Dica – Aprenda a instalar o AndroidSDK no Ubuntu 12.04

27 Comentários

O “boom” do segmento dos dispositivos móveis veio criar novas oportunidades de negócio aos programadores. Actualmente, qualquer programador que desenvolva aplicações para a plataforma Android, poderá produzir a sua aplicação e disponibilizá-la de imediato no Google Play – um local privilegiado para negocio de aplicações que garante a visibilidade e clientes.

Para quem pretender iniciar-se no mundo da programação, o Pplware disponibilizou já alguns links para”” “montar” a plataforma de desenvolvimento para   Windows. Hoje vamos ensinar como instalar o AndroidSDK no Ubuntu 12.04.

androidsdk_01

Para instalar o AndroidSDK no Ubuntu 12.04 Precise Pangolin devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Abrir o terminal (CTRL + ALT + T) e proceder à instalação do OpenJDK

sudo apt-get install openjdk-6-jre openjdk-6-jdk icedtea6-plugin

Passo 2 -Após a instalação do OpenJDK vamos fazer download do AndroidSDK que actualmente se encontra na versão r20

wget http://dl.google.com/android/android-sdk_r20-linux.tgz

Passo 3 – De seguida vamos proceder à descompactação do pacote

tar -xvzf android-sdk_r20-linux.tgz

Passo 4 – Após a descompactação, vamos até a pasta descompactada  usando o comando

cd ~/android-sdk-linux/tools

Passo 5 – Finalmente vamos executar o gestor de pacotes do AndroidSDK  e actualizar os pacotes

./android

androidsdk_00

Passo 6 – Após a actualização dos pacotes vamos adicionar ao sistema algumas variáveis de ambiente. Para isso abrimos o ficheiro  ~/.bashrc usando o comando

gedit ~/.bashrc

e a seguir adicionamos as seguintes variáveis:

export PATH=${PATH}:~/android-sdk-linux/tools
export PATH=${PATH}:~/android-sdk-linux/platform-tools

Após realizamos os passos anteriores com sucesso, defem fazer logout e logon para carregar as variáveis de ambiente (podem também simplesmente usar o comando source). Para executarem o Android Virtual Device basta usar o comando:

android

E está feito. Agora basta instalarem o eclipse no Ubuntu e começaram as vossas programação para o mundo Android. Alguma duvida ou problema deixem nos comentários que nós damos uma ajuda. Boas programações.

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zok
    zok

    Bom tutorial Pedro, muito útil sem duvida 😉

    O openJdk serve perfeitamente para o desenvolvimento para android ou é aconselhável instalar o Java JDK??

    Cumps

    1. Avatar de @eugf_
      @eugf_

      Sim, funciona perfeitamente. Mas eu sempre uso o Java JDK pelo fato de ser mais atualizado, mas isso não é necessário.

  2. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    [quote=Pedro Pinto]E está feito. Agora basta instalarem o eclipse no Ubuntu e começaram as vossas programação para o mundo Android.[/quote]

    Uma pergunta muito nooooobbbbbb. E como instalo oeclipse?

    1. Avatar de @eugf_
      @eugf_

      sudo apt-get install eclipse

      1. Avatar de Márcio Soares
        Márcio Soares

        Tinha pensado nisso, mas queria uma certeza!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas Márcio, caso tenhas algum problema associado a um ficheiro de log a abrir o eclipse, podes usar o comando
          sudo apt-get build-dep eclipse

          1. Avatar de Cesar Araujo

            E porque nao netbeans com nbdroid? Netbeans está muito mais a frente a nivel de desenvolvimento do que o eclipse. Por varios motivos, exemplo, é capas de perceber e intrepretar codigo js no meio de um ficheiro .php e o eclipse infelizmente não. Entre muitas outras coisas.

