Dica: Associar o endereço público do router MEO ao Raspberry PI

34 Comentários

Comprou um Raspberry PI, ligou-o à rede de sua casa, mas agora quer aceder-lhe do exterior e não sabe muito bem o que fazer? Nós ajudamos! Actualmente, existem várias formas que vão desde um simples redireccionamento do portos, instalação de serviços, como o TeamViewer, ou simplesmente associando o Raspberry PI ao endereço público do router MEO.

Hoje ensinamos como podem associar o endereço público do router MEO ao Raspberry PI em menos de 5 segundos.

packRPI_02 (1)


Antes de passarmos à configuração propriamente dita, só lembrar a diferença entre um IP público e um IP privado.

IP público vs IP privado

Basicamente, as máquina, quando estão ligadas em rede, possuem um endereço IP configurado (seja ele IPv4, normalmente, ou IPv6), de forma a poderem ser alcançadas por outras máquinas.

Relativamente a endereços IP, existem os endereços públicos e os endereços privados. A maioria dos endereços IP são públicos, permitindo assim que as nossas redes (ou pelo menos o nosso router que faz fronteira entre a nossa rede e a Internet) estejam acessíveis publicamente através da Internet, a partir de qualquer lado.

Quanto a endereços privados, estes  não nos permitem acesso directo à Internet, no entanto, esse acesso é possível mas é necessário recorrer a mecanismos de NAT (Network Address Translation) que traduzem o nosso endereço privado num endereço público. Saber mais aqui.

Porquê atribuir um IP público a um dispositivo?

A resposta a esta questão depende daquilo que pretendemos. Basicamente, ao associar o endereço público do router Technicolor tg784n v3 a um dispositivo (ex. PC, smartphone, tablet), esse dispositivo passa a ficar alcançável  “directamente” a partir de qualquer lugar da Internet. São muitas as vantagens de tal configuração, mas também devemos ter em conta que a partir desse momento o dispositivo fica exposto para além da nossa rede privada. Tenha atenção às credenciais configuradas no mini PC.

Como associar o endereço público do router ao dispositivo?

Para acederem à página de administração do router devem, a partir de um PC ligado a rede MEO, abrir um browser e colocar o endereço IP: 192.168.1.254 (por norma).

Em seguida, devem ir ao menu Rede Doméstica—>Dispositivos e depois seleccionar o dispositivo ao qual querem associar o endereço público do router MEO. Depois, carreguem em Associar a DMZ a um dispositivo da rede localdmz_00

Ao carregarem na opção referida, é apresentada uma nova interface que mostra o nosso dispositivo associado à DMZ.

dmz_01

 

Como testar?

Para testar se está tudo operacional, podemos, através da linha de comandos, saber qual o endereço público associado. Para isso, basta executar o comando curl icanhazip.com.

dmz_02

E está feito. Como viram o processo é muito simples e rápido de configurar. Não se esqueçam de mudar as credenciais que vêm por omissão no Raspberry PI. Podem ver aqui como fazer. Se em vez de usar o endereço IP público quiserem ter um nome, podem fazê-lo usando este guia.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Segurança
    Segurança

    Infelizmente tive de deixar o pipplware porque simplesmente tinha crash a toda a hora do kodi. Fazia uma clean install, passado um ou dois dias estava o kodi crashado e não arrancava mais… tentei atualizar o sistema, corrigir o problema mas não tive sucesso. Acabei por instalar o openelec (eu sei que não faz nem metade) mas pelo menos para media center tem dado para o gasto.
    Quando sair uma nova versão do pipplware lá darei uma chance novamente, mas de facto tenho tido imensos problemas com as versões lançadas. A que me parece mais estável é a 5.0, ainda assim deu-me algumas dores de cabeça.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Podes dar mais detalhes, não temos nenhuma informação nesse sentido. Abr

      1. Avatar de Segurança
        Segurança

        Já não tenho os logs, mas posso tentar verificar que erro é que me dava. Basicamente no kodi não entrava. O resto funcionava bem. Mas o kodi simplesmente deixava de arrancar.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          OK, se conseguires enviar isso, agradecemos.

          PP

    2. Avatar de J.Fernando
      J.Fernando

      Isso é muito estranho. Tenho Pipplware desde a sua nascença e sempre funcionou ( e está a funcionar diariamente) sem nenhum problema.

