Dica: Como fazer overclock ao seu Raspberry Pi

11 Comentários

O Raspberry PI é hoje um dos equipamentos mais populares. Com mais de 2 milhões de unidades vendidas, este é sem duvida um caso de sucesso, à escala mundial, que tem ser servido de base a muitos e interessantes projectos. Com 700 Mhz a bater no coração da máquina, será que conseguimos levar o processador a 1 Ghz?

No seguimento da nossa parceria com a INMotion, hoje vamos ensinar como fazer overclock (em segurança) ao seu Raspberry Pi.

overclock_00

Tradicionalmente o processo de overclock, como nos sugere a palavra, é um estado de funcionamento de um componente do computador com a velocidade de relógio (frequência em Hertz) acima do normal, estado esse obviamente associado a hardware. O overclock está directamente relacionado com o aumento de consumo de energia, sendo necessário ter a certeza de que a fonte de alimentação consegue debitar (de forma estável) a potência necessária ao funcionamento do sistema em overclock. Ao consumir mais energia irá, obviamente, ter de dissipá-la por forma de calor, portanto é necessária uma boa refrigeração.

No entanto no Raspberry Pi podemos fazer facilmente overclock ao processador, sem correr riscos e sem perder a garantia. Como sabemos o Raspberry Pi tem um processador a 700 Mhz…

image

…no entanto é possível levar o mesmo, em segurança, até 1 Ghz. Para quem já não se lembra, em 2012 a Raspberry Pi Foundation anunciou que o overclocking nos Raspberry Pi é oficial e não afecta a garantia.

Mas como fazer overclock ao seu Raspberry Pi?

Ao contrário do que se possa pensar, fazer overclock num Raspberry Pi é algo muito simples. Para isso basta que o utilizador execute o seguinte comando:

sudo raspi-config

No menu apresentado devemos escolher a opção 7 – Overclock

image

O utilizador é informado que o aumento da velocidade de relógio pode diminuir o tempo de vida do Raspberry Pi e até mesmos torna-lo instável. Para avançar carreguem em OK

image

Por fim basta escolher um dos seguintes modos apresentados:

  • 700MHz (no overclocking)
  • 800MHz (modest)
  • 900MHz (medium)
  • 950MHz (high)
  • 1000MHz (turbo)

De referir que até aos 950 Mhz os Raspberry PI têm-se demonstrado estáveis. Já no caso do modo turbo (1000MHz), há muitos utilizadores que têm reportado alguma instabilidade no sistema. Para este artigo vamos escolher 800 Mhz.

image

Depois de aplicado, façam restart ao sistema e está feito. Após o restart, podem voltar ao terminal e inserir o seguinte comando:

vcgencmd get_config arm_freq

deverá apresentar algo do tipo:

image

Por hoje ficamos por aqui. O próximo tutorial, como sempre, será surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informação que nós publicamos.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    Não haverá nova versão para breve?

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Só falta dizer uma coisa: cuidado com os cartões SD, overclock pode corromper os dados dos cartões SD.

    1. Avatar de Henrique Martins
      Henrique Martins

      E se tiverem instalado uma Base de Dados no RPi ainda mais facilmente os dados se podem corromper. O melhor mesmo é instalar e configurar a execução do S.O. na PEN USB.

  3. Avatar de ivo
    ivo

    boas, tenho o meu Pi apenas com o XBMC instalado, entrei via PC por SSH, fiz login e meti o comando sudo raspi-config mas iz que nao existe esse comando.. tenho forma de fazer overclock por SSH?

    obg

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Podes editar o ficheiro /boot/config.txt de acordo com isto:
      http://elinux.org/RPiconfig

      Basicamente é o que o raspi-config faz.

      Não esquecer que o overclock pode causar corrupção no sd, mas desde que não alteres o core_freq não deves ter problemas.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Mas se usar rsspbmc, deve o fazer no raspbmc settings.

  4. Avatar de NMC
    NMC

    e cuidado com o aquecimento…. acima dos 900 é recomendado a utilização de dissipadores.

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    sempre que faço overclock no openelec, nao costuma se aguentar muito tempo até as configurações desaparecerem.

    Algum sabe como se faz um script que se execute sempre no arranque?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Não conheço bem o openelec mas se usar o sys v init (mto provável) podes editar o ficheiro /etc/rc.local e adicionar os comandos que queres que sejam executados no arranque.

      Podes igualmente criar um ficheiro em /etc/init.d/ com o script que queres executar. Não esquecer de dar permissão de execução (chmod +x)

  6. Avatar de Alexandre Badalo
    Alexandre Badalo

    O que sao os “overvolts”?