Cylon 12-04 LTS – Distribuição Linux bonita e que impressiona

115 Comentários

Por Carlos Carvalho da Comunidade Linux Pplware

Ora vivam , hoje vamos-vos apresentar uma distribuição que é quase anónima , fruto das várias mensagens que trocamos na comunidade Linux do Pplware , esta semana surgiu o nome Cylon quem é que conhecia , ninguém conhecia , bom um dos sítios que temos como referencia em Linux é a Distrowatch , pois este nome não surgia , procurei a página da distribuição e fiz o respectivo download sempre com as minhas expectativas em baixo .

cylon_00

Coloquei a ISO numa pen e vai de testar no meu portátil , e não é que a distribuição me surpreendeu , cheia de software de origem todo o hardware do meu portátil com 6 anos foi reconhecido , com o compiz instalado e com os efeitos extra instalados e com o Emerald um decorador de janelas a elegância da distribuição surpreendeu-me ,mas não foi só a elegância , esta distribuição instalada como disse numa pen não registei qualquer bug como podem atestar no meu vídeo , todas as aplicações instaladas funcionam na perfeição , com um mix de aplicações oriundas da interface Gnome e também do KDE , esta distribuição reúne aplicações para o uso de um SO moderno .

cylon_01

Com estas características que apontei esta pode ser uma daquelas distribuições que sejam perfeitas para quem quer sair do Windows e entrar no Linux de uma forma descontraída , só têm que saber o que cada aplicação faz e arrisco a dizer que terão um sistema mais completo que com o Windows .

Nada foi esquecido até o Skype vem instalado de origem , o melhor de tudo isto é que esta distribuição usa os repositórios do Ubuntu e assim também beneficiarão do largo portefólio de aplicações que o centro de software do Ubuntu disponibiliza .

cylon_02

Vejam o vídeo e confiram se o que escrevi é um exagero , ficamos a espera dos vossos comentários

Como puderam ver, esta distribuição baseada no Ubuntu surpreende pelas mais diversas características. São muitas as aplicações presentes, o ambiente de trabalho agradável e a performance é aquela que todos conhecemos das distribuições Linux.

Achas que as distribuições baseadas no Ubuntu, estão melhores que o próprio Ubuntu?

Download: Cylon 12.04
Homepage: Cylon

Comentários

115

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    “Achas que as distribuições baseadas no Ubuntu, estão melhores que o próprio Ubuntu?”

    é uma boa questão… sendo uma dist baseada noutra para um comum user, sim podem vir a ser.

    Para mim não. Se quiser, posso ser eu a fazer as modificações que achar necessárias. Dá trabalho mas ao menos estou a trabalhar diretamente com a base

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Jorge Désirat ,

      Muito boa tarde , hoje o Ubuntu não é mais o Ubuntu que conhecíamos até a versão 10.10 , colocares o compiz a funcionar desta forma em Ubuntu como pode facilmente se constactar não é impossível ( com a interface Unity esse grau de dificuldade aumenta ) , mas é difícil , obriga-te a uma série de alterações que no fundo só te vão colocar o SO mais lento e cheio de tralha que provavelmente te irá colocar problemas com dependências não satisfeitas e pensar fazer isto sem purgar a interface Unity é um acto de coragem , como disse não é impossível , mas já tens de mexer muito bem em Linux para o fazeres desta forma friendly que esta distribuição nos oferece .

      Quando dizemos que uma distribuição é baseada em Ubuntu , não quer literalmente dizer que os programadores desta distribuição ou de muitas outras agarrem no Ubuntu e vai de instalar novas interfaces gráficas e software , não ?, o que quer dizer é que são distribuições baseadas no Kernel do Debian modificado pela Canonical , daí que o próprio nome do Kernel do Ubuntu seja reconhecido por instável enquanto que o do Debian de estável , por isso não posso estar de acordo contigo .

      Aceita os meus sinceros cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Leonardo
        Leonardo

        Discordo o ubuntu até a versão 10 sempre foi muito estável com a UNITY ele piorou isso sim

        1. Avatar de Carlos Carvalho
          Carlos Carvalho

          Leonardo ,

          Bom leste mal o que escrevi , em que parte do meu texto consegues tirar essa conclusão , o que eu queria dizer é que a partir da 10.10 a Canonical e a Gnome seguiram caminhos diferentes , no caso do Ubuntu desenvolveu a interface unity e a Gnome reescreveu toda a sua interface e passou a chamar-se de Gnome sheell 3 .

          Cumprimentos

          Carlos Carvalho

    2. Avatar de Ricardo Pereria

      Não te esqueças que o ubuntu vem do debian … e para mim supera em muito a sua base, como assim existe o Mint que a base é ubuntu e que se calhar com um pouco de azar da canonical com o Mir vai na minha opinião o mint vai ganhar muitos aficionados visto que a comunidade (erradamente na minha opinião) está de pé atrás ao mir.

