Como instalar o Photoshop CS4 no Ubuntu 10.10

23 Comentários

Como sabemos, as principais empresas que desenvolvem aplicações para edição de imagem não apostam muito no mundo Linux. Apesar de nos últimos tempos terem aparecido algumas ferramentas open source até com alguma qualidade, também é verdade que neste segmento a Adobe leva alguns pontos de avanço.

Apesar de não existir uma versão nativa do Photoshop CS4 para Linux, vamos ver como podemos instalar no Ubuntu usando o Wine e PlayOnlinux.

photo_000


Como já referido, para procedermos à instalação do Photoshop CS4 no Ubuntu vamos necessitar do Wine e PlayonLinux.

Como instalar o Wine?

Para proceder à instalação do Wine, devem abrir o terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install wine1.3

Para instalarem o Photoshop CS4 no Ubuntu precisamos também de ter instalado o PlayOnLinux. O PlayInLinux pode ser facilmente instalado através do comando:

wget -q "http://deb.playonlinux.com/public.gpg" -O - | sudo apt-key add -
sudo wget http://deb.playonlinux.com/playonlinux_maverick.list -O /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list
sudo apt-get update
sudo apt-get install playonlinux

Depois de instalado o PlayInLinux, devem executá-lo (Applications > Games > PlayOnLinux) e depois de executado devem procurar por Photoshop CS4 .

photo_00

Em seguida é solicitado para instalarem algumas bibliotecas adicionais do Internet Explorer 6 para que o Adobe Photoshop CS4 funcione correctamente.

photo_01

Para finalizar a instalação, necessitam  indicar ao Wine a localização .exe do photoshop CS4.

photo_02

Agora já não há desculpas para não usar o Linux. Além do Photoshop CS4, o PlayOnLinux permite instalar muitas outras aplicações que foram apenas “desenhadas” para Windows.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nobitazzz
    Nobitazzz

    Muito bom!

    Testado e aprovado!

  2. Avatar de andre luiz
    andre luiz

    O linux é melhor que windows em s.o concordo mas quando vc precisa de ul aplicativo ou soft. especifico vc dança ai entra o windows
    por isso que o win domina 95% . serviço de porco esse negócio de rodar wine por cima do aplicativo . é como fazer ponte de vários hubs affff
    pq as empresas não fazem aplicativos pra linux pq não tem interesse algum

  3. Avatar de SirLino
    SirLino

    Só uma pergunta

    É necessário ter já o Photoshop instalado no windows certo?

    Ou é necessário instalar apartir do DVD do Photoshop?

    Pois na explicação dão a entender que é só necessario apontar para o executável do Photoshop se for, ele já deve estar innstalado no windows, e assim apontar para o executável que foi instalado no windows.

    Espero ter explicado correctamente a minha dúvida.

    SirLino

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @SilLino,

      Instala o Photoshop via CD/DVD, como se estivesses a instalar no Windows, e indica-lhe o ficheiro executável de instalação.

  4. Avatar de Gabriel Rodrigues
    Gabriel Rodrigues

    Para que Photoshop se temos o gimp e o digikam?! 😉

    1. Avatar de Akio
      Akio

      po… eu sou profissional de design e não se compara PS com GIMP, tenha dó.

  5. Avatar de LifesGreat
    LifesGreat

    Nao ponho em causa as qualidades do PhotoShop que sao conhecidas mas o GIMP para quem precisa de brincar com imagens nao e mau. Eu pessoalmente nao gosto do Wine para fazer material do Windows funcionar no meu Debian. Experimentei com muitas coisas e dei-me mal. Normalmente prefiro material nativo. Ok muita gente vai dizer que nao posso fazer isto e aquilo mas para as necessidades que tenho o GIMP chega e sobra… e ainda ha muitas funcoes que nao sei usar

    1. Avatar de NeMewSys
      NeMewSys

      O GIMP é confuso, sempre que tento mexer com ele não sei onde estão as opções mais básicas. É por aí que ele perde ao photoshop.

      1. Avatar de lulzprovidah
        lulzprovidah

        Aposto que no Photoshop te deste ao trabalho de saber onde estão essas opções mais básicas e agora no GIMP recusas a usar simplesmente porque as coisas estão em sítios diferentes…

  6. Avatar de Arthur Gomes
    Arthur Gomes

    Muito boa a dica!
    Contudo há a opção do Pixlr, um excelente editor on-line que é acessado via navegador sem a necessidade de instalação e ainda é multiplataforma. O Pixlr tem uma boa parte das ferramentas do Photoshop.

