Configuração de um servidor e cliente NFS no CentOS 7

7 Comentários

Imagine que pretende ter um disco virtual único “partilhado” entre as várias máquinas da sua rede. No Linux tal configuração pode ser facilmente realizada configurando o Network File System (NFS), um sistema de ficheiros partilhado que permite montar directórios remotos na nossa máquina.

Hoje ensinamos como podem instalar e configurar um servidor e clientes NFS no CentOS 7.

nfs_02


O que é o NFS?

Tal como referido, o protocolo NFS possibilita que o sistema de ficheiros de um servidor possa ser mapeado em outros servidores. O protocolo NFS é suportado pelo Kernel Linux e a sua configuração num servidor é relativamente simples. De referir também que um servidor NFS pode ser configurado como servidor ou cliente permitindo que desta forma que partilhe o seu próprio sistema de ficheiro ou que importe o sistema de ficheiros de outros servidores.

Cenários de implementação do NFS

O NFS pode ser implementado nos mais diversos cenários mas vamos dar um exemplo para que se perceba melhor a sua utilidade. Imagine por exemplo que é administrador de uma rede informática e faz a gestão de um conjunto de máquinas Linux. Em cada máquina tem um utilizador criado o que significa que, em cada servidor, tem uma área de trabalho (ex: /home/ppinto). Com a configuração do protocolo NFS num dos servidores, essa área de trabalho pode ser partilhada, passando a estar também disponível em outros servidores (os mesmos ficheiros e directórios disponíveis em todos os servidores).

Como configurar o NFS?

SERVIDOR

Para instalar e configurar o NFS no servidor deve seguir os seguintes passos:

Passo 1) Instalar o NF

yum install nfs-utils

Passo 2) Criar directório para partilha

mkdir /var/public

Passo 3) Definir permissões

chmod -R 777 /var/public

Passo 4) Indicar quais as máquinas que têm acesso à partilha

nano /etc/exports

# partilha (leitura e escrita rw) do directório /home/public para as máquinas da rede 192.168.10.0/24

e acrescentar

/var/public 192.168.10.0/255.255.255.0(rw)

Depois de realizada a configuração, vamos activar a exportação usando o comando

exports –a

Iniciar e acrescentar ao arranque os seguintes serviços

systemctl enable rpcbind
systemctl enable nfs-server
systemctl enable nfs-lock
systemctl enable nfs-idmap
systemctl start rpcbind
systemctl start nfs-server
systemctl start nfs-lock
systemctl start nfs-idmap

nfs_01

CLIENTE

Do lado do cliente, apenas é necessário instalar alguns utilitários do NFS através do comando:

yum install nfs-utils

Iniciar e acrescentar ao arranque os seguintes serviços:

systemctl enable rpcbind
systemctl enable nfs-server
systemctl enable nfs-lock
systemctl enable nfs-idmap
systemctl start rpcbind
systemctl start nfs-server
systemctl start nfs-lock
systemctl start nfs-idmap
/pre>

Em seguida criamos um directório para montar o sistema de ficheiros paratilhado do servidor
mkdir /var/public

Por fim basta mapear o directório do servidor no directório do cliente. Considerando que o servidor tem associado o IP: 192.168.10.254, bastaria usar o comando:

mount –t nfs 192.168.10.254:/home/public /home/public

E está feito. Este pequeno tutorial teve como principal objectivo dar uma ideia das potencialidades do NFS. Existem muitas outras configurações que podem ser realizadas de acordo com o cenário a implementar.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Muito bem explicado! obrigado pelo tutorial.
    cumprimentos

  2. Avatar de irlm
    irlm

    no Fedora, dá-me erro no serviço nfs-lock, idmap
    “Failed to execute operation: No such file or directory”, e na parte exports-a não existe comando.

    o que devo fazer?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      ve no exports se tens o espaço para -a

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Boa tarde,
    Nisto de Linux posso considerar-me um nabo. Daí a minha pergunta:
    Para partilhas com sistemas Windows é ou não é obrigatório o uso de SAMBA ?
    Outra pergunta é como substituir o Active Directory do Windows por um Sistema baseado em Linux, possibilitando Group Policy e Execução de Scripts no arranque (através do GPO). Obrigado

    1. Avatar de TP
      TP

      Apesar de haver cliente NFS para Windows, em ambientes mistos sem dúvida Samba.

      Relativamente à segunda pergunta, não existe algo idêntico para linux com todas essas funcionalidades. Mas consegues fazer muita coisa com LDAP.

      Boa Sorte ::evil::

    2. Avatar de Márcio
      Márcio

      Olá, não te consigo responder a todas as tuas questões mas de certo que haverá alguem que te vai conseguir responder.
      Em relação à partilha com windows não é obrigatiorio o uso de samba mas caso escolhas este sistema nfs terás de fazer algumas alterações do lado do windows podes ver aqui, como proceder.

  4. Avatar de Nuno Catarino
    Nuno Catarino

    existe um erro na última linha
    onde diz:
    mount –t nfs 192.168.10.254:/home/public /home/public
    deverá ser:
    mount –t nfs 192.168.10.254:/var/public /var/public