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Ricardo ,

        Em facilitar a vida a um utilizador pouco experiente e que seja avesso a linha de comandos sim , sem dúvida , foi por isso que a Canonical conseguiu ter tantos utilizadores , mas hoje de facto distribuições como o Mint superam muito o nr de utilizadores que o Ubuntu hoje tem , aliás nesta discussão que surgiu sobre o MIR um dos principais programadores da Canonical e que estava desde o primeiro dia no projecto UBUNTU mudou-se de armas e bagagens para a Blue Systems que hoje suporta o MINT KDE , O Kubuntu , e o Netrunner .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

    3. Avatar de Hugo S.
      Hugo S.

      Nem baseada em ubuntu, nem ubuntu sequer! Prefiro Debian!

      BIBA o DEBIAN CARAGO!

      1. Avatar de MiniMeu
        MiniMeu

        e o ubuntu é baseado em.. ?

        1. Avatar de Pedro Domingues
          Pedro Domingues

          arroz de pato

    4. Avatar de Karapau
      Karapau

      Sou novato no Linux e tenho experimentado várias dist num PC velhote (Pentium 4 “2.8 – 1,5 GB de ram” com o XP). Já tentei por várias vezes instalar o Cylon, mas não consigo, penso que é por este sistema não criar o dual-boot com o XP. Porque após a instalação diz para reiniciar o sistema e não o faz por erro de grub. Se alguém me puder ajudar agradeço.

  2. Avatar de Alfonso
    Alfonso

    Boa tarde, fiquei muito interessado nesses widgets da area de trabalho,conseguirei instalar em linux mint kde??obg

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Boa tarde ,

      Estes Widgets são gerados por uma aplicação que se chama Conky , existe no Pplware um tutorial do Pedro Pinto a ensinar a instalar , mas se tiveres o KDE instala a aplicação ” superkaramba ” que está nos repositórios oficiais que tem outros widgets também interessantes .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Alfonso
      2. Avatar de Bruno Jesus
        Bruno Jesus

        Penso que esses widgets fazem parte do screenlets.

    2. Avatar de FernandoRJ
      FernandoRJ

      Screenlets. Baixe na central de software Ubuntu

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa tarde, gostava de saber quais sao os requisitos mínimos, eu tenho um netbook nada de especial que ate com o windows xp ficava lento instalei o lubuntu agora ta espectaculo, mas depois de ter visto esta extensão ficou curioso em testa la

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Pedro ,

      Boa tarde , se tiveres uma pen de 8GB e se o teu portátil der para fazer boot com uma pen , instala esta ISO com o programa ”UNEBOTIN” e só tens de per a preocupação de deixares 500MB para uso permanente e assim experimentas , se com a pen o SO se portar de uma forma aceitável , então já sabes que no HDD ainda vai estar muito melhor .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Mário César
        Mário César

        Já agora sugiro o LiLi USB Creator como alternativa ao “UNEBOTIN”, (não tenho nada contra, atenção, apenas sugestão). Eu já tive Ubuntu num netbook mas não gostei do seu comportamento, troquei para Xubuntu. Noutro netbook tenho o CrunchBang e como é lógico que “voa” (como quem diz, às vezes quase que voa)

      2. Avatar de Adam
        Adam

        Eu gravo como falaste, mas quando vou a fazer a instalação o notebook reinicia tudo de novo, o que posso ter mal aqui?

    2. Avatar de LJMXQ
      LJMXQ

      Minimum System Requirements
      Processor: 1.7 GHz
      R.A. Memory: 1GB
      V.G.A. Memory: Doesn’t matter how much you got, but will be awesome if it supports 3D acceleration.

  4. Avatar de JJ
    JJ

    Mais uma distribuição linux… Pelo o menos aspecto tem.

    Ando a ver se instalo uma distribuição linux no meu PC que esta encostado… mas ainda não consegui escolher uma. Fica mais uma na lista…

    1. Avatar de Fernando Andrade
      Fernando Andrade

      assim nunca vais instalar… instala o Xubuntu, e vai mexendo de outra forma nunca mais instalas 😛

      é como esperar que para o ano(ou meio ano) sai um tlm melhor 🙂

  5. Avatar de Ubuntu
    Ubuntu

    Uau, que nice, mais uma bela distribuição de entre as outras 5000 que vai de certeza ser apelativa para os utilizadores Windows, é desta que o Ubuntu vai cair no esquecim… oh wait…

    aaaaaaaand it’s Ubuntu-based LOL

    a sério, se juntarmos todas as distros que consistem basicamente num Ubuntu com outro look, ambiente gráfico e aplicações de origem… tanto esforço desperdiçado em fazer mais do mesmo, arroz com arroz, que poderia ser aplicado a melhorar o software, porque quer queiram quer não, é isso que nos prende ao Windows, SOFTWARE! apostem no software em vez de andar nestes projectos de fim de semana que depois caem no esquecimento, já que o Ubuntu tratou de finalmente meter alguma ordem no caos que é a fragmentação Linux, porque não ajudá-lo a melhorar em vez de continuar a fragmentar?

