Debian 6 “Squeeze” disponível para Download

38 Comentários

Depois de mais de dois anos de desenvolvimento, a equipa responsável pelo projecto Debian disponibilizou recentemente o Debian 6, baptizado de Squeeze. Esta versão do Debian traz muitas novidades e mais de 10.000 pacotes disponíveis nos repositórios oficiais. O Debian é considerado uma das melhores e mais estáveis distribuições Linux e que serve de base para muitas outras distribuições, como por exemplo o Ubuntu.debian6_00

O Debian 6.0 “Squeeze” é um sistema operativo livre, e é um “2 em 1”, uma vez que para além de disponibilizar o Debian GNU/Linux, introduz também o Debian GNU/kFreeBSD como technology preview.

Pacotes disponibilizados nesta versão:

  • Desktop KDE Plasma e Aplicações do KDE 4.4.5
  • Uma versão actualizada do ambiente de área de trabalho GNOME 2.30
  • Ambiente de área de trabalho Xfce 4.6
  • LXDE 0.5.0
  • X.Org 7.5
  • OpenOffice.org 3.2.1
  • GIMP 2.6.11
  • Iceweasel 3.5.16 (uma versão sem marcas do Mozilla Firefox)
  • Icedove 3.0.11 (uma versão sem marcas do Mozilla Thunderbird)
  • PostgreSQL 8.4.6
  • MySQL 5.1.49
  • Coleção de Compiladores GNU 4.4.5
  • Linux 2.6.32
  • Apache 2.2.16
  • Samba 3.5.6
  • Python 2.6.6, 2.5.5 e 3.1.3
  • Perl 5.10.1
  • PHP 5.3.3
  • Asterisk 1.6.2.9
  • Nagios 3.2.3
  • Xen Hypervisor 4.0.1 (dom0 assim como suporte a domU)
  • OpenJDK 6b18
  • Tomcat 6.0.18

debian6_01

Esta versão do Debian tem suporte para correr num total de nove arquitecturas: Debian GNU / Linux: 32-bit PC / Intel IA-32 (i386), 64-bit PC / Intel EM64T / x86-64 (amd64), Motorola/IBM PowerPC (powerpc), Sun/Oracle SPARC (sparc), MIPS (mips (big-endian) and mipsel (little-endian)), Intel Itanium (ia64), IBM S/390 (s390), and ARM EABI (armel). O Debian 6.0,  sucede o ao Lenny, que foi disponibilizado à cerca de 2 anos atrás.

Licença: Debian Free Software
Sistemas Operativos: Linux
Download: Guia de Instalação
Download: Escolha aqui a arquitectura da sua máquina
Homepage: Debian

Partilhar:
Tags:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Muito bem!

    Agora, só falta fazerem um manual de instalação do Linux (Debian ou qualquer outro) para jailbroken PS/3! 😉

  2. Avatar de Eduardo Silva

    Vou experimentar o CD LXDE.

  3. Avatar de Treco
    Treco

    Que ambiente é esse aí da foto?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      ou me engano mto ou é Kde…

      1. Avatar de Rui Martins
        Rui Martins

        Enganas-te muito. É o Openbox WM.

        1. Avatar de -_-'
          -_-‘

          Não. É KDE com Openbox.

          1. Avatar de Rui Martins
            Rui Martins

            Aquilo a mim parece-me apenas Openbox. Não sei o que te leva a dizer que aquilo tenha alguma coisa a ver o KDE.

            Por favor não digas que é o wallpaper…

    2. Avatar de Sammboga
      Sammboga

      Claro que e KDE

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        Claro q é KDE? não sei onde esta o claro.
        Sinceramente vê-se que o WM é openbox à 2km, o panel é o tint2.. o player é o audacious que é gtk, o terminal é gtk também (provavelmente o do gnome), tens o pigin na tray (que novamente também é gtk), portanto não sei se é assim tão claramente KDE.. ou o teu claro refere-se unicamente ao wallpaper?

        Até pode ser KDE mas se é é das piores configs q já vi.. porque ter KDE para correr exclusivamente gtk apps não é la muito inteligente.

        cumps

        1. Avatar de Treco
          Treco

          Gostei muito… Vou instalar o Gnome… ou o LXDE! Não vou com a cara do KDE!

