Downloado do Linux Mint 10 “Julia”

37 Comentários

Quem nunca ouviu falar bem do Linux Mint?

Foi lançado recentemente pela equipa responsável pela distribuição Linux Mint, a nova versão Linux Mint 10 “Julia”, baseado no Ubuntu 10.10.

O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.

mint_10

O Linux Mint 10 vem repleto de novidades que certamente irão conquistar muitos utilizadores.

Novidades do Linux Mint 10 “Julia”

  • Instalação de codecs e upgrade a partir do DVD a partir do Welcome Screen
  • Melhor personalização do sistema
  • Suporte para temas GTK e bookmarks
  • Destaque para aplicações recentemente instaladas
  • Possível ignorar determinadas actualizações (é também possível ver o tamanho)

Esta versão vem com o kernel Linux 2.6.35, Gnome 2.32, Xorg 7.5, Flash Player “Square” 32 ou 64 bits dependendo da versão do Linux Mint 10 instalada, Oracle VirtualBox, e o novo gestor de aplicações.

Pode conferir todas as novidades aqui

Requisitos

  • Processador X86 (32 bits)
  • Processador X86_64 (32 e 64 bits)
  • 512 de RAM
  • 3 GB de espaço em disco
  • Gráfica compatível com resolução mínima de 800×600
  • Drive de CD-ROM ou porta USB

Esta é sem duvida uma distribuição onde reina a beleza e a simplicidades. Prometemos nos próximos dias dar mais novidades sobre esta nova versão.

Artigos relacionados

altLicença: GPL
altDownload: [DVD] i386 [831 MB] |amd64 [825MB]
altDownload: [CD] i386 [699 MB] |amd64 [696MB]
altHomepage: Linux Mint

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Leite
    Luis Leite

    Processador X86 (32 e 64 bits)
    Processador X86_64 (64 bits)

    Não deveria ser:
    Processador X86 (32)
    Processador X86_64 (32 e 64 bits)
    __________________________________
    Ainda tenho que testar esta distro, mas agrada-me por já ter ouvido falar bem dela.

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Não, estás a dizer mal.

  2. Avatar de Nuno Machado
    Nuno Machado

    Vou experimentar esta distro, só espero que não tenho problemas com as drives.

  3. Avatar de Mark
    Mark

    Penso que será uma das interfaces mais simples de usar para quem gosta de SO livres. O meu prolema foi afinar os drivers para a nvidia do meu portátil. Deixo aqui o local onde resolvi o meu problema.
    http://community.linuxmint.com/tutorial/view/176
    —————————-
    Noticias do mundo automovel
    http://www.200ahora.com

  4. Avatar de Francisco Franco
    Francisco Franco

    Esta nova versão está fantástica! Acho-a mais polida e estável do que o Ubuntu 10.10. O novo Look & Feel está lindo, cheio de pequenos promenores.

    Recomendo-o vivamente!

  5. Avatar de phixie
    phixie

    Oh Raios! Isto não se faz… Então instalei o Mint 9 há meia dúzia de dias e agora aparece o 10! 🙂 🙂
    Agora mais a sério… Passei do openSuse para o Ubuntu e agora estou a experimentar o Mint (9). Não estou descontente com nenhum mas devo confessar que o Mint me agradou bastante (só sinto falta do painel do correio/IM na barra superior… mas por outro lado gosto bastante do Pidgin)
    Tenho que dar uma vista de olhos pelo Mint 10 (e também tenho um dvd queimado com o Fedora 14 para testar…).

  6. Avatar de Mário
    Mário

    Agora fiquei indeciso sobre experimentar este Mint 10. Usei o 9 durante algum tempo e ia experimentar o Ubuntu 10.10.
    As duas distros são muito boas, por isso é só uma questão de gosto.

  7. Avatar de bruno
    bruno

    boas,

    alguém sabe se dá para instalar o office sem utilizar o wine?

    obrigado

    1. Avatar de Paulo Cesar
      Paulo Cesar

      Sem o Wine não.
      Mas se não quer usar o Wine, é só instalar o Windows numa máquna virtual e instalar o Office por lá.
      Ou também podes aguardar uma versão nativa do Office para Linux.

