Está a pensar instalar uma distro Linux? Já está disponível o Debian 9.8

34 Comentários

O Linux Debian é uma das distribuições mais populares do mundo e também uma das que serve de base para muitas outras, como, por exemplo, o popular Ubuntu. Recentemente, foi lançado o novo Debian 9.8!

Vamos conhecer as novidades.

Está a pensar instalar uma distro Linux? Já está disponível o Debian 9.8


O Debian é uma das distribuições mais estáveis e fantásticas da atualidade. Ao longo dos últimos anos esta distribuição tem ganho muita popularidade, apesar de nos últimos tempos ter perdido alguns lugares no ranking do DistroWatch

Os responsáveis por esta distribuição lançaram agora o Linux Debian 9.8 que traz várias correções de segurança e ajustes a diferentes níveis.

Principais novidades do Debian 9.8

  • Kernel Linux 4.9 LTS
  • Ambientes gráficos disponíveis:
    • GNOME 3.22
    • KDE Plasma 5.8 LTS
    • Cinnamon 3.2
    • MATE 1.16
    • Xfce 4.12 

De referir que o 9 Stretch tem suporte até 2020. Para quem pretender instalar esta distribuição, aproveitem esta versão pelo facto de incluir todas as atualizações de segurança lançadas para a versão 9 da distribuição.

Se procuram uma distribuição com bom suporte, que seja fluída e que tenha um bom aspeto, o nosso conselho vai para a instalação do Debian. Experimentem, pois vale bem a pena! Mesmo em computadores com baixo poder computacional, o Debian consegue bons resultados.

Debian 9.8

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FernandoRJ
    FernandoRJ

    Uso Linux sem maiores problemas quando se trata de Ubuntu ou Mint. Quanto ao Debian, sempre quis usá-lo, mas sempre tive dificuldades, seja no gerenciamento do sistema, de rede ou instalação de programas e suas dependências. Estou considerando experimentá-lo novamente por conta do sistema de empacotamento e instalação Flatpak. Este, penso ser um assunto interessante a ser explorado por aqui.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Ah não, vais dizer que o Debian também força o uso de flatpaks como o Ubuntu e cia?
      Espero que não.
      É opcional?

      1. Avatar de JOSÉ RAMALHO JR
        JOSÉ RAMALHO JR

        KKKkkkkkkkkkk
        Nem sei o que é flatpak!!
        Administro 7 servidores Debian (3 Jessie e 4 Stretch)

        O sistema APT sem os repositórios no formato PPA do Ubuntu são a sétima maravilha tecnológica e a árvore de dependência é rua automatizada para quem não quer perder tempo ou usar de minúcias às vezes necessárias em servidores.

        Uso também no meu desktop e em um notebook positivo, habitando uma rede corporativa com AD e toda a estrutura Microsoft, sem qualquer problema!

        Pra que usar um derivado (Ubuntu, Mint, Feeling, …) quando você pode usar o original!!

        1. Avatar de Andrey
          Andrey

          Zé, você é quem estou pensando ser? Que participou do 50por 1 com o Álvaro?

    2. Avatar de Andrey
      Andrey

      Indico para quem quer testar Debian, A DISTRO BASEAda no Debian, chamada Duzeru. òtima distro para equipamentos atuais e antigos (leve), interface com trabalho de designs, bem feito e facilidades para trocar de kernel, por exemplo. Além da lojinha, que quebra bom galho… Instalei num note Acer (fiz updrade de Celeron M540 para Core 2 Duo e 2 GB de ram). Ficou muito rápida… próximo passo é talvez colocar um SSD.

