e-Mount – Monte dispositivos facilmente no Linux

21 Comentários

Como é sabido, nos sistema Unix/Linux existe a directoria /dev é por omissão o local onde se encontram todos os ficheiros virtuais que representam dispositivos. Esses ficheiro virtuais podem posteriormente ser associados a dispositivos físicos reais.

O comando mount é utilizado para montar um dispositivo na hierarquia do sistema de ficheiro do Linux. No entanto este processo de mapeamento (via linha de comandos), nem sempre é simples e gera sempre algumas dúvidas a alguns utilizadores menos experientes.

E que tal um aplicação que apresente um interface gráfico para realizar o mount, onde facilmente pudéssemos definir a origem/destino, tipo de sistema de ficheiro a usar e até definir parâmetros de segurança?

emount_5

e-Mount é uma ferramenta gratuita para Linux que permite montar, cifrar e gerir facilmente imagens em disco e outros dispositivos físicos. O sistema de cifra baseia-se em cryptsetup que implementa a criptografia de disco LUKS.

Principais características

  • Criar imagens de disco normais ou cifradas usando um dos seguintes sistemas de ficheiros: ext2, ext3, ext4, FAT-16, FAT-32, HFS, HFS+, NTFS, ReiserFS e XFS.
  • Criar volumes cifrados a partir de discos físicos.
  • Montar as partições do sistema e discos virtuais através de um interface (GUI) intuitivo.
  • Suporte para imagens .iso
  • Suporte para imagens de grande dimensão (ext2, ext3, ReiserFS e XFS)
  • Suporte para todas as cifras e algoritmos de HASH fornecidos pelo sistema operativo

Depois de instalado, o eMount está disponível em System Tools->eMount

emount_1

O eMount permite criar um uma imagem, um novo volume cifrado ou simplesmente montar  uma imagem/dispositivo físico no sistema.

emount_00

Depois todo o processo de mapeamento quase intuitivo para o utilizador. Definir a Source, escolher o Mount point, definir o tipo de sistema de ficheiro e no caso de pretendemos cifrar o mapeamento, podemos usar a opção Encrypted device.

emount_2

As imagens montadas aparecem no menu inicial da aplicação, permitindo ao utilizador activar/desactivar as mesmas de forma muito simples.

emount_0

Esta é uma aplicação que me cativou pela sua simplicidade e utilidade. É certo que o processo de montar dispositivos físicos tem evoluído, sendo automaticamente reconhecidos pelo sistema. No entanto, para um utilizador com menos experiência no mundo linux e que por exemplo pretenda montar um imagem .iso, o mount via terminal pode não ser a melhor opção (numa fase inicial).

Sistemas Operativos: Unix/Linux
Download: eMount (Várias distribuições)
Homepage: eMount

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BSOUTO
    BSOUTO

    aqui fica o local para fazer o download

    http://emount.sourceforge.net/?page=download

    Abraço

  2. Avatar de Zack
    Zack

    Não consigo perceber para que serve isto…

    Há anos que o linux (ou pelo menos o ubuntu) faz isto automágicamente!

    Sejam discos (internos/externos), pen drives, cds ou mesmo isos, tudo é montado de forma automática!

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Acho que os ficheiros .iso não são, nem eram, automaticamente montados… Mas isto sou eu, a achar… 😐
      Imagina que tens uma .iso de backup de outro sistema, com isto consegues restaurar os ficheiros… Digo…

    2. Avatar de Vitor B.
      Vitor B.

      Creio que a particularidade tem a ver com a encriptação de dados, de uma forma mais simples.

      Pessoalmente, estou 100% contente com o TrueCrypt que descobri pelo PPlWare 🙂

    3. Avatar de Pedro Pinto

      @Zack, eu explico:

      O Ubuntu apenas faz o mount automaticamente dos dispositivos (ex. pen, discoUSB, MP3, etc).
      No entanto, esta aplicação vai mais longe pois permite montar (mapear) directórios locais e remotos, gerir facilmente todos os dispositivos montados e respectivas directorias e ainda a ainda garante segurança.

      Pedro Pinto

  3. Avatar de Arpinacio
    Arpinacio

    Existe também o pysdm que funciona mais ou menos da mesma maneira e permite montar os dispositivos no arranque.

