Dica – Correr facilmente uma aplicação com privilégios de root

12 Comentários

Para quem é utilizador do Ubuntu certamente já necessitou executar aplicações com privilégios de root para efectuar algum tipo de configuração do sistema, actualização, etc. Existem várias formas de correr aplicações como root. Podemos abrir o terminal e executar o sudo + comando ou então através do ambiente gráfico usando a funcionalidade para correr aplicações (ALT + F2) e usando o gksu + comando.

Hoje vamos ensinar um pequeno truque para correr facilmente uma aplicação com privilégios de root.

root_00

A ideia de correr facilmente uma aplicação com privilégios de root é criar um atalho em ambiente gráfico que permita aos utilizadores indicarem qual a aplicação que pretendem correr com privilégios de root. Para criar tal atalho devem executar os seguintes comandos:

Passo 1 – Instalar o gnome-panel

sudo apt-get install --no-install-recommends gnome-panel

Passo 2 – Criar um novo launcher

gnome-desktop-item-edit ~/Desktop/ --create-new

Passo 3 – Abrirá um caixa de diálogo na qual devem colocar os seguintes parametros:

  • Type: Application
  • Name: (exemplo) Correr como root
  • Command: /usr/bin/gksu

Depois de preenchidos os campos, basta carregar em OK.

sudo_01

Uma vez criado o atalho, basta clicar sobre o mesmo e indicar o nome da aplicação que pretendemos correr com privilégios root.

root_2

Além do utilizador root, é possível seleccionar um outro utilizador que esteja criado no sistema.

root_3

Esta é uma pequena dica que pode ajudar os utilizadores a executarem mais rapidamente aplicações com privilégios de root. Além disso ficaram também a perceber como criar atalhos no ambiente de trabalho (basta executar o comando gnome-desktop-item-edit ~/Desktop/ –create-new e preencher os parâmetros solicitados).

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Valente
    Valente

    Obrigado pelo extra aos…

    Comandos Linux para Totós

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh …boa 🙂
      O pessoal disse-me que o termo “totó” ja esta desactualizado. Com 21 tutoriais neste momento já dominam o sistema 🙂

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Como Windowista tarimbado ainda não não me considero um ex.totó . Se calhar é por o meu terminal ser roxo e não preto… eh eh eh

  2. Avatar de Luis Simões
    Luis Simões

    Obrigado, era isso mesmo que eu já procuro a bastante tempo.
    Como solução inicial, tinha criado vários utilizadores com privilégios diferentes, o que é uma seca ter de mudar de utilizador sempre que é necessário este tipo de privilégios.
    abraços e continuem com estas boas dicas 🙂

  3. Avatar de hm
    hm

    Muito boa esta dica, nunca me tinha ocorrido, ainda ontem quis testar um tema que teria de copiar para a pasta themes e lá tive de abrir a consola e fazer um “sudo nautilus”, por falar nisso tenho de voltar a instalar os plugins para o nautilus entre os quais tinha um de explorar como root determinada pasta.

    Cumps

  4. Avatar de Samuel

    Parabéns pela dica, estou apenas começando no Linux! Como eu coloco a barra inferior no Ubuntu? E como eu coloco os monitores do sistema (CPU, RAM, Rede) na barra superior?

  5. Avatar de hm
    hm

    Ora boas;
    Ao executar o segundo comando aparece esta mensagem:
    file:///home/sandbox/Desktop does not have a .desktop or .directory suffix

    Como resolvo isto?

    Cumps

    1. Avatar de Leandro
      Leandro

      gnome-desktop-item-edit –create-new ~/Área\ de\ Trabalho/

  6. Avatar de Marco Silva
    Marco Silva

    Boas, a mim também me ocorreu o mesmo que o hm…ainda não há nenhuma dica?
    Obrigado