    Segue link:
    http://www.pixlr.com/editor/?loc=pt-br

  7. Avatar de Fábio
    Fábio

    É pena não existir suporte nativo para o Photoshop ou uma opção muito parecida, pois é a única ferramenta que preciso do Windows, e assim sou forçado a usar o Wine e mais uns truques manhosos.

    Até utilizava o GIMP, mas a interface é péssima e simplesmente não dá para trabalhar.

    1. Avatar de Arthur Gomes
      Arthur Gomes

      Tem o GimpShop. Que é uma interface para Gimp que pretende deixar os menus e atalhos ao estilo do Photoshop. Porém, não cheguei a testá-lo.

      http://www.gimpshop.com

  8. Avatar de João Dias
    João Dias

    Eu uso o Photoshop CS5 Portable no Wine, e acho que funciona melhor que esta versão. Dava-me realmente jeito era poder instalar o Adobe Illustrator e o Adobe InDesign no Wine.

    Se isso fosse possível, passava a utilizar o Windows mesmo ao mínimo possível.

    1. Avatar de Olly

      Estou a 100% contigo.
      Se conseguisse correr estes 3 programas já tinha deixado o win há tempos.

  9. Avatar de zicx
    zicx

    O problema são mesmo os nossos hábitos e tudo começa a partir do ensino, mudar de photoshop para gim é sempre complicado para que já trabalhava em photoshop. da mesma maneira que que trabalha em windows e pensa que um computador é um windows e um pentim.
    o software livre não vinga no nosso país, pois muitas escolas e univs so ensinam em windows. “ASP, ASP.NET, WORD, EXEL.”
    como digo muitas vezes, nós descobrimos o brasil, mas agora temos de aprender com o brasil…..

    1. Avatar de Glink
      Glink

      Concordo plenamente, se nas escolas ensinassem com software livre, havia desde logo uma cultura diferente. Se eu um dia vier a dar formação apenas em software livre é que vou trabalhar e ensinar. Independentemente de ser em ambiente windows linux ou mac 😛

      1. Avatar de taviroquai

        Sabem como a minha filha abre o jogo supertux no magalhães?

        $ supertux

  10. Avatar de Kkicks
    Kkicks

    Recomendo darem uma vista de olhos pelo CrossOver: http://www.codeweavers.com/products/

    funciona fixe em Mac e Linux

  11. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Falta um “h” em photos(h)op

  12. Avatar de @Lucasmluz
    @Lucasmluz

    Photosop? hahahaha

    Me fez pensar em uma foto de uma sopa…
    hahhahaha

    não?

  13. Avatar de Lucas
    Lucas

    Recentemente sai do windows 7 e migrei para ubuntu, gostei muito e não volto mais atrás, só quero falar algumas coisas, cada um faz o que quer e o que gosta, más só porque sabe usar terminal e outras coisas no Linux, fica julgando quem usa windows, eu mesmo nunca tive problema com windows, sempre consegui instalar tudo que eu queria, vírus é programa de computador, ele só entra no seu computador se executa lo,
    e se entrar temos ótimas ferramentas “avast”, “combofix”, entre outros, falar que Linux é bom esta 100% correto, mas falar que o que a pessoa deve fazer esta 0% correto.

    Excelente artigo, parabéns!

  14. Avatar de Paulo Afonso
    Paulo Afonso

    “Migrei” há uns meses para ubuntu e não estou nada arrependido, dá algum trabalho pesquisar por algumas soluções, mas importa é que estou livre do Windows. Uma das razões porque mantive o windows durante algum tempo, foi mesmo o Photoshop… agora estou mesmo livre!

  15. Avatar de Giovannio
    Giovannio

    Tambem estou usando ubuntu, só que por uma razão diferente: POUPAR ! Ainda uso o Windows (pirata), mas assim que conseguir comprar deixarei ubuntu, não por ele ser um mau sistema, mas é muito bla bla. Todo mundo tem aquela velha historia “ubunto é muiiiito fácil”, com um serie de comandos e procedimentos e truques e falta de programas. Acho que só fala mal do windows quem não conhece sistema mesmo. Windows é 100% bom e estável. Usuários é que são ruins, porque quem tem coragem de fazer tantos rituais cada vez que for instalar um programa no ubuntu, deveria ter tambem coragem para usar windows com cuidado sem meter virus, o que é bem menos trabalhoso.