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    Debian é muito ruim, tudo é muito velho, quem for usuário de Windows XP em 2019 vai amar usar o Debian, pois os pacotes de 5 a 10 anos de tão velhos, tudo, dizem eles pra manter a estabilidade, enquanto isso sigo 4 anos utilizando Manjaro que dizem ser “instável” e “problemático” por ser rolling release/bleeding edge e sigo sem nenhum problema e claro, com tudo atualizado na última versão, o que é uma obrigação pra quem joga por causa dos drivers e para quem faz produção de vídeos. Usar programa de 10 anos atrás não rola. Os que gostam de viver no passado adorarão Debian Stable.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      vou te dar uma noticia tens o debian unstable que de unstable pouco tem e tens o debian testing. aqui os pacotes não são assim tão velhos, a versão testing pode-se considerar uma rolling realease. vá de nada

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Foi por isso que falei lá em baixo Debian Stable.
        E olha, mesmo a versão testing e Unstable (SID) são super desatualizadas em comparação com Arch Linux/Manjaro.
        Quer um exemplo de distro que baseia-se no Debian Unstable e só vive tendo reclamação de pacotes “antigos”? Chama-se Deepin OS.

    2. Avatar de Robson de Oliveira
      Robson de Oliveira

      Debian é muito antigo mesmo. Prefiro as distros mais recentes.

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Eu também, nem é por não gostar do Debian, é porque faço uso de programas que necessitam das versões mais novas.
        Mas o Debian tem sua importância.

    3. Avatar de Andrey
      Andrey

      Para seu tipo de uso (jogos e edição de vídeo), se quiser, teste a RegataOS. Na parte de jogos, algumas pessoas relataram ter ganho cerca de 25%-30% de FPS em relação a distro que usavam antes…

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Prefiro o bom e velho Ubuntu porque o Debian é uma distro muito MANUAL, pra instalar tudo que é proprietário e de código proprietário é chato e complicado (drivers, programas, codecs), já no Ubuntu é como dizem em inglês é “piece of cake”.
    Outra distro que tem ganhado meu respeito depois do Ubuntu é o Mint, do qual deriva… Simplesmente fantástico, principalmente a versão com Cinnamon que na minha opinião, é o que o GNOME deveria ter sido desde o início.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Não se diz código proprietário e sim código fechado.

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Mint é muito bom… Até atualizar e quebrar o sistema todo.

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Tenho uma má noticia para ti foi só o teu que quebrou 🙂

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        O que quebra nessa joça é os ppas desativados, ou ppas removendo pacotes importantes do sistema quando removidos.
        Isso sim é ruim, é tão ruim que inventaram o ppa-purge. Por que será?
        E fala em estabilidade do Mint cheio de flatpaks? Desde quando algo em alpha é adotado como padrão e pode ser considerado estável? Só pra rir.

    2. Avatar de Rafael
      Rafael

      E depois ainda falam que o Manjaro é um lixo que quebra… To usando há anos e nada de quebras.
      Já o Linux Mint, Ubuntu e Deepin
      Quebra mais que (você sabe o que) rsrs

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    Qualquer coisa é melhor que o ubuntu…
    E ainda tem gente que defende essa distro que não respeita o usuário e força o uso de snaps…

  6. Avatar de Toni
    Toni

    Comecei a utilizar o Debian a partir da versão 7. E realmente é bem estável, leva um tempo para aprender o básico do sistema e sua configuração. Coisa que depois tornasse fácil.
    Contudo, algumas atualizações do Debian 8 e 9 apresentaram instabilidades, e me vi obrigado a migrar para o Ubuntu. Vamos ver se essa atual versão, é realmente estável. Sistema muito bom, prefiro a qualquer outro.

