DD-WRT – Torne o seu router wireless mais potente!

62 Comentários

Os routers wireless são, nos dias de hoje, equipamentos que estão presentes na maioria das habitações e edifícios. Como sabemos, um router wireless permite distribuir o sinal sem a necessidade de cabos, permitindo a mobilidade aos utilizadores numa área limitada.

São várias as marcas, modelos, características, funcionalidades….e assim como outros sistemas operativos será possível mudar o “sistema operativo/firmware” do meu router e dotá-lo de novas funcionalidades?

dd_wrt

Quando se fala em alteração de firmware dos routers wireless, o nome mais sonante é o projecto DD-WRT. Para quem não conhece, o DD-WRT é um firmware, baseado em Linux e sob os termos da licença GPL, que adiciona novas funcionalidades (ver aqui) aos nossos routers permitindo tirar a melhor performance dos mesmos.

Conheça o interface do DD-WR e as funcionalidades que implementa.

Principais características

  • Suporta mais de 200 dispositivos
  • Disponibiliza um interface web simples para o utilizador proceder às configurações – disponível em vários idiomas
  • Suporte para as normas wireless actuais (802.11a/b/g/n)
  • Gestão de largura de banda

O DD-WRT tem suporte para uma grande parte dos routers wireless presentes actualmente no mercado incluindo Cisco, Devolo, D-link, NetGear, Nokia, Mikrotik, SiteCom, TP-Link, Toshiba, entre outros (ver lista completa aqui).

Pretendemos disponibilizar brevemente um tutorial que ajude os utilizadores a proceder à alteração do firmware do router wireless. Se alguém tiver alguma informação neste campo e pretender partilhar, envie-me um e-mail sff.

Download: Escolha aqui o modelo do seu router
Homepage: DD-WRT

Partilhar:
Tags:

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Pena que não há nenhuma versão para o meu DLink Dir-615 D1… =S

      1. Avatar de Rui C.
        Rui C.

        Pois. Eu vi essa página. Essa revisão é a D3.
        Depois encontrei a D1! =P

      2. Avatar de José Pedro
        José Pedro

        Já agora, eu também não encontro o download da versão para o sitecom wl-341… se alguem me puder ajudar, agradeço!

      3. Avatar de edvan araujo dos santos
        edvan araujo dos santos

        não tem para o tp-link Versão do firmware:
        3.16.9 Build 160322 Rel.79254n
        Versão do hardware:
        WR840N v2 00000000

    1. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Bem.
      Retiro o que disse.
      Encontrei a versão para o meu router na router database do website do dd-wrt!

      Desde há 6 meses, pelo menos, tinha tido problemas com o meu router (DLink DIR-615) dado que o meu ISP (cabovisao) tinha feito um upgrade à rede.
      Eles lá me forneceram um novo router, bem mais fraco que o meu, um SMC que custava 30€ na altura.

      Já havia tentado encontrar firmware DD-WRT para o router e não tinha encontrado. Este tópico do Pplware fez-me procurar novamente.
      Fiz então o update e não é que funcionou e agora o router dá? (E atenção que testei antes com o firmware de origem)

      1. Avatar de Willian
        Willian

        Boa tarde, tem algum firmware compatível com o greatek WR – 1500 L

  2. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Nem de propósito. Adquiri um router linksys no custo justo (passe a publicidade 😀 ) de propósito para testar o dd-wrt.

  3. Avatar de TigTex
    TigTex

    Instalar a firmware é diferente para cada router por isso é dificil fazer um tutorial que englobe todos os routers. O melhor a fazer é mostrar o link para a wiki do dd-wrt, na minha opiniao.
    Eu tenho o dd-wrt instalado em 2 routers linksys e, se o vosso router suporta, recomendo a que installem essa firmware. Melhora imenso a funcionalidade e performance.
    dd-wrt NAO suporta routers com modem (adsl), para isso existe o openwrt (mais complicado que o dd-wrt).

