Como instalar o UBUNTU 6.10!

55 Comentários

Arrancam do CD e aparece o seguinte ecrã. Podem verificar se o CD tem algum defeito. É bom se for a primeira vez que estão a usar o CD. Podem correr o teste às memórias caso suspeitem de algum problema ou podem então iniciar o CD.


De seguida aparece este ecrã. É só esperar mais um pouco.


Chegaram ao desktop. Podem usar o CD como Live CD, ou seja, visualizar todos os programas, navegar na net se tiverem acesso e o vosso hardware tiver sido correctamente identificado, ou então clicar em install e começarem a instalação no disco. O ideal para quem é principiante é ter um disco só para o efeito. Assim mesmo que tenham algum problema não estragam nada.

A primeira pergunta que vão ter que responder é o idioma de instalação. Como podem ver existe em Português.

Seleccionar a localização e o fuso horário. O fuso horário pode ser acertado posteriormente.

Seleccionar o teclado.

Escolher o nome do utilizador e colocar a password. Não se esqueçam do nome do utilizador que escolheram e a password.

A seguinte imagem vai variar. Neste caso a instalação foi feita no VMware por isso aparece aquela informação. Se tiverem um disco só para brincarem com Linux escolham a opção de apagar todo o disco.
Ecrã a confirmar as escolhas. A instalação vai começar

Instalação em curso…

Porque não dar uma saltada ao Peopleware enquanto a instalação decorre e ler um pouco.

E de seguida ao Portugal@Folding 🙂

Instalação terminada com sucesso. Podem continuar a fazer o que estavam ou então é tempo de reiniciar e usufruírem do Ubuntu nativamente a partir do disco.

A primeira vez vão ter que clicar em enter para retirarem o CD da drive de DVD ou CD. Só depois é que ele vai continuar.

O PC reiniciou e estão no Ubuntu.

Divirtam-se. Apenas estão a dar os primeiros passos. Entraram num mundo totalmente gratuito.
Bem-vindos.

Autor: Metro
Homepage: Portugal@Folding

Partilhar:
Tags:

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Flip
    Flip

    Malta isto é como instalar o Xp, muito fácil! Têm já o openoffice (corresponde ao Office do XP) e acima de tudo, têm um sistema operativo gratuito! já não vão precisar de ter medo das inspecções eheheh

  2. Avatar de nuno

    gratuito e Livre!
    ps-é bom ver algo fora do windows, neste blog!

  3. Avatar de Esmifradito

    ainda hoje formatei o windows e voltei a instalar o xp, tive que fazer uns updates massacrantes etc etc, ja tava a ficar farto disto, o ubuntu parece-me uma excelente solução, vou já experimentar 🙂

  4. Avatar de RVSilva
    RVSilva

    Valeu VITOR!!!

  5. Avatar de Maluk3
    Maluk3

    Exelente ^^ entao com os coroe deve voar ^^

  6. Avatar de balari
    balari

    Reacções ao Edgy Eft?!
    Está realmente mais rapido o boot e o GNOME?
    O trafego ilimitado da oni ao fim de semana leva-me a só instalar o edgy no sabado de manha, até lá espero as vossas reacções.

    Aproveito para informar que o automatix2 para o ubuntu Edgy Eft já se encontra disponivel, tanto na versão i386 como amd64

    Para instalar sigam o link:
    http://getautomatix.com/wiki/index.php?title=Installation&Itemid=38#Installing_on_.28K.2CX.29Ubuntu_6.10_i386.2Camd64_.28Edgy.29

  7. Avatar de Maxi
    Maxi

    Boas…e ola Vitor…
    Antes de mais nada queria saber se é possivel me registar neste site…tive a tentar e nao consegui!!
    Mas o assunto q interessa mais é este:
    Alguem sabe m indicar um programa q converta avi,mpeg,dvd para mp3 ou seja: q dê pra extrair o som de um concerto em video para Mp3??

    Abraxos

  8. Avatar de pouic

    o que me deixa preso ao W$indows é mesmo a programação em asp.net :S já existe solução para linux onde possa programar asp.net ????

  9. Avatar de ESousa
    ESousa

    Sim.

    Instalar o VMWare no linux e instalar lá o XP. Se for só por causa do ASP.Net, instalar apenas os componentes essenciais, assim o XP fica “leve” e corre bem em VMWare.

    Abraços.

