Clonezilla – Excelente software para clonar discos

72 Comentários

Noutro dia, em conversa com um colega, falávamos sobre a “trabalheira” que dava formatar um PC e depois instalar todas as aplicações e drivers que tínhamos anteriormente. Dizia-me ele “…Pedro, era porreiro que o sistema operativo que instalássemos tivesse logo as nossas aplicações, drivers, perfis, etc…” e eu respondi, “porque não instalas tudo direitinho e no final fazes um clone do disco para usar numa próxima vez???”. Ele considerou a ideia fantástica e para proceder a clonagem do disco indiquei-lhe o espectacular Clonezilla.

clonezilla_000

Clonezilla Live Testing é uma ferramenta idêntica à popular ferramenta comercial Norton Ghost, que permite aos utilizadores clonarem discos, partições, de modo a serem “reproduzidos” em outros sistemas ou de modo a serem reaproveitados. O resultado da clonagem pode ser guardado numa simples imagem que pode ser armazenada localmente, num servidor SSH, servidor samba ou servidor NFS.

O Clonezilla pode ser executado via LiveCD ou através de uma PenUSB.

clonezilla_00

Principais características

  • Free (GPL)
  • Sistema de ficheiros suportados: ext2, ext3, ext4, reiserfs, reiser4, xfs, jfs, FAT, NTFS , HFS+ de Mac OS, UFS de FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, e VMFS de VMWare ESX.
  • Suporte para Grub 1 e 2
  • Suporte para LVM2
  • Imagem do disco pode ser guardada no ficheiro local, servidor SSH, servidor Samba ou servidor NFS

clonezilla_01

Além do backup da informação, o Clonezilla permite também o seu restauro de uma forma muito simples. Fica desde já prometido para os próximos dias, um pequeno tutorial, passo a passo, a ensinar como clonar o vosso disco e posteriormente repor essa informação.

Licença: GPLv2
Download: amd64 Clonezilla 1.2.12-7
Download: i486 Clonezilla 1.2.12-7
Homepage: Clonezilla

Partilhar:
Tags:

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Lopes
    Filipe Lopes

    Aguardo o tutorial! Vai dar um jeitão!

  2. Avatar de Sara Canelas
    Sara Canelas

    Aguardo o tutorial. Desconhecia 😉 Obrigada 🙂

  3. Avatar de Redin
    Redin

    Isto até pode ser muito bom, mas não sei porquê… não consigo largar o Ghost que vem com o Hirens BootCD.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de lipex

      Concordo plenamente ctg Redin.
      Norton Ghost que vem com o Hirens é uma ferramenta muito boa. Infelizmente parou na versao 11. Mas mesmo assim é uma ferramenta que dou uso vivamente.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Parou, se nós quisermos. Eu faço questão de não me esquecer dela em todas as versões seguintes. Existe uma forma de editar o cd cujo menu continua a vir com os links preparados para quem os quiser continuar a usar.
        Cumprimentos.

        1. Avatar de Helio

          Onde é que posso encontrar um tutorial sobre como incluir o Norton Ghost no Hirens? Obrigado!

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Nao e preciso 🙂
            Procura por: hirens boot cd restored edition

    2. Avatar de @lmx
      @lmx

      boas…
      isso não é pirataria??

      cmps

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Como em tudo na vida informática, dependo do uso que lhe deres e onde o utilizares.
        Mas pelo que me deu a entender, ainda não vi por aqui ninguém com perna de pau e uma pala no olho.
        Já os papagaios…

        1. Avatar de Anonfag
          Anonfag

          Tanto quanto eu saiba usar uma ferramenta paga sem a pagar é cometer uma ilegalidade. O Sr. Redin escreve muito bem, mas falta-lhe uma pitadinha de moralidade, não?

          E sim, o hirens boot cd mencionado é um aglomerado de software não gratuito que é usado indiscriminadamente como se de um pack de software livre se tratasse (e eles até existem, basta procurar). Isto é um facto.

          1. Avatar de Redin
            Redin

            Respeito imenso as opiniões dos outros, mas para a questão de moralidade, “quem não tem telhados de vidro, que atire a primera pedra”.

          2. Avatar de @lmx
            @lmx

            Boas…
            O problema é que você não respeita a opinião dos outros,caso contrario não tinha implicitamente me chamado de papagaio…é que eu não o conheço de lado nenhum…
            A nível moral nem vamos falar…

      2. Avatar de R
        R

        clonar o sistema é pirataria?!
        Eu tenho um pc antigo em que tenho tudo instalado, mas quero mudar o disco.
        Clono o sistema para um disco externo (ou directamente para o novo) e troco o hardware.
        O mesmo sistema, na mesma motherboard, na mesma caixa, com os mesmos componentes (excepto o novo disco, claro).
        Como é que isso é pirataria?!
        Como já disseram, tudo depende do uso que lhe dás.