      Para mim, há aí…ou cartões de fraca qualidade…ou deficiência de power…

      1. Avatar de Segurança
        Segurança

        Tenho 2 cartões diferentes e de uma qualidade relativamente boa. O power é o carregador que veio com o raspberry pi. Comecei a ter problemas mais regulares com a versão 5.1.
        A 5.0 era mais estável, embora tenha tido outros problemas mas não no kodi.
        Dificilmente será do cartão porque o Kodi deixa de arrancar mas tudo o resto funciona perfeitamente.

    3. Avatar de José Oliveira
      José Oliveira

      Se não conseguires resolver o problema com o Pipplware, podes instalar o berryboot e com ele, por sua vez, criar um triple-boot constítuido pelo o openeelec, o retropie e o raspbian.

      1. Avatar de José Oliveira
        José Oliveira

        *por

    4. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Devias ter reportado o problema nos canais de suporte do PiPplware. O mais provável seria teres alguma coisa mal configurada como por exemplo o Kodi… mas sem registos e logs não se pode resolver nada até porque não se sabe se há realmente algum problema e qual…
      Problemas podem existir em qq sistema operativo.
      E instalar 3 sistemas operativos Linux para correr coisas que correm todos num único sistema, para mim não faz muito sentido. É como fazeres triple boot de Windows, um com o Kodi, outro para jogos, e outro para navegar na web ou correr outros programas… ninguém faz isso…

  2. Avatar de BA
    BA

    errrrrrrrrr…. abrir uma DMZ não é atribuição de um ip publico. Continuas a ter um NAT service pelo meio… o titulo é enganador.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      BA, tens de ler melhor. Ninguem fala em atribuir, fala em associar. Se fosse para atribuir tinhas de configurar o IP publico no próprio RPI, algo que não acontece.

      1. Avatar de Carl
        Carl

        realmente também tenho dificuldades em interpretar..realmente DMZ é apenas nat.. “Hoje ensinamos como podem associar o endereço púbico do router MEO ao Raspberry PI em menos de 5 segundos.”
        De qualquer forma seja como DMZ ou como associar o ip publico como o autor diz sempre contribui para aumentar a botnet ja existente, a maioria das pessoas que utilizam o rpi é com intuido de ver tv gratuitamente e nao fazem a menor ideia dos riscos expostos.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Carl, só usa quem precisar.
          Quanto à DMZ, já referi no comentário anterior. Mas podes ler mais aqui: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/o-que-o-seu-router-e-capaz-de-fazer-v/

        2. Avatar de M3mn0t
          M3mn0t

          ” a maioria das pessoas que utilizam o rpi é com intuido de ver tv gratuitamente e nao fazem a menor ideia dos riscos expostos.” Julgo que está REDONDAMENTE enganado!!!

  3. Avatar de Antonio
    Antonio

    e para o router dá NOS não conseguem fazem um tutorial destes?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, só precisamos de alguem que tenha NOS para obtermos os screenshots 😀

    2. Avatar de ricardo
      ricardo

      na nos é mais facil ainda, pois alem de podermos fazer uma dmz podemos fazer uma bridge. Ja não tenho o router da nos, mas enquanto fui cliente apenas usava o router da nos como “modem” uma vez que tinha um outro router que fazia VPN a funcionar.

      Que na Nos quer na vodafone o procedimento é muito simples, já nos últimos router da meo a coisa complica um bocadinho

  4. Avatar de N'uno
    N’uno

    Convém alertar o pessoal para o facto desta associação expor completamente o RPI à internet, que hoje em dia é extremamente hostil. Por outras palavras, será alvo de tentativas de intrusão frequentes. Para além das credenciais de acesso, convém pelo menos activar e configurar o iptables, por ex., para dificultar alguma coisa a vida a quem (ou o quê) tenta aceder ilegitimamente, assim como manter o sistema actualizado. Ainda assim, andaria sempre de olho nele…

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Divirtam-se com as tentativas de instrusão chinesas…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Tudo o que está exposto tem esse problema.

        1. Avatar de N'uno
          N’uno

          Verdade de “La Palice”… Tudo o que está exposto tem de facto esse problema, mas normalmente existem algumas frentes de defesa e monitorização para evitar surpresas muito desagradáveis. Um RPI directamente exposto, principalmente para quem não tem preocupações acrescidas de segurança, é um sistema algo vulnerável e bastante apetecível. Daí a necessidade de sensibilização.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Sim, compreendo. Sensibilização é importante, daí alertarmos para os riscos.