  10. Avatar de martins
    martins

    Acho bem a estrutura da instalação, mas a dúvida persiste como instalar o sofware linux Ubuntu no disco(hard drive) e como faze-lo?
    etc; são estes caminhos a precisar de mtos esclarecimentos para evitar erros.:)

  11. Avatar de Marco

    Bem já que o pplware está a falar sobre o Ubuntu 6.10 deixo aqui o link de um projecto começad por mim.

    http://www.GuiaUbuntuPT.org 🙂

  12. Avatar de ozie
    ozie

    Viva

    até que enfim falam em linux á maneira

    têm duvidas

    http://www.ubuntubrasil.org/ – este site ajuda muito e as comunidades também

    existe videos que ajudam a instalar o ubuntu

    esta distro é muito acessível a meu ver até mais fácil utilizar que o Windows xp

    abraços a todos

  13. Avatar de BisMarques
    BisMarques

    @Marco

    Desde já os meus parabens pelo trabalho que estás a fazer nesse teu projecto que é de uma grande utilidade para todos aqueles que querem experimentar o Ubuntu.

    Em relação a este tuturial, penso que quem tinha dúvidas em instalar o Ubuntu, ao ler tudo até ao fim deve de ficar exclarecido e conseguir fazer a instalação sozinho sem problemas.

    Have Fun

    BisMarques

  14. Avatar de Carlitos
    Carlitos

    boas pessoal umas duvidas: firewall e antivirus para este so? programas para ele equivalentes ao win? alguem pode ajudar? obrigado….

  15. Avatar de Ailton
    Ailton

    Instalei e correu tudo bem. Vou começar o aprendizado, parece um tanto fácil, mas para quem “nasceu” na informática através do windows, torna-se um pouco estranho.

    Recomendo a todos.

    @Carlitos
    neste sitio encontrar-a diversas aplicações p/ Linux
    http://superdownloads.uol.com.br/linux/index.html

    Um abraço a todos

  16. Avatar de VDIAS

    Ubuntu é bom, mas não creio que para todos…

    Verdade seja dita que aquilo ainda não está tão simples como o windows…

    Já agora a vossa opinião em relação ao kubuntu e/ou xubuntu…

    Preferem qual???

    Gnome… kde… Xcfe ???

  17. Avatar de devnull
    devnull

    @Carlitos:

    Podes instalar firewall e antivirus a partir do gestor de pacotes Synaptic. Só tens de activar os respositórios Universe e Multiverse. Instalar uma firewall continua a ser uma atitude de bom-senso em Linux, relativamente ao antivirus só precisas de o instalar para proteger os utilizadores de Windows deles próprios. Aconselho o Clam AntiVirus ou o F-Prot.

  18. Avatar de devnull
    devnull

    @Flip

    Isto não é como instalar XP, isto é mais fácil do que instalar XP. Além do mais no final da instalação tens um sistema funcional, coisa que não pode ser dita do XP.

    @Vdias

    Podias ser mais específico sobre o que não está tão simples como o windows? Quanto à preferência entre (K)(X)Ubuntu, é só uma questão de gosto. Mas se quiseres podes ter tudo ao mesmo tempo. Se tiveres Ubuntu instalado, podes adicionar Kubuntu, fazendo:

    sudo apt-get install kubuntu-desktop

    e para Xubuntu:

    sudo apt-get install xubuntu-desktop

    Agora no ecrã de login, em Sessões podes escolher a interface gráfica com que queres trabalhar: Gnome, KDE ou XFCE. Não estás preso a nenhuma delas. a escolha é toda tua!

  19. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu tenho 2 partições no meu computador, tem como eu juntar as 2 sem haver perda de arquivos e desestabilização do sistema?
    Qual é o tamanha ideal para a partição do Ubuntu?5 Gigabytes é suficiente?

  20. Avatar de ekanja
    ekanja

    Olá a todos!
    Aqui vai a pergunta de 1rookie.
    Tenho o winXP pro.
    Ao instalar o Ubuntu na minha máquina fico com os 2sistemas operativos sem qualquer problema certo?
    É no arranque do sistema que escolho qual deles usar??
    Gostava mesmo de experimentar o linux.
    Obrigado!!

