Deepin 15.8 – Problemas no Windows 10? Experimente mudar para Linux

82 Comentários

A vida não está fácil para muitos utilizadores do Windows 10. A última atualização tem trazido problemas de diversas ordens e há ainda quem se queixe do eterno problema ao nível do áudio. Com tantos problemas, que tal dar uma hipótese a um sistema alternativo?

Se quer conhecer uma boa alternativa ao sistema operativo da Microsoft, então deixamos esta sugestão: Deepin 15.8.

Linux Deepin


O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com macOS.

Esta distribuição tem vindo a evoluir de forma significativa e recentemente foi disponibilizada a versão 15.8.  Comparativamente ao Linux Deepin 15.7, a imagem desta nova versão tem menos 200 MB.

 

Principais novidades do Linux Deepin 15.8

Melhorias ao nível da Doca

No modo “fashion”, existe agora um botão quer permite ocultar/mostrar os ícones da doca. No modo eficiente, no canto direito podemos clicar para mostrar a área de trabalho.

Control Center – Novo Layout

Com esta nova versão chega também um novo layout ao Control Center. A informação sobre a meteorologia foi removida, assim como os botões de Widgets e ferramentas de modo a tornar essa área mais simples e eficiente.

O Control Center ganhou também novos efeitos de transparência, entre outras características.

Linux Deepin

Boot Menu – Novo Tema para o Grub

Para quem está cansado do aspeto pobre do Grub então fique a saber que no Linux Deepin 15.8 tem um novo tema para o gestor de boot.

Os responsáveis por esta distribuição revelaram ainda que irão ser disponibilizados mais temas.

Linux Deepin

Dark Theme

Os temas escuros estão na moda! Além de um design diferente, ajudam também os sistemas a ser mais eficientes em termos energéticos.

Linux Deepin

Novo instalador

Esta nova versão traz também novidades ao nível do instalador. A partir de agora passa a existir a funcionalidade “Full Disk Encryption” que garante a segurança dos dados dos utilizadores caso, por exemplo, o PC seja roubado.

Linux Deepin

Deepin File Manager

O gestor de ficheiros do Deepin também ganhou novas funcionalidades que visam melhorar a experiência de utilização do sistema.

Destaque para a nova funcionalidade que permite rapidamente visualizar os documentos/ficheiros usados recentemente.

Linux Deepin

Esta nova versão traz outras novidades que podem ser consultadas aqui.

A distribuição Linux Deepin é já bastante conhecida dos leitores do Pplware. No passado disponibilizámos aqui um conjunto de tutoriais com o objetivo de dar a conhecer melhor esta distribuição. Esta nova versão tem como principal foco a otimização e estabilidade. Experimentem!

Linux Deepin

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio Salaraz
    Antonio Salaraz

    Como esta o deepin em termo de consumo de memória? Estou um pouco descontente quanto a isso em relação ao Ubuntu 18.04.

    1. Avatar de Cassio
      Cassio

      Acho o uso bem moderado, no meu notebook de 4gb ele roda bem melhor que o antigo Windows 10. Em comparação ao Ubuntu acredito que seja superior também

    2. Avatar de Alex
      Alex

      400 MB de RAM sem efeitos ativados
      700 MB de RAM com efeitos ativados
      Aceitável

      1. Avatar de d
        d

        O Deepin parece muito o KDE e é bem otimizado, isso significa que não há lags e engasgues como no Gnome.
        Sem contar que usa o Qt Toolkit
        É um sistema que tem meu respeito.

    3. Avatar de carlos
      carlos

      não existe almoço grátis. hoje você pode considerar 8GB o mínimo de RAM ideal para rodar o pinguim, mas o processador continua como o principal vilão, principalmente nos computadores/NoBo de baixo custo.

      1. Avatar de LUIZ H P RISSI
        LUIZ H P RISSI

        Na verdade as placas gráficas e seus drivers são o principal problema, quando é uma placa boa e suportada o CPU não importa tanto, a aceleração gráfica ajuda muito a usar menos CPU.

      2. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Meu PC tem 2gb e mesmo com 8 abas do Chrome aberta não lota

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tenho instalado como O.S. alternativo e o qual acho muito interessante, poderia ser uma experiência ainda melhor não fosse o scroll do rato, nem com o wheel speed consigo melhorar. Tirando isso e para os mais cépticos por a distro ser Chinesa. Experimentem e vejam por vós!!

