Distribuições derivadas do Ubuntu 13.04 Raring Ringtail

29 Comentários

Quantas distribuições Linux será que existem? E quantas é que são baseadas/derivadas do Ubuntu? Estas são questões que faço com alguma frequência e para as quais nunca encontrei uma respostas concreta.

Depois da disponibilização do Ubuntu 13.04 Raring Ringtail por parte da Canonical,  as distribuições “da mesma família do Ubuntu” têm vindo a ser também actualizadas e estão disponíveis para download.

alternativa_ubuntu

Kubuntu 13.04 Raring Ringtail – Flavor do Ubuntu com KDE

O Kubuntu é um distribuição Linux, baseada no Ubuntu e que utiliza o KDE com ambiente gráfico, em vez da interface Unity. Esta distribuição tem como browser por omissão o Rekonq mas como assenta na plataforma Debian, facilmente podemos instalar outros browsers ou aplicações.

Novidades:

  • Novo interface do instalador
  • Melhorias no suporte a vários monitores

kub_00

Homepage: Download Kubuntu 13.04


Xubuntu 13.04 Raring Ringtail– Flavor do Ubuntu com Xfce

Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu e que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity. O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance.

Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos.

Novidades:

  • Novo wallpaper,
  • Gnumeric e GIMP voltaram a ser adicionados
  • Actualização do Catfish file search e Media Player Parole

xub_00

Homepage: Download Xubuntu 13.04


Edubuntu 13.04 Raring Ringtail – o Ubuntu Linux para a escola

O Edubuntu é uma distribuição para ser usada em salas de aula e que traz consigo muitas aplicações educacionais e jogos. O Edubuntu é desenvolvido em colaboração com professores e técnicos de informática de várias partes do mundo com o objectivo de facilitar o processo de aprendizagem por parte dos alunos.

edu

Homepage: Download edubuntu 13.04


Lubuntu 13.04 Raring Ringtail – Flavor do Ubuntu com LXDE

Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos. Esta distribuição é suportada por um conjunto de entusiastas do mundo Linux, que têm como objectivo disponibilizar um sistema operativo baseado no Ubuntu que seja rápido e eficiente em termos energéticos, necessitando de poucos recursos a nível de hardware.

Novidade do Lubuntu

  • Actualizações ao nível do artwork
  • Pesquisa d ficheiros adicionado ao Gestor de ficheiros
  • Actualização da versão do Chromium

lubuntu_00

Download: Download Ubuntu Gnome 13.04


Ubuntu GNOME 13.04 Raring Ringtail – O Ubuntu sem Unity

O Ubuntu Gnome Remix 13.04 Raring Ringtail foi criado por um grupo de entusiastas do mundo GNU/Linux que, descontentes com a integração do Unity no Ubuntu (desde a versão 11.04 Natty Narwhal) decidiram disponibilizar um Ubuntu com o Gnome 3.6, ao qual deram o nome de  Ubuntu GNOME Remix. O Ubuntu GNOME Remix 13.04 Raring Ringtail é baseado no recente Ubuntu 13.10 e inclui muitas novidades interessantes.

Novidade:

  • Firefox é agora o browser por omissão
  • Ubuntu Software Center e o Software Updater foi adicionados à distribuição
  • LibreOffice substitui o Abiword and Gnumeric

remix_00

Download: Download Ubuntu Gnome 13.04

Estas são algumas das alternativas ao Ubuntu 13.04 Raring Ringtail que propomos hoje. Caso ainda não encontraram a distribuição à vossa medida, vejam por exemplo na categoria  Linux ou então adiram à Comunidade Pplware@Linux.

Das distribuições apresentadas, qual a vossa preferida?

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson Nobre
    Nelson Nobre

    Sem duvida xubuntu…..

    1. Avatar de Daniel Firmino
      Daniel Firmino

      Yep, eu utilizo num portátil e é excelente!!

      1. Avatar de Ricardo Luis
        Ricardo Luis

        Tambem é o meu preferido no meu Netbook.

    2. Avatar de Marzkor
      Marzkor

      A nível do sistema de procura é tão bom quanto o unity ?

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Também tenho gostado. O xFCE oferece uma excelente performance é estável e não temos de “levar” com o peso do Unity.

      1. Avatar de dbrenha
        dbrenha

        boas, quem gosta do unity mas não quer “levar com o peso”, especialmente em netbooks, pode activar o “low graphics mode”.
        activa-se com este comando no terminal:
        echo “export UNITY_LOW_GFX_MODE=1” | sudo tee /etc/X11/Xsession.d/99force-llvm

        tenham atenção que baixa bastante os gráficos, nomeadamente transparências.
        from:
        http://www.reddit.com/r/Ubuntu/comments/1ci7op/speed_up_unity_on_old_hardware/c9hmam8.

        1. Avatar de Victor Abreu
          Victor Abreu

          Dica muito útil!

          Digo isto porque descarreguei e instalei este 13.04 numa VM… sempre a andar. Ora, qual não foi o meu espanto quando vi a velocidade de resposta quase nula do SO. Iniciei o Monitor de Sistema e matei, instintivamente, os processos do compiz. Como pensava que o compiz era algo opcional (lembro-me que o era há algumas versões atrás) desinstalei-o pelo Synaptic. Resultado: o Unity não iniciava sessão!

          Portanto, fica a dica: não desinstalar o compiz. Em vez disso, seguir as dicas (que funcionaram aqui).

          Nota: na descrição desta nova versão, é falado que houve melhorias no código do Unity. Ora, se este Unity continua lento, e se o Unity do 12.04 está estável, que raio de mudanças ocorreram na 12.10???

