Linux Debian 10 (Buster): Aprenda a instalar o MySQL

13 Comentários

Foi no início do mês que os responsáveis pela distribuição Linux Debian lançaram o Debian 10 (Buster). O Linux Debian é uma das distribuições mais populares do mundo e também uma das que serve de base para muitas outras como, por exemplo, o popular Ubuntu.

Esta nova versão do Debian vem com o MariaDB, disponível nos repositórios, como sistema de gestão de base de dados. Hoje vamos ensinar como podem instalar o MySQL.

Linux Debian 10 (Buster): Aprenda a instalar o MySQL


O MySQL é muito provavelmente o sistema de gestão de base de dados (SGBD) mais usado em todo o mundo estando disponível em várias versões e para diferentes sistemas operativos.

Tudo o que é plataformas open source como é o caso do wordpress, Joomla ou Drupal, recorrem ao MySQL como base de dados. Para instalar o MySQL no Debian devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Atualização do sistema

sudo apt update 
sudo apt upgrade

Passo 2 – Configurar PPA MySQL

wget http://repo.mysql.com/mysql-apt-config_0.8.13-1_all.deb
sudo dpkg -i mysql-apt-config_0.8.13-1_all.deb

Em seguida procedam à configuração do MySQL, podem escolher qual a versão do MySQL que pretendem. Para este tutorial vamos escolher a versão 5.7.

Passo 3 –  Instalar o MySQL no Debian 10

Para procederem à instalação do MySQL basta que usem o seguinte comando:

sudo apt install mysql-server

Caso pretendam definir segurança no MySQL, executem o comando:

sudo mysql_secure_installation

Passo 4 –  Aceder ao MySQL

O acesso ao MySQL é feito com o seguinte comando:

mysql -u root -p

E está feito! Instalar o MySQL numa qualquer distribuição Linux é muito simples.

A Oracle Corporation detém actualmente o MySQL apesar de existir um fork do projeto com o nome MariaDB. O MySQl compete com projetos como o SQL Server da Microsoft ou como o PostgreSQL e usa a linguagem SQL (Structured Query Language) para a realização de todas as operações (ex. criação de base de dados, inserção e consulta de dados, etc).

Leia também….

Aprenda a instalar o novo Linux Debian 10 “Buster”

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Pena é que quase tudo no Linux seja feito pelo pront de comandos, senão já tinha substituído o Windows no meu PC.
    🙁
    :/

    1. Avatar de poulas
      poulas

      Pedro Silva, ainda bem que “quase tudo no Linux seja feito pelo pront de comandos”, seja executado da forma que diz.

      Tenho de estar em pleno acordo contigo.

      Talvez seja por isso, que os utilizadores de Linux, sabem um pouco mais em como resolverem os seus problemas, ou se quiser possuem outro tipo de alternativas que o Windows nao permite.

      Pedro SIlva, segundo consta, o Windows 10, tem a faceta, que muitos dos seus problemas, só mesmo por intermédio da Power Shell.

      Nunca te esqueças disso.

      1. Avatar de Pedro Silva
        Pedro Silva

        O problema nem é esse, mas quando a coisa chega no nível em que até para instalar um programa é preciso usar o pront de comandos também já chega a ser um exagero

        O Linux é como programar empresa Python: tem de ser tudo bem feito ou não resulta, e o Windows é mais como c++, em que raramente damos um tiro no pé, mas quando damos furamos a perna toda. Mas como a maior parte dos utilizadores nunca vai levar uma arma, não justifica o Linux estar sempre de colete de proteção, até porque custa a mover.

    2. Avatar de Jurandir
      Jurandir

      Kkkkkkk acho q vc esta por fora migooo
      O Linux mint é tudo em modo gráfico.
      Aliás dispõe de uma espécie de loja tipo uma Playstore.
      Vai baixa e seja feliz.

      1. Avatar de Denis Marcos
        Denis Marcos

        Linux é show

  2. Avatar de poulas
    poulas

    Pois é meu caro Pedro Silva, e contrariamente ao que dizes (não justifica o Linux estar sempre de colete de proteção), eu digo, isso é uma das facetas que distingue o Linux do Windows, por muito mecanizado que se encontre o Linux hoje em dia, é precisamente quando se pretende ter um Linux mais seguro, é utilizado a linha de comandos, como qualquer derivado unix.

    Ainda bem, que o Linux, não segue os padroes de segurança que sao aplicaveis ao Windows.

