Dica Linux – Extracção recursiva para o formato RAR

13 Comentários

Por Guilherme de Sousa para o PPLWARE
Quantas vezes já se depararam com situações em que necessitavam de extrair diversos ficheiros compactados no formato ‘rar’ e tiveram que fazer o trabalho mecânico de extrair um a um? A verdade, é que quando estes se encontram todos na mesma directoria este problema resolve-se facilmente seleccionando no filemanager todos os ficheiros, e pedindo à vossa aplicação de compactação/descompactação que faça o seu trabalho;

Mas e quando os ficheiros se encontram encadeados em varias directorias? É um trabalho simples mas chato e que requer uma sequência de repetitivos passos. Hoje deixo-vos uma dica de como extrair facilmente ficheiros .rar que se encontrem em directorias distintas.

rar_00

É nestas coisas que a ‘velha’ e ‘chata’ consola nos pode ser muito útil. Com algum know how podemos automatizar estas operações repetitivas e livrarmos-nos de uns minutos “de sofrimento” com um simples ciclo ‘while’ ou ‘for’.

No caso da aplicação ‘rar’ nem disso precisamos pois esta dispõe de uma função recursiva que nos permite extrair todos os cheiros .rar que se encontrem numa determinada directoria, bem como também em todos os que estejam abaixo na hierarquia do sistema de ficheiros, dessa mesma directoria.

Para isso basta inserir-mos o seguinte comando:

rar e –r .

rar_01

O resultado será que na directoria em que nos encontramos aparecerão os ficheiros  extraídos, de todos os pacotes ‘rar’ que estejam em directorias que derivem do caminho da actual.

Instalação em Ubuntu:
sudo apt-get install rar
Instalação em ArchLinux
yaourt -S rar

Espero que esta “pequena” grande dica vos seja útil.

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Scizor
    Scizor

    Mas isto é mais fácil de fazer. E apesar de ser um fã da Konsole (gosto de lhe chamar assim :), basta seleccionar os rar’s todos, botão direito e “extract here”, e ele cria uma pasta para cada um.

    Isto se não estiverem divididos em partes. Caso estejam, como no WinRar, basta descompactar a primeira e ele descompacta o resto.

    Há alguma coisa que me está a faltar?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      imagina que tens uma arvore de directorias…como é que seleccionas todos os ficheiros que estão dentro de todas as pastas da arvore?

      cmps

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Se tivesses lido na totalidade terias percebido:P

      A dica que dei serve para quando tens rar’s espalhados por varias directorias, e nao numa só.

      Nessas situaçoes, caso faças o extract por GUI teras que ir pasta a pasta extrair, enquanto que assim todas os rar’s sao extraidos.

      Imagina que tens rar’s na seguinte hierarquia de pastas:

      /home/scizor/
      /home/scizor/downloads
      /home/scizor/downloads/movies
      /home/scizor/xpto

      Nesta situaçao terias que ir a 4 pastas fazer extract, em vez de ires simplesmente à tua home e fazer ‘rar e -r .’

      cumps!

  2. Avatar de lmx
    lmx

    Boas..
    Dica muito útil, e especialmente para quem quer automatizar um processo…através de um script ;).
    poupa imanso trabalho…caso contrario tens que andar recursivamente directoria a directoria a ver se existem ficheiros…

    cmps

  3. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    off topic
    para quem gosta de um bom jogo FPS
    http://www.baixaki.com.br/download/jcove.htm
    foi usado inicialmente pelo exercito britanico e agora é free
    experimentei
    p.s.: precisa de uma boa maquina para jogar

  4. Avatar de monux
    monux

    – Boa Dica, testando !

  5. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Depois de instalado não nada que saber , lado direito do rato, extrair aqui , simples

  6. Avatar de Diego Pereira
    Diego Pereira

    Olá parabens ao pplware por mais esta excelente dica, eu sempre acabava instalando a versão GUI do 7zip do windows pelo wine pq achava mais pratico usar o navegador dele, mas essa solução de vocês é perfeita!!!

    só uma correção, no Arch Linux, o comando correto não seria ‘pacman -S rar’ ?

    o yaourt é um excelente gerenciador de instalações e atualizações mas ele não vem como padrão no sistema, o q pode causar confusões para os usuários mais novatos!

    parabens! e grande abraço!

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Como disseste o Pacman é o gestor de pacotes do Arch, mas neste caso o rar não se encontra nos repositórios oficiais estando alujado no AUR dai a utilização do yaourt.

      Cumps!

      1. Avatar de Diego Pereira
        Diego Pereira

        uai… O.o

        acabei de instalar ele pelo repositório normal, e não pelo AUR…
        fiz uma instalação nova do arch no meu netbook quarta-feira, e aproveitei a matéria de agora pra testar o rar nele… instalou normalmente pelo pacman e sem configuração de nenhum repositório extra… nem mesmo uso do yaourt…

        acredito haver alguma confusão…
        mesmo assim, colocar o comando de uso do yaourt apenas, sem especificar como usar repositórios AUR não adianta de nada né?

        Abraços!

      2. Avatar de Diego Pereira
        Diego Pereira

        ***Erro Meu***

        favor ignorar meu comentário sobre instalar o rar sem uso de repositórios AUR!!!!

        mesmo assim, ainda acho que não adianta colocar o comando de uso do yaourt apenas, sem especificar como usar repositórios AUR

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          Já escrevi anteriormente sobre o Arch aqui para o pplware, dai nao ter estado a ‘rever a matéria’ toda.

          De qualquer das formas um utilizador de arch saberá certamente que o yaourt é um wrapper do pacman com acesso ao AUR.

          Fica aqui o link dos artigos que escrevi anteriormente sobre esta distribuição:

          https://pplware.sitedev.pt/category/linux/arch/

          cumps e obrigado pelo feedback!