    4. Avatar de monux
      monux

      xubuntu e ubuntu gnome

  2. Avatar de Morbidos
    Morbidos

    Alguém sabe como ter acesso ao ESET 4 depois de instalado com a interface Unity.
    Neste ubuntu o Eset instalado da forma que se instala no 12.10 não funciona pq da um erro de autenticação mesmo colocando a password certa.
    Tem de se instalar com recurso a sudo ./eset… e durante a instalação deve-se fazer custom e adicionar manualmente o user actual a lista de utilizadores com privilégios.
    Mas depois ele arranca aparece na barra de lado mas se se fechar já não consigo voltar a ter acesso aos menus apesar de ele ficar a funcionar.
    No Eset fala em ir ao dconf-tools e encontrar la um “panel” mas não consigo encontrar esse “panel” nesta versão do Ubuntu.

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Obrigado pelo artigo 😉

    Eu uso Ubuntu há 3 anos e gostei bastante da nova versão. Rápida, leve e estável – 5*

    Abraços!

  4. Avatar de Marzkor
    Marzkor

    Qual é o mais leve o Gnome ou Unity ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Venha o diabo e escolha…mas mesmo assim, acho que o Gnome

    2. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      em experiencia propria (1 laptop com i5 1ª geração) é o unity, falando desta versão do ubuntu. Mas vai depender muito de cada maquina e não vais notar quase nada em performance.

    3. Avatar de rand
      rand

      Gnome, especialmente se usares o “fallback mode”

  5. Avatar de Redin

    O meu favorito vai para o “Azaruntu”

  6. Avatar de Luis Nascimento
    Luis Nascimento

    O link para o Lubuntu está mal :3

  7. Avatar de Paulo Ferreiraor
    Paulo Ferreiraor

    Eu experimentei o Ubuntu e está muito bom, muito melhor que o 12.10. O unity a mim não me faz diferença e até posso dizer que até gostei.
    De qualquer maneira vou experimentar o Xubuntu.

  8. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Pessoalmente, aprecio a concepção do Unity e gosto do fluxo de navegação que permite, mas a exigência gráfica é um entrave para o meu modesto portátil, neste momento XFCE e LXDE são os meus ambientes de eleição, apesar de parecerem “simplórios” e na realidade se basearem em conceitos ultrapassados (convenhamos que o Gnome2 já faz parte do passado) com alguma personalização e algumas ferramentas podem ficar totalmente ao nosso gosto. De resto, apenas tenho a lamentar que já vamos nas releases de 2013 e ainda tenho dores de cabeça com o suporte a multimonitores, sobretudo no XFCE!

  9. Avatar de diogo
    diogo

    “O Ubuntu GNOME Remix 13.04 Raring Ringtail é baseado no recente Ubuntu 13.10 e inclui muitas novidades interessantes.”

    Acho que que vão demasiado avançados no tempo 😀

  10. Avatar de navyseal
    navyseal

    O título deveria ser: Variantes do Ubuntu (reconhecidas pela Canonical)

    Para além das que foram mencionadas falta:

    UbuntuKylin 13.04 – no nosso caso não interessa muito pois é uma build chinesa. (tal como as outras que são reconhecidas pela Canonical, esta também contribui para a comunidade)
    Ubuntu Studio 13.04
    Mythbuntu 13.04 – ainda não foi lançada, portanto compreenderia-se que não fosse mencionada.

    Já em lançamentos anteriores fiz menção nestes posts sobre esta falha e continuam a insistir em repetir não mencionar todas as variantes reconhecidas pela Canonical. A ver vamos em Outubro se mencionam todas, cá estarei para relembrar. 🙂

  11. Avatar de Helder
    Helder

    GNOME 3 Ubuntu

  12. Avatar de DoContra
    DoContra

    Só para “ponto de situação”, quem está a ganhar a “guerra” em termos de leveza de GUI? O ratinho do XFCE (Xubuntu) ou a andorinha do LXDE (Lubuntu)?
    Já experimentei ambas as versões num velho portátil e não consegui chegar a uma conclusão.
    Apenas reparei, embora possa ser apenas impressão minha, que o XFCE parece ser mais “rico” em termos gráficos que o LXDE. Mas suponho que isso é uma desvantagem se o que se pretende é leveza pura, não é?
    O que acham? Qual é o mais leve?

    1. Avatar de cnavigator
      cnavigator

      Sou utilizador destes dois ambientes gráficos. Em termos basais, isto é, sem outros processos a correr por cima, o LXDE é mais leve e rápido do que o XFCE, no entanto as diferenças entre ambos são marginais, só são perceptíveis em máquinas mais antigas, Pentium IV ou menos, a partir daí, nem dá para notar a diferença.

  13. Avatar de neco
    neco

    LixoBuntu esse vem completo !

  14. Avatar de Anderson
    Anderson

    Pra um desktop que assim como o meu não é lá essas coisas; Xubuntu 12.04 é uma boa pedida e eu recomendo! =]

  15. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Tenho um amd dual core venice da amd e um portátil com um intel 8100, portanto já “velhinhos” e funcionam perfeitamente em Linux, com qualquer das versões e vocês queixam-se com computadores mais novos?
    O portátil com o winvista é lento e pc com ruim7 é um pouco lento…

  16. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    E porque não um Ubuntu com todos esses ambientes gráficos para instalar de origem? A malta testa e escolhe o ambiente mais adequado. Agora instalar uma porrada de versões/distros só porque um tem uma mariquice mais fixe…

    1. Avatar de carlos
      carlos

      é isso mesmo páh.

  17. Avatar de Paulo A.
    Paulo A.

    O Xubuntu 13.04 está mto bom… Encontrei este post que fala sobre algumas diferenças entre o Lubunutu e Xubuntu:
    http://aventux.blogspot.pt/2013/05/xubuntu-vs-lubuntu-1304.html

    Cumps,
    Paulo