  3. Avatar de arc
    arc

    1. Não entendo, como nos dias de hoje, se dá a indicação para a instalação do MySQL em detrimento da mariaDB em Debian Linux, quanto mais não seja por ser o default para essa Distribuição de Linux, sendo certo que em termos comparativos, mariaDB em nada é INFERIOR em termos de características / opções a todos os níveis, ver em:
    (https://mariadb.com/kb/en/library/mariadb-vs-mysql-features/)

    2. Não entendo, como um artigo, que mesmo tendo o objectivo de ser resumido, estou a falar deste texto, apresenta, gravas INCORRECÇÕES e LACUNAS EXPLICATIVAS BÁSICAS.

    2.1 A titulo de exemplo, aí fica:

    Passo 3 – Instalar o MySQL no Debian 10
    Para procederem à instalação do MySQL basta que usem o seguinte comando:

    sudo apt install mysql-server

    NOTA: discordo completamente deste procedimento, o CORRECTO deve ser:

    sudo apt update

    e depois

    sudo apt install mysql-server

    NOTA: este procedimento, vai solicitar a password de root e por isso mesmo vai ser o default. É importante ser definido uma password EXTREMAMENTE SEGURA, sendo que esta mesma password, mais não é do que a password do user root do MySQL, a qual é necessário para ser realizado o login no server MySQL.

    Depois vem no texto do artigo:

    “Caso pretendam definir segurança no MySQL, executem o comando:”

    sudo mysql_secure_installation

    “Caso pretendam?!?!?”

    NOTA: se NÃO forem IMPLEMENTADAS MEDIDAS DE SEGURANÇA IMEDIATAMENTE, estamos perante um GRAVE PROBLEMA DE SEGURANÇA para o server MySQL!!
    Importa dizer que mesmo sendo uma directiva OPCIONAL, é CONVENIENTE e DETERMINANTE fazer uso desta prerrogativa (Use Strong Password Encryption (RECOMMENDED).

    E muito mais poderia tecer comentários….

    1. Avatar de Pedro Pinto

      1) Falas falas….por falar, até te contradizes!
      2) Não viste o passo 1? Está tão obcecado em criticar que dá nisto…
      3) Caso pretendem claro…se instalares isto numa máquina local (na tua máquina) para desenvolvimento não vejo grande necessidade da parte da segurança

      Meu caro, mais uma vez te digo, falas por falar e para chatear. Perde tempo com coisas úteis. Mostra o que sabes. Contributo teu não vejo nenhum…isso sim, era de valor!

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Humilhou Pedro…

  4. Avatar de arc
    arc

    Pedro eu não escrevi nada, relacionado com o passo1 e sim com o passo3!
    E o que escrevi relacionado com o passo3 está certo.
    Mesmo numa máquina local, para desenvolvimento, não é uma boa prática, não ser implementada segurança. A ser assim, mandemos para as urtigas SEGURANÇA no seu todo, afinal as Distribuições de Linux, são à prova de bala!?!?

    Por acaso desconheces, que depois de fazeres uso da prerrogativa “(Use Strong Password Encryption (RECOMMENDED)” é que o processo de instalação deve ter o seu inicio para o server MySQL?

    Assim, e porque certamente desconheces, não sabes, que depois de ter terminado a instalação do server MySQL, é uma má prática partir do pressuposto, que o mysql.service, se encontra em execução?
    E se o mesmo não se encontrar???

    Não seria melhor para não existirem duvidas, executar:

    sudo systemctl restart mysql.service

    e só depois

    sudo mysql_secure_installation

    Responder a todas as perguntas apresentadas e seleccionar o grau de complexidade da password.

    E Só AGORA é que se deve iniciar a ligação ao MySQL Database, executar:

    mysql -u root -p

    Pois bem, achas mesmo que neste momento o server MySQL se encontra seguro?
    Por acaso sabes, que estas a realizar o login para o server MySQL, estamos com a password do user root do MySQL?

    GRANDE SEGURANÇA,…Parabéns.

    Por último:

    “Contributo teu não vejo nenhum…isso sim, era de valor!”

    Esta tua afirmação , nem merece comentários da minha parte.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se fazes o passo 1, no 3 já não precisas de fazer o que já lá está, certo?
      Quanto à segurança, como te digo, num ambiente máquina não vejo qualquer necessidade Quem o quiser fazer, também pode claro.
      Quanto ao teu contributo aguardo, gostava de ver um artigo teu, já és um leitor antigo e já deste boas opiniões. Agora andas casmurro 😀

  5. Avatar de Pedro Alcantara
    Pedro Alcantara

    então vamos lá, porque motivos eu não consigo instalar o maria db server e client no debian buster?

  6. Avatar de Gustavo Sanchez
    Gustavo Sanchez

    Muito bom recomendo