    Ubuntu é inovação. Mark Shuttleworth é o novo Steve Jobs, mas os haters continuam a preferir destilar ódio sobre o Ubuntu simplesmente porque está a trabalhar com o pensamento no futuro de 2 ou 3 anos, é a distro que finalmente conseguiu tirar do Linux o rótulo de aborto completo que era no desktop.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Concordo…

      Distribuições e mais distribuições, ainda por cima muitas delas sobre outras distribuições.

      O que realmente deviam investir tempo era no software e deixarem de fazer mais distribuições e mais e mais e mais e mais e mais…

      Eu da mais de 10 anos que ouço: “A distro ‘x’ é muita fixe tem menos erros e é mais segura, é melhor que as outras. Esta sim é que vai vingar e concorrer com o Windows…”

      Mas lá está falta o que acaba por ser mais importante… Software. E quando se diz que falta software, não é software básico, com um word ou bloco de notas, mas sim software verdadeiramente eficaz de qualidade ao nível dos que se encontra em Windows.

      Qualquer das formas, não deixa de ser bom essa variedade, mas não se torna eficaz para uma implementação massiva… Cada vez mais eu acho que não é isso que se quer dentro da comunidade Linux…

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Boa tarde , hoje não se pode falar em falta de software em Linux isso nos dias de hoje é completamente falso , mais o software que existe para Linux é cada vez mais perfeccionista e com alta capacidade produtiva , alguns dos pesos pesados estão lentamente a produzir o seu software contando com a plataforma Linux é por exemplo o caso do Lightworks que foi alvo de um teste por parte de um dos membros da comunidade Linux do Pplware ainda esta semana .

        Depois para quem diz que é só mais uma distribuição eu diria , é mais uma opção , não se esqueçam que o Linux tem distribuições de 18 MB , outras que só correm em modo Live , esta é a maravilha do Linux , versatilidade , encontrar a distribuição que mais se adequa ao momento , a nossa maquina etc , por isso sempre que ouço ou leio esta expressão confesso que fico um pouco desapontado com os comentários .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

    2. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Boa tarde ,

      Agradecia que lesses o meu post de resposta ao Jorge .

      O tema da fragmentação é hoje um não assunto é assim que eu e muitos que pertencem a esta maravilhosa comunidade colocam as questões actualmente , aliás este tema tem sido recorrentemente falado , já estive em vários hangouts aonde o tema se reduzia (é como quem diz) as últimas tomadas de atitude da Canonical , refiro-me como é evidente a adopção do MIR em detrimento do Wayland que já está a ser desenvolvido a 3 anos e num dia o Mark resolve dizer que não quer saber do Wayland e que agora o próximo controlador gráfico do Ubuntu vai-se chamar ”MIR” , a isto já eu posso chamar de fragmentação , a saber , hoje o controlador gráfico do Linux é um o controlado ”X” , e assim torna-se fácil produzir aplicações que possam correr em várias famílias Linux , mas com 2 controladores gráficos a coisa fica mais séria e aí pode existir da parte da Canonical a um afastamento de todas as outras distribuições Linux .

      Para além desta situação que incomodou e continua a incomodar a comunidade Linux a nível Mundial , o Mark esquece-se que quem introduz patchs de segurança e acrescenta funcionalidades ao Kernel é o Linus e a sua equipa , a Canonical nem quer saber desse desenvolvimento , portanto eu diria que a comunidade Linux após esta tomada de posição de Canonical fica com 2 problemas para resolver a unificação dos formatos dos pacotes que é um processo que está em bom andamento e agora este novo desafio do controlador gráfico , ninguém está nada satisfeito com a Canonical isso é certo .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  6. Avatar de sds
    sds

    Tem opção de linguagem em Português?

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Boa tarde ,

      Sim tem

      Carlos Carvalho

  7. Avatar de Nelson
    Nelson

    Escreve-se muito, mas mesmo muito mal por aqui…

    1. Avatar de Tiroliro
      Tiroliro

      Muito, mesmo!

  8. Avatar de Ze Pedro
    Ze Pedro

    Alguem pode dar uma ajuda de como meter isto a correr numa drive USB.

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Ze Pedro ,

      Boa tarde , aqui fica o Link para o melhor programa para gerar pen bootables , link :http://unetbootin.sourceforge.net/

      Quando estiveres a fazer as configurações que a interface do Unebotin te pede , escolhe a opção Ubuntu , não escolhas no quadro seguinte a opção live , escolhe a de 32 bits , e quando chegares quase ao final dedica 500 MB para o sistema permanente desta forma terás um pen bootable , a instalação demora mais ou menos dependendo da maquina cerca de 20 M , se te parecer que a instalação está parada com o programa está a fazer a extração da iso que está no teu pc para a pen não estranhes que é mesmo assim tens de ter paciência e esperares um pouco , alguma dúvida cá estaremos para ajudar .

      Abraço

      Carlos Carvalho

    2. Avatar de Carlos André
      Carlos André

      Boas.