    1. Avatar de d
      d

      Só faltam mudar o sistema de gestão de configurações, achei bem confuso, bem limitado.
      Há de haver mais opções em próximas versões, já que eu estou de olho pelo fórum nas novidades.
      Esta interface gráfica está a evoluir num nível muito rápido, quem diria, não davam nada pelo Deepin.

  3. Avatar de TT
    TT

    se tem problemas no windows 10, não é com o Linux que vão ficar sem eles, até talvez com mais. Deepin é muito parecido com o MAC OS, a imitação é a forma mais sincera de elogio.

  4. Avatar de Fusion
    Fusion

    Problemas no casamento? Experimente a vizinha do lado …

    Não era mais bonito e sincero appresentarem o deepin, sem referenciar outros sistemas? É assim tão dificil ser imparcial?

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Esquece isso! Aqui não conseguem divulgar distros Linux sem meterem os outros ao barulho.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Não estás a ser sincero 😀

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Contam-se pelos dedos as que abordam sem mencionar outros sistemas operativos para realçar a distro.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Então 10 dedos (20 se forem pés e mãos)…são poucas

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Então 10 dedos (20 se forem pés e mãos)…são poucas

          3. Avatar de Cortano
            Cortano

            Para o número de artigos sobre Linux, sim são poucas.

            E não sou o único a notar isso.

  5. Avatar de PC
    PC

    Parece bonito, apesar de nunca o ter usado a sério (já o testei). O engraçado é, em boa parte as novas versões dos Sistemas Operativos terem como novidades, mudanças no aspecto visual…
    Um pouco fora do tópico: de qualquer maneira, usar qualquer Linux como sistema principal, ou em dual boot ou te-lo numa pen usb para usar em modo “live” é uma boa maneira de aumentar a probabilidade de nenhum update da MS deixar computador impossível de ser utilizado ou ficar sem acesso à net ou aos ficheiros tem temos gravados…
    Ainda me lembro quando reinstalava o Windows 98 a cada X meses porque ele “ficava lento” e era o que “entendidos” recomendavam, e parece que nessa frente, vinte anos depois as coisas não melhoram muito.
    Nada é perfeito, ainda esta semana, o meu SO principal, um Linux, fez um upgrade que incluiu o gestor de arranque que me presenteou com um menu de terminal impossível de usar para quem não soubesse exactamente que teclas usar, e que terminou com o aviso que “o gestor de arranque não foi instalado”!

  6. Avatar de Cortano
    Cortano

    Aconselho os defensores ferverosos de que Linux devia estar em todo o lado a ver este video e pode ser que percebam melhor o que se anda a passar no mundo Linux.

    Linux Sucks. Forever. – Filmed live at Linux Fest NW – April 28, 2018
    https://www.youtube.com/watch?v=TVHcdgrqbHE

    1. Avatar de Pedro Pinto

      QUem é o “Bryan Lunduke”? 😀

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Se fosses procurar, irias descobrir que é um jornalista, programador, etc., etc., muito ligado e seguindo no Linux.
        Independentemente de quem é, muito que ele refere é verdade e notório – desde a Fundação Linux à propagação de distros lentas, desktops lentos, degradação do código e performance, às conferências caras para falar de open source, ao dinheiro que muitos ganham e aos negócios de milhões no Linux… e o Ubuntu.

        O título engana, como é óbvio.
        Eu que não sou seguidor constante de Linux já me tinha apercebido de muita coisa que ele refere, admira-me que os puros utilizadores e apoiantes Linux que por aqui andam, não se apercebem de nada e insistem em ideias que só estraga o Linux.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Não conheço, mas pelo que vi parece-me “gozo com o Linux”. Claro que tu, e quem anda por este mundo, se apercebe de muita coisa. No entanto, continua-se a usar qualquer distribuição Linux sem pagar nada.

          1. Avatar de Luísa Sonsa
            Luísa Sonsa

            Este tal Cortano sempre a falar mal do Linux
            No fundo é só um fracassado que tentou usar e não conseguiu e só anda por aí espalhando hate

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            Mas o que é que ser grátis ou não tem a ver para o caso?

            Não viste nem te interessa ver o vídeo. Tudo bem.
            Mas não é um vídeo para o gozo.

          3. Avatar de Pedro Pinto

            Vi pois, com bastante atenção. Concordo com alguns pontos, mas tudo isto vai do Know How das pessoas.

          4. Avatar de Cortano
            Cortano

            @Luisa: neste caso nem estou a dizer mal! Mas tu nunca irás entender.