    1. Avatar de lmx
      lmx

      será que existe algum SO debian based para o mesmo fim?
      eu queria “construir”(comprar uma placa e colocar la um debian based e depois configura-la ao meu gosto)…

      cmps

      1. Avatar de TigTex
        TigTex

        Existe o projecto dd-wrt x86 (dd-wrt para pc’s) mas é pago (a versao gratuita é demasiado limitada).
        Podes sempre pegar numa distribuiçao linux leve, como o archlinux já aqui falado, e utilizar esse computador como router. Acredito que seja mais responsivo que debian.
        Não esquecer a desvantagem dum pc vs um router. Um router tem consumos de electricidade minimos e um computador sai caro ao fim do mês

  4. Avatar de Mixer
    Mixer

    Tem tudo menos os routers da meo -_-“

  5. Avatar de G3nn
    G3nn

    Não têm o meu router NetGear… 🙁

    1. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      x2. o meu é o dg834g v4.

  6. Avatar de João
    João

    Por aqui Fonera com dd-wrt em modo repeater funciona 5 estrelas.

    1. Avatar de Goodfella
      Goodfella

      Eu tenho o Fonera 1 … mas achei o tutorial demasiado dificil!

      Por acaso não conheçes outro tutorial para além do da página dd-wrt ?

      1. Avatar de João
        João

        Se puderes deixa aqui o teu mail, eu tenho uns print screens de quando fiz, posso enviar e ajudar.

        JM

        1. Avatar de carlos
          carlos

          Boas joao se puderes manda me os prints para o meu mail carlosfosforo@msn.com k eu tenho uma fonera e nao consigo actualizar para o dd wrt.
          bgd e continuaçao

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      Tenho dois e não quero outra coisa!!!!

  7. Avatar de Joao Reis
    Joao Reis

    Atenção:

    não se ponham a instalar isto pois aumenta as capacidades e opções a nossa disposição, mas uma leitura mais atenta generalizada afirmam que há certos modelos e marcas que podem ficar com problemas de estabilidade de linha e outras anomalias que não conseguem replicar ou localizar de forma a aperfeiçoar.

    Não se ponham a instalar estas firmwares tomatos etc.. so para ficar a achar que estamos melhores e mais rápidos. Instalem se realmente for fundamental alguma opção que não exista nos firmwares original e exista nestes alterados.

    Em suma, não inventem, pois a maioria nem sabe o que está a fazer.. o que quero dizer é que efeito placebo é optimo achar-mos que estamos melhor só porque instalamos algo que diz que melhora, mas não corresponde à realidade na maioria das vezes.

    Cumpts

    1. Avatar de dockme
      dockme

      No meu caso melhorou bastante, Buffalo WHR-G54S. Melhor qualidade de sinal e mais estabilidade no router. Mas o que me fez mudar foi a opção WDS.

  8. Avatar de Invisible Man
    Invisible Man

    Excelente artigo.
    Comprei um WRT54G2 da Linksys/Cisco e tenho andado a configura-lo para fazer load balancing com 2 modems ADSL e QoS com vários servidores e WiFi. Sei que também há forma de instalar plugins e implementar um portal cativo.
    Fico à espera de novos artigos sobre o DD-WRT uma vez que se revelou bem mais complexo do que à primeira vista parecia.

  9. Avatar de Amadorjp
    Amadorjp

    Tenho de testar com o meu D-link lá de casa… pode ser que assim possa trocar o velhinho Planet que tenho lá pelo d-link com mais força de sinal!

  10. Avatar de Jé Bernardo
    Jé Bernardo

    Isto da para o ruter da MEO?

  11. Avatar de RS
    RS

    Não dá para fazer ao novo router da Zon irir?

    É que akilo tem muito pouco alcance…

    Cumprimentos.

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    Cheguei a usar o dd-wrt no meu velho Asus WL-500g até ele pifar de vez! Depois passei a usar a minha própria versão do openwrt no WL-600g onde adicionei suporte a partição swap e download de torrents para evitar ter o computador a funcionar 24/7 🙂

    Este dd-wrt era excelente e melhorou muito a performance do meu WL-500g.

    1. Avatar de RC
      RC

      Diz-me uma coisa, pf.
      Este dd-wrt é melhor que o firmware do Oleg (Russo) para o WL-500g? É que tenho um lá em casa.

      Obrigado.

      Cumpts,
      RC

  13. Avatar de Courela

    Por aqui são já uns 7 ou 8 foneras com dd-wrt, instalados nos telhados de casas da minha aldeia a dar cobertura a grande parte da aldeia.
    O link do nome é para a página da rede.

