E depois de sair o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal….

47 Comentários

Quantas distribuições Linux será que existem? Esta é uma questão que faço com alguma frequência e para a qual nunca encontrei uma respostas concreta. Depois da disponibilização do Ubuntu 11.04 Natty Narwhal por parte da Canonical,  as distribuições “da mesma família do Ubuntu” têm vindo a ser também actualizadas e estão disponíveis para download. Vamos conhecer algumas dessas distribuições.ubuntu_all


No âmbito deste artigo, deixamos aqui uma pequena apresentação das principais distribuições que pertencem à família Ubuntu.

Kubuntu 11.04 Natty Narwhal

O Kubuntu é um distribuição Linux, baseada no Ubuntu e que utiliza o KDE com ambiente de trabalho, em vez do Gnome.

kubuntu_00

Download: Kubuntu 11.04
Homepage: Kubuntu


Xubuntu 11.04 Natty Narwhal

O Xubuntu é um derivado do sistema operativo Ubuntu e usa como interface gráfica o XFCE. O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional.

xubuntu_00

Download: Xubuntu 11.04
Homepage: Xubuntu


Edubuntu 11.04 Natty Narwhal

O Edubuntu foi desenvolvido em colaboração com professores e técnicos de informática de várias partes do mundo com o objectivo de facilitar o processo de aprendizagem por parte dos alunos. O Edubuntu traz consigo muitas aplicações educacionais e jogos. Saber mais aquiedubuntu_00
Download: edubuntu 11.04
Homepage: edubuntu


Macbuntu 11.04

Para quem já tentou um dia transformar o seu sistema Linux num aspecto semelhante ao MAC, sabe bem o trabalho que dá. Para ultrapassar essa questão, foi criado o Macbuntu 11.04, um distribuição baseada no Ubuntu 11.04 com um look do MacOS.macbuntu_00

Download: MacBuntu 11.04
Homepage: Macbuntu


Ubuntu Studio 11.04 Natty Narwhal

O Ubuntu Studio é uma distribuição Linux virada para a criação e edição multimédia.  Possui provavelmente as melhor ferramentas open-source para o tratamento de vídeo e áudio, possibilitando ao utilizador produzir autênticos trabalhos profissionais.

ubuntu_studio

Download: Ubuntu-Studio 11.04
Homepage: Ubuntu Studio


Ubuntu Rescue Remix 11.04

O Ubuntu Rescue Remix é uma distribuição baseada no Ubuntu, que possui muitas ferramentas para recuperação de dados e análise forense.

ubuntu_remix

Download: Ubuntu Rescue Remix 11.04
Homepage: Ubuntu Rescue Remix

Certamente que existirão muitas outras distribuições derivados do Ubuntu. Se alguem conhecer mais alguma, deixe sff em comentário. Entretanto lembrei-me do Lubuntu, mas ainda não saiu a versão 11.04.

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Adorei a ideia do Macbuntu! 😀
    Vou já fazer o download e experimentar 😉

    1. Avatar de Letz
      Letz

      nao precisas de sacar uma dist para teres o tema do MAC no ubuntu xD podes aplicar o tema do mac

        1. Avatar de murder_rabbit
          murder_rabbit

          simplesmente não consigo instalar na versão 10.10 aparece a consola e fecha logo de seguida nao faz a instalação como posso resolver o problema

          1. Avatar de bluespider
            bluespider

            Boas, deves estar a usar a versão de 64 bits, pois a mim ja me aconteceu o mesmo e so funcionou na de 32.

  2. Avatar de Olly

    Boa compilação!
    “Conheci” recentemente um que tem como base o Ubuntu 10.04 mas não sei se pode ser adicionado a esta lisa. Deixo a indicação na mesma:

    Chama-se Bodhi, saiu recentemente a versão 1.0.0 e tem como requisitos mínimos um processador i386 a 300mhz e 128mb de ram.

    Instalei em 2 máquinas velhas para uns estagiários que apenas necessitam de aceder à net e, até agora, está a agradar.
    Vem completamente “despido” de software, excepção feita ao browser (Midori) e alguns utilitários mas permite a instalação de tudo e mais alguma coisa. O ambiente de trabalho é completamente personalizável e engraçado de explorar.

    Link: http://bodhilinux.com

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Esse não conhecia. Obrigado pela partilha

  3. Avatar de MSantos
    MSantos

    È óptimo existir “concorrência” à MS, e é notória também a evolução destes sistemas, mas acho que pecam justamente pelo exagero no que diz respeito às versões (distros) existentes, o que é uma pena.
    Eu próprio já tentei enveredar por esse mundo Linux, mas facilmente desanimo justamente por esse motivo.
    Era bom que se chegasse ao um consenso, quanto à verdadeira distro, para fazer face ao Windows.
    Mais uma vez, bom trabalho 😉

    1. Avatar de lulwut
      lulwut

      Repara que tu tens imensas distribuições disponiveis mas a grande maioria são baseadas noutras. Tal como todas as que estão neste post são baseadas em Ubuntu.
      Tu podes simplesmente instalar o Ubuntu e seguir o teu caminho e ir instalando o que precisas à tua vontade.
      O que eu costumo fazer é o seguinte : Gosto de Ubuntu. Mas já sei que vou ter de instalar muitas coisas porque não traz tudo o que preciso. Portanto, instalo o Mint que é baseado no Ubuntu e já traz quase tudo aquilo que iria instalar manualmente. Mas vivia bem apenas com o Ubuntu.
      Isto tudo para dizer que o mais importante é escolher uma base (que nem são assim tantas).
      Se não tivesses opções de escolha é que era pior.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não fazia ideia que existia sequer o Macbuntu…
    Parece-me uma óptima opão pra quem gosta do ambiente Mac.
    Irei experimentar com certeza.
    Óptimo post, parabéns.