      Saca o programa no link abaixo, depois é só seleccionares a distribuição linux e formartar a pen.

      http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/

  9. Avatar de Jose
    Jose

    Tenta em conta que so tem a edição 32bits disponivel, o linux em 32bits reconhece os meus 8GB de memoria? =o=

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      José ,

      Não , infelizmente esta distribuição só tem versão de 32 bits pelo que só utilizará 3,5 Gb dos teus 8Gb .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Fernando Andrade
        Fernando Andrade

        dá sim, no ubuntu basta activar o PAE!

        tem alguma informação nestes dois links:

        https://help.ubuntu.com/community/EnablingPAE

        http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=855511

        1. Avatar de Carlos Carvalho
          Carlos Carvalho

          Fernando Obrigado , mais uma que aprendi , eu em Linux nunca paro de aprender e já são muitos anos de utilização .

          Muito obrigado

          Carlos Carvalho

          1. Avatar de Fernando Andrade
            Fernando Andrade

            De nada é assim que se descobre coisas novas 😛

            normalmente é sem querer XD

        2. Avatar de Jose
          Jose

          Eu ja vi isso, por isso que demorei a responder.. mas não compensa nada.

          Quem tem computador com suporte a 64bits, deve usar 64bits.

          Mesmo com o PAE perde-se imenso performance.

  10. Avatar de FernandoRJ
    FernandoRJ

    Mais do mesmo.

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Fernando ,

      Boa tarde , tenho de discordar , para quem se inicie no Linux e nem faça a mínima ideia de como instalar aplicações , nesta distribuição o que não falta são aplicações em todas as áreas o que a partida se perfila para ser uma forte candidata a iniciantes em Linux .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de FernandoRJ
        FernandoRJ

        Carlos Carvalho,

        Ainda bem que podemos ter olhares direntes sobre a mesma questão. Quando iniciei no mundo linux, procurava uma distro como esta. É óbvio que pelo teu ponto de vista tens toda razão, e me pego a pensar que na verdade eu não tenho muita paciência de instalar um sistema operacional e ter que procurar aqui e acolá: ‘drivers’, ‘codecs’, softwares e etc. Prefiro uma destas distros que já vêm pronta, fazendo apenas algumas personalizações.
        O ‘mais do mesmo’ na verdade acaba sendo uma questão pessoal, já que conheço muitas distros com a mesma proposta. Mas uma boa colocação como a tua me mostra como elas são importantes.

        Cumprimentos

        Fernando.

  11. Avatar de Maçarico...
    Maçarico…

    Boas tardes a todos,

    Sei que provavelmente é mais do mesmo, mas já à tempos que gostava de iniciar no mundo linux… mas tenho várias questões não sei se me podem ajudar:

    – por onde começar?
    qual a distribuição?
    como instalar o que consultar, etc…
    algum tópico? ou algum blog?
    muito obrigado e desculpem esta questão….

    P.S: já me adicionei ao grupo do pplware linux.

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Olá, vou tentar ser curto para não fazer testamento.

      Se te vais iniciar agora no Mundo Linux, começa por uma baseada no Ubuntu, pois mesmo que te apareça um problema em pouco tempo fica resolvido e normalmente é de fácil resolução. Como é baseada em Ubuntu vais encontrar muitos foruns/sites/blogs por toda a net, logo ai já sabes que contas com um grande suporte.

      Qual distribuição? Primeiro de tudo, olha, lê, se te agrada, experimenta sem medo, nem que seja numa maquina virtual. Não leias muitas opiniões sobre esta é melhor do que aquela porque esta tem este efeito e aquela não, isso só confunde. Se te agrada, experimentas, se correr bem, instalas nem que seja em Dual-Boot.

      Instalar uma distribuição é muito fácil, tão fácil ou mais do que instalar um Windows, baseada no Ubuntu então é tudo a base de clique-seguinte-clique-seguinte…

      Aqui no Pplware tens alguns tópicos que te podem ajudar, procura na secção Linux.

      Se já estas inscrito no grupo do Pplware Linux já é meio caminho andando.

      Espero não te ter feito muita confusão.

      Cmps

  12. Avatar de Mário Pereira
    Mário Pereira

    Linux mint com versão cinnamon é melhor para inicar, o output é bastante friendly e facil de usar.

    Melhor parte de ler esta review é o efeito boomerang, vi no google+ esta distro, postei no grupo linux da pplware e agora volto a ver no google+ mas pela pplware. hehehhe

    Continuem o bom trabalho! OpenSource para todo mundo 🙂

  13. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Boa tarde ,

    Sendo que já és membro , coloca sff esse tópico no nosso fórum que te vamos todos sem excepção te ajudar , quando colocares o teu artigo menciona qual a tua maquina e quais as características de forma a que te possamos dar conselhos mais assertivos , se queres começar a ver por exemplo vídeos sobre Linux e na Língua de Camões tens o eu canal que aborda muito a interface KDE , tens 58 vídeos que vão sempre ensinando qualquer coisa mais todos em HD e todas as semanas faço pelo menos 1 , aqui tens o link do meu canal

    http://www.youtube.com/user/1960serva

    Espero ver-te em breve pela comunidade Linux e sobretudo que gostes do nosso espírito de entreajuda , uma coisa que não temos é tiques , cada um sabe alguma coisa sempre que acrescenta maior conhecimento , mesmo tu provavelmente dentro de pouco tempo já o estarás a fazer , já vi isso com alguns membros que se iniciaram e que o vicio lhes foi pegado , uma coisa te garanto ninguém te vai responder ….. é pá que pergunta é essa … espero ter-me feito entender , bem vindo ao Linux e espero que com ele muitas horas de divertimento .