    Já agora aproveito também para publicitar o Gargoyle Firmware, baseado em OpenWRT mas com uma interface web bem melhor.

  14. Avatar de silva
    silva

    Alterei o meu fonera 2201 agora nem consigo aceder só por jtag já ando nisto algum tempo maldito fonera tou a ver que vai pró lixo…

    1. Avatar de TigTex
      TigTex

      Com jtag limpas a nvram e a kernel e depois podes enviar uma nova firmware por tftp, isto se nao danificaste o bootloader. esta tudo na wiki do dd-wrt…

  15. Avatar de darth_paul
    darth_paul

    há dias, estava mesmo a pensar fazer isto ao meu “ASUS WL-500gP V2”. Mas vi que havia tambem um tal OLEG e TOMATO, e fiquei na dúvida. Fico a aguardar o tutorial.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      tenho outro igual, comprei , instalei o ddwrt para configurar ftp mas devo ter trocado as voltas à coisa e nao consigo nem configurar nem aceder…

      Fiz tudodo como dizia nos topicos da pagina dwrt mas nada …

      Existe por ai algo mas facil para se poder configurar … tutorial qualquer….

      1. Avatar de Hugo Seabra
        Hugo Seabra

        Também tenho o Asus WL500G Premium v2 é possível configurar uma pen USB da kanguru (E1750) com este firmware?
        ou qual outro FW que suporte tal coisa?

        obrigado 🙂

  16. Avatar de Manuel
    Manuel

    Humm…

    Vai haver muitos brikassos….

    1. Avatar de darth_paul
      darth_paul

      é um risco. mas a firmware de origem nos Asus é uma m**** anyway…

      1. Avatar de gajomau
        gajomau

        eu que o diga no meu asus rt-n16.. é um router excelente.. se não se usar o firmware de origem 😀

    2. Avatar de Joao Reis
      Joao Reis

      exactamente, eu avisei acima. A maioria não vai tirar proveito das melhorias, mas ok ao menos se brikar também aprendem à força como manipular por jtag e ficam a preceber melhor o aparelho.

  17. Avatar de antonino
    antonino

    alguem sabe com por em fonera 2202 ?

  18. Avatar de J Costa
    J Costa

    Alguém pode me dizer qual é o modelo do router da ZON (aquele que parece uma torre)?

    Obrigado.

    1. Avatar de J Costa
      J Costa

      Já descobri: Hitron BVW3653

      Alguém já experimentou e resultou?

      Não está mencionado na lista dos routers compatíveis.

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Tb ando a procura mas ainda não encontrei 🙁

  19. Avatar de Manata
    Manata

    Ainda hoje estive a trabalhar com um D-Link com dd-wrt e o firmware é impecável. Faz lembrar o que o Android veio trazer ao mundo dos telemóveis.

    É sem dúvida aconselhado 😉

  20. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    Tenho um D-Link aqui parado em casa, tenho de o procurar para testar. Com este firmware dá para colocar o router como repetidor de sinal? o firmware de origem não tinha essa função. seria ouro sobre azul para mim 😀

  21. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Alguém me arranja o tutorial para fazer no router Asus Wl-520gu? queria fazer mas tenho medo de ficar com o router como pisa papéis :s o tutorial parece-me complicado

  22. Avatar de Fabio Valente
    Fabio Valente

    Acho o DD-WRT um excelente firmware, mas no entanto, se querem tirar o máximo proveito, aconselho vivamente o OpenWRT, a maioria das configurações têm que ser feitas via ssh, mas acreditem que vale a pena. 🙂

  23. Avatar de Paulo Brinca

    Temos 6 Linksys WRT54GS mas todos com Tomato, achamos mais leve e simples que DD-WRT…

  24. Avatar de Zé

    Muito bom, uso num Fonera da Zon para servir de repetidor do sinal da net que roubo ao vizinho 😀

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Quais foram as configurações usadas para a fon@zon? não consigo que apareça a página de login.