          5. Avatar de Cortano
            Cortano

            @Pedro Pinto: Eu diria que o Know-how do Bryan é bastante sólido e de muitos e muitos anos…

            Claro que ele poderá ter uma visão de “geek das masmorras” e querer continuar a ter o Linux como uma plataforma pequena para continuar a ter uma comunidade dedicada e poderem sempre controlar o seu rumo.
            Mas por outro lado tem razão acerca da dispersão de caminhos tomados nos Linux nos ultimos anos, tem razão quando refere que o Linux está cada vez mais empresarializado e que no fim do dia, o dinheiro manda.
            Tem muita razão quando fala da estupidez das conferência de open source onde cobram mais de 1000$ de entrada… tem razão quando diz que para as grandes empresas é muito fácil controlarem o Linux como quiserem e, sempre que quiserem, evitarem pagar royalties ao Linux…. afinal, basta pagar meio-milhão de USD para comprarem um lugar na mesa da FUndação Linux e assim, controlarem o que quiserem.

            Tem razão acerca do lixo que Linux tem cada vez mais, tem razão acerca dos desktops pesados, da lentidão do SO, tem razão no Android… e tem razão quando diz que se o Linux tivesse uma quota de mercado alta já tinha “morrido” (estaria controlado totalmente pelas grandes empresas).

            E para os mais distraidos, não é apenas a MS que se senta na mesa da Linux Foundation, vão lá ver os nomes das empresas que compraram o lugar.

            O Linux não se vende, não se compra, mas controla-se e basta as empresas quererem.

          6. Avatar de Luisa Sonsa
            Luisa Sonsa

            @Cortano Achas mesmo que não leio teus comentários escrupulosos em outras notícias? Dá-me puro asco de tanto ler bobagens.

            Além de claro, é pura vergonha alheia quando percebes alguém a falar de algo que não entende.

          7. Avatar de Cortano
            Cortano

            @Luísa: muito obrigado por leres os meus comentários. 🙂

      2. Avatar de eu
        eu

        So alguem muito distraido e que nao sabe que o Bryan e um dos defensores mais hard core do Linux, apesar de reconhecer que ha problemas, da mesma forma que ha problemas em todo o lado !

        1. Avatar de Alex
          Alex

          É que o bobo só pega a parte que interessa e esconde tudo o resto.
          Tinha que ser usuário de Windows. Aposto que tem pavor do CMD.

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            Estás a falar de quem?! Do Bryan?!? LOL

    2. Avatar de LUIZ H P RISSI
      LUIZ H P RISSI

      Caramba, mas são as empresas malvadonas que mantém o Linux vivo meu filho, por exemplo, o Linux sempre foi péssimo para jogos, foi a steam/valve entrar de cabeça no Linux que agora ele tem suporte a uma lista cada vez maior de jogos e alguns até rodando melhor que no Windows, coisa inimaginável até a pouco tempo. Os maiores doadores e colaboradores do Linux são e sempre foram empresas, quanto mais empresas ajudam melhor fica, não entendo o ódio de certas pessoas, quase que irracionais, tem disso. Imagine o Linux sem os drivers proprietários da NVIDIA, se depender do noveau muitos usuários de placas da marca passariam longe do Linux para usar como desktop. Se deixassem esse ativismo político ridículo em torno do Linux acredito que ele poderia melhorar muito com o suporte das empresas, mesmo que elas não queiram abrir seu código, o suporte delas é crucial para que o uso como desktop fique melhor aumente o número de usuários.

      1. Avatar de Alexa
        Alexa

        Não! Mesmo o conceito “Software Livre”, de acordo com os preceitos da Free Software Foundation (que criou o termo), ser nada mais do que uma expressão do Marxismo, ou seja, capital intelectual obrigatoriamente aberto e distribuído à todos, o Linux não é comunista e estimula o comércio.
        Mesmo o fato de a maioria dos usuários Linux não aceitarem comprar nenhum programa porque sempre tem alguém disposto a fazer um similar e gratuito, impedindo quem programa a ganhar dinheiro.E principalmente, odiar a Microsoft por ganhar muito dinheiro e por ser dos Estados Unidos, admirar Karl Marx e a China, não significa ser comunista!

  7. Avatar de VE Autónomo
    VE Autónomo

    “Problemas no Windows 10?”, porque o OSX não dá problemas. Usam todas as pequenas coisas subliminares para serem fanboys.

  8. Avatar de pedro
    pedro

    ….. mude de problemas !!!! desinstale o Windows e instale o Linux !!!

