Debian 8.0 aka “Jessie” Beta 1 já disponível

18 Comentários

O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) foi sem duvida um dos sistemas que marcou o ano de 2013. Depois de alguns longos meses de trabalho constante, os responsáveis pelo projecto Debian disponibilizaram a primeira versão beta do Debian 8.0 aka “Jessie”.

Tal como informamos em Novembro de 2013, esta versão traz, por omissão, o Xfce com ambiente gráfico.

Debian8_01

No segmento dos ambientes gráficos os mais conhecidos são sem duvida o Gnome e KDE. No entanto, devido à sua leveza e simplicidade, o XFCE tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos.

Debian8_02

A equipa responsável pelo Debian decidiu definir o  Xfce como ambiente gráfico por omissão, mas o utilizador pode continuar a instalar o Gnome. Além do ambiente gráfico há ainda outras novidades das quais se destcam:

  • Kernel Linux 3.14.15
  • systemd como alternativa ao sysvinit
  • kfreebsd-9 actualizado para o kfreebsd-10
  • Suporte para 75 idiomas

A data de lançamento da versão final do Debian 8.0 ainda não está definida mas há rumores que será dia 5 de Novembro de 2014.

Aguarda ansiosamente pela versão final do  Debian 8.0?

Download: Escolha aqui o seu sistema
Homepage:Debian

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de VC
    VC

    Sem dúvida irá ser a distro eleição 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Também aguardo ansiosamente 🙂 Afinal o Ubuntu e Mint (e derivados) deriva tudo daqui 🙂

      1. Avatar de VC
        VC

        Exatamente, depois com os meus propios scripts tornar a distro como eu gosto e configurada. Assim tenho a distro limpa e não cheia de tralha como muito dos derivados 🙂

      2. Avatar de Cesar
        Cesar

        Na verdade, eu creio que o “freezing” do Debian é que vai ser em 5 de novembro; e não o lançamento oficial final.

  2. Avatar de lmx
    lmx

    hehe

    Aguardo ansiosamente e com algum receio…

    O melhor lançamento até ao momento de Debian foi a wheezy, mas trazia um desktop convencional.

    Esta mudança para o xfce, não me agrada muito, até porque o mate por exemplo, tem uns consumos de ram muito baixos mesmo, e é um DE mais concensual.

    A mudança de sysvinit para systemd, está me a dar a volta a cabeça , pela negativa…não que eu não ache que não se deve avançar, mas é demasiado disruptivo e vai-me dar muito trabalho no futuro….para já preferia upstart, mas a Red Hat andou bem rápido e o Ubuntu começou a upstart demasiado tarde…
    O Upstart é um meio termo entre os dois, o que era muito bom para fazer a transição.
    Enfim, vou ter muitas saudades do sysvinit, que é de uma simplicidade fantastica, lindo.

    E com isto tudo…passaram-se 2 anos desde o lançamento da wheezy 🙂

    Espero que seja continuado o esforço de simplificar, mas desde que funcione.
    Rezo para que continue a ser possivel usar o apt de forma convencional(o novo apt permite a forma por exemplo “apt install mesa-utils”, mas que não me informa se faz download do package para a cache ou não :S), caso contrario vai dar muito trabalho…

    Enfim, muita coisa está a mudar no Debian…tenho os meus receios, porque ha inclusões de muita coisa nova, para uma distro tão conservadora.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      -Sempre que instalei o Debian, foi sem desktop e depois, caso quisesse um DE, instalava o que queria.
      -Os comandos do apt são iguais.
      -O systemd é bem mais simples e rápido que o “velhinho” sysvinit e o upstart tb. É/era uma chatice escrever scripts de inicialização no sysvinit… O ppl do debian só podia escolher o systemd…

      1. Avatar de Hubert Delacroix
        Hubert Delacroix

        Concordo totalmente…
        O apt-get install xpto passou a ser apt install xpto.
        Mas, o apt-get também funciona. E o aptitude também funciona… É o Debian no seu melhor! 🙂

        1. Avatar de lmx
          lmx

          cuidado a base de dados do aptitude não é a mesma que a do apt…

          just in case..Se usares uma não uses a outra, porque numa ha pacotes que são reportados como instalados e na outra nem aparecem…

          Estes são alguns problemas do Debian, a quantidade massiva de oferta, primeiro a malta tem que perceber as diferenças…

      2. Avatar de lmx
        lmx

        Os commando do apt são iguais…por enquanto…deixa passar ai uns 5 a 10 anos e a ver se continuarão a suportar os subcommandos da forma como são conhecidos hoje…o apt está a mudar.

        é que muita gente tem muita coisa sopurtada nesses comandos…por isso o referi.