    (Ah! como minha 1a x que posto queria deixar os parabens ao pplware.com. Sou leitor diário)

  21. Avatar de Carlos
    Carlos

    Saiu este mês no mercado uma revista de informática que não reparei no nome que traz o cd do umbuntu e toda ela é sobre duvidas e explicações é uma revista conhecida e custa 6.5€ logo talvez já saiba o nome, mas ajuda atodos os interessados
    Bem Haja
    Carlos

  22. Avatar de Carteiro
    Carteiro

    Boas…estou com problemas, começei a instalar o unbuntu no meu portatil e depois de escolher a opção instalar já se passou 2,30h e continua a ler o cd e o disco continua a funcionar e nada…ecran todo preto…devo cancelar? O pc é um pIII a 700, 13gigas, 128mb e a placa gráfica acho que só tem 16mb, será dos requisitos minimos?

    Thks

  23. Avatar de João Simão
    João Simão

    Será de mim mas funcinando como live prefiro o Kuruming…

  24. Avatar de Marco

    Não é preciso anti-virus em Linux, a não ser para procurar virus de windows.

    Para quem se começa recomendo ler isto :

    http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Introducao_ao_Gnu/Linux

    http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ubuntu-noobs

    http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Como_instalar_tudo_em_Ubuntu

    e por fim, lista de equivalencias de programas windows-linux:

    http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php/Programas_linux

    Espero que estes textos ajudem a perceber melhor linux 🙂

  25. Avatar de devnull
    devnull

    @Carteiro

    Antes de tentares instalar alguma coisa, deves ler os requisito mínimos do que pretendes instalar. O problema é que não possuis memória suficiente para instalar o Ubuntu. Devido ao Gnome (interface gráfica que o Ubuntu instala por defeito) é necessário ter 256 MB de RAM. Assim sendo, para um computador com essas características recomendo uma das versões light:

    Xubuntu – http://www.xubuntu.org/
    Fluxbuntu – http://fluxbuntu.org/

  26. Avatar de Nuno Reimor

    @Maxi

    Para extraires as faixas sonoras de dvds:
    DVD Audio Ripper da IMTOO
    Se fôr para extrair apenas de ficheiros avi ou mpg usa o VIRTUALDUB

    Cumprimentos

  27. Avatar de Mario

    Bom instalei o ubuntu mas ele leva-me sem exagero 5minutos para fazer o mouting do root file system.

    Alguém sabe porquê e como resolver isto?
    Se sim agradecia que deixassem comentário no meu blog, nem que seja para eu entrar em contacto via email.

    Cumprimentos e boa ajuda com este tutorial 🙂

  28. Avatar de Diego Marcell²

    Eu posso optar em escolher o Windows e o UBUNTU na hora de inicializar o PC ?

  29. Avatar de Metro

    @balari:

    Depois faço um tutorial para o Automatix2

    @ESousa

    Não é muito simples de instalar o VMware no Ubuntu. O VMware Player é fácil mas não permite criar VMs por isso não é uma boa solução.

    Vamos tentar ver se conseguimos um tutorial tb.

    @martins:
    Este guia é para instalar no disco.

    @Marco:
    Grande site. Imagino que já nos tenhamos cruzado por ai 😀

    @Carlitos:

    Firewall e Antivírus não são precisos. Os vírus do XP não fazem nada em Linux. Mas tens firewall disponível em Linux se quiseres e antivírus também. Instalas com o Automatix 

    @VDIAS:
    Eu acredito que o Ubutnu é mais simples em muitas coisas que o Windows. Outras não.
    Não serve para toda a gente como é obvio mas é cada vez mais uma alternativa. Disso não tenho dúvidas.

    @Bruno:
    De preferência arranja um disco só para o Ubuntu. Para principiantes é o ideal. Eu arranjavca uma partição de uns 8GB para depois poder instalar e brincar à vontade.

    @ekanja:

    Não é bem assim. Liberta espaço no disco. Deixa-o não particionado. Instala o XP primeiro ou se já está óptimo e de seguida instalas o ubuntu. Mas eu não gosto de sugerir isto pq se tiveres problemas depois vais desisit. O ideal é um disco à parte ou o VMware.

    @Carlos:
    Se saiu numa revista saiu o 6.06. Ontem saiu a versão 6.10. Se puderem instalem esta versão que é mais recente.

    @Marco:

    Grande post. Muito útil para quem está a começar;)

    Já falei com o Vítor. Vamos ver se se consegue aqui criar mais um centro do Ubuntu. Eu infelizmente não tenho o tempo que gostaria.

