Depois de instalar o Ubuntu o que fazer?

39 Comentários

Todos nós sabemos que formatar e reinstalar todo o sistema é uma tarefa morosa e chata. Aquando da instalação do sistema operativo é necessário voltar a procurar e instalar todas as aplicações nativas que tínhamos, para que o sistema esteja pronto para as mais diversas tarefas. Para o Windows já apresentamos aqui o Ninite – um serviço online que permite ao utilizador criar um pacote com as últimas versões das aplicações que mais usa, em vez do utilizador andar site a site a obter o software ou por exemplo o AllMyApps que funciona de forma idêntica.

Para quem é utilizador do Ubuntu hoje apresentamos o Ubuntu After Install que permite instalar facilmente um conjunto de aplicações must have .

ubuntu_01

O Ubuntu After Install é um aplicação para Ubuntu que automatiza a instalação de um conjunto de aplicações que normalmente instalamos após a reinstalação do sistema. O script, que oferece uma interface simples e bem organizada, que permite  acrescentar facilmente novos repositórios ao sistema e posteriormente proceder à instalação da ultima versão do software.

Software/repositórios  do Ubuntu After Install

  • Ubuntu Restricted Extras video codecs and Flash Plugin
  • Medibuntu for DVD playback
  • Gnome Tweak Tool / MyUnity / Unity Tweak Tool (Depende da versão do Ubuntu)
  • Faenza Icon Theme
  • XScreenSaver
  • My Weather Indicator
  • Calendar Indicator
  • Google Chrome
  • LibreOffice
  • Skype
  • DropBox
  • VLC
  • XBMC
  • GIMP
  • Darktable
  • Inkscape
  • Scribus
  • Samba
  • PDF Mod
  • SSH Server
  • Vinagre
  • FileZilla
  • OpenShot
  • Kdenlive
  • Handbrake
  • Audacity
  • Steam
  • KeePassX
  • Shutter

ubuntu_00

Para ter o Ubuntu After Install no seu sistema, basta fazer o download aqui da aplicação (que está disponível para sistemas 32 e 64 bits e tem também já suporte para o Ubuntu 13.04)

Homepage: TheFunCLub

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Costa
    Nuno Costa

    Boas,

    Será que dá para o Caixa Mágica 19?

    Abraço.

    1. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      Vou testar e já te digo 🙂 TB tenho o CM 19.

      1. Avatar de Nuno Costa
        Nuno Costa

        Obrigado.

        Não tenho o pc agora comigo.

        1. Avatar de Nuno Santos
          Nuno Santos

          Funciona 🙂

          1. Avatar de Nuno Costa
            Nuno Costa

            Excelente!

            Obrigado!

    2. Avatar de Paulo Jaime Silva
      Paulo Jaime Silva

      Amigo Nuno Costa o Caixa Mágica 19 é baseado no Ubunto 12.10 …. já testei no passado em versões anteriores Caixa Mágica , softwares do repositório do Ubuntu 12.04 e anteriores sem problema , porque o sistema salvo algumas alterações e adaptações às características lusas , é exactamente o mesmo . E pelos vistos o Ubuntu after install já vem preparado para o próximo Ubuntu 13.04 que sairá próximo 26/04/2013 . Pode instalar à vontade !!!

  2. Avatar de Sidner
    Sidner

    Tão. Bom. Será que dá para todas as distros Ubuntu-based (i.e. Mint)?

    1. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      Deve funcionar, no Caixa Mágica 19 funcionou 🙂

      ABC

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, testado deste lado.

  3. Avatar de José Cordeiro
    José Cordeiro

    Boas,

    Curiosamente para Win e Linux tenho uma pasta para isso mas não se chama After Install chama-se After Format… lol

    cumprimentos

  4. Avatar de JP (djlinux)

    Hm…Prefiro instalar um a um pelo terminal, mas sou capaz de usar nos meus testes em outras Distros. … 🙂

  5. Avatar de João Martins
    João Martins

    “Para o Windows já apresentamos aqui o Nenite”.
    Não quererás dizer Ninite?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Yups, isso mesmo. Não foi grave pois podia ter saído outra coisa 🙂

  6. Avatar de Fernando Quintino
    Fernando Quintino

    Bom dia. Liguei o meu disco externo “Western Digital My Passport” ao Ubuntu 12.10 e não consigo remover com segurança, alguem me pode ajudar, por favor?
    Cumps

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Olá Fernando. Não tens o Ícone do Disco Externo no Launcher? Se sim basta clicar com o botão direito do rato em cima dele e escolher “Remover com Segurança” …

      Se não tiveres, deves ter na Pasta Pessoal, na “árvore” das pastas no lado esquerdo, “Dispositivos” – clica com o botão direito do rato em cima do Ícone e escolhe “Remover a Unidade em Segurança”, Ou clica no pequeno ícone que esta a frente do nome que tens para o disco nesse mesmo painel.

      Se não tiveres nada como eu disse em cima, vai ao Menu do Unity, escreve “Disco” e abre o “Utilitário de Disco”, ai deve aparecer todos os teus discos, clicas uma vez no que queres remover, nessa mesma janela ao lado vais ter a opção “Remoção Segura – Desligar o disco para que possa ser removido”

      Cmps

      1. Avatar de Fernando Quintino
        Fernando Quintino

        Tipo na imagem do Disco Rígido aparece um USB penso que é por isso que não dá para remover… será que é preciso instalar algum driver quando se liga o Disco pela primeira vez?
        Cumps

        1. Avatar de JP (djlinux)

          Não, pelo menos acho que não, já liguei alguns discos externos e pens ao meu Ubuntu e nunca tive problemas desses.