        Eu uso debian em massa, mas sem desktop, no entanto de vez em quanto la arranco com um livecd e gostava de ter outro DE talvez que não xfce.

        Porque para ter xfce tinha que gastar tempo a produzir um livecd e adapta-lo a minha forma de trabalhar…

        O systemd é mais rapido e mais trabalhoso, e dá-te menor controlo sobre como tudo se passa, porque é mais complexo!
        O upstart é um meio termo, o que era muito bom, porque na verdade quem vai usar massivamente estas ferramentas são os sysadmins, onde me incluo, e uma mudança tão drástica não faz bem a ninguém…

        Concordo que o systemd como arrancou a mais tempo, está mais avançado, mas de uma forma geral, o upstart está muito bom, é rápido, altameente configurável e não existe a disrupção tão grande que existe na passagem de sysvinit para systemd.

        Não era uma chatice fazer scripts de arranque, com o sysvinit, era muito facil e tudo se percebia, o mesmo não se pode dizer com sysmtemd, que não é tão granular no sentido de seres tu a controlar tudo!

        Eu preferia numa primeira faze uma passagem por upstart, e depois mais tarde, uma avaliação…de referir que houve muita pressão por parte da Redhat nessa tomada de decisão, assim como houve por parte da Canonical…

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Mais umas observações:

      Eu, como + alguns, fui dos primeiros a levar com o systemd porque uso Arch Linux nos meus computadores pessoais. No inicio tb não gostei mto da mudança porque uma das coisas que mais gostava no Arch era o seu sistema de inicialização “á lá BSD”.

      Mas depois com o tempo ganhei conhecimento e alguma experiência e agora acho que de facto o systemd é superior a qq sistema de inicialização no linux e com um bocado de treino acho que se torna até mais simples por várias razões.

      Com a adopção do systemd por parte do Debian e consequentemente do Ubuntu mais para a frente, irás ver que daqui a +/- 1 ano, todos as grandes distribuições linux irão usar o systemd. A juntar às que já usam, como o RHEL e derivados + Fedora, Suse e derivados + Arch e derivaods irão passar tb Debian, Ubuntu e todos os seus derivados.

      Com um sistema de inicialização praticamente global no munod linux, tudo se torna mais fácil e acessível para toda a gente 😉

      1. Avatar de lmx
        lmx

        concordo que por mais que não goste vou ter que avançar na coisa, mas é mais uma coisa a juntar as outras milhentas coisas :S

        Com toda a gente a mudar, não vai dar para segurar o sysvinit, pelo qual tenho um certo “carinho”, é um marco historico no linux e não só, mas as coisas mudam é verdade 🙂

        Também sei que o systemd tem as suas vantagens sobre o sysvinit, no entanto algumas delas não são relevantes em servidores, como por exemplo o tempo de boot, porque um servidor passa anos e anos a fio em cima, o tempo de boot não é relevante.

        Já nos desktop´s é muito relevante e é esse o motivo das distros desktop o quererem adoptar logo á partida…

        Esta mudança vai dar trabalho a malta 🙂

    3. Avatar de Rascas
      Rascas

      E sim irá dar trabalho a ti e a mtos System Administrators no curto prazo, mas depois de conheceres a passares a dominar irás ver que vai compensar a longo prazo, nem que seja pelo simples facto que todo Linux irá ser igual nesse aspecto, inclusive o Android.

  3. Avatar de DA
    DA

    Para mim e a melhor distro.

  4. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Esta distro nunca me despertou muito interesse e o maior contacto que tive com ela foi através do mint debian…Alguem que está familiarizado com esta distro sabe dizer se há uma grande diferença entre debian puro e o mint debian por exemplo?

    1. Avatar de Hubert Delacroix
      Hubert Delacroix

      Não, não há! O LMDE é um Debian Testing…colorido!

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Debian Testing, mas com os repositórios do mind lmde, cujo os mesmos nãos sofrem atualizações de programas.
        Eu já usei o mint debian e não gostei. Ainda prefiro o jessie como Mate mas manjaro com Mate, fica igual o a mint debian, porem com os programas atualizados.

  5. Avatar de Hubert Delacroix
    Hubert Delacroix

    “Aguarda ansiosamente pela versão final do Debian 8.0?”
    Não, não aguardo ansiosamente pela versão final.
    1.Aguardo calmamente… pela simples razão de que a versão final não será muito diferente desta. É uma característica da Debian 🙂
    2.E também porque já a uso há um bom par de meses…e em conjugação com a versão SID… 🙂 Para mim, é a melhor distribuição do mundo… 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É isso, na prática, tirando o ambiente gráfico de trabalho, as mudanças não serão tão radicais. Mas o ambiente gráfico também qualquer uma muda.