        2. Avatar de P
          P

          Ter portas específicas abertas não é mais seguro do que ter uma DMZ?

          1. Avatar de Nuno Marujo
            Nuno Marujo

            Seguramente que sim. Ter DMZ ativo significa ter todos os portos abertos, o que seguramente é menos arriscado do que só alguns (dependendo também dos portos e do que está exposto). Contudo não considero aconselhável (ver comentário mais abaixo).

          2. Avatar de Nuno Marujo
            Nuno Marujo

            Dever-se-á ler “mais arriscado”. Lapso meu

          3. Avatar de N'uno
            N’uno

            Falamos de um router, ou melhor, da DMZ de um router. As portas específicas abertas dariam acesso a uma máquina da intranet, enquanto a DMZ daria acesso a todas as portas, mas da extranet, no caso de uma máquina apenas, o RPI. Se o que se coloca na DMZ for comprometido, tal não deverá representar riscos para a intranet. No entanto, uma máquina da intranet comprometida colocaria em risco todas as da mesma rede interna. Nessa perspectiva não consideraria a DMZ menos segura. De resto, concordo com o Marujo.

  5. Avatar de KitKat
    KitKat

    Não compensa mais ter um router ASUS com profile ISP MEO?

  6. Avatar de JM
    JM

    Seria interessante um tutorial para fazer o encaminhamento, através de NAT para uma máquina interna através de IPV6

  7. Avatar de Nuno Marujo
    Nuno Marujo

    Eu não aconselharia esta opção para quem queira aceder a um raspberry (ou na realidade qualquer outro dispositivo dentro da sua rede privada) a partir do exterior. O que a DMZ irá fazer na realidade é reencaminhar o tráfego de todos os portos para os mesmos portos no dispositivo escolhido. Do ponto de vista de segurança isto representa uma grande vulnerabilidade a explorar por quem tenha más intenções.

    O que eu sugeria é que reencaminhassem, via router, apenas um porto para SSH, do dispositivo para o exterior (podia até ser outro que não o habitual 22, para não ser alvo de tantas tentativas de ataques) e que configurassem o dispositivo para não permitir acesso SSH por username/password mas apenas com uma chave privada, que teriam de ter convosco no dispositivo onde tentassem aceder. Depois de ter uma ligação SSH estabelecida, é possível configurar reencaminhamento de portos para qualquer máquina dentro da rede interna, com a vantagem que todas as comunicações passarão pelo porto aberto para SSH e de forma encriptada.

    Deixo a sugestão para um tutorial explicando como o fazer em maior detalhe 🙂 (desde já peço desculpa se já o fizeram e trata-se de desconhecimento meu).

    Bom ano a todos!

    1. Avatar de Nuno Marujo
      Nuno Marujo

      Apenas mais 2 aspetos que me esqueci de mencionar:
      1) A chave privada pode ter uma contra-senha, para que só vocês consigam usá-la
      2) Para quem estiver por trás de uma proxy que proíba acessos a uma série de sites, consegue também encaminhar o tráfego de internet sobre este canal (terá de configurar o ip e porto na proxy do browser) e assim será como se estivesse a navegar na internet a partir de casa.

    2. Avatar de N'uno
      N’uno

      Muito boa sugestão. Subscrevo! Outra alternativa é a configuração de uma VPN, mas sobre isso já passaram por aqui alguns tutoriais.

  8. Avatar de Sérgio Santos
    Sérgio Santos

    Os novos routers da MEO(c/ wifi ac) permite fazer mesmo Bridge na Porta 4 e temos o IP publico.

  9. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    E para quê sujeitar os equipamentos ao exterior, com ip público, se 99% das vezes não funcionam como servidor, mas sim como um dispositivo pessoal?

    Isso faria sentido se fosse para usar para o fim que foi pensado, servidores abertos ao público numa rede interna/privada.
    DEsta forma vejo que para uso particular a vantagem disto é nula, ou terá apenas desvantagens especialmente a nível de segurança.

    E um raspberry tem mais poder de processamento que um router, é bastante mais simples com acesso indevido instalar um sniffer, e em meia dúzia de horas ter as passwords de serviços críticos do utilizador.

    Mas isso só acontece aos outros não é? Roubarem dinheiro das contas e cartões de crédito é só nos filmes certo? lol