DraftSight: A alternativa ao Autocad para Linux

22 Comentários

O Autocad é um dos softwares mais populares no campo da Engenharia Civil. No entanto, a Autodesk sempre se esqueceu dos utilizadores do Linux e, nesse sentido, nunca disponibilizou uma versão com suporte para Linux.

Não havendo Autocad…há alternativas. Hoje vamos conhecer o DraftSight, um concorrente de peso do Autocad que até tem uma versão para Linux….e é gratuito.

draft_00


Chama-se DraftSight e é sem margem de duvida uma excelente alternativa ao Autocad da Autodesk. Com este sofware, que pertence à famosa 3DS (empresa que desenvolveu o Solidworks ) o utilizador pode criar e visualizar ficheiros .DWG

draft_01

O DraftSight oferece uma interface muito bem organizada e várias ferramentas que permitem a criação de projetos bidimensionais. O utilizador pode esticar/encolher, rodar, alterar a escala de cada objecto e muito mais.

A boa noticia é que o DraftSight é gratuito. Para isso, o utilizador só tem de proceder ao registo para receber o código de activação. Experimentem, vale bem a pena.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, OSX, Linux
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: 3DS

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Já conheço á vários anos. O pouco que utilizei nunca me deixou ficar mal.

  2. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    O 3D Studio Max, não tem nada a ver com a 3DS (ou melhor, Dassault Systèmes). O 3D Studio Max, é desenvolvido e comercializado pela Autodesk.

  3. Avatar de Roman
    Roman

    alguém sabe um bom tutorial de autocad para quem nunca trabalhou com o programa mas precisa?

    cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O melhor é mesmo procurares no Youtube 🙂 Por lá aprende-se fácil 😉

      1. Avatar de Roman
        Roman

        pois, eu procurei lá, não sei é qual o mais indicado pois percebo pouco daí ter perguntado a ver se alguém já conhecia algum bom ..
        Obrigado

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Há “lojas” que tem cursos de autocad com aulas narradas.

    2. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      os livros da FCA são muito bons – autênticos tutoriais na medida que são bastante claros e completos.
      eu aprendi por um.
      o YouTube é bom para “tirar dúvidas” .

  4. Avatar de André
    André

    Usei desde a 1ª versão beta e fascinou-me, no entanto, para meu uso diário, ainda não chega à cintura do Autocad (pelos menos já passou os calcanhares e joelhos…)

  5. Avatar de Alex
    Alex

    Ui a 3DS a fazer soluções freeware? So o preço que leva para o solidworks até mete medo, e estar a dar este? tem agua no bico

    Dá para exportar em dxf?

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      O objectivo é as pessoas migrarem para solidworks mantendo uma solução para mexerem nos ficheiros mais antigos, criados em CAD, daí eles oferecerem o programa.

      Também já o experimentei, mas por alguma razão o cursor move-se sempre muito lentamente, mas calculo que sejam dores de crescimento, futuramente resolvíveis.

    2. Avatar de Joaquim Fernandes
      Joaquim Fernandes

      Sim, apenas não exporta para dwf, pelo menos antes da versão 2015, com esta nova versão não sei se já o faz, ainda não experimentei.

      Pelo pouco que trabalhei com o programa não deixa nada a desejar em relação ao Autocad, mas tenho que tirar uns dias e pegar num trabalho feito em Autocad e explorar como ele se porta com ficheiro complexos, mas se se comportar como tem com as minhas pequenas experiências, torna-se alternativa clara… 🙂

      Cumps

      Cumps

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Uma chamada de atenção.
    O autocad é muito popular noutras vertentes além da engenharia civil.
    Para quem trabalha com o autocad, não é fácil trabalhar com o DraftSight.
    Em relação à opinião do Pedro Pinto, na internet não se aprende facilmente o autocad. Aliás considero o autocad um dos programas de mais difícil aprendizagem. Como utilizador de autocad à 25 anos, ainda estou aprendendo.
    Não é verdade que a autodesk esqueceu-se dos utilizadores Linux, porque já teve versões para unix. Devido ao pequeno mercado, desistiram dessa plataforma.
    Também lançaram uma versão para mac, mas ainda é muito inferior em funções em relação à versão Windows.

  7. Avatar de Oliveira

    Não têm uma versão do Civil 3D para trabalhar perfis e isso?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O BricsCAD tem mais de 300 aplicações que correm sobre o mesmo. Incluindo aplicações para Civil (MDT, perfis, alinhamentos, etc) que se podem apresentar como alternativas ao Civil.

      https://www.bricsys.com/common/applications/?estore.ApplicationCategory=11

  8. Avatar de Joao
    Joao

    Conhecem alguma app boa de cad para tablets ? Não me refiro a uma solução completa, mas um cad relativamente simples, que além de viewer, permita algumas funções básicas, como desenho de entidades, zoom, pan, blocos, copy, move,trim , fillet… A interface teria de ser optimizada para touch e o objectivo seria para pequenas edições em terreno ou local de obra. Até agora as apps touch que encontrei são mediocres, parece que pegarem numa interface desktop e tentaram enfia-la a martelo num tablet, e performance inaceitável.

    1. Avatar de ARQ E TEC

      Gratuitas são poucas tens o AutoCAD 360 por exemplo mas não faz tudo

      ve este meu post

      http://www.arq-e-tec.com/2012/02/aplicacoes-de-android-para-arquitetura/

      Depois tens o CADO no kickstarter que me parece ter algum potencial

      https://www.kickstarter.com/projects/981031266/cadotm-is-computer-aided-design-cad-for-tablet-dev

  9. Avatar de NS
    NS

    Sempre tive uma dúvida.
    Não existem softwares de CAD comerciais para MAC? Toda gente fala do Rhino (versão eternamente em desenvolvimento) e o AutoCAD (que pode ser bom para civil, mas está muito longe de ser bom para outras areas). CATIA ou 3DStudio n tem versão MAC.

  10. Avatar de João
    João

    Não tem versão para windows 8.

  11. Avatar de José Carlos Ferreira
    José Carlos Ferreira

    O DrafSight parece-me um espelho invertido do BricsCAD.

    A ver por esta comparaçãoq ue vi na net, até parece que um é o complemento do outro.

    http://cad-software.findthebest.com/compare/10-67/BricsCAD-vs-DraftSight

  12. Avatar de Jorge Lafuente
    Jorge Lafuente

    Ora viva a todos. Sei que este post é antigo mas gostaria de colocar uma questão. Na empresa onde trabalho passamos a utilizar o Draftsight há sensivelmente 1 ano. Tenho desenvolvido algumas macros em VB.NET, para executar tarefas especificas, mas existe um assunto que não estou a conseguir contornar. Exemplo: Tenho um desenho com algumas cotas definidas. Cada uma dessas cotas tem valores de tolerância (Superior e Inferior). Gostaria de saber se existe alguma forma, através de código C# ou VB.NET, de recolher esses valores de tolerancia para proceder ao seu armazenamento numa base de dados.

    Espero ter explicado bem o que pretendo.

    Obrigado e até breve.

  13. Avatar de FRANCISCA GUARDIANO
    FRANCISCA GUARDIANO

    bom dia,
    é possível gravar um pdf creator com folha personalizada no DraftSight?
    só consigo fazer pdf em folhas já definidas…..