Compiz Fusion: Breve explicação e vídeos

26 Comentários

Pode parecer incrível mas ainda não publiquei nada (sem ser a votação para o logótipo) sobre este tema. Não será pois novidade para muitos de vós mas mesmo assim poderei explicar a quem não conhece o que é isso do Compiz Fusion e mostrar-vos dois vídeos espectaculares sobre ele.

imagem_compizfusion.jpeg

O que é o Compiz Fusion? Trata-se de um gestor de janelas que resultou da fusão de dois outros projectos: Compiz e Beryl. Com esta fusão aproveitou-se o melhor dos dois mundos, ou seja, o núcleo do programa continua a ser o do Compiz (que é o programa original, já que o Beryl era um fork do Compiz), enquanto os plugins são os melhores do Compiz-extras e do Beryl.


Actualmente ainda não existe nenhuma versão estável, pelo que quem quiser instalar no seu Ubuntu a versão de desenvolvimento, poderá seguir este guia fornecido pelo Guia Ubuntu PT.

Quanto aos vídeos, não tenho duvida que vocês vão gostar porque eles mostram que a fusão trouxe plugins espectaculares, entre os quais destaco o meu favorito de seu nome Expo.

Vídeo 1

[kml_flashembed movie=”http://www.youtube.com/v/E4Fbk52Mk1w” height=”425″ width=”350″ /]

Vídeo 2
[kml_flashembed movie=”http://www.youtube.com/v/_ImW0-MgR8I” height=”425″ width=”350″ /]

Agora que já viram os vídeos, gostaria de ler as vossas opiniões nos comentários, digam qual o vosso “efeito” preferido e saber se a tendência actual para trazer o Compiz Fusion activado de origem (como vai acontecer no Ubuntu 7.10) será ou não uma boa escolha.
Está aberto o debate!
Fórum: Compiz Forums
Homepage: OpenCompositing

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    Sem duvida que está espectacular! para mim o “efeito” com mais utilidade é o grup/tab plugin

  2. Avatar de Shote
    Shote

    Está muito bom mesmo e concordo que venha por default no próximo Ubuntu. Só há um contra, quem tem placas ATI (mais actuais) não consegue utilizar compiz-fusion, por pesquisa e experiência própria no assunto.

  3. Avatar de luis
    luis

    Apesar de ainda não existir uma versão estável, a versão actual correr as mil maravilhas aqui no meu pc! Quanto aos efeitos uso o glide2 para as janelas e o zoom para o resto, e claro aquele efeito maluco quando se move as janelas 🙂

  4. Avatar de Pedro Paixão
    Pedro Paixão

    Eu gostei de todos os efeitos.
    Em relação a Ubuntu trazer activado de origem o compiz fusion activado acho muito bem, visto que é um distribuição para desktops. Melhor fazer como a distribuição Sabayon que não instalação permite escolher se queremos a acelaração de video activada ou não.

    Gostei muito de post. Parabéns.

  5. Avatar de Diego Marcell²

    Muito loucooo, ficou beeem melhor que o Beryl mesmo. O meu não chega nem perto disso.

    O.O

    Quero pra mim tambémmm, vou procurar já e colocar no meu.
    Poderia vir de fábrica né no Ubuntu.

    =D

  6. Avatar de Diego Marcell²

    Outra coisa, precisa de uma placa “boa” pra mexer desta maneira que mexem no vídeo, no mínimo da família GF 6 pra cima.

    ^^

  7. Avatar de António Pedro

    Só é pena que aquela gente da ATI continue a lançar pseudo-drivers que ainda não suportam AIGLX…

  8. Avatar de Toni Almeida

    Realmente esta bonito, todos os efeitos estão bem pensados e parece ser bem agradável trabalhar com isso, mas eu não usava metade da “tralha” que isso traz LOOL Deve comer pouco a Grafica e a Ram =L Gosto do meu XP com skin Simples do Mac Tiger com object dock escondido pra quando preciso e sem icons a atrapalhar =)
    Mas hei-de experimentar um dia, Bom post.

  9. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Com certeza deve vir por default no ubuntu, eu já não consigo viver sem esses efeitos, que são muito útils.

  10. Avatar de dc
    dc

    Well… O GroupTab e o Ring para mim são as melhores e mais úteis.

    Outras já conhecia no Mac OS, nada de novo…

    Se vem activado… tanto me faz, o que é preciso é que haja Drivers… porque de todos os PC’s aqui em casa, não á nenhum que aguente com o Berryl a 100%.

    Já tou como o Vista… ou os gajos pensam primeiro nos Drivers, ou então nada feito, porque mais de metade do pessoal fica a unhar!

    Agora vamos lá ver é quanto performance é que esses efeitos vão roubar ao sistema, é mais leve que o Aero do Vista, disso não á duvidas, mas leve até que ponto?

    CUMPS

  11. Avatar de Janatyhah
    Janatyhah

    Não compreendo, toda a gente (ou quase toda a gente) diz que estes efeitos no ubunto não precisam de grandes recursos de sistema, e o pessoal aqui está a dizer que precisa… em que é que ficamos?

    Sou user do Windows XP e ainda não pus o ubunto no meu pc um pouco por falta de tempo e um pouco de preguiça. Estou desejoso de por o ubuntu a bombar daquela forma no meu pc… que requisitos são precisos na realidade? quem experimentou que diga da sua justiça….

    Já agora tenho um AMD Athlon XP2600+, 512MB Ram e uma ATI Radeon 9600 será que consigo alguma coisa decente?