        1. Avatar de Anonfag
          Anonfag

          Julgo que o @lmx se estava a referir ao Ghost.

          Em relação a clonar um disco, realmente tanto pode ser usado de forma legal, como infringir os termos de utilização do software clonado em questão – logo sim, depende do uso que lhe for dado.

        2. Avatar de @lmx
          @lmx

          Boas…
          acho que o Anonfag já disse tudo, mas indo mais directo á questão…
          se usares para clonar um software pirateado é crime, óbvio ou não??

          cmps

      3. Avatar de Redin
        Redin

        Lamento termos chegado a isso e não vou adiantar mais nada a não ser que se o chapéu lhe serviu, então não tenho culpa.
        O mundo não gira sobre o seu umbigo.
        Como deve calcular não nomeei qualquer nome. Parece-me normal aceitar que vivemos num mundo onde nem todos somos perfeitos (incluindo eu) e para alguns desses é que eu dirigi a palavra papagaio.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          o chapéu não me serviu! mas ainda consigo ler português e como não sou parvo percebi como qualquer um que leia o seu post onde queria chegar!!!
          negativo, você chamou de papagaio aqueles que não teem perna de pau e pala no olho, ou seja a mim, como estava a responder ao meu comentário, obviamente que se referiu a mim implicitamente!!
          Não realmente o mundo não gira a volta do meu umbigo,graças a deus, pois se girasse você não tinha feito o comentário que fez…

          cmps

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Também vou aguardar o tutorial. Vão se acabar as horas perdidas a instalar tudo de novo! 🙂

  5. Avatar de João Carreira
    João Carreira

    outra ferramenta interessante é Macrium Reflect. Na versão trial fez magia. USo a versão free para fazer imagens, regulares, de partições. Até hoje não precisei delas (até ao dia). As imagens podem ser montadas como uma drive adicional do windows. Desde que se tenham as permissões necessárias podemos ver e copiar os ficheiros. O clonezilla já usei mas já me safou uma vez. Destaco o ser free, ter o live cd e nao precisar de saber o que está la dentro pois mastiga vários formatos 😉

  6. Avatar de Paulo J.S. Costa

    Boas

    Outras alternativas, gratuítas, para usar também em Boot CD, Pen USB ou como aplicação Windows.

    Algumas já me foram muito úteis, em caso de Bad Sectors dos discos de origem, detecção incorrecta dos discos (IEEE1394/USB/SATA/PATA) e alguns para simplesmente clonar apenas a informação existente (replicando MBR, tabela de partições e as partições) no disco e não o empty space. Outras nunca usei, mas estão na lista.

    – partimage (no Boot CD do CloneZilla – via consola)
    – Acronis True Image – Western Digital Edition
    – FasStone Total Recovery Express (já falado no pplware)
    – O&O DiskImage 4 Express Edition
    – HD Clone Free Edition
    – DriveImage XML (ou WinPE BootCD)

    Outra aplicação interessante, o Ghost Boot Disk, que é um BootCD que inclui drivers de várias placas de rede (NIC’s) para colocar o Symantec Ghost (ghost.exe, pago) para criar/clonar a imagem de um disco para um servidor ou partilha de rede.

    Abraço

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      mais uma para acrescentar, rawcopy, é o que uso

  7. Avatar de manuel
    manuel

    Utilizo o software da paragon, com live cd. Faz imagem total de discos com dual boot Win/linux para um disco externo e repõe tudo para outro disco/pc, mas é pago…

  8. Avatar de kish
    kish

    Não faço isso, mas estou a pensar fazer isso com o próprio Windows ele tem um programa para isso… Quanto ao linux não vejo grande utilidade já que não preciso instalar quase nada e tenho que “obrigatoriamente” de instalar novas versões.

  9. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Acredito que o Macrium Reflect também é uma boa opção que tenho usado. Executa-se a cópia do sistema via software e para restauro usamos o liveCD.

  10. Avatar de Paulo J.S. Costa

    O software SARDU faz pens USB multiboot e também incluí o Macrium Reflect na lista, entre outros.

  11. Avatar de João

    Perdoem a ignorância, mas isto funciona em W7 ou é só para Linux?

