVault… quanto muito, é eficiente. Mas depois é só pequenos problemas a aparecer… principalmente quando começamos a inventar mais com ele. O meu actualmente é Plex, Nextcloud, Sonarr, Radarr, Jacket, servidor VPN, Pihole e mais umas quantas coisas. 3 discos ligados nele (mais dinheiro na dock para 2 discos, um de 3.5” e outro antigo de portátil que tinha por aqui)
      Raspberry Pi + caixa + discos externos + transformador + cartão SD… é sempre a somar.
      Meter dockers e afins a correr sobre o cartão SD = cartão na sucata em meses…
      Sim, dá para coisas básicas e safa… mas um pequeno servidor em segunda mão arranja-se por menos de 200€ e corre FreeNas de certeza absoluta. Ex: Gigabyte H97N, G3240 3.1Ghz, 8GB RAM caixa 4 Bay, 2x NIC, 2x HDMI
      Não sendo ideal, até um velho portátil serve. Há por aí deles quase oferecidos e são mais eficientes em termos energéticos que muito pc.

      Portanto, RPi servir até serve… mas por muito pouca diferença (com o que já gastei… nenhuma diferença) arranja-se coisas bem mais interessantes a pensar no médio longo prazo e que correm FreeNas e tudo o resto que há por aí…

      1. Avatar de Adriano Leal
        Adriano Leal

        Mas também, o cara quer instalar São Paulo dentro dentro da Paraíba.
        É óbvio que não possui os recursos e não vai caber!
        RPI4 é pra pouco uso, pouco consumo energético, pequenas soluções, pouco uso.
        Pra uso mais intenso e mais soluções, mais recursos são necessários. Então, opta-se por um servidor de maiores recursos, com maior consumo, de maior valor, de tamanho maior, etc.