Dica – Acesso remoto ao Ubuntu com o VNC e Vino

12 Comentários

Como administrador de sistemas, é muito comum aceder remotamente as “minhas” máquinas para proceder às mais diversas tarefas. Actualmente existem no mercado várias soluções para este efeito, mas muitos sistemas operativos já trazem nativamente suporte para protocolos/aplicações que permitem o acesso remoto (ex. Remote Desktop do Windows).

Em máquinas com Ubuntu, o acesso remoto (nas ultimas versões) vem desactivo por omissão. Para que a nossa máquina com Ubuntu passe a aceitar ligações remotas,  basta colocar em acção o Vino.

vnc_04

Vino é um protocolo/serviço que permite partilhar o ambiente gráfico Gnome, via acesso remoto. Por omissão, o Ubuntu vem com o vino-server instalado, sendo desta forma muito fácil a sua configuração e consequente acesso ao ambiente gráfico de trabalho do utilizador.

Como activar o acesso remoto através do Vino?

A activação de acesso remoto a uma máquina com Ubuntu pode ser realizada usando o seguinte comando:

gsettings set org.gnome.Vino enabled true

Depois basta obtermos o endereço IP associado à máquina com Ubuntu, usando, por exemplo, o comando ifconfig.

ifconfig_00

Para efectuarmos um acesso remoto a esta máquina (com Ubuntu), basta instalar o VNC (download aqui) no Windows e indicar o endereço IP de destino (para este exemplo consideramos o IP: 192.168.1.6)

vnc_01

Na máquina remota aparecerá uma mensagem a solicitar permissão para acesso remoto. Para tal deveremos carregar em Allow

vnc_02

Nota: caso se pretenda definir um tipo diferente de restrição/sem restrição, basta abrir o Vino (Destop Sharing) e proceder às configurações pretendidas como mostra a figura seguinte.

vnc_03

Para voltarmos a desactivar o acesso podemos retirar a opção ”Allow other users to view your desktop” ou inserir o seguinte comando na consola:

gsettings set org.gnome.Vino prompt-enabled false

Esta é uma forma simples de acedermos remotamente a uma máquina com Ubuntu. Além do Vino poderíamos também ter instalado o TeamViewer ou por exemplo o FreeNX. Alguma duvida ou problema no acesso não hesitem em pedir ajuda. Bom fim de semana.

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NoName
    NoName

    funciona pela net e com secções diferentes ?

      1. Avatar de NoName
        NoName

        O que eu queria dizer era que da para aceder com o VNC a uma sessão diferente remotamente, exemplo:

        como instalar:
        sudo apt-get install vnc4server
        vncserver :1

        sudo gedit /home/user/.vnc/xstartup
        por isto no ficheiro
        unset SESSION_MANAGER
        sh /etc/X11/xinit/xinitrc

        Isto por rede ip_da_maquina:5901
        Agora para aceder pela net é que não consegui.

  2. Avatar de Letz
    Letz

    Alguem me pode dizer que wallpaper é aquele?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Letz, Não é nada de especial 🙂 Tens aqui muitos http://goo.gl/rHRwC

      1. Avatar de Letz
        Letz

        parece do ICS… podes mandar-me? xD

  3. Avatar de Ricardo

    Tem como acessar de maquina win7 o linux ubuntu?

  4. Avatar de Cândido
    Cândido

    Boa noite,
    Não é bem uma dúvida sobre este tópico mas tem a ver com acesso remoto. Eu estou a usar o Remmina para tentar aceder a um servidor remoto (vnc) mas sempre que ponho connect pede-me uma vnc password mas eu não sei que password é essa… Algém me pode ajudar? Obrigado e Parabéns pelo post! =)

  5. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Aqui ficam 2 url sobre o tema VPN em que se pode avaliar os prós e os contras de cada solução
    http://linas.org/linux/vpn.html
    http://www.natecarlson.com/2005/11/22/types-of-vpn-available-under-linux/

  6. Avatar de Ricardo

    A senha que pede é a senha de usuário, eu acho.
    Tem uma pegunta, acessando via win7- terminal serve, a tela da outra maquina , roda Linux Ubuntu, fica limpa sem nada só o papel de parede , por que?
    Alguém poderia me ajudar.

  7. Avatar de Valdir
    Valdir

    Tenho uma dúvida, apesar de estamos falando do Vino, eu não conhecia e irei verificar o o seu desempenho, mas como eu lê tem que usar na máquina windows o VNC e acho que o vc é um pouco lento para tal proposito.

    Estou usando freenx é bem rápido a entrega da imagens, só que estou com um problema, não aparece os icones da Area de Trabalho e nen os atalho este as vezes aparace outras não.

    Alguém saberia dizer se o problema é como o gerenciador unity?

    E se tem alguma configuração para resolver isso.

    Abraço

  8. Avatar de Ricado
    Ricado

    No windows, com o teamviwer, basta que liguem o pc remoto e eu depois faço tudo o resto. eceder a zona de login, entrar na minha conta (root), ou noutra qualquer, para poder efectuar as actualizações do sistema, ou outra coisa. Como consigo fazer isto tudo, no mint linux? sem que alguem tenha de fazer o meu login no pc remoto