        2. Avatar de Andros
          Andros

          É perfeitamente possível instalar aplicações gtk no qt.

          No entanto, o plasma do KDE não tem aquela função do clique com o botão direito….

          Portanto, não é KDE.

          A única coisa que poderá levar a pensar isso é o wallpaper. Mas nem só de wallpapers vivem os desktops 😀

          Cumprimentos

          1. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            instalar gtk no qt? ambas sao toolkits graficas, como é q instalsa uma toolkit na outra?

            O que da é para instalar aplicaçoes em KDE, mas isso é outra historia. Como disse nao ha ali nada de kde a nao ser o proprio wallpaper.

            O dito menu é o menu do openbox

            cumps

  4. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    Mais vale tarde do que nunca. La em casa uso isto num desktop. Primeiro fui céptico em relação ao Debian mas depois de um amigo que e utilizador desta distro meti-me nisto também. Quem usa Ubuntu sabe mexer com Debian sem grandes problemas. Eu pessoalmente sou mais adepto do Gnome mas o KDE não e mau. Tudo uma questao de habito. Possivelmente Debian será a distro que vou adoptar visto que o Ubuntu entrou por um caminho que não me parece o mais estável. Como posso testar em varias maquinas e também em maquinas de produção, no trabalho, acho que o melhor e esperar que venha o Ubuntu 11.04 e depois tomar uma decisão.

  5. Avatar de jmartins
    jmartins

    Boa Tarde. Começei a usar Linux à alguns meses(Mint). Nunca tive problemas! Muito estável!

    Off the Topic. Tenho um computador antigo, Pentium 4, posso instalar o Debian?
    Obrigado

    1. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      Install Type RAM (minimal) RAM (recommended) Hard Drive
      No desktop 64 megabytes 256 megabytes 1 gigabyte
      With Desktop 128 megabytes 512 megabytes 5 gigabyte

      1. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        Curiosamente, ele só perguntou pelo processador, e foi a única coisa que não respondeste! 😉

        1. Avatar de Nuno Santos
          Nuno Santos

          Acho que qq P4 tem no mínimo aqueles requisitos 🙂

          Mas obrigado pela lembrança 🙂

    2. Avatar de Corvus

      Tenho Debian testing/unstable (neste momento 7/8) a correr num P3 a 900MHz. Está a funcionar como desktop (muito raramente), web server, file server, database server e stream server. Não se pode dizer que quando o uso como desktop corra muito… mas mesmo com tudo isso a correr, tem mt boa resposta (também é certo que uso fluxbox e não algo pesado como kde ou gnome) 😉

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Faço o Mesmo um Pentium 3 o Meu Roda a 750 Mhz…Roda o Lenny bem…Fica aquele negocio lento mais é pedir demais também XD

  6. Avatar de Alucard

    O Debian é uma das distribuições mais antigas e mais importantes de Linux. Actualmente serve de base a muitas das mais populares distribuições como Ubuntu, Mint, Mepis,Knoppix entre muitos outros. Até o Caixa Mágica vai mudar-se para Debian! Por isso, se como eu, nunca usaram Debian,lembrem-se que tal como eu, poderão estar a usá-lo diariamente sem sequer saber. Long live Debian!

  7. Avatar de Jonybat

    Já esta a correr no meu server (P2 400) desde o dia 6. Em comparação com a versão anterior (5.0.8), é ligeiramente mais exigente em termos de CPU (a média de load subiu de 10% para 18% com as mesmas aplicações a correr) mas o tempo de boot foi reduzido para mais de metade.

  8. Avatar de Ryan
    Ryan

    E também se vai instalar isto em Mac…. Pelo menos eu e umconhecido fizemos isso há uns tempos com o Dabian lenny… agora vamos fazer um squeeze no Mac… e biba a liberdade

  9. Avatar de luis freire
    luis freire

    E só para dizer que o LINUX MINT 10 KDE já saiu provavelmente o debian não chega aos calcanhares do mint mas e só a minha opinião.

    1. Avatar de point
      point

      tás a gozar ou não sabes mesmo do que falas? O debian não chega aos calcanhares do MINT???????

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      “E só para dizer que o LINUX MINT 10 KDE já saiu provavelmente o debian não chega aos calcanhares do mint mas e só a minha opinião.”