    Grande abraço

    Carlos Carvalho

  14. Avatar de Baal
    Baal

    ja estou a testar parace ser muito bom

  15. Avatar de Ilovebacktrack
    Ilovebacktrack

    Boas,
    Esta distro parece ser aquilo que procuro, contudo tenho uma pergunta,
    Como faço para importar um ficheiro .reg de forma a que o programa em causa corra sem estar em “Demo”?
    É que já vi e tentei várias formas, mas, fico sempre na mesma, ou seja, em “Demo”.

  16. Avatar de monux
    monux

    – Vamos lá, bora testar! 🙂

  17. Avatar de sakura
    sakura

    http://unetbootin.sourceforge.net/

    não sei se sabem que com ^^ isto pode-se instalar as .iso diretamente no disco , o programa instala um bootloder e desinstala corretamente (dual-boot) em xp, win7 win8<—???

    pq no pem no cd no net … basta espaco no disco.
    em linux <<– ??? nas não sei se qd se desinstala remove /boot ?

  18. Avatar de Vrc
    Vrc

    Gostei muito, pessoalmente uso BIG LINUX uma distro dentro da mesma filosofia mas em português, com muitos efeitos (compiz,emerald) e muitas aplicações pré-instaladas, bastante estavel.
    http://distrowatch.com/index.php?distribution=biglinux&month=all&year=all

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Bom dia ,

      Eu ainda tenho a 11.10 instalada num HDD de 2 TB e ainda funciona tranquilamente e tem a minha interface favorita o KDE .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  19. Avatar de Baal
    Baal

    e mesmo muito bom acho que até ficou melhor que o ubuntu

  20. Avatar de okapi
    okapi

    Para quem não sabe esta é a Distro Linux Nacional do Sri Lanka e o nome Cylon provem do simbolo do Leão que está no escudo da bandeira que quer dizer +- ” O Reino do Leão “

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Boa ,

      Mais uma informação muito pertinente , esta história de distros nacionais parece estar a pegar moda , já são vários os Países ou até mesmo regiões como é o caso da nossa vizinha Espanha que têm distribuições Linux oficias .

      Os meus sinceros agradecimentos

      Carlos Carvalho

  21. Avatar de Maçarico
    Maçarico

    Antes de mais… muito obrigado, JP (djlinux), Mário Pereira, Carlos Carvalho e restantes pela recepção e dicas.
    Vou explorar e ver os vídeos.

    Mais uma vez, muito obrigado.
    Um abraço,
    Hélder Marques

  22. Avatar de tfaeu
    tfaeu

    Embora eu já não ande pelo mundo Linux (directamente), esta parece-me uma boa distribuição!

    E é engraçado que mal comecei a ler a “notícia” e pensei logo:
    “Espera lá, isto parece escrito pelo Serva!”.
    Fui ver e… Carlos Carvalho (ex Serva)! 😀

    Parabéns pelo artigo 🙂

  23. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    EH , EH , eu tinha avisado já a algum tempo que iria mudar de nick para o meu real nome , muito obrigado pelas tuas palavras .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

  24. Avatar de sapista
    sapista

    É sempre bom que alguém nos fale sobre distribuições desconhecidas, mas neste caso parece publicidade é tudo muito bom seja o que for.

  25. Avatar de carlos
    carlos

    nao consigo colocar isto em PT, e a tecla zero activa a mudanca de screen o tab nao funciona,é normal?

  26. Avatar de James Bond
    James Bond

    “Achas que as distribuições baseadas no Ubuntu, estão melhores que o próprio Ubuntu?”

    Todas as distribuições de base, portanto não baseadas no Ubuntu, estão muito melhores que o próprio Ubuntu. 🙂

  27. Avatar de jedi
    jedi

    simplesmente fantastica esta distro. Eu quando uso linux gosto Xubuntu mas esta, está um must.

    já agora com se troca entre ambientes de trabalho?

    brigado.

  28. Avatar de Marco Sousa
    Marco Sousa

    Boa noite,
    Uma pergunta que não tem haver com o artigo, tenho o Xubuntu 32bits numa máquina 32bits, com 4gb de memoria, ele só esta a usar 3,5GB??
    Conheço o Linux desde 99 mas nunca usei à “séria” desde à 2 semanas que praticamente só uso Linux.

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Marco , está a usar a versão do Xubuntu de 32 bits tens de fazer o download da de 64 bits .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  29. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Já instalei e por enquanto estou a gostar, vem com muito software mas ao mesmo tempo é “leve”, e tem um visual agradável.