  30. Avatar de BisMarques
    BisMarques

    @Metro
    Esta foi mesmo uma resposta a Metro (leia-se 1 metro) he he

    Have Fun

    BisMarques

  31. Avatar de Metro

    hehehehe.

    Uma review interessante do edgy.
    Mas isto é para depois 🙂

    http://lunapark6.com/?p=2501

  32. Avatar de Felipe'Corvo

    Não sei porque, mas eu tenho uma simpatia muito grande pelo Ubuntu… Acho ele uma coisa bem humana, unida! Adoro isso! =]

    @Marco
    Obrigado pelos links, agora entendi umas coisas que estavam caducando minha cabeça, mas gostaria de saber mais umas… =]

    – Se eu uso o Ubuntu tem como eu por o sistema gráfico KDE ao envez do GNOME? Se tiver, como eu faço isso?

    – O Ubuntu vem com o editor Kate?

    Abraços a todos! =D

  33. Avatar de Metro

    @Felipe

    Para instalar o KDE podes ir ao Synaptic e procurar por kubuntu-desktop. Ou então via consola colocas: sudo apt-get install kubuntu-desktop
    Editor no gnome tens o gedit.

    Se preferes mesmo o KDE ao Gnome entao talvez prefiras instalar logo o Kubuntu que é o Ubuntu mas com o KDE.

    http://www.kubuntu.org/

    No entanto se já tens o gnome faz o que eu disse no inicio.
    Para mudares do gnome para o KDE selecionas a sssão no gdm (quando colocas o utilizador .

  34. Avatar de ZLK
    ZLK

    Viva..acabei de instalar o Ubuntu mas não consigo efectuar uma ligação a internet..alguem pode ajudar?Utilizo um modem aolynk..

    Abraço, ZLK.

  35. Avatar de vitor

    Oi pessoal, já tentei aceder à net por wireless mas ainda não consegui configurar correctamente, alguem me da uma ajudinha?

  36. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    tenho umas perguntas a fazer será que me podem ajudar.
    1º tenho de tirar o XP ou posso instalar como um outro programa normal?
    2º os programas do XP foncionam com o ubuntu ou terei de por outros?
    será que alguém me pode ajudar nessas duvidas

  37. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Viva Caros amigos fanáticos por este site…..
    Devo dizer que a instalação do UBUNTU me correu péssimamente, ou melhor não correu……
    Mais de duas horas de loading em todas as opções de certeza que alguma coisa está mal no ISO que está disponivel para download…….
    Se alguem consegui instalar agradecia que dissesse alguma coisa…..

    AB

    Márcio Soares

  38. Avatar de João Santos
    João Santos

    Olá… eu fiz o download da imagem do ubuntu e gravei-a para um cd com o nero. Até aqui tudo bem. Inicio o PC apartir do cd e clico em: Start or install Ubuntu. Ele começa a carregar mas chaga ao carregamento do desktop X (penso que é assim que se chama) e encrava. Passado 5 minutos aparece um ecrã todo preto a dizer: uncompressing Ubuntu…OK (aparece mais algumas coisas mas não me lembro o quê) e depois até me aparece frases a identificar erros sucessivos. Ou seja, nem iniciar o Ubuntu como Live CD consigo. Ajudem-me!!

  39. Avatar de blitzk

    ora viva
    estava eu a passear pela pplware ate que encontrei este topico..
    bem, eu fiz o download da iso do kubuntu e do ubuntu, gravei para cd com o nero, na bios coloquei o boot pelo cd/dvd e o cd nao me arranca, tanto o ubuntu como o kubuntu, tambem ja experimentei com um live cd, que vinha numa revista de informatica e o mesmo nao me arranca, experimentei depois com o live inspire 5 e o resultado é o mesmo, nao arranca..se alguem me souber/poder ajudar agradecia..

    deixo as caracteristicas do pc portatil onde pretendo instalar:
    1gb ram ddr2
    grafica ati 128mb dedicados
    centrino 1.73

    cumprimentos

  40. Avatar de João Santos
    João Santos

    Eu tb não conseguia arrancar e em vez de arrancar o Ubuntu pelo: “Start or Install Ubuntu” arranquei apartir de: “Start Ubuntu in the safe Graphics Mode” e aí já consegui arrancar o meu live CD e também instalar o Ubuntu. Agora eu tenho é outro problema: alguém me sabe dizer se é possível modar a ordem no Grub? eu gostava que o Windows XP me aparecesse em primeiro lugar mas não aparece. E também não sei como mudar a ordem. Alguém me pode dizer?