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Dor de corno é lixado…

  9. Avatar de João
    João

    Que tal falar no Linux sem necessidade de existir problemas no Windows ou Mac? Um sistema com tanto poder não tem de ser apenas uma alternativa.

  10. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Problemas tofos os SO’s têm, já tive tempos em que experimentei algumas distros, só que lá está, qual o so mais usado? Vais pra certos sítios tens de levar portátil e tal trabalhar com certas aplicações em que sistema é usado? Windows of course! Principalmente software adobe…. e outros softwares.
    Infelizmente o linux é pouco utilizado. O libre office é lindo sim, mas há sempre o mas, entre outras coisas. O linux tem uma coisa que vence todos os dois grandes, ser open source, não há chatice de licenças e tal. De virus e ataques nem vamos por ai pois não há so infalivel.
    Tudo tem os seus prós e contras, apenas digo que no mundo linux acho que há estupidamente muitas distros por ai que mete uma pessoa quem não tem grandes conhecimentos meio confusa…. pelo menos é o que acho.

  11. Avatar de Dan
    Dan

    Mano só céu e eu preso ao Ruindows e Linux Mint, como nunca ouvi falar desta bela distro?
    Que capricho dos devs nos detalhes.
    Muito superior ao KDE e GNOME.
    Essa distro tem futuro. Tinha que ser a China. Os caras sabem o que fazem! Os Xiaomi tão aí pra mostrar isso. Sucesso mundial.

  12. Avatar de Francisco Gonçalves
    Francisco Gonçalves

    Boa tarde, Qual a melhor distro para substituir o windows 7? Ubuntu, manjaro, Deepin, ou outro? Obrigado.

      1. Avatar de Francisco Gonçalves
        Francisco Gonçalves

        Obrigado Pedro,
        Eu também sempre gostei e usei mais o Ubuntu, mas depois de ler este artigo e os comentários, fiquei um bocado na dúvida…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Então vou ajudar a confundir mais um bocadito: Manjaro 😀 Olha que “coisa” mais bonita: https://pplware.sitedev.pt/linux/chegou-o-novo-manjaro-linux-18-um-so-que-tem-tudo-o-que-precisa/

          1. Avatar de jaugusto
            jaugusto

            Ou ainda depende tb do DE escolhido confundindo mais um bocadinho começa pelo KDE e vai parar ao xfce para ver a coisa a voar…

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Manjaro porque não tens ppas, snaps e flatlands cheios de vírus

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Windows 8.1 😀

      1. Avatar de Alex
        Alex

        PS: Com o Classic Shell instalado obviamente 😀 😀 😀

  13. Avatar de FugaparaVigo
    FugaparaVigo

    Tem problemas com o Windows?
    Reinstale o sistema e esqueça o Linix

    1. Avatar de Francisco Gonçalves
      Francisco Gonçalves

      Eu referia-me a uma distribuição linux, tenho um pc com 10 anos com 4Gb de ram que ainda funciona bem mas está mto mto lento no arranque, depois de estar já no ambiente de trabalhar ainda tenho que esperar montes de tempo à espera para poder mexer nele.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Mudar o disco para um SSD?

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Continua lento igual, achas que SSD é a salvação?

          1. Avatar de Danilo
            Danilo

            Eu tenho um SSD, HD e um disco híbrido (mistura de SSD + HD) e em todos, as atualizações do Windows demora muito, claro que no SSD é mais rápido mas nem se compara com o Linux com um HD, imagine então um Linux com SSD. rsrsrs. Perde feio.

          2. Avatar de Luís
            Luís

            SSD virou milagre e solução para todos os males xD

          3. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Pois não faço ideia. Como é habitual o pessoal recomendar SSDs…

  14. Avatar de gui
    gui

    O link está disponibilizando só a versão 15.7 para download.

  15. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    O que eu gostava mesmo era usar uma qualquer distribuição Linux (Mint xFce é a minha favorita) onde eu pudesse instalar os meus jogos favoritos do Windows sem recorrer a “aldrabices” para tentar correr esses jogos. O ideal mesmo era clicar no Setup, instalar e jogar. Ahhh espera em Linux não dá (por enquanto)..

    Tudo o resto é argumentação da treta… 😈

  16. Avatar de clodoaldo
    clodoaldo

    Deepin é bonito. Tem um belo visual. Mas apenas isso. Além de ter problemas como qualquer outro sistema.

  17. Avatar de Sinhogamer.com
    Sinhogamer.com

    Não gostei do Deepin, está cheio de bugs na loja.