  30. Avatar de Jose Ribeiro - Portugal
    Jose Ribeiro – Portugal

    Olá.

    Usei-o numa pen. testei ligar-me á rede sem fios cá de casa através do wifi radar que vem lá instalado e não consegui. Podem dizer o procedimento correto? Vi no video que consegue ligar-se á rede sem fios nas aí está num live cd ou já tem o cyclon instalado no computador?
    obrigado.

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      José Ribeiro ,

      Tenho a ISO numa pen , faz o seguinte , na barra superior tens o símbolo de recepção do WIFI , desactiva completamente a rede , e depois voltas a activar a ethernet e o wifi em principio resolve-te o problema , verifica também se está a colocar o protocolo correcto na password .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Jose Ribeiro - Portugal
        Jose Ribeiro – Portugal

        Estou noutro cenário: instalei-o no computador. Ás vezes
        perco o juízo e aposto em frente, mas isto precisa aqui de
        apoio:continuo a não conseguir ligar á minha rede wi-fi. Quando
        ligo o wifi radar e faço CONNET ele fica a ADQUIRING IP ADRESS DHCP
        desisti noutra alturas por esta razão: é que assim não posso ir
        para ao passo seguinte: entrar nos outros computadores cá de
        casa… Qualquer ajuda é bem vinda.

  31. Avatar de Erivelto
    Erivelto

    Não consegui de forma alguma colocar em pt, embora tenha baixado os pacotes necessários, o idioma pt não aparece lá.
    Alguma sugestão?

  32. Avatar de jose luiz
    jose luiz

    tenho o mesmo problema se resolver me ajude

  33. Avatar de Erivelto
    Erivelto

    E ai pessoal?
    Nenhum heave user de ubuntu não teria como explicar para nois ” leigos” como deixa-lo em PT ???

    1. Avatar de JP (djlinux)

      System Settings – Language Support … E escolhes Português.

      1. Avatar de Flavio Carvalho
        Flavio Carvalho

        Ja tentei isso e não muda de jeito nenhum, tem como mudar editado os arquivos de configuração manualmente?

  34. Avatar de Erivelto
    Erivelto

    Digo, heavy user.

    1. Avatar de Flavio Carvalho
      Flavio Carvalho

      E serio, como deixar em portugues?

  35. Avatar de joaocertal
    joaocertal

    Fiz ystem Settings – Language Support – instalei o português, mas a linguagem não fica disponível para ser selecionada. Alguem sabe como resolver ?

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Que versão do Ubuntu estas a usar?

    2. Avatar de Max Brasil
      Max Brasil

      O meu cylon não habilita o portugues. A linguagem esta instalada, porém não aparece na lista, somente tem vários idiomas em ingles e agora apareceu german, entretanto o portugues não aparece. Alguém pode me ajudar.

  36. Avatar de guedes
    guedes

    também acontece o mesmo comigo!!!

  37. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Boa noite ,

    Hoje já não tenho tempo porque estou a acabar um trabalho no openshot que irá abrir os meus próximos vídeos que irei publicar no meu canal , estou precisamente a trabalhar para fazer o upload da review do Mint 14 KDE , mas amanhã vou ver essa questão da língua .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de TT
      TT

      Por Falar em Openshot, neste momento está a correr uma campanha do mesmo no kickstarter para juntar fundos para melhorar o Openshot e sinceramente os strech goals que eles definiram até deixam uma pessoa a salivar… um software de edição de video de nível profissional open source merece todo o nosso apoio!!! Eu já contribuí, quem o usa aproveite para divulgar pois todos nos ganhamos com este kickstarter!!! http://www.kickstarter.com/projects/421164014/openshot-video-editor-for-windows-mac-and-linux

      atentamente

    2. Avatar de White Shark
      White Shark

      Boa noite Carlos.
      Estou a cobrar esta sua promessa. O cylon é uma distro que gosto e como tal gostaria de a por a funcionar em Pt. Sou um fã do mundo Linux, mas muito “maçarico”, como tal agradeço o mais possivel de promenores

  38. Avatar de RenatoFL
    RenatoFL

    Não consigo passar para o PT_br . Peço ajuda . Acho que é um problema na distro . Grande Abç.

  39. Avatar de camt
    camt

    Distro bastante interessante mas baixar fiheiros torrent é um pouco dificil por causa do Get Jet que está instalado por defeito, tirando isso está bastante boa muito semelhante ao Biglinux. É bastante fluida se eu não instalar os drivers propriatários da nvidea, eu tenho um hp presario cq60 e um dos problemas que sempretive foi com a placa grafica para além do aquecimento excessivo que nunca consegui resolver.

  40. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Mais um grupinho que coloca um papel de parede diferente, muda o tema, e diz que criou uma distribuição nova. ¬¬

  41. Avatar de JP (djlinux)

    Realmente a ignorância não tem limites. Essa mania de dizer que todas as Distros. são iguais é o cumulo da ignorância.

    Vocês tem a noção da dificuldade que é fazer uma Distro. como deve de ser? Vou dar um pequeno exemplo, nunca vos aconteceu instalar uma aplicação e por alguma razão não a conseguirem usar? Por mais pequeno e fácil que seja o erro que proíbe o uso da aplicação.