  5. Avatar de canelas
    canelas

    Pena não aproveitarem o edubuntu na aprendizagem dos jovens. É só windows que ensinam.

    Uma pergunta: Entre o fedora e estes, qual é que me recomendam? Gostava de começar a usar linux e queria algo que se aproxima-se ao windows.

    1. Avatar de eu
      eu

      experimenta o kubuntu tem uma interface idêntica ao do windows

      1. Avatar de canelas
        canelas

        Obrigado.

    2. Avatar de Alucard

      O Fedora é uma excelente distribuição,mas não é muito aconselhável para principiantes no mundo Linux. Para começar, o Ubuntu ou um dos seus derivados seria melhor. Recomendo vivamente o Linux Mint 10, que é baseado no Ubuntu e tem tudo o que este tem de bom e ainda tem mais alguns extras que facilitam a vida aos novatos.

      1. Avatar de canelas
        canelas

        Ok e obrigado.

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, sem duvida. O edubuntu é simplesmente fantástico…mas se nem o Magalhães usam…

    4. Avatar de slblxs
      slblxs

      Boas o Mint já vem com praticamente tudo o que precisas para navegares na net,office ,codecs,etc. O Fedora não está tão completo ,mas também acho bastante boa distro , a diferença entre elas o fedora trás praticamente o software mais recente como por exemplo foi das primeiras distros com o gnome 3 . Mas se optares por escolher uma distro que queiras instalar e já estar tudo instalado aconselho-te o Mint.

  6. Avatar de Carlos Florencio
    Carlos Florencio

    Eu que tenho o mint 10 e quero ter o look do macbuntu o que posso fazer? 😛

    Cumprimentos.

  7. Avatar de Alex
    Alex

    Falta aqui o Lubuntu

    http://lubuntu.net/

    Uma variante do Ubuntu baseado em LXDE, ainda mais leve que o Xubuntu (que acaba por utilizar muitos pacotes do Gnome).

  8. Avatar de samuel
    samuel

    Bom artigo, já agora o Backtrack 4 R2 também é baseado no ubuntu http://www.backtrack-linux.org/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Yups, a ver se sai uma nova versão.

  9. Avatar de Navyseal

    Artigo incompleto, faltam as seguintes derivações:

    Lubuntu (derivada reconhecida pela Canonical não mencionada)
    Mythbuntu (derivada reconhecida pela Canonical não mencionada)

    Ver: http://www.ubuntu.com/project/derivatives

    Macbuntu e Ubuntu Rescue Remix não são suportaados pela Canonical, convém sempre frisar isto. Para além destes também existem cerca de 70 distribuições baseadas no Ubuntu.

    Ver: https://wiki.ubuntu.com/DerivativeTeam/Derivatives

  10. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Offtopic:
    Porque é que a página inicial está constantemente a se actualizar sozinha? É mesmo muito enervante porque não me deixa ler os sumários dos posts.

  11. Avatar de bernardo
    bernardo

    Alguem me sabe dizer porque o ubuntu 11.04 nao da imagem no meu portatil ? é um acer 5732z…

  12. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    ora aqui está um excelente artigo que nos mostra a variedade e versatilidade do software livre…

  13. Avatar de eu
    eu

    Esqueceram-se de uma

    Lubuntu

    http://lubuntu.net/

    1. Avatar de eu
      eu

      ups reparei agora que ja foi colocado em cima

  14. Avatar de hammer
    hammer

    muito muito bom artigo simples conciso e bastante elucidativo.

  15. Avatar de Serva
    Serva

    Posts destes são sempre louvaveis e mostram que a comunnidade Linuz está viva , parabeéns pelo post e pelas participações .

    Cumprimentos

    Serva

  16. Avatar de Glink
    Glink

    Macbuntu passou a distro 😛 altamente, na homepage deles tinha o Linux XP like (pagina: http://www.oslike.se/xp-like ) pode dar jeito para conversões 😛

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Yups, tb fiquei admirado. Quando apresentei aqui: https://pplware.sitedev.pt/linux/macbuntu-2-2-transforme-o-ubuntu-no-macos-x/ ainda era apenas um conjunto de scrips

  17. Avatar de josé neves
    josé neves

    é pena é estas variações serem baseadas em ubuntu (um sistema operativo instável e nada fiável) e não numa distribuição a sério e feita por gente honesta, ao invés da gente da canonical, que são conhecidos por roubar a comunidade, ou seja, usam o trabalho dos outros, alteram e não devolvem o código alterado, ao contrário de outras empresas que até são “mal vistas” mas que contribuem muito mais que eles, como a novell. infelizmente a novell foi comprada por uma empresa satélite da microsoft e isso vai acabar. já tinham deixado o kde (para se concentrarem nos abortos “gnome” e “mono”) e agora acaba-se o resto. agora estou para ver onde vai a canonical roubar o trabalho dos outros no gnome. pode ser que comecem a fazer alguma coisa em prol da comunidade, para variar.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      O que andas a fumar? Também estou interessado. Lol.

