Como deixar o Ubuntu com estilo do Windows e MacOS

36 Comentários

No passado mês de Junho, apresentamos aqui a nova versão da distribuição Deepin. Esta é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada, que agora usa o Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.

Hoje ensinamos como podem ter o novo DDE no Ubuntu.

ubuntu_01

O Deepin Desktop Environment  é uma versão muito personalizada do GNOME Shell mas, na minha opinião o resultado final é muito melhor. Os efeitos, a acessibilidade e o design…tudo foi pensado ao pormenor para dar o estilo bonito do MacOS e a usabilidade do Windows.

Deepin_03

Como ter o DDE no Ubuntu?

Para terem o DDE no Ubuntu, o utilizador apenas necessita de seguir os seguintes passos:

Passo 1) Abrir o ficheiro /etc/apt/sources.list e incluir as seguintes linhas no final

deb http://packages.linuxdeepin.com/deepin raring main non-free universe
deb-src http://packages.linuxdeepin.com/deepin raring main non-free universe

Deepin_01
Depois gravamos e saímos do ficheiro.

Passo 2) Vamos agora importar as chaves publicas do LinuxDeepin. Para isso executem os seguinte comandos

wget http://packages.linuxdeepin.com/deepin/project/deepin-keyring.gpg
gpg --import deepin-keyring.gpg
sudo gpg --export --armor 209088E7 | sudo apt-key add -

Passo 3) Em seguida procedemos à actualização do sistema

sudo apt-get update

Passo 4) Por fim, instalamos o ambiente gráfico DDE, usando o comando

sudo apt-get install dde-meta-core

Nota: A instalação pode demorar algum tempo, tendo em conta a velocidade do vosso sistema e do próprio acesso à Internet. O DDE ocupa cerca de 444 MB.

Depois de instalado, o utilizador apenas necessita de terminar a sessão e iniciar com o ambiente gráfico Deepin.

Deepin_08

Tal como na versão original, o ambiente gráfico Deepin pode ter também disponível a nova versão do software Center (versão 3.0), o DMusic 2.0 para áudio e o DPlayer para vídeos e o novo System Settings.

Para isso basta que instalem os respectivos pacotes, usando o comando:

sudo apt-get install python-deepin-gsettings deepin-music-player deepin-software-center

Deepin_07

Se gosta de personalizar o seu sistema, é utilizador do Ubuntu  e acha interessante o Deepin então aqui está a formula para o adoptarem no vosso sistema. Pessoalmente gostei bastante do DDE e, mesmo numa máquina virtual, é bastante fluido. Experimentem.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Darktux
    Darktux

    444MB só para o DDE (sem aplicações e a acrescer ao gnome) ?
    Parece-me muito …

    1. Avatar de David Toffee
      David Toffee

      a acrescer ao gnome?
      pelo que percebi 444Mb é de download.. 🙂

      diz-se por aí que consome menos de 200Mb de ram (que sinceramente me parece pouco de mais para acreditar, sendo que é baseado no gnome shell):
      http://www.linuxandlife.com/2013/06/linux-deepin-review-beautifully-perfect.html (na parte da perfonrmance)

      1. Avatar de Darktux
        Darktux

        Sim, eu sei que é de download. O que eu tentei dizer é que se me pareceu muito (os 444MB) para uma personalização do gnome shell, só isso.

        Mas deve também “arrastar” algumas aplicações próprias do deepin o que explica os MB necessários.

        1. Avatar de David Toffee
          David Toffee

          Ah, ok, então fui eu que percebi mal..
          sim, muitos Mbs devem ser por causa das aplicações, pelo que sei eles até têm uma versão própria do Software Center.. 😀

  2. Avatar de MrT
    MrT

    Sempre achei piada ao ubuntu, e todas as distribuições linux em geral…
    Mas estou farto de tentar meter as graficas do meu laptop a funcionar, nada funciona…… para além disso a ventoinha parece sempre estar no maximo, mais um bocado e o pc levanta voo….

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Culpa o fabricante do pc , e não o Ubuntu e nem as outras distros

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Se em Windows funcionar bem, a culpa não é do fabricante do PC…

        1. Avatar de David Toffee
          David Toffee

          Na minha opinião a culpa é do fabricante dos componentes que fazem o hardware e depois só lançam drivers para Windows ou fazem drivers mais genéricas para linux e outros OSs menos utilizados..