    Agora façam uma Distro. e ponham essa aplicação a funcionar como deve de ser. Não é apenas pegar em aplicações e “jogar” para dentro da Distro. é preciso certificar que tudo esta bem e quando não esta emendar o ou os erros.

    Mudar o Wallpaper qualquer criança muda, por uma Distro. a funcionar a 100% já não é bem assim.

    Essa mania de por tudo no mesmo saco…

  42. Avatar de Adam
    Adam

    boa tarde
    tenho um problema na instalação, quando vou a installer fico com o ecrã cinzento depois o notebook
    reinicia alguém me pode ajudar?
    obrigado

  43. Avatar de Jorge Fernndes
    Jorge Fernndes

    Tenho tentado desde ontem, domingo, instalar esta versão no
    meu MAC ou no Magalhães (de salvaguarda) e não consigo. Já tentei
    criar uma USB de instalação através do Unetbootin no MAC e no
    Windows e nada. Gostava de vos pedir que criassem um Manual para
    Tótós de como instalar esta versão, por favor. Obrigado

  44. Avatar de Tiago Pereira
    Tiago Pereira

    Boa tarde,
    Estou a tentar instalar o “cylon”, mas visto que já tenho o Win8 no pc estou a tentar colocar em dual boot.
    Neste momento estou com um problema e não sei como resolver.
    Quando arranco pela pen o Cylon, escolho a opção “something else” e ao passar para a janela para criar as partições não me é apresentada o “free space” ou seja o espaço que eu tenho livre.
    Como posso contornar isto?
    aguardo uma resposta.
    cumprimentos,
    Tiago Pereira

  45. Avatar de Jorge Fernandes
    Jorge Fernandes

    IUPI!!!!

    Depois de tanto ler, lá encontrei o manual para tótós (eu o principal deles) no PPLWARE – https://pplware.sitedev.pt/windows/software/universal-usb-installer-123-e-linux-numa-penusb/

    É mesmo fácil e rápido…

    Obrigado a todos e continuem o excelente trabalho

  46. Avatar de Adonai
    Adonai

    Achas que as distribuições baseadas no Ubuntu, estão melhores que o próprio Ubuntu?
    Com toda certeza as distribuições baseadas no ubuntu, estão melhores que o próprio ubuntu, eu vivo testando distribuições, já testei muitas, e todas as distribuições baseadas em ubuntu que eu testei até agora funcionam melhor do que o próprio ubuntu.

  47. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Linux Cylon? LOL. Eles andam aí…

    A Battlestar Galactica converteu-se ao Linux???

  48. Avatar de Erivelto
    Erivelto

    E ai pessoal, alguma solução em relação a colocar o idioma PT????????

  49. Avatar de ElectroescadaSq
    ElectroescadaSq

    Bem que gostava de ter esta versão a “bombar” mas assim que o instalei por e simplesmente metade das teclas deixaram de funcionar com esta versão.

    Xubuntu 1 – Cylon 0

    Logo agora que já andava entusiasmado a quer Linux…

  50. Avatar de White Shark
    White Shark

    E o Pt, não se consegue arranjar solução para este pequeno defeito? Obrigado

  51. Avatar de Jorge Fernandes
    Jorge Fernandes

    Bom dia Karapau,

    Não consegues instalar porque o PC que tens deve ser 32 bit e o Cylon é um sistema 64 bit.

    Cumprimentos,

    Jorge Fernandes

    1. Avatar de Karapau
      Karapau

      Boa tarde Jorge Fernandes,

      Pensei que a versão era de 32 bits.

      Obrigado.
      Cumprimentos.

  52. Avatar de Karapau
    Karapau

    mais uma vez boa tarde jorge Fernandes,

    Desculpa a minha ignorância, mas fui ao site do Cylon e copiei os detalhes técnicos, e penso ser uma versão de
    32 bit. Se estiver errado e se tiveres paciência, podes explicar-me como sei se as versões sã de 32 ou 64 bits.

    Package Management : Debian Packager with APT
    Desktop Environment : Gnome Classic (also contains Unity & Gnome Shell)
    Kernel Version : 3.2.0.30.32
    OS Family : Unix-like
    Source Model : Partially Open Source (Contains non-free applications)
    Current Version : 12.04.1
    Parent Distribution : Ubuntu Linux 12.04 LTS
    License : Mainly the GNU GPL and various other free software
    Architecture : Intel x86 (32bit)
    Installation Medium : 2.5 GB ISO image
    MD-5 Checksum : ba092dad03317677887565a4aa0a59f1

  53. Avatar de Jorge Fernandes
    Jorge Fernandes

    Boa tarde Karapau,

    O erro foi meu que confundi com uma outra distro.

