Dica Linux: Abrir como administrador

15 Comentários

No seguimento deste artigo sobre como abrir uma consola “aqui” (Obrigado Ana!) escrevo-vos mais uma opção muito útil para integrar no Nautilus.

É um plugin para adicionar ao menu “right-click” a opção “Abrir como administrador”, que no fundo o que faz é abrir um ficheiro como root, ou seja, o mesmo que abrir a consola e fazer “$ gksudo programa ficheiro” na consola.

Para instalar, têm 2 formas:

Primeiro, vamos instalar o nautilus-gksu, para tal podemos ir ao Gestor de Pacotes Synaptic e procurar por “nautilus-gksu”, seleccionar e instalar (clicar em “Aplicar”), ou também podem simplesmente escrever na consola:

$ sudo apt-get install nautilus-gksu

Agora basta reiniciar o nautilus e já está!

Nota: Para reiniciar o nautilus podem carregar em ALT+F2 e escrever na janela que aparece: killall nautilus. De seguida, façam a mesma combinação de teclas ALT+F2 e digitem nautilus, para o arrancar.

Existem muitos outros plugins para o nautilus que recomendo, tais como:

  • nautilus-open-terminal (abrir consola)
  • nautilus-script-manager (criar/chamar scripts personalizados)
  • nautilus-image-converter (converter/redimensionar imagens)
  • nautilus-script-audio-convert (converter ficheiros de áudio)

Espero que tenha sido útil. Alguma dúvida, comentem.

Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Peopleware para serem publicados.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alvaro Anjos
    Alvaro Anjos

    Excelente como sempre 😉

  2. Avatar de R o B
    R o B

    Boa dica, quis em tempos instalar essa funcionalidade numa segunda maquina e andei às voltas até descobrir qual era o plug-in.

    Mas consegui, nunca desisto!

    Próxima dica sugiro “Montar imagens (ISO, etc) através do nautilus usando scripts personalizados”, é muito útil e aumenta a produtividade.

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Porque não escreveres tu? Aproveitas e fazes publicidade a qualquer site que queiras 🙂

  3. Avatar de 3biz
    3biz

    em vez de abrires duas vezes
    é mais facil

    killall nautilus && nautilus

  4. Avatar de xptonix.wblogin.com

    Que programa usas para ver o icon do tempo (ao pé das horas) no ubuntu?

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Não uso programa nenhum, é o que já vem com o gnome.

      Botão direito nas horas -> preferências e tens lá uma checkbox para mostrar a meteorologia, também tens uma tab “meteorologia” para definires as unidades de medida (da temperatura e da velocidade do vento).

    2. Avatar de Nuno José

      Só tens de fazer botão direito do rato em cima do relógio
      Preferências
      Se estiver desligado liga “apresentar meteorologia”

      No separador “localizações” colocar a cidade que aparecer mais perto do ti e pronto.

  5. Avatar de Nuno José

    Hmm por acaso costumava usar os scripts que vêm com o Ubuntu Tweak mas isto já percebi são os plugins q vêm com o Mint.

  6. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Excelente!

    Muito obrigado por estas (tão úteis) dicas, Bruno Bernardino.

    Continuem assim.

  7. Avatar de Ana Narciso

    Parabéns pelo artigo Bruno. Obrigada pela referência. 😉

  8. Avatar de Wekza
    Wekza

    Qual o tema que estás a usar?

    Obrigado

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Não me recordo, mas pelas imagens parece-me o Dust Sand, normal.

      Quanto à imagem de fundo, é uma fotografia da minha autoria 🙂