      1. Avatar de João Henriques
        João Henriques

        Play on linux.

        1. Avatar de glink
          glink

          isso usa o wine :/

          nao responde ao que ele queria 😛

  8. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    Raios, agora que já tinha customizado o Ubuntu 10.10 à maneira sai o mint 10.

    Aconteceu o mesmo com o 9.

    Não volto a perder tempo com mariquices. (Talvez uma dock, e uns efeitos de compiz, e umas decorações de Emerald, vá, e uns wallpapers, e uns programitos, e alguns jogos, aaaaaaaaagh)

  9. Avatar de PSG
    PSG

    Para a actualização de uma versão anterior do Mint, aqui está um bom tuturial:
    http://community.linuxmint.com/tutorial/view/56

  10. Avatar de Alucard

    Se o que pretendes é usar o Microsoft Office, sim, precisas de Wine, visto que não há versão nativa do programa para Linux, e tem de ser “emulada”(1).
    Ou então podes recorrer á virtualização e teres uma máquina virtual a correr o Windows dentro do Linux.Mas para isso precisas de um computador potente,pois estarás a correr dois SO’s em simultâneo. Para este efeito podes usar software como o Oracle VirtualBox.
    O meu conselho: Dá uma oportunidade ao OpenOffice.org, pode não ser tão bonito como a suite da Microsoft ou ter todas as suas funções, mas regra geral, “it gets the job done”.
    (1) Sim, eu sei que o Wine não é realmente um emulador, fellow geeks, mas para o propósito desta conversa, deixem que seja.

  11. Avatar de Alucard

    O meu comentário anterior era para responder ao user bruno, mas parece que meti a pata na poça.
    Relativo ao tema,instalei ontem o Mint 10 e estou a adorar. O aspecto predefinido já é tão agradável que nem me dei ao trabalho de o personalizar(Adicionei apenas a Docky no lado direito do ecrã). Para quem vem, como eu do Mint 8 e passou ao lado do 9, o software manager está uma delícia. A distribuição mais user-friendly de Linux conseguiu ficar ainda melhor. Agora, difícil de usar, meus caros, é o Windows.

  12. Avatar de Gravecard
    Gravecard

    Estou a utilizar esta distro, desde que saiu em beta.
    Aconselho vivamente.

  13. Avatar de Nuno Oliveira
    Nuno Oliveira

    Comecei a usar o Ubunto 10.10 quando entrei para a universidade e a usar diariamente até ao ponto de cada vez que abro agora o Windows sinto-me ignorante e perco a paciência com aquele SO (como o meu prof de programaçao diz: “ruwindows serve para as pessoas escreverem cartas de despediemnto”), mas agora fiquei com o pé a traz! Entre ubunto 10.10 e o Linux Mint 10, qual a melhor escolha?! =D
    Comprimentos

    1. Avatar de João Henriques
      João Henriques

      Fedora 14. 😀

      1. Avatar de Nuno Oliveira
        Nuno Oliveira

        Mas porque é que o Fedora é assim tão superior ao Unbuntu? Já o teste e não notei muitas difetenças 😉

        1. Avatar de João Henriques
          João Henriques

          Não é superior em nada. Simplesmente é mais útil para trabalho. Especialmente universitário. Para além disso é a distro mais utilizada nas faculdades. Logo e para quem usa vários pc’s ao longo do dia, é muito interessante não ter que andar constantemente à procura de como é comando tal em ubuntu, quando em fedora era outro completamente diferente. E sim, existem bastantes diferenças. Já para não falar nas diferenças de setup de servidores e afins. Em suma, o ubuntu é uma refeição com seis ingredientes, e o fedora é o buffet completo e com bar aberto. Uma full installation e nunca mais tens que te precupar com libraries e packages extra. Uso ubuntu em casa e também gosto muito. Não tenho nada contra. Mas claramente o ubuntu é mais user friendly e o fedora mais direccionado para trabalho puro e duro.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas..
            o que fazes com fedora fazes com qualquer outro, e embora exista alguma optimização, salvo erro fedora compila para a arquitectura i586, tirando isso é a mesma coisa ou melhor para ubuntu a lista de progras debian based é quase infindavel. a quantidade de howsto foruns sobre ubuntu/debian é gigante, penso que para desenvolvimento o ubuntu é uma excelente plataforma, digo isto porque a uso no meu dia a dia.
            Fedora parece um bocadinho mais performante, mas a diferença não é muita.Com um processador actual não existem diferenças…

            cmps

        2. Avatar de Nuno Oliveira
          Nuno Oliveira

          Obrigado pela dica 😉
          Acho que vou continuar com o meu ubuntu 10.10… Basicamente, todas estas versões são execelentes plantaformas para trabalhar (umas melhores do que outras, claro!) =D