  41. Avatar de Felipe'Corvo

    @Metro

    Desculpe a demora para responder, mas eu estava de férias na praia e não tive contato algum com PC… ^^

    Obrigado pelas respostas! 🙂

    Abraços!

  42. Avatar de CHAGAS

    Aqui fica esta curiosidade!
    http://cinexl.net/blog/uploads/2006/11/bgates_ubuntu.jpg

    Engraçado não! 😀 😀 😀 ???????????

    Um abraço,
    CHAGAS.

  43. Avatar de Roberto Fagá
    Roberto Fagá

    o que me deixa preso ao W$indows é mesmo a programação em asp.net :S já existe solução para linux onde possa programar asp.net ????

    resposta: Mono…

  44. Avatar de Nazgul
    Nazgul

    Não me sabem dizer como faço um menu onde tenha a opção de escolhar qual a utilizar, tipo o programa REMBO, que serve para arranjar o windows e outros…

    AJUDA!

  45. Avatar de Fernando
    Fernando

    Olha: Sou usuário do XP. Todavia o Ubuntu já é um grande avanço no Linux. Consegui instalar duas vezes sem qualquer dano ao XP que continua funcionando legal. Aproveitei e fiz várias partiçoes no disco (não esquecer de desfragmentar o XP antes de intalar o Ubuntu). Tem muita coisa a melhorar mas já foi um grande avanço. Se o pessoal ultrapassar a visão xiita de alguns usuários de linux, no futuro o ubuntu vai ser uma grande opção para nós mortais, simples usuários de mouse. O Ubuntu tem várias instalações automáticas não descritas pelos xiitas, como por exemplo o java, que todo tutorial quer fazer na unha e pode ser instalado automaticamente pelo gerenciador de pacotes. Ainda estou na fase de namoro com o ubuntu. Meu adaptador wireless USB não funciona nem a pau e camera também não, embora está seja reconhecida e o adaptador não. Mas já há uma luz no fim do tunel.

  46. Avatar de Fabrizio
    Fabrizio

    Meu disco do Ubuntu 6.10 não faz boot!!!!e agora???
    Help!!!

  47. Avatar de rmendes
    rmendes

    Quando tento instalar o ubuntu aparece m uma linha d comandos, logo a seguir ao primeiro passo ” start or install ubuntu”, esta diz (initranfs). Nao consigo sair daqui. alguma alma é capaz d m ajudar , sera k o cd tem erros. ah tenho tb o xp instalado sera esse o problema?
    abraço e obrigado

  48. Avatar de Nuno M

    Eu tenho um router Wireless da D-Link, como consigo instalar este no Linux? Suse 10 e na nova do Ubuntu?
    Tenho tido sempre problemas porque nunca consigo detectar o router. Sou directamente ligado ao router é que consigo net.

    Obrigado
    Boas dicas por aqui 🙂

  49. Avatar de reginaldo
    reginaldo

    onde eu baixo o UBUNTU parece muito interresante quero testar. hehe

  50. Avatar de francis amaro
    francis amaro

    instalar vmware no ubuntu7.04 e instalar xp tudo junto mas com
    (novato no linux)

  51. Avatar de brito
    brito

    gostaria de saber pq eu não consigo dar boot para instalar o programa ubuntu, com o cd que eu tenho

  52. Avatar de José Silva
    José Silva

    Viva
    Gravei o iso do fluxbuntu no local de trabalho e fiz uma tentativa de instalação do mesmo que correu normalmente.
    Cheguei a casa e tentei instalá-lo num celerom a 600 mhz que tenho e ao arrancar pelo CD diz-me que não existe nenhum CD.
    Mas se arrancar com o cd do Ubuntu 7.10 já arranca normalmente.
    Ora precisava de instalar o Fluxbuntu porque pelo que sei é mais aconselhado para este tipo de processadores sendo mais leve.
    Alguma dica
    Obrigado

  53. Avatar de Diego Fernandes
    Diego Fernandes

    Tentei fazer isso no meu PC, mas quando carrega o sistema o mouse nao mexe…. e não consigo ir com o teclado pra lá…
    Alguma solução ?

  54. Avatar de Joel
    Joel

    aonde eu acho a verção do ubuntu 6.10 para downlad
    alguem pode me ajudar por favor
    obrigado