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    Gosto do pormenor de ser uma tradução do artigo do Betanews, nem a imagem foi alterada.

  19. Avatar de Nuno
    Nuno

    Parece-me lógico que a informação seja sempre semelhante, no entanto há certos pontos em que a “coincidência” é muita, a começar pela foto ou a mudança do windows para o linux.
    https://betanews.com/2018/11/15/deepin-15-8-linux-distribution-available-for-download-replace-windows-10-now/

    Não quero, nem é intencão criticar só por criticar. Simplesmente, há cada vez mais “jornalismo” ou artigos na net, que não passam de traduções (em alguns casos, até muito mal traduzidos). É triste.
    Como sigo o pplware, é pena também ver uma tradução em vez de um artigo.

  20. Avatar de AJ
    AJ

    Este SO é excelente, comecei por meter numa VM, fui aumentando o tamanho, fui instalando em todos os pcs, agora é requisito obrigatório. Tem evoluido a olhos vistos e não se distancía do que é bom no windows como o mac faz. A meu ver é o melhor linux para uso diário. Fácil, intuitivo e com atalhos muito fáceis.

  21. Avatar de Francisco Gonçalves
    Francisco Gonçalves

    E pena que seja tão lento a descarregar este SO, ao contrário do Ubuntu por exemplo, que é bem mais rápido.

  22. Avatar de Ricardo Pereira
    Ricardo Pereira

    Mirrors da Universidade do Porto: https://mirrors.up.pt/pub/deepin-cd/

    1. Avatar de Francisco Gonçalves
      Francisco Gonçalves

      Muito Obrigado

    2. Avatar de Valter Schulz
      Valter Schulz

      Obrigado!

  23. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    No visual e facilidade de uso não vejo melhor opção. Mas no meu computador Deepin sofre alguns engasgos e percebo o HD sendo sobrecarregado (excesso de acionamentos). Enfim estou com o mint xfce personalizado e espero voltar para o Deepin algum dia.

  24. Avatar de gilson
    gilson

    caros amigos portugueses, vendo estas discussões sem sentido vim aqui dar meu parecer, sou usuario windows e deepin, atualmente com windows 10 e deepin 15.8, todo sistema tem seus meritos e defeitos, atualmente so uso windows por causa de programas proprietários, os s.o baseados em linux no entando quando se trata de desempenho é extremamente superior a windows, o deepin vem caminhando com passos firmes para se tornar a melhor distro linux dos últimos anos, ja o linux vem cada vez mais se sobrecarregando de coisas inúteis, sem comtar com o consumo absurdo de ram, só basta dizer que o shell do windows é descaradamente copiado dos terminais linux, visto sua funcionalidade, a própria microsoft tem sua propria linha de servidores com linux sem contar que atualmente é uma das maiores contribuintes da linux fundation.

    1. Avatar de Francisco Gonçalves
      Francisco Gonçalves

      Então mas o deepin 15.8 não é uma distribuição de linux??

      1. Avatar de gilson
        gilson

        sim, baseada em debian unstable, a e para ratificar o que disse no comentario ali em cima, que ta cheio de coisas inuteis e o windows 10.

  25. Avatar de Clodoaldo Santos
    Clodoaldo Santos

    Problemas no Windows? Instale Debian 9.

  26. Avatar de Michel Fritsch
    Michel Fritsch

    Um simples adicionar a calculadora ao dock travou toda a interface do sistema, parece um sistema em fase beta.

  27. Avatar de Michel Fritsch
    Michel Fritsch

    O melhor review do Deepin https://www.youtube.com/watch?v=VX3lz5ph8A0
    “Já tava bom. Diz que ia mudar ainda pra melhor. Já não tava muito bom. Tava meio ruim também. Tava ruim. Agora parece que piorou”.

  28. Avatar de Wilson Junior
    Wilson Junior

    Sou um usuário de longa data de linux e testei várias distros (Ubuntu e derivados, Debian, Mint, Opensuse, Slackware, Red Hat) e percebi que uma das grandes vantagens do Deepin é a instalação de pacotes baixados, pois o Deepin dá um jeito de baixar dependências automaticamente e fazer os programas funcionarem…em outras versões não encontramos uma ‘autocorreção’ de pacotes faltantes tão fluida e objetiva! Nota 10!

  29. Avatar de Phoenix_Draco
    Phoenix_Draco

    Alguém sabe como instalar os drivers proprietários da AMD no Deepin?
    Tentei instalar a versão ubuntu e não foi..

    Alguma luz no fim do túnel?