  7. Avatar de Luiz paulo
    Luiz paulo

    Gostaria de saber porque é que não existe o debian Server Edition separado do Debian Desktop .. tenho computadores domésticos usando RAID 10 criado pelo Setup/bios da Própria placa mãe. .. e o linux simplesmente não reconhece este tipo de Raid … sei que você vai falar que isto é Fake Raid e dizer que este tipo de raid nāo é Raid via hardware de verdade e dizer que este tipo de Raid criado com a própria placa mãe usa em excesso o desempenho dos controles onboard e dizer que perde desempenho do Processador porque o próprio processador do computador que fica com o trabalho e nisso perde muito desempenho. . Sei que vai falar tudo isso. . Mas na prática a partir da Segunda geração de Core i3/i5/i7 os chipset integrados omboard nas placa mãe feitasvpar processador Intel 1155 em diante possuem sim chip dedicado ao raid .. e vem soldado na placa mãe. . E se chama chip MBEX
    Portanto é raid fisico via hardware de verdade SIM !! e . .. claro como nem tudo é perfeito essas placas sao capazes de Raid 0,1,10,5 e JBOD) porem o Raid 5 ainda não possui processamento do chip físico, apenas os outros tipos o tem, então o Raid 5 sendo feito vai ser gerenciado diretamente pelo processador do PC ainda do mesmo modo que antes mas ao fazer qualquer um dos outros tipos de Raid esta carga não cai mais sobre o processador nao mas sim sobre o Chip fisico da placa mae chamado MBEX .. e o que eu uso sempre é o RAID 10 portanto nao perco desempenho algum do Processador ….e comparar isto aos tipos de Raid via hardware é possivel
    Afinal nao tenho perda de desempenho algum … alem de que é possível ler o HD separadamente entao é um tipo de Raid pouco perigoso. … menos perigoso que o Raid via software do linux … eu diria que é tão facil e simples quanto ler um Raid 1 via software do Windows (cujo basta mudar o ID do HD de 0x43 para 0x07 que a participação ja abre com o disco voltaneo a ser disfo basico em vez de disco Raid) …enfim…. é uma pena o linux ainda não implementar o Raid Fake das placas mae intel…. pois… hoje em dia ja está se tornando fundamental pessoas comuns ter em casa um Raid para maior segurança e desempenho.

    1. Avatar de Andrey
      Andrey

      Tentou testar com outra distro, tipo Mint, RegataOS, Duzeru, ChaletOS, Rosa Fresh Desktop, por exemplo?

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Gosto muito do Debian! Mais depois que tomei coragem e instalei o Arch Linux purão, tem como usar mais nada não. Arch Linux é outro mundo.

    1. Avatar de Robson de Oliveira
      Robson de Oliveira

      Concordo Jorge, o Arch é muito completo, nem se compara com outras distros ‘adaptadas’ com KDE/GNOME.

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        O KDE do Debian fede.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          mas fede desde o inicio, o projecto ja disse que o DE deles é o gnome.

    2. Avatar de Andrey
      Andrey

      Leio que a pessoa precisa ter coregame e ser macho, para instalar Arch, no início… depois, se acostuma…

  9. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    O único defeito (significativo) do Debian é incluir o novo daemon “systemd” – que acaba por violar o princípio, ou a filosofia, de simplicidade da arquitectura UNIX (https://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_Unix). Fora isso, esta é simplesmente, para mim, a melhor distribuição de GNU/Linux que existe.

    1. Avatar de Jonas Tadeu
      Jonas Tadeu

      É procurar pelo Devuan….

  10. Avatar de Armando
    Armando

    Uso Debian puro e o mais enxuto possível. Uso específico para servidores banco de dados. Nunca tive problemas, estabilidade até o fim, para parar de rodar tem que ser uma catástrofe. Por enquanto nem cogito a possibilidade de usar outro. Não por achar os outros inferiores, não conheço então não julgo. Mas simplesmente porque me atendeu em tudo até agora.

  11. Avatar de ademirt
    ademirt

    Distros como Manjaro, Archlinux, Ubuntu, Mint ou qualquer outra distro rolling release são perfeitas para desktop.

    Mas não são empregadas em ambientes corporativos com seus servidores dedicados pois estabilidade é coisa séria e o Debian Stable é muito forte neste quesito e muito utilizado nestes ambientes.

    Há outras também como Red Hat, CentOS, Oracle Linux.

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Só uma correção, Ubuntu e Mint não são rolling releases.