      Gostava de saber onde foste buscar tanta asneira.

  18. Avatar de Nasp

    Deverá para dar para instalar grande parte destas distribuições em conjunto com o Ubuntu através da linha de comandos… pelo menos dantes dava :

    sudo apt-get install ubuntu-studio edubuntu…etc

  19. Avatar de Jose
    Jose

    Não aconselho o Macbuntu a ninguém, ainda é muito verde.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Já testei, e é o mesmo que ir fazer download de um tema e aplicações, dock e bla bla bla.

        Não muda o login screen nem nada.

  20. Avatar de Joao
    Joao

    O MAcubuntu vem em PT-PT?

  21. Avatar de aver
    aver

    Já agora acrescentem o Puppy Linux 2.0.5 de apenas 128 MB.
    Conheci-o quando ainda não estava baseado no Ubuntu (se calhar estragou-se entretanto).

    http://news.softpedia.com/news/Puppy-Linux-5-2-5-Has-Mozilla-Firefox-4-193007.shtml

    1. Avatar de cfernandes
      cfernandes

      alguem sabe onde encontrar uma comunidade puppy portuguesa?

  22. Avatar de infimo
    infimo

    Depois de alguns anos com o ubuntu vou passar para o arch linux.

  23. Avatar de SammBoga
    SammBoga

    Estimado Ubuntu,
    Obrigado pela porta que em abris-te para entrar no mundo do Linux. Foi realmente uma grande e interessante aventura teres estado nas minhas maquinas desde a versao 6. Foste realmente um grande amigo. Nunca pensei que Linux fosse coisa para mim mas por causa da facilidade com que se usa o sistema adoptei a tua distro como sistema principal na minha maquina e mandei a Microsoft para outros lados. Nao sei porque mas desde a versao 9 alguma coisa nao estava bem. Ha habitos que adquiri e que gosto de manter mas tu foste intransigente. Quizes-te mudar ok… tudo bem. Como estas mais ou menos grande e crescido acho que chegou a altura de te deixar ir embora das minhas maquinas e la por casa tenho as recordacoes… mas tu ja nao estas la. O Debian a algum tempo que pedia para entrar e obviamente bem vindo Debian. Para que ter o derivado de um produto principal que nao muda como quem muda de camisola de versao para versao. Essa tua ideia de fazer entrar o Unity dexou o meu portatil sem mexer o rato e ate mesmo teclas. Sendo assim olha… vai passear que o Debian ja chegou a casa.
    Agora ele faz-me lembrar que no inicio algumas coisas eram complicadas… como foi contigo. Mas como ja tenho alguma experiencia entao nao sera tao penoso.
    Obrigado Ubuntu…fica la com o teu Unity faz bom proveito. Queres ser como o Esteves dos Trabalhos que anda com computadores com macas nao e? Olha mais vale se-lo do que parece-lo e por isso tenho um verdade desses em casa…
    Obrigado Ubuntu. Boa sorte. Espero que consigas resistir

    1. Avatar de Nelson Rosado
      Nelson Rosado

      Belo resumo.

    2. Avatar de infimo
      infimo

      Foi por algumas dessas razões que vou passar para o arch linux. O debian tem os pacotes demasiados desactualizados.

    3. Avatar de r0ckf3l3r
      r0ckf3l3r

      Sabes que podes continuar a utilizar Gnome em vez de Unity, certo? -_-‘

      Também uso Debian numa máquina pessoal, compreendo as diferenças que encontraste, mas não me parece que as razões que evocas sejam as necessárias.

      Diz antes “Quero Debian!”, que ninguém se chateia. 😉

      1. Avatar de SammBoga
        SammBoga

        Nada a ver. Talvez haja um pretexto para comecar a usar Debian. Mas ja chega de Ubuntu. Desde a algum tempo que este projecto vem mudando. Em especial quando instalo o SO de raiz porque as vezes e bom que seja feito entao vem sempre com muito lixo que nao quero. E verdade que e facil ter de instalar isto e aquilo. Acho que faltam mais opcoes. Para mim isto deveria de ser simplesmente assim. Instalar o SO de base (para users avancados) o resto vai consoante as necessidades. Sim da mais trabalho mas uma pessoa fica melhor dessa forma.

  24. Avatar de desconhecido123
    desconhecido123

    Faltou o Lubuntu que foi reconhecido pela Canonical como uma derivação oficial do Ubuntu 😀 mas atualmente uso o Kubuntu que está otimo 😀