    Penso que não seja tão completo mas fica aqui a nota 😉

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      existe também a própria ferramenta da gnome salvo erro gmountiso, mas para gerar isos etc acho que não , embora eu monte isos na linha de comandos, ja criar isos nunca experimentei, mas pode ser preciso e na falta de “unhas” para a coisa aqui esta a solução.
      Acho este programa de uma divulgação extremamente importante, parabéns por pela escolha PPinho.
      pplware sempre na crista da onda 😉 .

      cumprimentos

  4. Avatar de BigOix
    BigOix

    Pesso desculpa mas é a minha interpretação do titulo,” e-Mount – Monte dispositivos facilmente no Linux ” acho que este titulo pode dar a idéia errada que no ubuntu é difícil de montar partições, isso não é verdade o ubuntu como qualquer sistema operativo monta partições conectadas, automaticamente,já agora gostei muito da informação sobre este software para sistemas Unix/Linux

  5. Avatar de Fontão
    Fontão

    Boa noite,

    Penso que este aplicativo funciona tipo Daemon Tools, certo?
    Onde podemos por um jogo o qual necessita do “CD” para rodar, por exemplo.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    tudo aquilo que não seja programado em C++ ou C no linux deve ser abulido!!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      isto foi uma especie de offtopic 🙂 só para mostrar a minha indignação..o mal do opensource é cada um fazer o quer..

      1. Avatar de AntonioPT
        AntonioPT

        Ah então achas que é melhor entrarmos em ditadura e só fazermos o que nos mandam… O objectivo do opensource É cada um fazer o que quiser… É essa a motivação do opensource. “O mal”? A liberdade é uma coisa má? Eu acho que vivias bem era na Coreia do Norte.

    2. Avatar de AntonioPT
      AntonioPT

      Deves-te estar a passar com certeza… Bebeste alguma coisa hoje de manhã? Só podes para dizer uma anormalidade dessas…

      1º O que é que C++ ou C têm mais que as restantes linguagens de programação? Baixo nível? Rapidez? Já agora programas em binário que é melhor…

      2º Cada um usa o que quiser. Nem tu nem ninguém tem autoridade para dizer que só se pode programar em 2 linguagens.

      3º Nem sempre C ou C++ é a melhor linguagem para programar.

      4º Vai mas é para casa que aqui não fazes nada de jeito…

  7. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    AntonioPT desculpa mas o Ricardo tem alguma razão C e C++ são os standards da programação todas as outras linguagens baseiam-se nelas, e sim são de muito mais baixo nível e para na falar que o C é o standard no linux.

    1. Avatar de AntonioPT
      AntonioPT

      Sim, eu sei que são o standard. Mas isso não significa que se devem abolir todas as linguagens que não C ou C++.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        a minha opinião é que devia-mos ao máximo evitar linguagens interpretadas, com excepção do python pois este é muito rápido, talvez o mais rápido das linguagens interpretadas.
        No entanto para scripting,existem muitas linguagens e penso que deviam ser mais destinadas a isso.E na pratica muitas coisas que fazemos automatizadas é com base nelas.
        Em relação a programas, penso que deveriam ser feitos c/c++ pela velocidade e tamanho dos mesmos, ja para um nivel acima a minha eleição iria para java, ja que corre em tudo o que para ai anda de pc´s.
        Por exemplo:
        estou a fazer um programa para trabalhar com bases de dados, escolhi java, pois quando estiver em sistemas windows trabalho, em linux trabalho e em mac também.Neste tipo de situações não vale a pena ir para o c/c++ pode ate nem ser preciso fazer alterações de monta, mas é sempre preciso compilar o código de novo para essa arquitectura,etc.
        Mas claro esta a diversidade também não é má e a liberdade é uma coisa muito boa,pelo que a meu ver deveria era existir mais escolha em c/c++ e em java.
        No entanto não sou a favor de abolir seja o que for.

        Cumprimentos

  8. Avatar de lmx
    lmx

    Boas ja agora como fazer para criar um iso de uma partição qualquer.
    normalmente a source não deveria ser a partição que quero fazer o iso?
    o mounting point refere-se a partição que quero montar para depois fazer o iso?neste caso não faria sentido ter a source como o destino onde vou deixar a imagem esta trocado, neste caso source é a partição de onde vou fazer a imagem, e Destination(por exemplo) onde ela posteriormente ficaria guardada.
    que acham disto??

    cmps

  9. Avatar de beta-v
    beta-v

    Em virtude de eu não ter sucesso ao montar iso’s com os softwares mencionados, procurei, eis que encontrei um em que foi muito fácil e a primeira: AcetoneISO , http://www.acetoneteam.org/ .
    Talvez tenha tido sorte, porque estou a dar os primeiros passos, já tinha conseguido pela consola para instalar o office, mas com auxilio de software só consegui com este.

    cumprimentos.