Dica – Como activar o modo de hibernação no Ubuntu 12.04

16 Comentários

Uma das acções que realizo com alguma frequência quando tenho de transportar o meu computador é a hibernação do mesmo. Por norma não gosto de o desligar por completo já que isso significa que o próximo boot será bem mais demorado. Para quem actualizou recentemente o seu sistema para o Ubuntu 12.04 certamente já deu conta que a opção hibernate se encontra desactivada.

Como voltar a activar essa opção?

ub_01

Nos últimos dias tenho acompanhado a “discussão” dos utilizadores que questionam o porquê da funcionalidade de modo de hibernação no Ubuntu 12.04 vir desactivo. Segundo algumas informações disponibilizadas em vários sites, a decisão desactivar essa funcionalidade deve-se ao facto de, em alguns computadores, a mesma não funcionar muito bem e até causar a perda de dados.

For Ubuntu to present a Suspend function that doesn’t work is unprofessional, and presenting a Hibernate function that doesn’t work (and destroys data by never waking up) is even worse

Actualmente a funcionalidade Hibernate apenas está disponível na opção “When power critically low”, acessível através da opção Power–>When power is critically low.

Para quem pretender (re)activar a funcionalidade Hibernate, deverá por começar a verificar se o modo de hibernação é suportado pelo seu sistema. Para isso, executem o comando:

pm-hibernate

Se o PC hibernar e depois acordar correctamente, então aparentemente o seu sistema não tem problemas com esta funcionalidade. Caso contrário essa funcionalidade não deverá ser activa.

Como activar a opção Hibernate?

Para quem pretender activar a opção Hibernate no terminal, deverá abria a linha de comandos e abri o ficheiro com.ubuntu.desktop.pkla usando o comando:

sudo gedit /etc/polkit-1/localauthority/50-local.d/com.ubuntu.desktop.pkla

e em seguida adicionar a seguinte informação:

[Re-enable hibernate by default]
Identity=unix-user:*
Action=org.freedesktop.upower.hibernate
ResultActive=yes

Após incluírem a informação no ficheiro, devem guardar e reiniciar o sistema para que a opção volte a estar sempre activa.

ub_04

Uma das grandes vantagens de se usarem sistemas operativos abertos é esta possibilidade de alterarmos aquilo que pretendemos.

Após uma semana, qual a vossa opinião sobre a mais recente versão do Ubuntu?

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco Oliveira
    Vasco Oliveira

    quando corro o camando “sudo gedit /etc/polkit-1/localauthority/50-local.d/com.ubuntu.desktop.pkla” é-me aberto um ficheiro em branco. Não é normal pois não?

    1. Avatar de Miguel Ribeiro

      Provavelmente é porque o ficheiro não existe… ou então está mesmo vazio.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        É normal 🙂 É aí que tens de incluir a informação que esta no artigo.

  2. Avatar de Luis Braz
    Luis Braz

    Já na versão anterior, instalada com o wubi, não deixava hibernar. Será que é por ter sido instalada com o wubi? É que quando experimentei a 1.ª vez com uma instalação normal (depois desisti pq tinha sempre erro a iniciar o windows) dava perfeitamente para hibernar.

    1. Avatar de mokito
      mokito

      sim luis braz. se instalas-te pelo wubi uma das opções que perdes é mesmo a hibernação.

      1. Avatar de Luis Braz
        Luis Braz

        Obrigado.

      2. Avatar de David
        David

        no meu caso, instalei através do wui e a hibernação funcionava bem

  3. Avatar de paulo
    paulo

    Já agora como eu adiciono aqueles icons ao ambiente de trabalho com nessa foto do icon do meu computador?
    Ainda nao descubri isso :s

  4. Avatar de Serva
    Serva

    Pedro Pinto

    Boa tarde , como é que se comporta o Ubuntu com os portáteis notas quebras na autonomia versus o Windows ?

    Desde já os meus agradecimentos .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de PapiMigas
      PapiMigas

      Viva. Não noto diferenças.

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Obrigado

        Serva

  5. Avatar de Nelson
    Nelson

    Acho fantástica esta nova versão super rápida e em relação a poupança de energia nem se compara com as versões anteriores…
    Cumpts

  6. Avatar de MárioM
    MárioM

    Uma Pergunta aparte é possivel instalar a linha do tempo que existe no Mandriva no Kubunto se sim como ?

  7. Avatar de ruben
    ruben

    O Caixa Mágica 18 Beta já foi lançado no dia 26 de Abril, mas só hoje soube disso. Provavelmente no dia 21 de Maio sai a versão final.Penso que esta versão é baseada no Ubuntu referido acima. Mais info: http://www.caixamagica.pt/pag/f_notc00.php?id=278

  8. Avatar de Carlos Conceição

    Olá a tod@s.

    Já fiz várias tentativas de trabalhar com o ubuntu mas até agora não foram muito duradouras. No entanto, que voltar a dedicar-me a ele mas tenho um pequeno grande problema.
    O sistema onde o pretendo instalar, é um portátil Insys Gameforce que contém um chipset da SIS. É do conhecimento geral que estes portáteis têm alguns problemas de compatibilidade nomeadamente no arranque e que até à versão 10.04 do ubuntu desactivando alguns itens através da opção F6, conseguia-se ultrapassar.

    Nesta versão, não consigo de todo ultrapassar, mesmo que marque todas as opções do “F6”, ou uma de cada vez ou introduza manualmente outras opções tais como “nomodeset” o portátil simplesmente reinicia.
    Já pensei em outra possibilidade que seria colocar o disco em outro portátil, fazer lá a instalação e depois voltar a colocar o disco no meu Insys, mas tenho algum receio que algo entre com conflito.

    Atempadamente grato,
    Carlos Conceição