Dax OS – Um Linux que corre em apenas 128 MB RAM

24 Comentários

O Ubuntu é sem duvida uma das distribuições Linux mais populares do mundo. A sua versatilidade e simplicidade tem sido aproveitadas por outros projectos que usam o Ubuntu como base para criar distribuições personalizadas.

A distribuição que vos apresentamos hoje chama-se Dax OS Desktop, é baseada no Ubuntu e é muito simples e intuitiva.

dax_00

Dax OS Desktop é uma distribuição que oferece o melhor do Ubuntu para máquinas com poucos recursos computacionais. Esta distribuição corre em apenas 128 MB de RAM e necessita apenas de 3 GB em disco.

dax_02

Esta distribuição está disponível nas versões: Desktop, Kids, para iniciantes e para utilizadores bleeding-edge.

Ambiente gráfico de trabalho

O  Dax OS Desktop usa como ambiente gráfico o fantástico, leve, bonito e modular Enlightenment 17 que oferece muitas funcionalidades interessantes. O utilizador pode usar o Enlightenment como ambiente gráfico de trabalho mas também pode instalar os populares GNOME ou KDE.

dax_01

Aplicações

Ao nível das aplicações, está disponível o Dax OS Store que permite a instalação de aplicações com um único clique. Na Dax OS Store  está disponível quase todo o software que precisamos como por exemplo, web browsers, editores de texto, aplicações para música e vídeo, etc.

dax_03

O Dax OS oferece aquilo que os utilizadores precisam. Experimentem, vale mesmo a pena. Para quem tem máquinas antigas, esta é uma excelente distribuição para lhes instalar e dar uma nova vida.

Download: Escolha aqui a versão que pretende
Homepage: DaxOS

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    “instalação de aplicações com um único clock”

  2. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Bom dia,
    Tenho um Eee Pc com as seguintes características:
    -Intel Celeron 900Mhz
    -504 MB Ram
    -Disco de 3,70GB

    Esta distribuição será que funcionaria bem nesta máquina com o objectivo de ver streaming TV (mais concretamente futebol na net)e vídeos no youtube?

  3. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Não consigo instalar o VirtualBox no Windows 7 x64. Erro: rollback and ended! Gostava de ver como é este DasOS! Ajuda? Antecipadamente grato.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ja tens a ultima versão do VirtualBox? Caso volte a dar erro, usa o VMWARE 🙂

      1. Avatar de FNP.PT
        FNP.PT

        Olá PP, nada de confusões 😉
        Obrigado pela dica mas os muitos anos tóxico dependente no Windows, não atino com estas modernices, por muito que elas se pareçam com a paisagem de Silicon Valley. 🙂

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Mas olha que virtualizar é algo muito simples. Se precisares ed ajuda, avisa.

    2. Avatar de Francisco Vidigueira
      Francisco Vidigueira

      Activa a virtualização na BIOS!

  4. Avatar de QUIM
    QUIM

    Ora boas, eu precisava de uns conselhos, eu queria um sistema operativo leve, muito leve, mesmo muito leve, para um portátil Toshiba S1670CDS – PS167E.
    É um portatil de 99, vinha originalmente com windows 98 SE, mas tornava-se um pouco lento a simples função de abrir pastas, tinha instalado o windows 95, muito mais leve e funcionava perfeitamente, mas não consegui por as portas USB a funcionar, e era importante, porque usava uma placa wifi por USB,já que não tem porta RJ45.

    SPECS:
    32MB Ram
    Intel Celeron 550Mhz CPU
    6GB HDD

    algo simples facil de usar e instalar

  5. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Não sei porque continuam a fazer distros baseadas no Ubuntu. O Arch Linux é muito mais leve.

    1. Avatar de Gru
      Gru

      Qualquer distribuição é, potencialmente, leve. É uma questão de escolha.

  6. Avatar de Diogo Ribeiro
    Diogo Ribeiro

    Acabei de instalar este SO num portatil antigo, liguei mas ele não entra diretamente no ambiente grafico. Como resolver isto? Como passar manualmente para o ambiente grafico?
    Aparece o ecra todo preto estilo linha de comandos.

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de Diogo Ribeiro
        Diogo Ribeiro

        ja tentei mas aparece “not found”
        acho que vou experimentar o slackware…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Qual a versão que sacaste?

        2. Avatar de Diogo Ribeiro
          Diogo Ribeiro

          Foi a versão desktop

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Devia estar completo. Instalei esse também. Fizeste liveCD ou mandaste instalar em disco?

          2. Avatar de Diogo Ribeiro
            Diogo Ribeiro

            Eu criei uma pen bootavel com o unebootin e usei isso para instalar no disco.

  7. Avatar de killwill
    killwill

    Instalei em um Note com 2gb memória e está voando!Valeu pplware !

  8. Avatar de Croky
  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    mas este nao da para SERVIDORES ou da????

    cump.

    Ricardo

  10. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Qualquer uma pode servir como servidor embora tenhas algumas mais dedicadas a esse efeito

  11. Avatar de jose luiz
    jose luiz

    to com problema na instalação de drivers nvidia geforce fx 5200 256 mb pentium 4 3.0 HT placa mãe asus p4p800-vm alguem sabe resolver esta com desempenho ruim por causa da placa de video

  12. Avatar de Leandro
    Leandro

    Sera que roda no Compaq Armada E500 Intel Celeron 600Mhz CPU 20 HDD 256MB? Computador de 2000