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      Boas..
      este software não está agarrado a nenhum SO, mas sim a diversos tipo de filesystems, ou seja respondendo a tua questão…funciona nos dois…ele usa um SO por baixo não é preciso ter SO instalado na maquina a funcionar.

      cmps

  12. Avatar de Pedro Brito
    Pedro Brito

    @João – Funciona por Boot . Gravas a imagem e corres como se fosse um CD do windows

    Estou curioso acerca desta aplicação , já usei o Ghost algumas vezes e esta deve ser uma boa ferramenta também.
    Fico à espera do tuturial.
    Abraços

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      “Gravas a imagem e corres como se fosse um CD do windows”

      ou de linux, ou outro qualquer em que a sua filesystem é sopurtada.

      cmps

      1. Avatar de guilherme santos
        guilherme santos

        “suportada”…

        1. Avatar de lmx
          lmx

          obrigado pelo reparo… 😉

          cmps

  13. Avatar de ze
    ze

    tambem podem usar slipstreams ja com software e drivers la metidos, como no kit da microshit (sysprep axo eu) ou o lastxp…

  14. Avatar de tiago
    tiago

    Não existe algo parecido para vmware?!

    do tipo criar um iso da nossa maquina real e usarmos depois como imagem (pelo vmware/outro)
    ????

    ou

    Este programas aqui falados acima servem para esta funcionalidade??

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      boas…
      presumo que não.
      uma maquina virtual é sempre diferente da maquina hardware real.
      a maquina real contém drivers para o hardware real a maquina virtual, pode conter algum driver, mas a maioria não são para hardware real.
      apesar da evolução, as maquinas virtuais ainda continuam virtualizadas em cima do SO de base(o nativo que esta instalado na maquina).

      cmps

      1. Avatar de tiago1
        tiago1

        certo concordo contigo…

        mas sinceramente parece me um “caso tão possível e util” que me custa acreditar que não exista uma versão do vmware para estes casos…

        cumps

        1. Avatar de @lmx
          @lmx

          boas…
          andei a dar uma “vista de olhos” e parece que existe algo que te pode interessar, no entanto não sei se é possível correr a maquina virtual.

          http://drbl.org/faq/fine-print.php?path=./2_System/43_read_ntfsimg_content.faq#43_read_ntfsimg_content.faq

          pelo que diz aqui podes fazer restore da imagem para uma virtualmachine, no entanto não sei se a poderás correr, no entanto podes aceder ao seu conteudo.

          cmps

          1. Avatar de Bravellir

            Podes fazer isso perfeitamente com o symantec disaster recovery.

            Mas muito mais simples e free para quem usa Windows é o utilitário disk2vhd
            http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/ee656415
            Pega no disco e cria uma imagem VHD que pode depois arrancar a partir de um dos hypervisors da MS, Virtual PC ou Hyper-v, ou então pelo Virtualbox.
            Há.. e faz isso com a máquina a correr. Nem é preciso live-cd nem fazer reboot…

          2. Avatar de Paulo J.S. Costa

            Boas

            Penso ser possível, usando o VMware vCenter Converter Standalone (antigo P2V), que converte qualquer máquina real (física) para uma Virtual Machine de VMware Workstation, Server ou ESX, etc.

            Link: http://downloads.vmware.com/d/info/infrastructure_operations_management/vmware_vcenter_converter_standalone/5_0

          3. Avatar de Paulo J.S. Costa

            Com o VMware vCenter Converter Standalone, também dá para converter a máquina física para uma VM e poder abri-la no VMware Player que é gratuíto.

          4. Avatar de @lmx
            @lmx

            Boass…
            ja agora essas ferramentas são gratis??

            cmps

  15. Avatar de tiago1
    tiago1

    Não existe algo parecido para vmware?!

    do tipo criar um iso da nossa maquina real e usarmos depois como imagem (pelo vmware/outro)
    ????

    ou

    Este programas aqui falados acima servem para esta funcionalidade??

    1. Avatar de Paulo J.S. Costa

      Vê se isto te pode ser útil.

      Instala o VMware vCenter Converter Standalone:
      http://downloads.vmware.com/d/info/infrastructure_operations_management/vmware_vcenter_converter_standalone/5_0

      Dá para converter máquinas para:
      – Microsoft VirtualPC;
      – Microsoft Virtual Server;
      – VMware (Workstation, Player, ESX, etc);
      – Symantec LiveState Recovery Image;
      – Acronis True Image;
      – StorageCraft ShadowStor;
      – Parallels;
      – E directamente para outras máquinas físicas

      Para ser mais prático se não tiveres nenhum software de virtualização, faz o Download do VMware Player aqui e instala num outro computador: http://downloads.vmware.com/d/info/desktop_end_user_computing/vmware_player/4_0

      Instala depois o VMware Converter como servidor local na máquina de origem que queres clonar/migrar, executa-o, clica em “Convert Machine”, source “Powered-on Machine” e “local”, destination type “Vmware Workstation or other VMware virtual machine”, select VMware product “VMware 3.0.x”, dá o nome à máquina, escolhe a pasta onde os ficheiros vão ser gravados. Depois configura as opções finais e aguarda que o programa termine a conversão.