  12. Avatar de Andrius
    Andrius

    Em termos d maquinas é preciso ter uma maqina razoavel pa correr fluido como o Compiz so ou é preciso maqinao?

  13. Avatar de Fernando
    Fernando

    ola a todos!
    eu sou um iniciante nestas andanças do linux ubuntu e percebo muito pouco disto, mas mesmo assim arrisquei entrar neste mundo do LINUX.
    E tinha uma questao para colocar como aumento a resuloçao do monitor? desde ja obrigado.

  14. Avatar de dc
    dc

    @Fernando

    Editas o Xorg. Mas se tiveres o mesmo problema que eu, que é relativamente a Drivers, então deves tar a usar as Drives Genéricas, logo só consegues obter resoluções até 1024×768.

    Solução… Ou esperas por Drivers, ou compras uma placa gráfica nova e que seja compatível.
    Já agora, tens uma Ati Radeon ? ?

    Eu já passei noites á cabeçada com Drivers e a modificar o Xorg em 30 por uma linha e até fazer umas traquinices e o máximo que consegui foi algo semelhante a um BSOD, mas era um erro de Drivers do Linux em que o ecrã fica todo Azul, Amarelo e Vermelho. Tudo muito bonito… ou não!

  15. Avatar de Filipe
    Filipe

    Penso que se sair ja com o ubuntu 7.10 como ja foi anunciado acima por um membro, digam adeus ao windows!
    Penso que a cada dia que passa o Linux da um passo a frente, mais tarde ou mais cedo o Linux sera o sistema de eleiçao, eu apenas nao o posso usar pois trabalho com programas especificos que so actuao em windows (ainda) infelizmente:(

  16. Avatar de Master Bruno

    Muito loko os efeitos…

    Só que pena que com certeza não irá funcionar na minha On-Board 64Mb… Do mesmo jeito, eu acho que deveria vir por padrão no Ubuntu, e na instalação do Ubuntu deixar o mesmo analizar o sistema para ver se o nosso PC aguenta o tranco!

  17. Avatar de mat
    mat

    olá! alguem me pode ensinar como faço as chamas e o efeito zoom???

    abraço a todos

  18. Avatar de iGama

    uma correcção a noticia, já saiu uma versão estavel a semana passada, o 0.5.2 , só não há um repositório com ela ainda.

    O repositorio que está no guiaubuntupt é do GIT ( que contem sempre a última versão de desenvolvimento)

    Quanto a fluidez, eu tenho uma Ati 9200 64Mbs e 512 ram é fluido, por isso não é preciso um maquinão para ter os efeitos.

    Para activar/desactivar efeitos vão as preferencias do compiz-fusion, e activem o efeito, para ver o atalho é so ver nas opções do efeito que estão lá, n custa procurar.

  19. Avatar de iGama

    Outra coisa, o Compiz-Fusion está mt mais estavel/fluido que o Beryl ou compiz antigos 🙂

  20. Avatar de Balari

    @iGama
    A versão 0.5.2 é de desenvolvimento e não estável. A estável será a versão 0.6.0, enquanto isso, temos esta que é um género de beta, ao contrário das anteriores disponíveis que são os “previews” de quase todos os dias, ou seja, ainda mais instáveis do que esta 0.5.2.

    Se ires até ao site do compiz.org verás que no lado direito diz:
    v0.4 (stable)
    v0.5.2 (development)
    O mesmo é dito no blog do compiz-fusion.

    Tens toda a razão quando dizes que ele está muito mais fluido do que o compiz e beryl. O onde noto a maior diferença é no efeito de água, que no compiz fusion fui incomparável mente melhor do que nos anteriores.

    Um abraço.

  21. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    AIYO !! Muito fixe … alguns plugins serão mesmo só para ficar bonito mas outros devem dar mesmo muito jeito …. um dia destes tenho de por ubuntu no meu portátil e testar isso :p

  22. Avatar de bogas
    bogas

    e a utilidade?
    engraçado para quem passa horas a mais em frente ao pc sem saber o que fazer…

  23. Avatar de CaVeZ
    CaVeZ

    mt fixe. CompizFuzion rules. viva o linux. Meus senhores da M$ ponham os olhinhos para ver se para a procima fazeis algo de geito. 😉

  24. Avatar de Pedro Santa

    Quanto à questão deixada pelo post, pessoalmente, prefiro um sistema que venha striped, ou seja que tenha o mínimo de coisas a consumir recursos, e por isso gostava que o approach ao CompizFusion fosse o mesmo dado na 7.04, i.e., terem nas configurações um modo para activar todos esses efeitos gráficos. Porque apesar de serem giros sim senhor, tenho as minhas dúvidas em relação ao verdadeiro potencial de produtividade dessas gadgets…

    Cumps.

  25. Avatar de iGama

    @Balari
    Tens razão, erro meu.

    Quanto aos plugins disponiveis eu tenho quase todos desactivados, só uns 5 ou 6 activos.

  26. Avatar de Danilaros
    Danilaros

    Boas a todos, julgo que se gerou um pouco de confusão acerca dos efeitos do compiz-fusion virem activos por padrão, eles são activados por padrão caso a placa gráfica suportar as drivers open source, ou instalando as drivers proprietárias posteriormente, além do mais é possivel activar/desactivar os efeitos como bem nos apeteçer, caso o pc fique lento é só desactivar os efeitos, de qualquer forma tenho um portátil com uma intel 915 GML integrada a correr perfeitamente os efeitos, e mesmo assim a consumir menos recursos que o windows xp.