      OMG, que ignorância que aqui vai….
      Oh meu amigo, leia um bocado da história do linux s.f.f.

    3. Avatar de Treco
      Treco

      Nuss! Que comentário infeliz…

    4. Avatar de Alucard

      Sem o Debian não existia o Linux Mint, o Ubuntu nem metade das distribuições que para ai andam.
      O Debian pode não ser o sistema mais fácil para novatos, mas a base está lá toda e é a partir dela que as outras distribuições como o Ubuntu e o Mint constroem os seus sistemas. Por isso informa-te melhor e vais perceber que o Debian é das distribuições que mais tem feito pelo mundo Linux.

    5. Avatar de Andros
      Andros

      lol… não consigo comentar esta afirmação.

      Já agora deverá ser interessante qual a sua opinião sobre o Mint Debian Edition….

      Cumprimentos

    6. Avatar de dfso
      dfso

      @luis freire vc foi realmente muito precipitado no seu comentário…
      LINUX MINT é para neofitos…

  10. Avatar de Pensamento Positivo
    Pensamento Positivo

    Boas!…

    Bom diálogo aqui nos comentários para umas boas gargalhadas: Um pergunta pelo processador e outro responde-lhe com a RAM e o HD… Outro diz que o boot baixou para MAIS de metade… E ainda outro compara pai (Debian) e filho (Mint) como se fossem dois perfeitos desconhecidos!…

    Entretanto gostaria aqui de inserir outro assunto, obviamente off topic, para continuação de conversa: O que acham dos sucessivos atrasos do lançamento do Firefox 4?…

    Boa noite!…

    1. Avatar de Treco
      Treco

      Negligência do pessoal da Mozilla.

      Pra quem ainda não viu, a Mozilla anunciou o lançamento das versões 4,5,6 e 7 para esse ano! E a 7 vem com o super melhoramento de isolamento dos separadores dos browser em processos independentes, anunciada para o fim do ano de 2011! Coisa que Opera e Chrome já fazem há um tempo!

      Muito triste… A cada beta disponibilizado, observa-se um browser mais pesado, e com inutilidades que não deveriam existir…

      O Chrome e o Opera um dia alcançarão o FF em número de users se nada for feito! Já sou usuário do Chrome há bastante tempo e estou muito satisfeito!

      1. Chrome
      2. Opera
      3. IE NOVE (kkkk!)

    2. Avatar de Jonybat

      Fico contente por entreter alguém, ainda que seja com um erro de gramática…

  11. Avatar de José Ramalho
    José Ramalho

    Realmente a lentidão no desenvolvimento do firefox já até a mim me afectou mudei para o Chrome e apesar de ainda necessitar de fazer algumas tarefas especificas no firefox já navego no chrome 99% do tempo. Se esta questão não melhorar prevejo que o Firefox irá perder muitos utilizadores.

    1. Avatar de Pensamento Positivo
      Pensamento Positivo

      …Também tenho, muito humildemente esta ideia. Pelo menos em Windows o 3.6 é demasiado mau para ser verdade, mas o mais curioso é que o 4 é bem melhor, não demonstra ter tantos bloqueadores como a versão actualmente considerada como estável, o tal 3.6 e é bem melhor a gerir plug-ins tipo flash…

      Ah!… Já me esquecia… A verdade é que a fundação Mozilla perdeu há algum tempo um aliado de peso: a Google!… O que se nota não só a nível técnico, financeiro e humano (ao nível dos browsers não se vai lá com programadores de fim-de-semana), mas acima de tudo a nível logístico… Nota-se que eles não estão a conseguir chegar onde os outros chegam… O que também pode vir a ser uma dificuldade acrescida para o linux, ou não vos parece?…

      Tenham uma boa noite!…

  12. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    isto vai ter implicações no Ubuntu?

  13. Avatar de escriba666
    escriba666

    muito bom, rápido, openoffice muito melhor
    recomendo

  14. Avatar de Hugo
    Hugo

    Eu tentei instalar o Debian no Windows 7, mas ocorreu um erro e a instalação não ficou completa. Mas ao iniciar o computador a opção para acabar a instalação ainda lá aparece. Eu formatei o computador ainda continua. Eu queria saber como retirar a opção de boot do Debian.

    Como posso tirar a opção de boot do Debian?