      Quando este terminar, vai à pasta onde estão os ficheiros criados e copia-os para a outra máquina onde instalaste o VMware Player e com este último abre o ficheiro .vmx da máquina clonada.

      1. Avatar de tiago1
        tiago1

        thks depois dos exames ja vo esprimentar 😀

        do feedback depois

        mas era mesmo isto q esitve ler na diagonal é isto mesmo que procurava:D

  16. Avatar de @lmx
    @lmx

    Boas…
    de facto adoro esta distro…

    tem algumas limitações, como o formato da imagem não poder ser ISO9660 e a partição de destino ter que ser igual á de origem(mesmo que o conteudo da partição de origem seja “pequeno”).
    no entanto efectua imagens coom uma boa compressão, coisa que o formato iso não tem.
    de qualquer forma para quem queria fazer um iso de uma partição, basta:

    genisoimage -o ~/partição/directoria_destino/xpto.iso /partiçãoaclonar/directoria_a_clonar

    cmps

  17. Avatar de RickPinto

    Da próxima vez que restaurarem o sistema, este estará super desactualizado. Esse pra mim é o grande problema…

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      @RickPinto
      Realmente, tocaste num ponto interessante. Para mim esse também é um grande problema a longo prazo, uma vez que há sempre o vício de ter todos os programas sempre actualizados.

      Cumps,
      Gonçalo

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Atenção que o objectivo principal desta preocupação focada aqui pelo RickPinto não tem a ver com a forma como fazemos a imagem no momento em que temos todos os programas instalados e a funcionar.
        Isso não é um clone do SO. Isso passará a ser com se fosse um backup onde alem dos dados pessoais tambem passará a ter tudo o que demais seja posteriormente instalado.

        O interesse deste tipo de utilitários tem a ver somente com a instalacao apenas do SO, drivers, e actualizações que frequentemente aparecem.

        Uma coisa é termos perdido umas boas horas a voltar a instalar tudo desde o principio, outra coisa é termos tudo instalado até ao data em que o fizémos demorando uns poucos minutos e se necessitarmos novamente de o fazer, apenas umas poucas actualizações de minutos serão necessárias.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Há sempre a possibilidade de criar uma imagem apenas com o SO, drivers instalados, contas de utilizador definidas e outras configurações do SO, e depois usar o Ninite ou Allmyapps para instalar o software actualizado automaticamente

    3. Avatar de @lmx
      @lmx

      boas…ẽsse não é só o grande problema…outro grande problema é a treta da fragmentação, vai subir e muito!!

      cmps

  18. Avatar de Rafael

    Gostava de saber no meu caso se isso funcionava.
    Actualmente tenho dois disco, um de 250Gb para o sistema operativo(windows 7) e programas, e outro de 1Tb para jogos e downloads.

    Se eu tivesse interessado em trocar o 250Gb por um SSD, com esse software daria para colocar tudo como tenho, após instalar o windows no SSD?

  19. Avatar de Uriko
    Uriko

    Boas pessoal, esse ‘clonezilla’ funciona como? é para gravar basicamente so a imagem do windows ? mas caso eu tenha um windows cheio de programas e assim, como é que isto funciona?

    é que eu nao estou a entender muito bem isto. alguem me pode explicar?

    cump’s

    ps: ou entao esse tal de norton ghost

    1. Avatar de Paulo J.S. Costa

      Basicamente o CD do CloneZilla arranca e, usando as opções mais simples de Beginner, ele clona 1:1 todo o estado e conteúdo do disco rígido de origem (e partições que este inclui) para outro de destino. Útil para migrar o disco antigo para um disco novo de maior capacidade, por exemplo.
      Assim depois de clonar os discos, o Windows, o arranque do Windows e todas as aplicações, documentos e ficheiros que estavam no disco antigo ficam no disco novo exatamente iguais e intactos.
      Obviamente que isto também mantém quaisquer problemas de software que o sistema operativo e as aplicações tenham na altura da clonagem.