  25. Avatar de ruben
    ruben

    Eu gostava de experimentar isto no meu router do SAPO D-Link DVA-G3170i, mas eu tive á procura no site deles e não encontro nada. Se souberem alguma coisa acerca disto avisem. Obrigado

  26. Avatar de Rui
    Rui

    Tenho o zon hub ligado na sala, mas tenho no escritório um pc e uma impressora. Há umas semanas instalei dd-wrt no meu Asus DL520GC para ele funcionar como bridge. Ficou a funcionar relativamente bem…
    Tenho ligado o pc por cabo ao Asus(lan1) e a velocidade da net não é muito diferente dos portáteis ligados por wireless ao ZonHub.
    Tenho também ligado ao Asus por cabo(lan2) um Print Server Tp-Link Tl-Ps310u Usb para ligar a minha impressora.
    Problema: Quando tento imprimir não consigo. Depois tenho de tentar ligar-me ao Asus e (à terceira) lá consigo. Imprime uma folha e depois a ligação vai abaixo…
    Não percebo, o sinal nao fica constante.
    O Asus, o PC fixo e o print server tanto ficam “visiveis” como deixam de estar..
    Alguém consegue ajudar?

  27. Avatar de bernardo fernandes
    bernardo fernandes

    Boa noite, gostaria de saber se existe alguma coisa do genero para o VIRTUAL ROUTER e um programa po pc que faz com que o pc seja o router

  28. Avatar de antonino
    antonino

    e para o fon 2202 alguem tem manual ?

  29. Avatar de Hugo Seabra
    Hugo Seabra

    Não consigo configurar a minha pen USB kanguru (E1750) no meu router (WL500g Premium v2) com este firmware..
    Alguém tem algum ideia de como o fazer? Ou qual o outro firmware que o permita?

    Obrigado

  30. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas.

    Queria pedir uma ajuda, porque mandei o meu Asus WL600g para o totta, com actualizações de firmware.

    Tenho a luz do router sempre a vermelho. Tento fazer o reset, mas não faz nada. Mesmo que fique a carregar no botão por mais de 30 segundos, ou utilize uma técnica que vi por aí, dos 30-30-30.

    Será que abrindo o router, dará para fazer reset e metê-lo nalgum modo que dê para depois restaurar?

    Desde já agradeço a ajuda.
    Obrigado,

    1. Avatar de Mario Pilar
      Mario Pilar

      Nuno, pode nao ser o router avariado mas sim o transformador, ja me aconteceu isso. Ve as espcificações do transformador, na etiqueta, e vê se arranjas um transformador nos chineses, só para tirar a teima. Se der, depois compras um transformador decente.

  31. Avatar de Luis Andrade
    Luis Andrade

    O wi fi do meu router da Sapo Adsl não funciona com smartphones mas com os com os computadores portáteis funciona perfeitamente. Sabem o que pode ser esse problema?

  32. Avatar de bruno
    bruno

    Boa noite. Tenho um TP-link Tl-WR 741ND e que com o firm original andava a dar tiltes. experimentei o dd-wrt e apos o lutar que foi conseguir fazer a configuração tenho um pequeno problema. Passo a descrever.

    Digamos que a minha internet é de um hotspot e a mesma ta a chegar atraves de uma antena ligada a porta wan do router (penso que isto seja uma ligação ponto a ponto). Com o firm original sucedia que se eu liga-se e me pedi-se o login do hotspot, todos os pcs que se ligassem depois na rede do meu router, não precisavas de voltar a fazer login. Com este firm ddwrt ainda nao consegui que acontece-se o mesmo; agora cada pc que se liga, tem que fazer login, o que é impossivel quando os pcs ligados sao mais do que os logins que disponho. Onde posso fazer a configuração para me acontecer o mesmo que no firm original?

  33. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Boa tarde,

    Se me puderem ajudar, Sff.

    Tenho um rooter Asus WL-500G que gostaria de ter a função de repeater de sinal wireless, tive a pesquisar e dei de caras com o DD-WRT…estive a ler e como não estou familiarizado que estas coisas , gostava de ajuda para actualizar o meu rooter de modo a funcionar com essa opção…

    Obrigado

  34. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Alguém me sabe dizer quantos mac adress é possível filtrar com este firmware?

  35. Avatar de Fernando
    Fernando

    Boa noite a todos

    Haverá algum equivalente ao barbatana da nós ?

  36. Avatar de Antoniel
    Antoniel

    Não tem pro DIR 615 T1

  37. Avatar de Lukas
    Lukas

    Gostaria de saber se vcs tem pro D’link DIR 615 T1 não consigo encontrar