          2. Avatar de Tiago
            Tiago

            @Cesar Araujo

            eu tambem tentei continuar com o netbeans quando me iniciei programação com android, mas nao fui longe e acabei no eclipse!
            sem duvida que o netbeans é melhor que o eclipse, mas em relação a programar em android deixa mt a desejar… minha opiniao

  3. Avatar de Nuno Rodrigues
    Nuno Rodrigues

    Já alguem testou e pode comparar em termos de performance com o desenvolvimento em windows?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Nuno, não deve haver grandes diferenças. Agora pode ser mais fácil uma vez que um utilizador Linux está mais habituado à linha de comandos…no entanto, o eclipse dá (graficamente) muita informação…incluindo o debug

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        especificamente como? nao estou entender ” (graficamente) muita informação…incluindo o debug”

  4. Avatar de hammer
    hammer

    já publicaram alguma tutorial para por o android a correr numa maquina virtual?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, quando estiver no PC já te passo o link. Mas pesquisa por correr Android no PC

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sabem se também dá para instalar no fedora 17?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Pedro, sim, é igual

      1. Avatar de AlaN

        Install Android SDK Fedora 17

        Download the SDK from http://developer.android.com/sdk/index.html

        Unpack it in your home directory, then rename it to ~/AndroidSDK

        Add into path environment variable ~/AndroidSDK in .bash_profile file in your home directory.

        For example:

        PATH=$PATH:$HOME/AndroidSDK:$HOME/AndroidSDK/tools
        export PATH

        # For SDK version r_08 and higher, also add this for adb:
        PATH=$PATH:$HOME/AndroidSDK/platform-tools
        export PATH

        Logout and login back to apply path change

  6. Avatar de Rui Oliveira
    Rui Oliveira

    E que tal deixar o eclipse instalar o android SDK? se ele pode fazer isso deixe-no fazer XD,

    Assim não custa nada!

  7. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Bom dia, já instalei tudo no entanto quando tento abrir o Eclipse aperece esta msg de erro:
    “An error has occurred. See the log file
    /home/johnito/.eclipse/org.eclipse.platform_3.7.0_155965261/configuration/1343295797621.log.”

    Clico em ok e o Eclipse fecha.

    1. Avatar de Nuno Castro
      Nuno Castro

      $ sudo apt-get build-dep eclipse

  8. Avatar de everton
    everton

    Lider! Você conhece algum plugin de editor visual de xml igual ou parecido com o adt do eclipse?

  9. Avatar de Madiba
    Madiba

    Vou-me lançar nas aplicações por Android. Se alguém puder gostaria de ter umas dicas para desenvolver aplicações para principiantes. Chegou a altura de fazer alguma coisa sem ser só usar os telefones. Quero usar e fazer alguma coisa de mais útil.

  10. Avatar de André Pires
    André Pires

    Tive aqui algum problema… instalei os pacotes, adicionei aquelas duas linhas a bash sem problemas mas mando executar o comando android e nao dá nada. Fiz logout e login antes de tentar executar… nao segui bem bem o vosso tutorial pois já esta um bocado desactualizado… mas penso ter feito tudo bem… alguma ideia do que possa ser?

  11. Avatar de pac2m43
    pac2m43

    fiz tudo certo só quando foi reniciar travou :S

  12. Avatar de Leonardo Fernandes
    Leonardo Fernandes

    Quando eu vou instalar o plugin do Android no Eclipse sempre ocorre o mesmo erro:

    Cannot complete the install because one or more required items could not be found.
    Software being installed: Android Native Development Tools 21.1.0.v201302060044-569685 (com.android.ide.eclipse.ndk.feature.group 21.1.0.v201302060044-569685)
    Missing requirement: Android Native Development Tools 21.1.0.v201302060044-569685 (com.android.ide.eclipse.ndk.feature.group 21.1.0.v201302060044-569685) requires ‘org.eclipse.cdt.feature.group 0.0.0’ but it could not be found

  13. Avatar de Paulo Souza
    Paulo Souza

    Qual o método para instalar no Ubuntu 13.04 ? abraços e muito obrigado.

  14. Avatar de Denis
    Denis

    Olá Pedro!

    Em primeiro lugar, parabéns pelo tutorial!
    Tive um problema, ao executar o comando “android”, foi aberto p gerenciador do android e no terminal foi exibida a seguinte mensagem: “sh: 0: getcwd() failed: No such file or directory”.
    E ao dar um ctrl+c, apareceu essa: “Cg_dbus_connection_real_closed: Remote peer vanished with error: Underlying GIOStream returned 0 bytes on an async read (g-io-error-quark, 0). Exiting”
    Sabe do que se trata? Poderia me ajudar??

    Abraços e obrigado!

  15. Avatar de Linneker
    Linneker

    Então Eu consegui fazer quase todos os passos mais não sei como fazer o logout e logon para carregar as variáveis de ambiente e quando uso o comando source ele pede um parâmetro que não sei qual é se vc pudesse me ajudar agradeceria muito obrigado.