  20. Avatar de João Torres
    João Torres

    Aguardo ansiosamente pelo Tutorial…! 🙂

  21. Avatar de Nuno
    Nuno

    ola
    eu tenho 3 computadores (hardware diferente), posso clonar o disco de um para os outros ? (SO win)

    1. Avatar de Tiago Ramalho

      Em máquinas com hardware diferente é pouco provável que resulte.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      concordo com o Tiago Ramalho,e penso que é melhor não o fazeres pois corres o risco de danificar o hardware.

      cmps

  22. Avatar de César Teixeira
    César Teixeira

    Software indispensável para uso diário! xD

    Não há melhor 😉 e MUITO simples de usar mesmo…

    1. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      A conversa já estava muito desviada mas alguém nos trouxe de volta. Eu experimentei uma vez o Clonezilla e uns meses depoos precisei e funcionou na perfeição. No entanto achei pouco intuitivo e os menus que são em modo texto apenas. Em cada passo temos que estar muito atentos ou as consequências podem ser nefastas. Quando utilizei não consegui guardar a imagem num directório específico, teve que ficar na raíz da unidade que tinha escolhido. Penso que depois pesquisei e confirmei que era uma limitação do próprio software. Não sei se entretanto continuamos a ter que guardar as imagens na raíz.

      Ainda assim foi o melhor que tinha encontrado free para utilização não só pessoal. Entretanto vi e experimentei o Redo Backup, também baseado em linux, continua a ser grátis para todos e resolve todos estes problemas do Clonezilla, pelo que me parece ser a melhor opção para não ter que pagar nem piratear.
      Mesmo assim fiico à espera do tutorial.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas…
        não precisas de guardar na raiz…
        quanto ao texto…eu concordo que seja em texto, e também eu acho que os comentários de apoio estão confusos mesmo!!
        já em tempos houve um protesto que visava a substituição deste tipo de sistema por um completamente grafico…
        eu concordo com a coisa assim, pois consome menos recursos…no entanto acho que deveria de haver melhorias a nível das instruções.
        se gostastes deste software, então ainda gostarias mais da versão server…onde ao mesmo tempo podes clonar um numero de maquinas bruta(desde que sejam iguais…hardware) 😉

        cmps

  23. Avatar de José Pires
    José Pires

    Só é pena não permitir, por enquanto, o backup incremental.
    Quando isso for possível, largo, talvez de vez, o Ghost 😉

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      boas…
      realmente ainda lhe faltam algumas coisas que nos parecem fulcrais…para mim serve perfeitamente, e é o que eu uso, no entanto existem alguns glitch’s que teem que swer limados 😉

      cmps

  24. Avatar de CC
    CC

    Já agora uma opção adicional:
    Para quem tenha um disco da Western Digital (alguns modelos) é possível descarregar uma versão “light” do Acronis a partir do site da Western Digital.
    Essa versão tem diversas limitações relativamente à versão completa, mas permite criar um CD de boot e a partir daí fazer uma imagem do disco, clonar de um disco para outro, etc.

    1. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      Sim e há o DiskWizard para os Seagate e penso que também Hitachi, por aquisição da Seagate. É uma boa alternativa mas se o disco se vai é preciso outro que suporte aquela versão do Acronis.

  25. Avatar de Rafael
    Rafael

    Gostava de saber no meu caso se isso funcionava.
    Actualmente tenho dois disco, um de 250Gb para o sistema operativo(windows 7) e programas, e outro de 1Tb para jogos e downloads.

    Se eu tivesse interessado em trocar o 250Gb por um SSD, com esse software daria para colocar tudo como tenho, após instalar o windows no SSD?
    .

    1. Avatar de Tiago Ramalho

      Desde que o disco de destino seja de tamanho igual ou superior ao de origem é possível, no entanto nunca experimentei o Clonezilla com discos SSD.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        a questão é que eu tenho o windows num disco e jogos instalados noutro

  26. Avatar de cool-man
    cool-man

    Ou então tambem podem usar o comando dd do linux, vai dar ao mesmo
    Por ex: dd if=/dev/sda of=/mnt/image.raw bs=10M

  27. Avatar de Daniel
    Daniel

    Alguem sabe o que é esse #ERRO! NÃO EXISTE DISCO OU NÃO ENCONTRA DISCO NÃO MONTADO! PARA USAR CLONEZILLA PARA SALVAR OU CLONA UM DISCO! O DISCO DEVE EXIXTE MAIS ESTA DESMONTADO! SE TIVER CERTEZA QUE O DISCO EXISTE NESTA MAQUINA, TALVEZ O KERNEL E ANTIHO DEMAIS!

    ALGUÉM SABE A SOLUÇÃO DESSE PROBLEMA?

  28. Avatar de clonezilla clonar discos diferente tamaño
    clonezilla clonar discos diferente tamaño

    Deberias publicar muchos mas posts como esta… Muchas gracias, Un saludo