    Dependendo do S. O. que usas atualmente, podes utilizar os seguintes software para criação do LIVECD de instalação:

    MAC – Unetbootin
    Windows – Universal USB Installer

    Eu aconselho vivamente a usares o Universal USB Installer – tens aqui um tutorial – https://pplware.sitedev.pt/windows/software/universal-usb-installer-123-e-linux-numa-penusb/

    Eu tive imensos erros no Unetbootin para MAC.

    Quanto à melhor forma de saber se se trata de uma distro 32 ou 64 bit, é fazeres o que fizeste. Nada melhor que o site do criador da distro.

    Eu próprio testei esta distro e, pelo menos graficamente, é bastante agradável.

    Tenho um Magalhães (1.º versão) que tem sido usado para testar estas novas distro. Acabo de instalar a MINT. Não é tão agradável graficamente mas bastante eficaz.

    Alguma coisa, dispõe.

    Cumprimentos,

    Jorge Fernandes

  54. Avatar de Karapau
    Karapau

    Bom dia Jorge,

    Realmente tentei com o Unebootin para Windows, agora vou seguir o teu conselho e no próximo fim de semana, ou antes, vou fazer nova tentativa. Assim que o fizer dar-te-ei o feedback.

    Obrigado por tudo.

    Cumprimentos,
    Krp

  55. Avatar de Welington
    Welington

    Boa tarde,

    Gostei muito desta distro, mas não consigo colocar o idioma em
    Pt, alguem sabe com resolver?

    Obrigado.

  56. Avatar de Jorge Fernandes
    Jorge Fernandes

    Bom dia,

    Karapau, isso já rola? Ontem “descubri” uma distro mesmo à medida das minhas necessidades. Já aqui, no PPLWARE, tinham falado dela mas ainda não a tinha visto. Faz uma pesquisa por JOLI OS e testa. Se procuras um S. O. para uma máquina “básica” e bastante leve, é o ideal.

    Bom fim de semana,

    Jorge Fernandes

    1. Avatar de Karapau
      Karapau

      Bom dia Jorge,

      Não.
      Continua sem criar o grub. Tenho insistido muito no CYLON por me parecer muito atraente e com acesso ao centro de software do Ubuntu, além disso convém-me manter o XP, porque necessito de usar o MS office. Agora vou tentar o JOLI OS.

      Obrigado e bom fim-de- semana.

      1. Avatar de Nuno Gonçalves
        Nuno Gonçalves

        Para usar o Office no Cylon usa o Wine e tens à disposição o office 2010.
        Não é a versão mais recente mas evita a utilização VM Xp para usar apenas o office.

        No Cylon como a base é ubunto é sem problemas
        ate agora nunca crashou 🙂

        1. Avatar de karapau
          karapau

          Nuno,

          o meu problema é não conseguir instalar o Cylon em dual boot com o XP.
          Se me puderes ajudar agradeço. Porque quero entrar no mundo do Linux, mas estou muito cru e só tenho encontrado dificuldades.
          Obrigado.

  57. Avatar de João Gama
    João Gama

    Boas,

    Sei que já muita gente perguntou mas não há nenhuma maneira de deixar esta distro em Português.

    Obrigado

    1. Avatar de rodrigo

      tem como deixa-la sim, o problema é que os repositórios para tualização da mesma, estão fora. se agente conseguisse arruma-los, aí conseguiriamos dexar em PT e/ou PT-BR

  58. Avatar de Rangel
    Rangel

    Cylon Linux é de Sirilanka.

    Abs.

  59. Avatar de rodrigo

    Bonita distro. Baixe e instalei no not, hoje, mas está com os repostórios de atualização fora. ou seja, não se pode atualiza-la, está dando erro direto na atualização.
    Usei o atuazador automático, mas demorava demais e então fui no bom e velho terminal e o dist-upgrade ou upgrade, dava erro. Não conseguia localizar o app. Pena. Essa é uma distro que tem o que falar; se alguém tem uma idéia de como faze-la funcionar. Favor mer passa, pois é uma distro que eu usaria

    1. Avatar de rodrigo

      alguem pode ajudar a arrumar os repositórios para tualização desta distro?

  60. Avatar de alexsandro carlos
    alexsandro carlos

    Bom dia passoal, algem podia me disse , se o download desta distribuição linux cylon-, pois não consigo fazer o download , algem sabe por que ????, e se tem outro bom modo de baixa esta distribuiçao????, me ajudem ai galera e adiministrador .

    obrigadooo..

    1. Avatar de alexsandro carlos
      alexsandro carlos

      obrigado rodrigo por ajuda , mas este seu link nãp pega blz, se vc tiver outra forma de me ajuda abaixa este linux , eu agradeço blz um abraço ..

  61. Avatar de Luiz Paulo
    Luiz Paulo

    Eai nada sobre o idioma pt-br no cylon. Alguma novidade galera?

  62. Avatar de Lucas
    Lucas

    Olá! Pessoal, achei muito bonito o sistema e gostaria de testá-lo. Baixei do link direto do site oficial, mas ao instalar na Virtual Box ele trava antes de entrar no processo de instalação… alguém está tendo este problema ou saberia resolvê-lo?? OBS.: estou usando 1024 MB de RAM para a máquina virtual.