        2. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          @Ricardo ,esta é uma resposta de quem pouco entende de informática

      2. Avatar de MrT
        MrT

        Não estou a culpar os Linux’s, o facto é que o grande problema disto tudo é mesmo dos fabricantes… até para winodws, só tenho drivers para o 7 e são as de origem, pois nunca lançaram actualizações…
        De qualquer forma é sempre chato ter de dar 50 mil voltas para por algo a funcionar, e o que eu digo, é que a meu ver o peoblema dos linux em geral esta na falta de drivers para certo tipo de configuraões (mas concordo quando dizem que o problema é dos fabricantes)….

      3. Avatar de MrT
        MrT

        Mas de qualquer forma o facto de o pc estar com a ventoinha a tentar levantar voo, já pode ser um problema mais do SO…. A verdade é que isto de os pcs terem cpu’s com turbo boost e 2 graficas atrapalha em muito esta historia das drivers, para qualquer que seja o so

    2. Avatar de sakura
  3. Avatar de ndp
    ndp

    Alguma interface pra colocar o M$Windows com aspecto Linux ?
    Acho melhor continuar a usar pontualmente o wine e o meu Cinnamon de qualidade……

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      existe sim podes instalar o KDE no windows .
      http://windows.kde.org/

      mas não é mesma coisa como num sistema unix como o FreeBSD , ou no GNU/Linux .

  4. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Olha, muita cool!

  5. Avatar de Jose Orlando
    Jose Orlando

    Gostaria de saber como desinstalar este ambiente de trabalho???

  6. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Como posso remover do sistema os pacotes do deepin que instalei?
    Tive problemas e ela agora em vez de aparecer o login na parte da interface gráfica, aparece em forma de linha de comandos uns erros que deu, mais “could not write bytes broken pipe”
    Quais os comandos necessários para remover isso e voltar ao que estava?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tens isso no final do artigo

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Como assim? Não percebi…

      2. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Ele deu-me estes erros provavelmente por causa de pacotes incorrectamente instalados e o problema é como remover esses pacotes que se foi a instalar.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas Alexandre,

          Em vez da palavra “install” mete “remove”. Se te aparecer algum erro, deixa aqui para analisarmos.

          1. Avatar de Alexandre
            Alexandre

            O problema foi mesmo no update. Porque depois de actualizar os pacotes é que não deu para instalar o ambiente gráfico.
            Ao reiniciar ele não entra normalmente no desktop login. Só se eu fizer para entrar pela linha de comandos (Ctrl+Alt+F1).

          2. Avatar de Alexandre
            Alexandre

            Não sei se terá sido na parte de importar as chaves de repositórios.

          3. Avatar de Alexandre
            Alexandre

            Não terá haver com a minha versão do ubuntu?

        2. Avatar de Jose Orlando
          Jose Orlando

          Alexandre se descobrir como desinstala compartilha com a gente

          1. Avatar de sambas31
            sambas31

            sudo apt-get –purge remove dde-meta-core

          2. Avatar de sambas31
            sambas31

            sudo apt-get – -purge remove dde-meta-core

          3. Avatar de Alexandre
            Alexandre

            Não consegui, porque ouve um conflito por causa dos pacotes e nem sequer dava para instalar o ambiente gráfico. Depois como não consegui remover os pacotes já instalados do deepin, formatei o sistema.

  7. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Como fazer o download de um site e executar a instalação com duplo click à windows like?

    1. Avatar de Fernando Andrade

      como assim? de um pacote? sacas o .deb ou .rpm
      neste caso duvido que esteja disponível, contudo é sempre mais fácil copiar e colar para a consola do que ir a sites manhosos para instalar software…

  8. Avatar de Jose Orlando
    Jose Orlando

    Vou testar sambas31 tomar que dê certo pois sem a opção -purge não deu.

  9. Avatar de Jose Orlando
    Jose Orlando

    sambas31

    A opção:
    sudo apt-get –purge remove dde-meta-core

    não funcionou

    1. Avatar de sambas31
      sambas31

      mas deu algum erro?atenção que o purge tem que ter 2 traços(–purge)

  10. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    sudo gpg –export –armor 209088E7 | sudo apt-key add –

    Que linha e esta?! Sao duas linhas ou uma? e depois de add nao e preciso acrescentar nada? Nao percebo.. nao consigo instalar…

  11. Avatar de Seanfelu
    Seanfelu

    Não consigo instalar porque o arquivo sources.list informa que não tenho permissão. Alguém pode me ajudar, estou usando UBUNTU 13.04?

    1. Avatar de sambas31
      sambas31

      sudo nano /etc/apt/sources.list.