  14. Avatar de Mandrake

    Mint realmente é fantástico,o daora eh que cada versão tem 1 nome feminino. Show de Bola.

    Usei a versão 8 por mto tempo.

    Hj em dia uso ubuntu pq gosto dele cru, mas o Mint realmente detona.
    Bom pra usuários novos, intermediários e avançados, instalou, rodo , funfo. \o/

    Vlw ae!!!
    Cara eu amo este Blog

  15. Avatar de MoosHD
    MoosHD

    Respeito quem gosta do Mint, mas pessoalmente já usei e não gostei, prefiro o Ubuntu, o Mint trás muito “lixo” que depois se reflecte no desempenho do sistema, no Ubuntu escolho instalar o que quero e apenas o que preciso, o que o torna mais flexível, o Mint é bom para quem não quer se chatear muito em instalar coisas.

  16. Avatar de Ikeda

    Existe a comunidade em português da Linux Mint em http://www.linuxmint.com.br

  17. Avatar de Vistuga
    Vistuga

    Estes iso’s são livecd?

    1. Avatar de carlos reis
      carlos reis

      Sim podes ver e utilizar a distro em live cd,por acaso dei uma vista de olhos e está muito boa e praticamente com tudo o que necessitas para utilizares o teu pc,pessoalmente tenho o meu pclinuxos gnome e estou bastante satisfeito.

  18. Avatar de camurso_
    camurso_

    O único problema desta distro é o facto de o steam, por wine, aterrar por completo o sistema… Penso que é por causa dos drivers da NVIDIA, mas não tenho a certeza. Alguém pode confirmar isso, sff?

  19. Avatar de ss
    ss

    gosto mais do ubuntu

  20. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Mas porque será que a malta diz que é mais rapido que o ubuntu quanto o “julia” é baseado nele??? btw eles lançaram agora o 10 pelo facto de so a um mes ter saido o ubuntu 10.10

    O mint está a progredir apenas numa situação. Ter uma distro baseada em debian e n no ubuntu pois como todos sabem o ubuntu é a base de debian…

    bom post mas o mint verdadeiro está para vir baseado em debian

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      O Ubuntu é a base de Debian? Não querias dizer que Debian é a base de Ubuntu?

  21. Avatar de Filipe Ramos
    Filipe Ramos

    Já queimei dois DVD’s (um no brasero, outro através da linha de comando), mas no meu HP530 não consigo fazer boot com nenhum deles (fica uns segundos com o ecrã negro, e depois faz o boot normal do mint 9). Experimentei os dois dvd’s no virtualbox e funcionam na perfeição.

    Mais alguém está a ter um problema semelhante?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      grava os isos a velocidades inferiores e se puderes experimenta arrancar atraves da pen…

      cmps

    2. Avatar de jorge
      jorge

      Eu apostava antes numa actualização da BIOS do seu portátil. No meu CLEVO tive que fazer isso quando tentei instalar o Mint9 (ecrã preto).
      Cumprimentos

  22. Avatar de Tiago Alves
    Tiago Alves

    Estou a usar o PinguyOS. É baseado no Ubuntu 10.04, e está bastante bom em todos os aspectos. Fica o link para quem quiser espreitar:
    http://www.pinguyos.com

  23. Avatar de Kombo
    Kombo

    Sabayon ninguem fala…

  24. Avatar de jmartins
    jmartins

    Já uso algum tempo a versão 9. Para mim 5*. Só uso o win7 para jogar, o resto faço em Linux. Não uso o Wine. Office=OpenOffice, Uorrent=Deluge, etc, etc.