          1. Avatar de César
            César

            Isso de remover dispositivos com segurança não ´´e bem o que as pessoas pensam…

            Aquilo verifica apenas se tens alguma aplicação ou janela a escrever em disco… ora, para “removeres com segurança”, uma solução simples é fazeres o seguinte:

            1- Desliga o computador. Isto vai fazer com que nenhum programa aceda ao disco.
            2- Remove o disco.

            Se não quiseres desligar o pc, fecha todas as janelas e programas que estejam relacionadas com ficheiros do disco e remove-o sem medo.

            Nunca uso a função de remover c/ segurança, é uma perda de tempo… nunca perdi ficheiros ou estraguei discos externos. Basta estar atento.

            Boa Páscoa

  7. Avatar de Fábio Marques
    Fábio Marques

    Fez me lembrar o autoten para fedora

    Fica o link: http://autoten.co.uk/

    Cumprimentos

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Para Fedora, o meu “canivete suíço” após cada instalação é o Fedora Utils.
      http://satya164.github.com/fedorautils/

  8. Avatar de Redin

    Então e que tal fazer uma imagem do disco e quando houver novamente a necessidade de voltar ao estado inicial, em poucos minutos ter tudo de novo instalado?

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Isso é bom para quando formatas o disco mas queres a mesma Distro., por exemplo, para isso tens o Remastersys…

      Este Ubuntu After Install é util para quem troca de Distro. e não quer perder tempo a instalar algumas aplicações…

      1. Avatar de Nuno Santos
        Nuno Santos

        Remastersys e clonezila ambos boas opções 🙂

    2. Avatar de Jorjão
      Jorjão

      Pois mas este processo é para quando fazes uma instalação limpa, por exemplo um upgrade para uma nova versão, que é sempre aconselhável em fez de atualizar por cima da que temos, e nesse caso a tua solução não dava.

  9. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Não funciona muito bem para outros sistemas Deb, só mesmo baseados no Ubuntu (é o caso do CM19). Já experimentei no Sparky, solusOS, Crunchbang. Informo aqui que o NINITE já tem versão para Linux http://ninite.com/linux/

  10. Avatar de PBS
    PBS

    Excelente e muito útil artigo, muito obrigado!

  11. Avatar de Invision
    Invision

    Alguém me sabe dizer pk é que na net se ve em todo o lado que windows é mais lento que linux e no entanto no meu portatil LG r500 tenho um dual boot com windows 7 e ubuntu e o windows abre tudo mais depressa?=/

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Provavelmente precisas de instalar os drivers proprietários da Nvidia para teres aceleração gráfica decente e será isso que te está a arrastar o Ubuntu. É o meu palpite.

      1. Avatar de Invision
        Invision

        Já tentei sei lá quantos guias para instalar os drivers e nenhum funciona. é desesperante. É por isso que o linux nunca vai ter mais utilizadores. Uma coisa tão simples como drivers e não há maneira de conseguir instala-los…

        1. Avatar de JP (djlinux)

          Porque não tentas instalar um Kubuntu, Lubuntu, ou outra? São mais leves que o Ubuntu.

          Se a tua for esta : nVidia Geforce 8600m GS … vê aqui :
          http://www.ubuntubuzz.com/2011/07/install-download-nvidia-driver-for.html

  12. Avatar de Theboice
    Theboice

    Boas, sei que o lugar não é o indicado,pelo menos para a pergunta que vou fazer mas não conheço melhor local. Cá vai: tenho um portátil acer travalMate com centrino a 1.6Ghz ati 64mb e 512 ram, instalei ubunto 12.04 mas arrasta-se. Alguem me dá uma dica para SO mais leve, para texto e net. Obrigado e boa Pascoa.

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Xubuntu. Como o nome indica é uma distribuição derivada do Ubuntu, mas com o ambiente gráfico Xfce que é bem mais leve. Com 512 Mb de RAM deve correr razoavelmente bem.

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Sem dúvida o Xubuntu é o melhor. Existem até outras distros mais leves, mas não com os mesmos recursos

      2. Avatar de Theboice
        Theboice

        Obrigado pela dica, no entanto depois de queimar o cd e tentar instalar o mesmo diz algo assim:this kernel requires the following features not present on the cpu:pae unable to boot – please use kernel appropriate for your cpu
        E agora que faço. Os meus agradecimentos a quem puder ajudar.

  13. Avatar de Marco Sousa
    Marco Sousa

    É impressão minha ou cada vez gosto mais do Linux e o pessoal tb.

  14. Avatar de Elidio
    Elidio

    òtimo artigo, na minha opinião só falta um programa de controle dos pais estilo Nanny. Alguem conhece um programa semelhante para ser usado no ubuntu 12.10 ?

  15. Avatar de Francisco
    Francisco

    Eu gostava muito de saber se também há alguma coisa do género para debian, eu tenho o crunchbang, alguém sabe se há?

  16. Avatar de carlos
    carlos

    Boas, para usar em programação e multimédia qual a distro melhor?

    1. Avatar de Pedro Pinto